domingo, 10 de maio de 2009

A Medicina Dentária em Portugal

1 - Estou a ver imagens do Domingo Desportivo na RTP e só penso nisto: a estomatologia e a medicina dentária têm um loooooooongo caminho a percorrer neste País. Mais precisamente entre Cedofeita e Caxias.

2 - Acabei de ouvir uma comparação feita pelo jornalista da RTP entre Jimmy Hagan e Jesualdo Ferreira. Ignorância, incompetência, ou idiotice?

3 - Jornalista da SIC: "vêm aí o grande goleador do fóculporto: Lisandro López!" Hmmmm Lisandro? Aquele que tem tantos golos como o Nuno Gomes na Liga?

4 - "Parabéns" ao fóculporto. Mostrou que não é preciso ter um bom plantel nem um bom treinador para ganhar. Basta ter os melhores árbitros. E observadores.

9 comentários:

John Holmes Reys disse...

Em Abril de 2003, assisti pela Sporttv àquela que foi a arbitragem mais escandalosa de um jogo da 1ª liga no século XXI (até ao momento). Foi um tal fartar-vilanagem que até uma das câmaras avençadas fez um close-up das bancadas e captou um espanhol de alcunha «El Solitário» a tirar notas num bloquinho como se estivesse numa acção de formação. O palco, como não podia deixar de ser, foi o Estádio do Dragão num jogo que opôs a equipa patrocinada pela Taberna do Infante frente ao Moreirense num encontro arbitrado por um jovem que fazia o seu tirocínio no 1º escalão: José Godinho. Este senhor permitiu tudo: perdoou dois penalties aos azuis, fez que não viu entradas assassinas dos defesas do FCP, anulou um golo limpo a Alex e para coroar uma arbitragem de alto gabarito, viu-se Vítor Baía a perder uma jogada fora da grande área e a placar, em jeito de tackle de rugby, um adversário que seguia isolado para a baliza, creio que Manoel. Resultado? O árbitro deixou seguir a jogada e os azuis venceram por 1-0. Manuel Machado, na altura treinador da equipa minhota, utilizou eufemismos para qualificar o alentejano. As suas palavras foram mais ou menos as seguintes: «Foi uma arbitragem à moda antiga, tão antiga que já cheirava a bolorenta». Pinto da Costa não se fez rogar e retirou imediatamente do Moreirense o único jogador que tinha sido emprestado pelos portistas: o paraguaio Quintana, de tão boa memória…Que audácia!!
Pensei eu que tal frete iria ser distintamente pago e que (anos depois de José Pratas) voltaríamos a ver um árbitro alentejano na lista de internacionais, tal a qualidade do desempenho. Para o meu espanto, alguém na Torre das Antas não fez bem o seu serviço e Godinho foi despromovido à 2ª categoria onde se arrastou durante mais algumas épocas a apitar derbies do quilate de um Cabeça Gorda- Desportivo de Beja ou de um Messinense- Quarteirense. Nunca mais ouvi falar deste senhor até… ontem. Rezam as crónicas que o encontro que abriu o Campeonato Nacional de Juniores A foi polémico qb, com o Sporting a ser continuamente espoliado. Mesmo no final do jogo, depois da assistência por lesão a um jogador leonino, o FCP prova que até nas camadas mais jovens inculca o sentimento de batota a qualquer preço. Devolver a posse de bola? Não!!! Isso é para maricas!! Vai daí, goolo. Quem era o árbitro? JOSÉ GODINHO!!
A expressão «fair play» não é conhecida na SAD das Antas. Primeiro porque os responsáveis da SAD não sabem falar inglês e o único que até arranha alguma coisinha (o sr. Teles) só sabe o suficiente para ensinar às suas «colaboradoras» frases como: «Please, mr. Referee, you must use condom» ou «You with the whistle, don’t cum in my mouth because my throat is killing me». Mas estamos a ser injustos, porque algumas altas figuras do FCP até têm noção de «fair play», pois pensam assim: «Sim, senhor, isto é que é fair-play porque a fruta que disponibilizo aos árbitros e presidentes dos clubes satélites é a mesma que eu consumo. Toma lá que é democrático!».
Assim, no rescaldo do «treta», vemos que, dos 3 grandes, o FCP é quem melhor interiorizou a evolução tecnológica no desporto. Enquanto Sporting e Benfica continuam na fase do «walkie-talkie», o FCP já aderiu ao 3G: Guímaros, Godinhos e Gamanços.

Anónimo disse...

jesualdo ferreira é apenas um dos treinadores mais medianos fa historia do futebol portugues!

Anónimo disse...

Mete-me nojo saber que há quem não saidar dar mérito a quem vence, juro! enoja-me! palavra! este plantel é fantástico!
Por mais incrivel que pareça vocês preferiram que o colossal 2 vezes campeão mundial prede-se hoje e o naciol tivesse ficado apenas a 1 ponto de vocês, o vosso anti-portismo é estafante!
Não mereciamos ser campeões foi isso que eu li? quem merecia então??
a vencer com destreza e lealdade desde 1893. Sempre, sempre! sem medo, sem merchandize e capitalismo estafante na tv!

