sábado, 25 de maio de 2013

Espectáculo deprimente vindo de Wembley

Hoje assisti a mais um triste espectáculo nisto que é defender as cores do Benfica e discutir a actualidade do clube. Espectáculo esse que vai ter lugar em Wembley, para acolher a final da Liga dos Campeões entre Bayern e Dortmund. Ao que parece, vão haver Benfiquistas a fazer figas e de champanhe preparado, para que o Bayern vença o troféu para que de esse modo o Benfica tenha lugar no Pote 1 na Liga dos Campeões, na próxima temporada. Triste.


A necessidade ter a cabeça fria e os pés no chão e a dificuldade de aprendizagem de alguns adeptos.


A equipa este ano não foi campeã, muito provavelmente pelo facto de ter chegado onde chegou na Liga Europa, e por causa de ter ido perder à Turquia, e de ter de ter dado cordas aos sapatos em Lisboa, para chegar à final, e mesmo assim, vemos adeptos ansiosos por ver o Benfica ficar no Pote 1 da Liga dos Campeões, o que significa que com mais facilidade chegaremos mais longe na Europa. O Benfica não tem líderes para seguir na construção de um plantel equilibrado, estável, bem construído, dois jogadores por posição, que o suplente possa rodar com o habitual titular sem que se note grande diferença, basta ver os planteis do reinado Vieira para o perceber. Por isso, como querem os adeptos que o Benfica vá longe na Europa, se pelo facto de termos planteis construídos em cima do joelho, isso nos irá prejudicar nas competições internas? Continuem a pensar assim, os do norte já só estão a 5 campeonatos...


Voltando ao espectáculo deprimente. A parte atrás descrita não é a foto toda da situação. Mais preocupante que isso, é a mentalidade pequenina, repito, pequenina de andar a fazer figas para que os outros façam o nosso trabalho por nós. É uma auto-humilhação demasiado má andar a pedir títulos a outros clubes para levarmos migalhas por tabela. Migalhas essas, que como foram explicadas anteriormente, podem-nos voltar a custar títulos internos. O Benfica tem de ser capaz de fazer o seu trabalho e alcançar estas conquistas por mérito próprio, vencendo jogos e títulos, e não através das derrotas de clubes terceiros, ainda para menos a nível Europeu. Tentem por exemplo, vencer campeonatos, sei lá.

Se o Bayern vencer, não vou ficar triste, nem triste nem contente, muito menos vou festejar. O Benfica, felizmente, ainda não é isso. Nem nunca deverá ser. Tenhamos um pouco mais de lucidez e de amor próprio.

18 comentários:

Pedro Simões disse...

Bebe um chá que isso passa...

Anónimo disse...

Desculpa Francisco, mas o teu post é parvo. Desculpa.

O Benfica não é o que tu acabaste de escrever. Felizmente.

CP disse...

Em meu entender, não vejo qual o problema de haver adeptos que torçam pelo Bayern, de molde a que o SLB seja incluído no Pote 1.
De resto, o campeonato perdeu-se no jogo com o Estoril, mas não terá sido apenas devido à derrota na Turquia. Além de uma certa displicência na abordagem ao jogo, sobretudo a partir dos primeiros 25 minutos, também a lesão - ou a saída por precaução, já que no jogo seguinte estava em condições de alinhar - de Enzo Perez e a entrada de um "jogador" que passou ao lado da época e que deixou patente a sua fragilidade emocional a ponto de ser expulso, estiveram no cerne do problema. Chegar à final da Liga Europa é um facto a enaltecer. Tal como todos os benfiquistas, pretendo um Benfica campeão nacional, mas também um Benfica europeu, até porque é a receita proveniente dos jogos europeus que pode ajudar a construir uma equipa ganhadora. E aqui é que reside o busílis e dou-lhe razão quando afirma que "o Benfica não tem líderes para seguir na construção de um plantel equilibrado, estável, bem construído, dois jogadores por posição, que o suplente possa rodar com o habitual titular sem que se note grande diferença (...)". Analise-se o que se passou esta época: venda de Witsel já quando poucos esperavam e não havia hipótese de arranjar substituto; não contratação de dois laterais de qualidade; dispensa de Nolito e venda de Bruno César em Janeiro, mantendo no plantel duas nulidades como foram, nesta época, Carlos Martins e Aimar. Reconheço que é difícil aceitar a perda de um título, principalmente nas condições em que este foi perdido e, ainda, por cima, para uma "tripeirada" que contou com as habituais ajudas.
Chovem críticas e mais críticas. Mas imegine-se qual o índice de comentários se o SLB contasse com uma equipa recheada de craques como o Real Madrid, treinada pelo "melhor do mundo" e fizesse uma época idêntica. Uff! Nem é bom pensar.

