domingo, 20 de janeiro de 2008

Como vai o nosso Benfica...

Para quem souber ler nas entrelinhas, deixo aqui um excerto do artigo de sexta-feira do Rui Santos, publicado pelo Correio da Manhã, esclarecedor sobre o que se passa no Benfica. Chamem-lhe teoria da conspiração, o que é certo, e ainda ontem Camacho o deu a entender, é que algo de muito errado se passa no seio do nosso clube.


Esta semana foi noticiado (pelo ‘Record’) que ‘Camacho pensa sair’ (do Benfica). Nada que possa espantar quem se digne a olhar para a ‘durabilidade’ dos treinadores do Benfica no ‘pós-Eriksson’ e, sobretudo, quem perceba a diferença de atitude do treinador espanhol da primeira para a actual passagem pela Luz.

Através de ‘A Bola’, o empresário Pedro de Felipe, o mesmo que estivera no epicentro de muitas polémicas em 2003 e 2004, como escudo protector do seu técnico, utilizando as palavras consoante as conveniências (é também para isso que os empresários servem, para além de cobrar chorudas comissões), vem dizer que “alguém quer prejudicar o Benfica e Camacho” e que se ele (Camacho) rejeitou o FC Porto fazia algum sentido ir assinar por outro clube? Claro que não faz nenhum sentido. Mas faz igualmente algum sentido Pedro de Felipe, na mesma entrevista, apostar na ambiguidade quando afirma que “ele (Camacho) só vai continuar no Benfica se o clube o quiser e se ele gostar de estar no Benfica”?

O empresário e Camacho não sabem, neste momento, se o Benfica quer que o treinador continue?! Camacho não sabe se gosta de estar no Benfica? Mais: o empresário chega ao ponto de dizer: “este tipo de notícias faz com que ele não esteja a gostar”. O que coloca uma questão: será que Camacho desconfia que este tipo de notícias tem origem no próprio Benfica?

O empresário justifica o novo comportamento de Camacho com o argumento de que ele era acusado (por quem?) de muito gritar e gesticular e, por isso, adoptou “uma atitude mais moderada”. O ponto está numa outra afirmação: “É preciso lembrar que não foi ele quem fez o plantel. Não é a mesma coisa, é como ter um filho que não é seu. Ele tem sido obrigado a fazer muitos remendos e por isso os resultados nem sempre aparecem”. Digam-me lá se estas declarações não pressupõem uma crítica factual aos responsáveis do Benfica?!

Conclusão: é o Benfica que está farto de Camacho ou é Camacho quem está farto do Benfica? Quem, afinal, está mais farto? Vieira e Veiga também andaram ‘muito unidos’, houve múltiplas declarações (sempre em ‘A Bola’) segundo as quais o ‘amor’ andava no ar e veja-se no que deu: ‘ambiente de cortar à faca’.

O Benfica, para se ajustar àquilo que Camacho quer, teria de conseguir resultados, o que manifestamente não é o caso. No futuro, com Rui Costa pelo meio, não vejo forma, sinceramente, de coexistência com Camacho. Mas, como sempre, demos tempo ao tempo. Sepsi foi escolhido pelo espanhol?

3 comentários:

Pedro Neto disse...

Excelente post. Sinceramente, ainda não me tinha apercebido disto.

Anónimo disse...

Chegámos ao ponto de ouvir o que o Rui Santos diz? A demagogia do homem é ridícula... Então não é que ele quer extrapolar da defesa óbvia do de Felipe com o facto de o Camacho ter começado a época a meio e ter levado com barretes luís filipe uma crítica à direcção? Quando o Camacho já veio a público dizer que já pediu reforços, mas que está contente com o trabalho da direcção? Vão me tentar convencer que o homem que se demitiu do real e da selecção espanhola porque as coisas não eram feitas como ele queria, que ele está secretamente insatisfeito com a direcçao? Por amor de deus... Que o Rui Santos diga estas barbaridades, já eu acho normal... Que benfiquistas andem a publicitar proganda pura e simplesmente ficcional, acho vergonhoso.

Anónimo disse...

Atenção... Nem sempre o que é dito na comunicação social é verdade... A comunicação social muitas vezes inventa muitas coisas que só servem para destabilizar o Benfica... Por isso não podemos acreditar em tudo... e é preciso ter paciência... o nosso SLB tem uma equipa jovem (com grandes valores para o futuro)e isso transmitirá um grande futuro para o SLB. Porém os resultados não aparecerão agora --- é preciso esperar... é preciso ter esperança nos jovens e outra coisa: o nosso SLB não pode mudar sempre quase todo o plantel por época... Isso só criará instabilidade... Já agora gostaria de deixar aqui dois nomes que me pareciam interessantes para o Benfica: Maximiliano Moralez e Milevskiy

De resto, parabéns pelo Blogue... e viva o BENFICA... Vamos ver se ganhamos já algo esta época se bem que vai ser mto dificil.