David disse...

Antes de mais, sou Benfiquista.

Não há dúvida que nos últimos anos houve coisas escandalosas no futebol português (desde campeonatos quase todos jogados contra equipas B passando por arbitragens muito, muito coloridas).

Mas este ano, não. O Benfica foi prejudicado muitas vezes, mas também foi beneficiado. O mesmo se passou com o Porto. Dizer que este ano perdemos por causa dos árbitros é sinal dum grande mau perder.

Este ano foi mau porque fomos medíocres. A começar pelo treinador, que é muito bom orador, sem dúvida, mas que insiste em 2 trincos defensivos a jogar em casa contra seja quem for, ou que mete o nosso melhor MC na linha direita e pede milagres. Ou então que usa a táctica do "chuta para a frente para o Suazo" toda a época e se lembra que tem um dos melhores pontas-de-lança a jogar em portugal no banco (que nestas últimas jornadas já marcou o suficiente para estar quase a apanhar o nené e para igualar o "super"-liedson). Também têm culpas, os jogadores. Se todos corressem metade do que o Maxi Pereira corre, ou comessem a relva da mesma forma que o Léo costumava comer até à exaustão, estaríamos agora, sem dúvida alguma, a levantar a taça.

E o terceiro culpado é, sem dúvida, o LFV. Como gestor (e admito não saber que chegue para o contrariar) até pode ser muito competente. Mas chega do populismo da promessa para exaltar as hostes, prometendo mundos e fundos apelando à "mística" e à "grandeza". Já lá vai o tempo em que, realmente, isso era verdade. Mas o Benfica dos últimos 10 anos não é grande. Muito pouco conquistámos. O primeiro passo para a cura é admitir o problema. Temos que sair do nosso pedestal de vez e começar do 0. Por baixo, sem grandes ambições para as próximas 3 ou 4 épocas. Apostando em jovens de valor e não em grandes estrelas apagadas.

Recuso-me a dar os parabéns ao fcp, visto a sua actual estabilidade ser fruto de muitos anos de corrupção. Mas também me recuso a fechar os olhos aos problemas do meu clube e a mandar a culpa para cima dos outros.

Anónimo disse...

és ridículo! saber perder é mais importante que saber ganhar! tu és ignorante! então se o porto não tem um bom plantel, quem o tem? o benfas? lol deixa-me rir, cresce e aparece!

Homem da Luz disse...

Gostaria de dar os parabéns ao FCP pelo Treta.

JNF disse...

"a vencer com destreza e lealdade desde 1893"

Até a data de nascimento alteraram. Não têm vergonha?

"então se o porto não tem um bom plantel, quem o tem? o benfas?"

Não duvido. O Benfica tem melhor plantel que o Porto. Nunca o teve sempre disponível. Queres que te lembre como jogou o Porto até Dezembro, quando o Hulk ainda não tinha percebido o que era "passar a bola"? Têm um jogador que faz a diferença! Se o Suazo estivesse em forma, isto tinha sido limpinho.

Pedro Veloso disse...

Caro John Holmes Reys,

o seu texto diz tudo...mais uma história interessante ao bom jeito do futebol nacional e suas "especificidades". Mas realmente esse José Godinho alguma coisa deve ter feito que caiu mal na Torre das Antas e desapareceu rapidamente, confesso que não me lembro nada dele, e costumo ter boa memória para árbitros! Se calhar roubou demais no jogo que menciona e castigaram-no por dar muito nas vistas lol

Anónimo disse...

A propósito de um possível novo treinador para o Benfica
Eu acho que não há nesta altura ninguem melhor que o Scolari caso o Quique saia e passo a explicar porque.
1-Pode não ser um grande treinador no Banco,mas tem uma caracteristica que o benfica precisa e muito,é um “Guerreiro”,conhece o Futebol Português e sabe muito bem que tipo de pantanal pisa e não tem medo como já o provou na selecção não convocando alguns jogadores do Padrinho.É capaz de mobilizar todos os adeptos do Benfica.Trata os bois pelos nomes,já estou a imaginar um roubo ,e nada de respostas educadinhas,mas sim directo e grosso.Os jornalistas ficariam reduzidos á sua insignificância,cobrades como são a maioria deles.
2-Á imagem das equipas que treinou no brasil,veriamos os jogadores do Benfica a jogar duro,a fazerem os adversários a pensarem duas vezes antes de baterem.
3-Já estou a imaginar a cara do Padrinho,só de pensar na possibilidade de ser o Scolari o próximo treinador do Benfica.
4-Chega de gajos educados que não falam de arbitragens.Meus amigos isto é uma guerra,e para ela precisamos de um “Sargentão corajoso”;Por isso eu apoio o Scolari!!!

Viva o Sport Lisboa e Benfica