sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ser Zé Mota


Sempre que vejo a Liga dos Últimos, penso que dali pode sair um Zé Mota qualquer. Aquela maneira de falar, meio bronca, aquele "enfrascamento" com os amigos na tasca do Manel antes, durante e depois do jogo do Sezerdelo com o Unhais da Serra personifica o que é ser um "Zé Mota".

Ser Zé Mota é pedir desculpas quando se ganha ao FC Porto e chorar e barafustar quando se perde com o Benfica.

Ser Zé Mota é congratular o FC Porto quando se perde e bater e gozar com o Benfica quando se ganha.


Por isso é que esta vitória frente ao Leixões me soube tão bem. Ganhámos merecidamente, frente a esta gente mesquinha que não esquece nunca o seu dono. Ainda hoje, ao comprar o jornal, li que um dos jogadores não diz nada ter com o FC Porto e outro que diz que o Benfica fez anti-jogo. Enfim... critérios.


Original Video- More videos at TinyPic


Quanto ao jogo, sem sermos brilhantes, estivemos bem. Quanto aos jogadores, não mostraram grandes diferenças em relação aos últimos tempos: toda a defesa esteve muito bem, com especial destaque para Luisão, um autêntico patrão daquele sector. No meio campo, Reyes e Di Maria continuam com alguns lances infantis, enquanto Amorim e Katsouranis demonstram-se seguros mas com poucas ideias. Aimar e Martins, cada um à sua maneira, demonstram mais toque de bola que os outros médios, mais ideias, defendendo também quando é pedido, mas as limitações físicas de ambos estão à vista. No ataque Cardozo mostrou-se batalhador, mais do que o habitual, mas também algo azarado. Nuno Gomes marcou mais uma vez para a Liga, mostrando merecer o lugar de titular tanto no Benfica como na Selecção.

O grande problema deste jogo foi perdermos dois médios-centro muito importantes para os próximos jogos: Martins e Amorim. Mas acredito que é com as adversidades que nos podemos tornar mais fortes. Talvez isto obrigue Quique a jogar no meio-campo com Yebda, Katsouranis, Di Maria e Reyes. Talvez seja melhor. Talvez...

P.S. O que os adeptos do Benfica demonstraram ontem no Estádio da Luz foi incrível. Parecia o jogo com o Manchester em 2005. A emoção, o amor ao Benfica foram demonstrados especialmente nos últimos 15 minutos, quando a equipa mais precisava. Parabéns a nós, os que estivémos, e também aos jogadores. Eu acredito!

8 comentários:

Anónimo disse...

caro jnf. bom post mas há coisas que tenho de discordar! eu acho que o nuno gomes rende mais se entrar no decorrer dos jogos do que a titular! e tb é preciso ver que meio golo é do cardozo que cruza certeiramente para a cabeça de nuno gomes que só tinha que empurrar - foi um golo simples! realmente adorei ver uma forte presença da massa benfiquista!

pena é que o sr quique flores faça o nosso Benfica sofrer até ao fim. quando sofremos primeiro o golo, nunca mais damos a volta o resultado, quando conseguimos uma vantagem segura, nao a conseguimos segurar! foi nos dois jogos contra o paços, foi ontem contra o leixoes, foi assim que perdemos pontos em casa contra o setubal e mais uma vez... nao fizemos um jogo convincente!

JNF disse...

Anónimo, não concordo com o 1º parágrafo, mas concordo com o 2º. Aliás, este Benfica raramente convence. Como o de Trapattoni, o que interessa é ganhar. E eu vejo o pragmatismo de Trap em Quique, se bem que eu prefiro o italiano.

Prefiro ganhar jogando sem convencer do que convencer e não ganhar

Anónimo disse...

