segunda-feira, 31 de março de 2008

Música, Maestro!

Este Benfica é Rui Costa. Também há o Léo, o Rodríguez, o Luisão e mais uns quantos, mas, maioritariamente, este Benfica é Rui Costa. E se alguém tinha dúvidas disso, ontem dissipou-as.

O Benfica entrava em campo com o único objectivo de vencer para segurar o segundo lugar perdido para o Vitória, na sexta-feira passada. Já o Paços de Ferreira também precisava desesperadamente de pontos para se manter na principal liga de futebol (ou, por outras palavras, para que o Benfica lhes pague dois meses de ordenados com a deslocação anual à capital do móvel).



Assim sendo, para assegurar que conseguia o seu objectivo, Chalana voltou a 4x4x2 depois do 4x2x3x1 utilizado na Madeira: Cardozo e Nuno Gomes jogaram ambos fixos no eixo de ataque e Rodríguez e Maxi Pereira foram trocando constantemente de posições, aparecendo ora à esquerda, ora à direita. O Paços, por seu lado, estranhamente não ofereceu grande resistência (o Elmano, tal como eu havia alertado aqui neste blog num post anterior, é mais perigoso) nomeadamente nas faixas laterais, onde Léo e Nélson subiram quase sempre muito bem, apesar do luso-cabo-verdiano ter começado algo inconstante e provocador para os adeptos. Como o ritmo de jogo impoto pelo Benfica foi elevado, não foi de todo surpreendente o golo (e que golo!) de Cristian Rodríguez, à passagem dos 25 minutos. A partir daí, o Benfica continuou a pressionar, asfixiando os homens do norte. O resultado parecia caminhar para a goleada, não fosse o protagonista da noite, Elmano Santos, aparecer. Um penalty perfeitamente inexistente que fez com que os pacenses voltassem a restabelecer a igualdade no marcador, com toda a injustiça.





Na segunda parte, o Benfica continuou a carregar, sempre com Rui Cota muito activo, tendo feito uma exibição praticamente perfeita. Na necessidade de buscar o golo, Chalana colocou (e bem), Di Maria no jogo para o lugar do sempre apagado Maxi. O golo acabou por chegar num lance de felicidade, em que Cardozo acaba por ver o seu remate desviado por um defesa pacense. Estava feito o 2-1. A partir daí, o Paços teve de reagir e abrir mais espaços na sua defesa, propiciando mais ocasiões de golo aos encarnados, ocasiões essas que foram bem aproveitadas por Rui Costa aos 75 e depois aos 85 minutos. Resultado final de 4-1, mais do que merecido para um Paços medroso e defensivo e para um Benfica corajoso e valente.





P.S. Pena a hora do jogo a um domingo e também a fraca adesão às bancadas do estádio. Uma assistência muito fraquinha mesmo, quase à la Sporting. Fomos poucos, mas fomos muito bons.

Ficha de jogo

Bwin Liga - 24ª jornada
Estádio da Luz, Lisboa
Assistência: 23 722 espectadores
Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira)

SL Benfica

Quim; Nélson, Katsouranis, Edcarlos e Léo; Petit, Rui Costa, Maxi Pereira (Di Maria, 59min) e Rodríguez; Nuno Gomes (cap.) (Mantorras, 79 min) e Cardozo (Bynia, 86 min)
Suplentes não utilizados: Butt, Luis Filipe, Sepsi e Makukula
Treinador: Fernando Chalana

FC Paços de Ferreira

Peçanha; Mangualde, Rovérsio, Kiko e Chico Silva; Filipe Anunciação, Paulo Sousa, Pedrinha (cap.) e Wesley (Ricardinho, 71 min); Cristiano (Edson, 62 min) e William (Renato Queiroz, 82 min)
Suplentes não utilizados: Pedro, Tiago Valente, Luiz Carlos e Ferreira
Treinador: José Mota

Disciplina: cartão amarelo a Edcarlos (15 min), Rui Costa (41 min), Nuno Gomes (42 min); William (29 min), Wesley (33 min), Filipe Anunciação (54 min) e Mangualde (63 min)

Marcador: 1-0 por Rodríguez (24 min), 1-1 por Wesley (g.p.) (43 min), 2-1 por Cardozo (69 min), 3-1 por Rui Costa (74 min), 4-1 por Rui Costa (85 min)

Melhor em campo: Rui Costa (SL Benfica)

1 comentário:

Cristina disse...

Era de se esperar a assistência, tendo em conta a época que estamos a fazer e a hora do jogo. Gostava de saber por que é que somos obrigados a jogar aquelas horas... O Benfica é que devia decidir e não me falem do encaixe das transmissões televisivas porque o Benfica é o grande que menos precisa disso...

Jogámos bem, mas demorava a entrar o primeiro. Esse era o ponto de partida para o Paços se desmoronar. O guarda-redes visitante, claro, veio para mostrar serviço (ao Benfica? ao Porto?) e, como sempre, tivemos de resolver a questão à bomba. Um golaço!

Depois foi a pouca-vergonha que se viu, começando em faltas duras e desnecessárias do Paços e acabando na amostragem excessiva de amarelos aos nossos jogadores, passando por um penalty patético... Já não há paciência para tanto roubo!

ENORMES!


PS- Acho que o golo do Cardozo, segundo os comentários do jornalista da MerdaTv, não conta porque desviou num defesa...Uns têm sorte, outros têm uma grande visão (golo do Lisandro passa entre as pernas do defesa do Belém, iludindo o Júlio César!)