segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Receita para a desgraça


Odeio atrasos. A falta de pontualidade é uma coisa que me irrita. Porquê chegar atrasado quando se pode chegar a horas? E porquê chegar propositadamente atrasado? Isso e as desculpas. Também não gosto de desculpas. Foi o trânsito? Saísses de casa mais cedo. Foi a greve de metro? Planeasses outra forma de vir. Não tiveste tempo? Devias ter organizado o teu tempo melhor.

É por isso normal que não tenha gostado do atraso de 45 minutos que o Benfica teve. Enquanto a Académica montava o seu double-decker lá atrás, o Benfica ainda estava nos balneários. E nas bancadas, a apoiar constantemente. Mas os jogadores, esses, ficaram no balneário. Sem vontade, sem querer, sem atitude. O Benfica da primeira parte foi um remate de Enzo, uma cabeçada de Lima e pouco mais. A ausência de Ola John, a falta de inspiração de Salvio, o vedetismo de Rodrigo e a ausência de qualidade de André Almeida explicam em grande parte o que foi o Benfica do primeiro tempo.

E enquanto a segunda parte decorria, já estava a ouvir as desculpas para um desfecho triste que parecia cada vez mais provável à medida que o tempo passava. Era o cansaço do jogo de quinta-feira (apesar de vários jogadores não terem efectuado esse mesmo jogo, mas enfim...), era o árbitro, era o anti-jogo, era o areal em que estava transformado o relvado da Luz, era a falta de sorte, era o azar, era a desinspiração, era isto, era aquilo. E a falta de atitude dos jogadores? Por que raio é que o Benfica se pôs a jeito? Isto era fácil de resolver no início, como quase sempre fazemos na Luz. Para quê viver este risco, para quê estar a jogar à roleta russa com meio revólver carregado? É isto que eu não percebo.

O Benfica, que tem o plantel que se sabe, sem soluções para as laterais e sem backup para o miolo do terreno, arriscou estupidamente hoje. Por falta de atitude. Hoje, juntámos todos os ingredientes para o desastre. Escapámos à bala. Mas ainda lhe tocámos de raspão.

15 comentários:

Nirvana disse...

Acho que devias tomar banho primeiro e só depois escrever....

Já não a paciência para tanto mal dizer...

Óbvio que tudo pode ser melhor...mas bolas os homens perderam 3 jogos....algum mérito têm que ter...
Ainda que na se concorde com uma ou outra decisão....

Está época não há por onde pegar

Tiago disse...

O FCPorcos normalmente não sofre balas de raspão, porque tem sempre um penalty inventando ainda bem cedo, ou então beneficia da extraordinária moleza do pseudo-adversário.

O Benfica para ganhar tem de ser sempre MUITO melhor, não pode ser só melhor, porque nunca joga 11 contra 11.

RUI RODRIGUES disse...

estamos a chegar ao ultimo terço de campeonato e isso assusta-me, porque o Benfica da era JJ quebra nesta altura...costumam faltar pernas, ou inspiraçao, ou atitude...e ha ainda os senhores do apito que em exibiçoes sofridas podem ser determinantes...ontem por exemplo se aos 93´ o arbitro fechasse os olhos, estariamos aqui a despejar a nossa ira...num jogo que podia ter sido facil...e que complicamos!
saudaçoes benfiquistas.

Anónimo disse...

o empate do Olhanense a semana passada, e este penalti caido do céu foram dois match-points salvos, mas já cheira a Fevereiros JJ por todo lado! isto não vai acabar bem...outra vez!

SLBarcelona disse...

Belo post

Ate ao final do campeonato temos k ter muito cuidado,pk se nao resolverms os jogos cedo teremos mts problemas

Anónimo disse...

Concordo com tudo menos o que foi dito no ultimo paragrafo. Temos soluções para as laterais isso ficou provado. temos é gente muito suave lá na frente quando não dá o maximo. Rodrigo, Kardeck, Enzo e Ola Jonh quando não estão a dar mais de 90% não fazem mal a ninguem.

Luis

John Wakefield disse...

A culpa não é tanto do Jorge Jesus, mas de quem não quis reforçar a equipa mesmo com a saída de alguns jogadores influentes em Agosto e em Janeiro.
É evidente que se acontece alguma coisa ao Matic, estamos tramados. Não há mais nenhum trinco credível no plantel.
A desculpa do cansaço é má demais. Os únicos jogadores que fizeram 90 minutos em Leverkusen foram o Artur, o Garay, o Luisão, o André Almeida, Melgarejo e o Ola John, estes três últimos não tinham sequer jogado na Madeira nem foram muito utilizados nos últimos 5 jogos.
Por isso, a história do cansaço é má demais para ser verdade, pois se a equipa estourou mesmo fisicamente a "la Jorge Jesus", então mais vale esquecer o campeonato e a liga europa e tentar pelo menos salvar as taças nacionais, pois não há muitas alternativas no plantel.

John Wakefield disse...

