segunda-feira, 13 de maio de 2013

Competência dentro da incompetência

Jesus, ontem, foi competente. Competente dentro da incompetência. Porquê? Porque nunca na vida pode oferecer, daquela maneira, o controlo do jogo ao Porto. Jesus abdicou de jogar. Abdicou do ataque. Abdicou daquilo que é o mais importante no futebol. Da bola. Seja o contexto qual for, é a estratégia errada. Todavia, foi competente dentro dessa mesma estratégia. Conseguiu manter o Porto relativamente inofensivo, criando poucas oportunidades de golo e só não saiu do Dragão com um resultado positivo por mero azar. Bastaria um remate ao lado, bastaria um desfecho diferente para apenas uma jogada, para alterar, e de que maneira, o rumo das coisas. Um pormenor.

Agora, o porquê desta estratégia? Que a manutenção da bola não faça parte do ADN do Benfica e daquilo que Jesus pede aos seus jogadores, é tolerável. Contudo, não cabeça na cabeça de ninguém todo aquele festival de pontapé para a frente e desprezo pela bola num clube como o Benfica. Independentemente do Porto de Vítor Pereira, sem bola, ser assombroso, que o é, o Benfica tem jogadores e condições para fazer mais, bem mais.

Sobre a continuidade de Jesus: Sim. Muito se tem falado sobre um (hipotético) duelo onde o Benfica é, claramente, superior ao Porto de Vítor Pereira. Não querendo falar sobre a qualidade geral deste Porto, que é bem superior ao que tem lhe é reconhecido por essa internet fora, o Benfica luta contra um Porto que faz, em 29 jogos, 23 vitórias e 5 empates. É contra isso que o Benfica luta. Contra um Porto que está a ser, a nível classificativo, o segundo melhor desta década. É preciso roçar a perfeição.

Jesus já conseguiu o mais importante. Mostrar, no score final, a superioridade face a 14 dos 15 adversários do Benfica. Falta um. E com a cada vez mais importante influência do confronto directo no título de campeão nacional, talvez fosse tempo de começar a mudar algumas das suas ideias de jogo, mantendo o que de bom já existe. Qualidade para o fazer existe.

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, vais no bom caminho para tornar o benfica melhor e mais forte. Enquanto os benfiquista de esconderem atrás de uma suposta superioridade e de discursos desconchavados de tanto repetidos em que cada frase tem que ter as palavras "fruta" "cafezinho com leite", "corruptos" e outras que tais, o porto só pode agradecer e esperar que o benfica (neste caso o seu treinador) caiam vencidos sobre os joelhos.

miguel disse...

ola
o Benfica teve muito azar no segundo golo do porto,mas uma equipa que quer ganhar o campeonato nao pode jogar assim,o benfica foi claramente a melhor equipa mas nem sempre jogou bem,ate houve jogos que o benfica teve sorte.
Quanto ao fc porto houve muitos jogos que nao jogaram nada e ganharam, sao coisas da vida.
Vou deixar aqui uma pergunta,o titulo esta perdido porque?a equipa que ira ser campeao é o benfica,pois o porto esta a menosprezar o paços.Acham que porto vai ganhar ao paços?eu digo que nao e explico.
- porto vai entrar nervoso(pressao do lado deles)
- vao carregar o pacços duma maneira,que paços num contra ataque marca golo.
ha uma coisa que me mete impressao nos jornais,adeptos,ate benfiquistas,estao todos a dizer que porto va ganhar,e que a equipa do paços nao precisa dos pontos,nao precisa?alguma vez futebol tem a haver com pontos?uma equipa como o paços nao tem grandes orçamentos,mas tem seu orgulho, e no ultimo jogo em que eles teem opurtunidade de tirar pontos ao porto,e serem recordadas como aquela equipa sensaçao que foi a liga dos campeoes e que tiorou o titulo ao porto.va dar empate.

Anónimo disse...

cada post de apoio a JJ que leio na blogosfera, não muda nada do que penso sobre o treinador...
mas vai mudando tudo o que sei sobre os benfiquistas!
Estamos tomados pela mediocridade, mergulhados num longo inverno de onde não creio vá ter a misericórdia de ver o fim...
E o pior é que o meu filho de 4 anos já sofre e angustia-se com o Benfica...
O pai ele não pode escolher...mas o clube...que merda de sina!

Anónimo disse...

o Victor do Paços vai enrabar os andrades corruptos ao marcar um golo e a dar uma grande alegria a sua mãe que é uma GRANDE BENFIQUISTA! FORÇA VICTOR! Tem é muito cuidado que os corruptos vão com as veias cheias de sangue Miura!

Alberto Campos (Luxemburgo) disse...

E se o anónimo das 09:06 fosse vomitar para os blogues da escumalha dele? Descobriste um sítio onde se dizem coisas inteligentes, não é?, o que não acontece na estrumeira por onde costumas andar. O autor do blogue que me desculpa, mas, porra, essa malta que vem para um local que se chama "Eterno Benfica", dá-me náuseas. Alguém minimamente formado imagina que eu, ateu sereno e bem muito obrigado, vá ao blogue "Senhor Jesus" incomodar a malta que ali partilha o que lhes é específico?

José Ribeiro disse...

O Benfica, com Jorge Jesus, criou um grande complexo de inferioridade em relação ao Porto. É só conferir os resultados destas épocas, sem esquecer todas as humilhações sofridas, sobretudo há dois anos, os 5 pontos de avanço perdidos na época anterior, e os 4, na presente. Tenho a opinião de que o JJ até pode ser treinador para uma grande equipa, mas não é para os grandes momentos. Jogar para o empate, no Dragão ou nos jogos fora, nas competições europeias, já custou muitas derrotas. Se é verdade que com Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus o Benfica recuperou credibilidade, criou estabilidade, tem praticado bom futebol, voltou a ser reconhecido na europa, ainda falta "um bocadinho assim" que, parece-me, não se alcança com JJ. Eu mudaria de treinador: Leonardo Jardim, Rui Vitória, Marco Silva (Estoril), Paulo Fonseca (Paços de Ferreira)... O Benfica maior, das últimas décadas, foi com Sven G. Eriksson, que veio para o Benfica com trinta e poucos anos, se não me engano. O "Mestre da Tática" leva um "banho" de qualquer um...

Benfica até Morrer disse...

Talvez seja por isso que o país está como está...és muito negativista. o Que o benfica fez até aqui já é muito bom. Já não me lembro de ver o benfica numa final europeia.Acredita! Se o Jesus deixar roderick de lado o benfica ganha! O chelsea está sem terry, hazard, e está com mais 12 ou 13 jogos a mais nas pernas. Estão completamente arrebentados. 3-1 para o benfica, 2 golos de cardozo e um de lima. Deixa de ser negativista. O que o benfica fez até aqui já é mutíssimo bom!

Benfica até Morrer disse...

Estranho que deixes passar comentários escabrosos de portistas. Enfim...Este blog desilude-me cada vez mais.

Anónimo disse...

"Abdicou do ataque. Abdicou daquilo que é o mais importante no futebol. Da bola. Seja o contexto qual for, é a estratégia errada." Tem piada que foi a mesma estratégia do Chelsea, como sempre é, e resultou... como resultou na champions no ano passado... vá-se lá perceber isto hã?