Ò JNF, pensa duas vezes antes de te referires aos adeptos do Leixões como "esta gente mesquinha que não esquece nunca o seu dono."
Primeiro gente mesquinha és tu para generalizares dessa maneira e depois essa tua afirmação é a prova de que não percebes nada de história e muito menos de futebol. O Leixões foi sempre em toda a sua história muito mais próximo do benfica do que do FCP, chegou mesmo a perder de proposito com o benfica para retirar um título ao fcp. Mas uma coisa é certa esta nova geração de leixonenses está de facto mais perto do fcp, porque o benfica deixou de ser um clube de referência e a juventude tende a seguir os fortes.
Vê se respeitas as pessoas e não baixas o nível.

Anónimo disse...

Agora vamos ver se tua moderação é censura ou não.

JNF disse...

Aos anónimos das 17h16 e 17h17 (que depreendo serem a mesma pessoa:

quando disse "Por isso é que esta vitória frente ao Leixões me soube tão bem. Ganhámos merecidamente, frente a esta gente mesquinha que não esquece nunca o seu dono.", referia-me não aos adeptos do Leixões, que sei que são dos mais fervorosos adeptos de seu clube e que vivem o Leixões. Os adeptos do Leixões não são como outros adeptos de outros clubes que têm duas paixões: o seu clube e o Benfica. Fico contente por serem do Benfica, mas acho um pouco falta de respeito pelo seu próprio clube.

Se leres com atenção o que escrevi (ou então não me fiz entender, se assim foi, peço desculpa) a "gente mesquinha" de que falo é o Zé Mota. Aliás, é o Zé Mota o tema central deste post. Volta a ler se quiseres.

Em terceiro, e por último, neste blog não existe censura. Existe moderação. Silenciaremos os comentários incorrectos de benfiquistas, leixonenses, portistas, sportinguistas, de que clube sejam. E permitiremos os comentários correctos de toda a gente, independentemente do clube que apoiam.

Assim sendo, espero que tenhas ficado esclarecido, e boa sorte para o Leixões (até porque a sorte do Leixões pode ser a sorte do Benfica!)

Anónimo disse...

os zes motas, jesuses fazem sempre um grande alarido quando defrontam o benfica para agradar ao sistema.

alguem os ouve a criticar o porto quando sao roubados descaradamente como foram esta epoca?

nem piam senao levam na cornadura e arriscam-se a ver o clube prejudicado pelas arbitragens no resto do campeonato.

Anónimo disse...

Em casa podem ñ ter tido essa noção mas quem estava no estadio teve, nos os ultimos 15m a equipa foi levada ás costas pelos adeptos em especial pela curva sul q ñ parou de cantar mostrando o valor q o 12 jogador tem neste tipo de jogos...
Temos uma equipa banal q tem 10 finais para disputar, q precisa do apoio incondicional dos seus adeptos de uma onda vermelha, mas ninguem pense q vai ser facil, todos vão perder pontos...
Uma das maiores provas de maturidade q vi e desse apoio incondicional foi em alvalade, quando depois de uma derrota em q ñ jogámos nada e ñ fomos massacrados ainda ñ sei bem como... a equipa foi alongar depois do jogo ter acabado como é habito foi recebida com palmas e canticos, há uns anos atrás isto era impossivel, mostra q os rapazes da luz estão mais unidos q finalmente todos estão a remar para o mesmo lado, AFINAL O Q TODOS QUEREMOS È UM BENNFICA FORTE E CAMPEÂO...
http://www.youtube.com/watch?v=hNwxrghMFCs
(este é o video de alvalade)
100NOME

Cristina disse...

Eu acredito! Eu acredito! Eu acredito!

Foi um jogo duro, mas nem merecíamos ter sofrido tanto para conseguir os 3 pontos. Pareceu-me o jogo que mais controlámos e mais oportunidades, com cabeça, tronco e membros, criámos. Gostei de ver o espírito com que os jogadores entraram depois da prestação menos conseguida em Alvalade.

Tive pena de não ter visto o Quique ir à cara do José Mota. Bem que merecia... O Benfica jogou para ganhar e depois não fez nem o mesmo nem pior do que muitas equipas que vêm à Luz passear. Soubemos ser mais inteligentes.


CARREGA, BENFICA