Anónimo disse...

É verdadeiramente idiota essa situação.Vamos a ver se o Vieira que vai a Londres ver o jogo não fica por lá a festejar se o Bayern ganhar e se esquece de amanhã estar com quem realmente se deveria importar.Mentalidade de merda.

Anónimo disse...

Não concordo nada.Quanto mais longe melhor, de preferencia sermos campeoes europeus...ou já nao se pode sonhar e partir derrotados á partida?Isso é que é mentalidade pequenina, e um dos motivos que não ajudam a ganhar.

T disse...

Completamente de acordo!

Anónimo disse...

Boa oportunidade para estar calado. O que infraquece o Benfica é adeptos como tu que não sabem o que querem e criticam tudo e todos por tudo e por nada.

Sabes em que lugar ficou o Benfica no ranking de clubes da Uefa este ano? E quantas posições subiu nos últimos anos? Se soubesses não dizias que esperamos sempre que os outros façam o trabalho por nós. Como é lógico, para uns subirem no ranking outros tem de descer. Também não deves saber que ficar no pote 1 aumenta consideravelmente as hipóteses do Benfica ir longe, numa edição da Liga dos Campeões que vai terminar na Luz.

Sê benfiquista em vez de ser anti-vieira. Estás a ser ao mesmo tempo anti-benfiquista.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, caros SLB's,

Mas,... qual é o drama de desejar que o n/ SLB esteja no pote 1 da CL ???

Não está aqui qualquer "sacudir da água no capote"! Nem fugir às n/ responsabilidades do histórico recente do n/ SLB!

Honesta e responsavelmente, todos sabemos bem e deveremos ter consciência que...
o SLB PODIA E DEVERIA TER SIDO MELHOR,... SEM DÚVIDA,... esta época desportiva e sobretudo as transactas!...

Mas,... FORAM AS VITÓRIAS DO N/ SLB que nos deram o mérito da recuperação factual de algum prestígio e cotação no mercado do Futebol (sobretudo, europeu)!

Qual o drama de, como todo e qualquer competidor desportivo, desejar... "juntar o útil ao agradável"?

Não é necessário ser 1 estratega visionário para, evidentemente, reconhecermos que HÁ MUDANçAS VITAIS QUE URGE FAZER NO N/ BENFICA!... Estruturais (pessoas e de alocução de funções), mas sobretudo de mentalidade competitiva, filosofia de Gestão desportiva, Comunicação... e atitude!

Cordiais cumpts,
RSG

hertz disse...

Que estupidez!
Não vejo mal nenhum em os benfiquistas querem que o Bayern vença para ficarmos no pote 1. Eu por acaso até simpatizo com as duas equipas, embora pessoalmente prefira a vitória do Bayern porque eles são a melhor equipa da actualidade e merecem. O facto da sua vitória fazer com que o Benfica vá para o pote 1 é mais um motivo para torcer por eles.
Olha que essa também está boa. Então não é preferível o Benfica ficar no pote 1? Para além de teoricamente facilitar a fase de grupos também constitui uma questão de prestígio não só para o Benfica mas para o futebol português que nunca teve duas equipas no pote 1.
Para uns ganharem outros têm de perder ou vais-me dizer que, não esquecendo o facto que o Benfica deveria ter feito o seu trabalho contra o Estoril, não estavas a torcer pelo Paços na última jornada?

Sinceramente, acho este post completamente descabido.

Edgar disse...

Não concordo com esta visão. O que está em causa é o prestígio de aparecer no Pote 1.
O desgaste das provas europeias depende sobretudo de como correrem os oitavos da Champions (chegando lá), como aliás vimos no ano passado.
Este ano fomos relegados para a LE, e tivemos desgaste até ao último dia.

Assim, qual a melhor solução? Ficar em último do grupo da Champions?

Dito isto, obviamente torço pelo Bayern!
Torcia de qualquer modo, pelo treinador e porque recentemente também perdeu uma final injusta, com o nosso carrasco...

Anónimo disse...

Que post mais estúpido! Estes gajos dos 13% não se enxergam?
O Benfica já fez o seu trabalho no próximo ano está no pote 1 no 6º lugar. Mas se este ano entrar qual é o mal se tivermos alguma ajuda? Desde que seja ajuda legítima...
Qual o mal de puxarmos por um club que tem a mesma cor do Benfica? Não é azul!

Acéfalos do crl!

RedSpecial disse...

Lucidez, foi coisa que se perdeu há muito no Benfica! Continuamos c/ o ar burguês de "maior clube português" e quem de direito nada faz para o justificar. Para agravar a situação,muitos ficam contentes com o pouco que temos! Uma triste realidade que muitos n aceitam!