A culpa não é tanto do Jorge Jesus, mas de quem não quis reforçar a equipa mesmo com a saída de alguns jogadores influentes em Agosto e em Janeiro.
É evidente que se acontece alguma coisa ao Matic, estamos tramados. Não há mais nenhum trinco credível no plantel.
A desculpa do cansaço é má demais. Os únicos jogadores que fizeram 90 minutos em Leverkusen foram o Artur, o Garay, o Luisão, o André Almeida, Melgarejo e o Ola John, estes três últimos não tinham sequer jogado na Madeira nem foram muito utilizados nos últimos 5 jogos.
Por isso, a história do cansaço é má demais para ser verdade, pois se a equipa estourou mesmo fisicamente a "la Jorge Jesus", então mais vale esquecer o campeonato e a liga europa e tentar pelo menos salvar as taças nacionais, pois não há muitas alternativas no plantel.

JNF disse...

Nirvana,

e ainda assim, ainda cá vens comentar. No ano passado, por esta altura, também não havia nada por onde pegar, e lembras-te do que aconteceu, certo? Pois é... Jesus decidiu ir a Guimarães com a táctica suicida, depois veio a Académica e os 3 do Porto na Luz. Ah! Surpresa! Mas atenção, isto é só vontade de mal-dizer. Porque o Benfica está no rumo certo. Está sempre. Há 20 anos que é assim.

Tiago,

por isso mesmo é estúpido que o Benfica se coloque a jeito para empatar na Luz com a Académica. Temos de abordar os jogos com seriedade máxima e com vontade de os resolver assim que possível. Não foi isso que aconteceu ontem.

Luís,

Onde tens soluções para as laterais? Luisinho é uma miséria e Melgarejo tem sido uma nulidade, ou pouco mais que isso. Ainda ontem assinou mais uma exibição bem abaixo do medíocre. Maxi tem feito uma época muito abaixo daquilo que pode dar e André Almeida é um miúdo que foi enganado quando lhe disseram que servia para o Benfica. Não serve. Pelo menos para um Benfica ganhador. No meio-campo tens um trinco que nem trinco é, Matic, e Enzo. Todos os outros jogadores não são suficientemente bons para jogar neste 4-4-2 clássico de Jesus. Poderias ter Martins num 4-3-3, talvez André Gomes, mas nunca num 4-4-2 destes.

John,

assino por baixo, excepto a parte de "desistir" do campeonato e da Europa. Não temos jogadores, mas não podemos de forma alguma abdicar dessas provas, mormente do campeonato.

Anónimo disse...

Tamos a chegar ao ultimo terço do campeonato e estamos a dar o pio.. nao vamos ter sempre penaltis aos 95 min de jogo ..

hertz disse...

Desculpa lá, mas o Melgarejo é uma nulidade??????? FDX! Não é nenhum Fábio Coentrão mas também não é nenhum Grimi como tanto fazes e queres fazer parecer. O gajo tem estado impecável no posicionamento defensivo. Claro que ainda falha em alguns lances e tem de melhorar muitas coisas mas temos ali um defesa esquerdo bastante competente (e que tal leres o Lateral Esquerdo?).
Ah, acho engraçado pegarem em jogos onde toda a equipa jogou mal para dizerem que jogador x (do qual não gostam) jogou mal e por isso não serve. Acho que alguém não viu o jogo contra o Bayer por exemplo.
O Luisinho infelizmente não tem lugar no Benfica. Talvez seja por isso que o Bryan foi contratado e o JJ testou-o logo naquele jogo treino.
O André Almeida tem feito boas exibições a jogar a lateral direito. Esteve impecável na Alemanha e parece-me que está ali um jogador que dá segurança quando joga. Quando vejo o 11 do Benfica e vejo que está lá o André Almeida a LD, não me causa preocupação. É um jogador esforçado e que tem cumprido as suas funções.

VESB disse...

Realmente desde que o Far(away) deixou de escrever regularmente e o JNF o começou a fazer, aqui o Eterno perdeu muito em termos de qualidade. Isto aqui parece a oposição ao Governo: critica, critica, critica. Soluções ou alternativas ninguém dá!

E depois a arrogância e a pouca capacidade de encaixe é tanta que maltrata as pessoas fazem com que ele escreva os seus posts, ou seja os leitores.

Pedro disse...

"No ano passado, por esta altura, também não havia nada por onde pegar, e lembras-te do que aconteceu, certo?"

Exacto. E o discurso de muitos era igual ao do Nirvana.

E lembras-te do que alguns (os do costume) disseram da contratação do Michel? Até parecia que era o Van Persie...agora caladinhos.

Nirvana disse...

Tens razão ando aqui... Mas o que me aqui foi um post sobre o fdp do Proença.... E mais tarde um sobre o árbitro do Chelsea Benfica...e também já disse que não vou à bola com o Jesus...

Agora o que eu gostava de ver aqui era um texto sobre o Artur Soares Dias... Do Porto vs rio ave....isso é que devias expor...

Queres ser campeão mas lutas contra os teus... Em vez de lutares contra os que na realidade te impedem de o ser...

Vai ver nos jogos em que perdeste pontos a qualidade de arbitragens que tiveste....

Abre mas é a pestana.

Podes criticar o vidros por ter apoiado o Fernando Gomes.... Mas a verdade é que se não o fizesse também não tinhas garantido que fossemos campeões....

2010 mos primeiros jogos foste logo arrumado..

O ano passado... Falas da táctica suicida mas esqueceste dos roubos...

Já sei a desculpa dos árbitros já enjoa... Pois pena eu não ter estômago para Artur Pedro capelas xistra etc

Anónimo disse...

Aviso: domingo os amarelos vao correr muito. Ponham-se finos.

FB