segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Tutorial: Como sacudir a água do capote, by LFV

Imagine que é presidente de um grande clube e respectiva SAD e que, em virtude de um extenso rol de asneiras por si cometidas, começa a época com o pé esquerdo. Se os bons resultados são capazes de escamotear algumas falhas, já os maus resultados conferem-lhes embaraçoso destaque. Pois bem, caso se encontre nesta periclitante situação, siga o exemplo do nosso bem conhecido Luís Filipe Vieira: sacuda a água do seu capote com a classe de quem trata o populismo por tu. Aqui estão alguns pontos fundamentais deste processo:

A primeira coisa a fazer é encontrar um bode expiatório. Deverá ser uma figura com reduzido índice de popularidade e com um aparente envolvimento em algumas das asneiras. Chamemos a essa figura mexilhão. O mexilhão deverá ser alguém facilmente descartável, que possa ser afastada rapidamente, sem incidentes.

Se quiser dar um toque de classe à coisa, pode ainda apontar um responsável pela vinda do mexilhão maldito. Talvez um director desportivo ou colaborador ou o que quiser chamar-lhe, que tenha recentemente abandonado o barco e a quem possam ser imputadas algumas responsabilidades. Já temos um culpado e um responsável pela contratação do culpado.

Para terminar em beleza, basta contratar para o lugar do mexilhão uma figura popular entre os adeptos, para que a alegria de ver sair o mexilhão possa ser exponenciada pela vinda de um ídolo. A cereja no topo do bolo será mesmo a vinda de mais 2 ou 3 reforços para o povo lamber os dedos e dar vivas ao magnífico presidente que ouviu as suas preces e salvou uma vez mais o clube.

E pronto, pode servir com algumas referências ao apito dourado e terá aí um manjar digno de um Rei. Uma vez mais, o principal culpado transforma-se em salvador e o povo fica todo contente.

12 comentários:

Sir disse...

Tens toda a razão, Sigmund! O Vieira não sai incólume desta história!

Ricardo G. fmshark disse...

ó sigmund mas tu és parvo tds os dias ou é só de vez em quando???
é que o LFV nao é santinho toda a gente sabe, mas daí até falares como falaste dele, dass, pareces mais um tripeiro nojento que outra coisa

Marquês de Barrabás disse...

Se formos campeões no final de época fica tudo esquecido, mas se o não formos...

LFV teve mais oportunidades como presidente do Benfica do que qualquer dos seus "mexilhões" como treinador do mesmo. Mas a corda também estica para ele...

1234567vv disse...

Sigmund,

Acho que temos o mesmo ponto de vista. Fernando Santos não é o culpado da história.

Culpado é LFV porque não soube gerir a situação.

E não o digo como um do contra. Porque Vieira tem obra feita que respeito e aplaudo.

Mas Santos foi apunhalado pelas costas.

Isto do presidente ir jantar ou de férias com o futuro treinador do Benfica enquanto Santos tentava preparar a época (mal ou bem, o certo é que continuamos à espera do substituto de Anderson e Manuel Fernandes) é muito mau.

Só não concordo com o que dizes do Apito Dourado... ainda bem que ele fala porque mantem o tópico acordado. O DIAP do Porto tudo fez para o arquivar, mas foi preciso gente com coragem para lutar contra isso.

Abraço,

V.

atribodofutebol disse...

"Sejamos claros: o valor simbólico do Benfica é, hoje, muito superior ao valor desportivo do clube. De Vieira esperava-se que conseguisse aproximar os dois, mas o presidente benfiquista tem centrado o seu discurso no primeiro e negligenciado, na prática, o segundo. Sobra em folclore o que falta em estratégia, em organização, em planeamento."

Continua aqui
A Tribo do Futebol

slbcarlitos disse...

