quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A exaltação dos valores da Academia

Em Alcochete, mal um rapazito dá três toques na bola, é de imediato chamado um professor de inglês para ensinar essa língua de trapos à criança, pois, mais cedo ou mais tarde, o tio Carlos vai levá-la para Manchester (ou Manster, como diz o nosso querido engenheiro. Um bem-haja para os gregos!).

Foi assim com o miúdo da Madeira, foi assim com o miúdo de Massamá, será assim com o filho do grande Veloso e, quiçá, também pode ser assim com o novo guarda-redes da "melhor escola de formação do Mundo" (como só ela se intitula), o Rui Patrício.

Toda a gente sabe que o Rui Patrício é o melhor guarda-redes da Liga (e ai de quem diga o contrário! É proibido!). Toda a gente sabe que Rui Patrício é produto da "melhor escola de formação de jogadores do Mundo". E aliás, é tão bom, tão bom, tão bom, tão bom, tão bom que o Scolari já o convocou para um particular contra a melhor selecção do Mundo.

A questão que aqui se coloca é clara: porque é que Rui Patrício é convocado em detrimento de outros guarda-redes? É melhor? Vejamos então:

Nos seus 8 jogos para o campeonato, o "sucessor de Damas" tem uma média de 5,5 pontos por jogo, segundo um diário desportivo, e sofreu, nada mais nada menos que 8 golos.
Na época 2001/2002, despontava um outro guarda-redes de qualidade, José Moreira, que nos oito primeiros jogos sofreu apenas dois golos. Dois! E no entanto, esse mesmo Moreira não tem uma única internacionalização A pela selecção.

Pelos vistos, o registo do futuro melhor guarda-redes do Mundo "formado na melhor escola do Mundo" não é assim tão positivo como apregoam. Há muitos outros guarda-redes capazes de fazer melhor que o menino de Alcochete. Há guarda-redes portugueses a realizarem épocas muito boas, umas atrás das outras, e nunca são chamados à selecção. Por exemplo, o Hilário (Chelsea), Eduardo (Vit. Setúbal) ou Pedro Roma (Académica). Por que é que estes jogadores não são chamados?

Hoje jogamos com a Itália. Espero que Scolari tenha o bom senso de não dar a baliza a Rui Patrício sem a dar primeiro a um outro guarda-redes muito profissional que está há vários anos (cerca de 7!) na selecção sem fazer um único jogo, e que nunca se queixa dessa situação, revelando o seu espírito desportivo e a sua atitude de excelente profissional, o guarda-redes titular do Benfica, Quim.

3 comentários:

Anónimo disse...

Rui Patrício ainda nada provou para ser chamado à selecção A... devia estar nos sub -21 e mesmo assim, ainda tenho as minhas dúvidas... No lugar dele devia ir o Bruno Vale ou o Paulo Santos (do Braga)... porém os selecionadores de Portugal não têm coragem de ir buscar jogadores a clubes mais pequenos da nossa liga... o tiago gomes (do Estrela) é um excelente jogador porém não é chamado porque não está num grande... é triste e este é apenas um exemplo... Portugal gosta de apostar mais em estrangeiros (brasileiros) e quer lá saber dos jovens portugueses com qualidade... quanto ao resultado de hoje, Portugal não deve ganhar à Itália (para mim uma das três melhores seleções mundiais) porém desejo boa sorte à mesma...

Anónimo disse...

Há já algum tempo que que comento junto dos meus amigos benfiquistas que acho que há uma relação desigual entre o clube da academia e a federação, só não vê quem não quer, esta relação é já antiga, pelo menos uma década... com os benefícios óbvios desta política de desigualdade em prol desse mesmo clube, que porventura estaria numa situação menos desafogada, ou mais complicada que se encontra hoje. Por isso mesmo que digo que se Scolari entrar no Benfica, cativo e quotas, tchau... não vamos dar de comer a quem já come noutros lados.

Sir disse...

Eu dou-me por feliz por ele nunca ter convocado o Marco Aurélio.