Martins Pringles disse...

Acho este post completamente despropositado... Como se alguém festejasse ser pote 1 e como se os adeptos não pudessem estar contentes com o facto...

"dois jogadores por posição, que o suplente possa rodar com o habitual titular sem que se note grande diferença"

Quantas equipas no mundo estão nessas condições?

Como é que se consegue construir uma equipa assim?

Achas que a equipa campeã nacional tinha melhores opções no banco que nós?

Rafael Ortega disse...

Parvoíce de post.

O Benfica ficaria sempre pelo menos no 2º pote.
Com as alterações recentes aos playoff da LC há sempre uma quantidade enorme de equipas fracas na fase de grupos, o que, à partida garante o 3º lugar do grupo e ida à Liga Europa.

Eu acho muito mais provável, e constata-se que assim é, ir mais longe na Liga Europa que na Liga dos Campeões.

Por isso sim, ainda bem que o Bayern ganhou, e ainda bem que o Inter não se qualificou.

1º pote é garantia que o grupo é mais acessível. Se o Benfica não tem equipa, então qualquer Málaga nos eliminará nos 8.os de final, e o autor poderá dormir descansado.

manuelst disse...

Mas quem disse que alguém ia festejar?

Não se pode e não se deve criticar por tudo e por nada.

A equipa este ano não foi campeã, muito provavelmente pelo facto de ter chegado onde chegou na Liga Europa. Isto aqui é apenas uma desculpa, em outros campeonatos as equipas jogam 2 vezes por semana e, não é por causa disso que deixam de fazer boas temporadas a nível europeu. Não foi por o Benfica ter chegado a uma final europeia que deixou de ser campeão. Em parte foi por azar, competência dos adversários (Estoril), e alguma (não muita) incompetência por parte do Benfica. Os dirigentes, treinadores e jogadores do Benfica tem apenas de aprender com os erros, mas está no caminho certo.

O plantel do Benfica não é tão desequilibrado como se pode pensar. Tem se falado muito no lateral esquerdo com razão o Melgarejo é um bom jogador mas... na minha opinião não é jogador (lateral) para o Benfica mas cumpriu e bem. Tem também o André Almeida, durante algum tempo pediam um substituto para o Maxi parece que já tinha sido contratado um, excelente jogador fez bons jogos tanto a lateral direito com a lateral esquerdo. A defesa central para além de termos a melhor dupla do campeonato (sim porque Luisão e Garay são os melhores a jogar em portugal)o Benfica ainda tem o Jardel, bom substituto, sempre pronto a jogar e... quando joga joga bem. Parece que o Benfica já contratou mais um defesa-central com qualidade. Do meio campo para a frente a qualidade e quantidade é mais que suficiente. Dizem que o Benfica tem extremos a mais eu digo que não. O Benfica tem jogadores polivalentes apenas Ola John, Salvio e Cardozo tem posição fixa. O Enzo tem jogado no meio campo (e tem jogado muito bem) grande época, ele também pode jogar como extremo. Lima, é diferente do Cardozo é mais completo gosta de sair da área, gosta de ir "à linha" para assistir os colegas para golo. O Benfica ainda tem Rodrigo e Gaitan. Muita mas muita qualidade, jogadores que fazem várias posições. Por isso dizer que o Benfica não tem plantel para fazer rodar a equipa não faz sentido, aliás o JJ não fez outra coisa esta época, ele esteve sempre a rodar a equipa.

PS: O Porto teve de esperar, os adeptos do porto tiveram de fazer figas para o Benfica não ganhar a liga europa para assim ficarem no pote 1. Afinal não é só no Benfica que se faz figas.

Pedro Simões disse...

O Benfica para o ano estará no pote 1, onde estão as melhores... Olha... Bebe mais um chá... Mas se calhar é melhor um chá de parreira...

Tiltslb disse...

Onde é que já se viu um adepto querer que o seu clube vá longe nas competições europeias?!

Realmente uma vergonha...

Miguel Tavares de Pinho disse...

Concordo a 200%. Sem tirar nem pôr, ando há dias a ter esta conversa e ninguém me leva a sério. Por mim, o Benfica encerrava a época europeia em Dezembro e não se falava mais nisso. E é uma pena aquilo já não ser a eliminar, para irmos logo de vela em Setembro.

O Benfica tem de ganhar campeonatos, tem de crescer internamente e só depois focar-se na Europa. Mas ainda há uns iluminados que estão com a tesão toda de a final da LC ser na Luz... É com mentalidades destas que nunca iremos a lado nenhum.