Agora parece-me que foi o sigmund que se escedeu um bocado. Apesar teres razão em muito do que disseste, não se pode cair na armadilha do pinto da bosta de que o Apito Dourado é uma questão que serve para o LFV atirar areia para os olhos dos adeptos.
É indesculpável que LFV tenha agido assim e, espero pelo que o Santos irá dizer amanhã. Era lógico que só estava à espera de uma oportunidade. E, embora às vezes o pareçam, os adeptos do Benfica não são tapados. E sabem quem é o principal responsável por tudo isto. Agora, LFV não poderá ser o próximo bode respiratório. Aguardam-se, no meio de tantas figuras sábias do universo benfiquista, alternativas credíveis nas próximas eleições do Glorioso.
Cumprimentos
http://whatisthemistique.blogspot.com

Anónimo disse...

olé olé ó
ninguém pára o Benfica
ninguém pára o Benfica
olé ó

P.S. A última vez q fiquei exuberantemente eufórico e desfraldei bandeiras do maior foi na final da taça contra os andrades do mourinho (lembram-se: Fyssas e simão)
Camacho camachinho és melhor q o Mourinho.
P.S.(2) Quanto ao LFV e ao seu futuro um grande ?
Tenho dito.

Benfica sempre até morrer.

Anónimo disse...

amigos benfiquistas,

ajudem o benfica neste jogo, e divirtam-se, e peço ao administrador do blog que divulgue

http://www.playforyourclub.com/play24.php?92991

Anónimo disse...

O Glorioso BLOG

Marquês de Barrabás disse...

A malta que aparece em blogs a fazer publicidade ao próprio "cantinho", sem se dignar sequer a comentar os posts...

Enfim.

Anónimo disse...

Pessoalmente, acho errado estar a querer encontrar-se um principal culpado. Muitas vezes, acho que o principal culpado são aqueles tipos com cativo que, mal o jogo começa, já estão a assobiar a equipa. Esses é que me irritam.
Quanto ao Vieira, sim cometeu um erro, vários, aliás, com o Fernando Santos. O Fernando Santos ainda ontem mostrou ser um senhor e o Vieira agiu mal com ele, mas daí até querer enterrar o Vieira por isso, tem de ir uma enorme distância.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Anónimo disse...

David Luiz lesionou-se e pára um més e meio, não temos centrais pra jogar com o Guimarães.....e copenhanga vamos a ver, foi uma fractura, não tém nada a ver com o departamento médico ou preparador físico...

Só uma perguntinha inocente caros benfiquistas....

QUANDO É QUE O BENFICA VAI DEIXAR DE TER AZAR ATRÁS DE AZAR?

ANO APÓS ANO?

A minha resposta é a que alguns já sabem.....QUANDO ACABAR COM AS BANDEIRAS NEONAZIS QUE APAREÇEM EM TODOS OS SEUS JOGOS....

Eu não falei que o azar vinha aí?

O que aconteceu no final da época passada? e nos outros anos nos momentos importantes?

Não sou bruxo, é apenas uma constatação dos factos desde 1992 altura em que apareceram nos jogos do Sport Lisboa e Benfica bandeiras e símbolos que só lembram o Holocausto em que morrem milhões de pessoas...

É mais uma época que Pinto da Costa se vai rir...

Vejam como foi antes de 1992 até ele começar como chefe de departamento e depois a passou a presidente do fcorrupção do porto.

O Benfica enquanto não resolver este problema não vai voltar a ser o mesmo clube....

O Benfica se contratasse KÁKÁ, RONALDINHO,DROGBA ia-lhe acontecer a mesma coisa, iam-se lesionar, ficar doentes, morrer-lhes a prima, raptarem-lhes a filha etc...

Tudo corre mal...porque tém que correr mal...

Há muito pra falar sobre isto, Fernando Santos disse que a equipa do BENFICA puxa pelos adeptos e que os adeptos devem puxar pela equipa.....PERGUNTO EU...PUXAM PELA EQUIPA COM O QUÉ?

NÃO SE VÉEM BANDEIRAS DO BENFICA...SÓ BANDEIRAS DO HITLER

Não querem acreditar não é, pronto paciéncia, DEUS me dé saúde para ver um dia o meu querido Sport Lisboa e Benfica sem bandeiras do holocausto e SÓ COM BANDEIRAS DO GLORIOSO! A MÍSTICA DE VOLTA SFF

António Fernandes