quarta-feira, 17 de junho de 2009

Eleições Benfica #1 - Luís Filipe Vieira



Em tempo de eleições vamos analisar as candidaturas. Começamos hoje com a de Luís Filipe Vieira. Como disse há uns tempos atrás, não vou votar no cabeça de lista, mas sim na lista, ou seja, preciso de ver quem são os membros de cada lista. Não basta saber quem é o presidente. Ainda não sei quem vai fazer parte da lista de LFV, mas, ao que tudo indica, não deverão ocorrer grandes alterações em relação à actual direcção: LFV como presidente, Rui Costa como Director Desportivo, Vilarinho na presidência da mesa da AG (ou não... aqui reside a dúvida), Domingos Soares Oliveira, Paulo Gonçalves, João Gabriel, Valter Marques... vão lá estar todos.

Como Vieira é ainda o actual presidente, faz sentido analisar o seu percurso. Nestes 6 anos enquanto presidente foram muitos os aspectos positivos e negativos da sua gestão. Vamos analisa-los:

Méritos

Com Vieira, a rede de infraestruturas do clube melhorou muito. Nem contabilizo o estádio novo, os pavilhões e as piscinas uma vez que foram obras da presidência de Manuel Vilarinho, mas o centro de estágios do Seixal foi, na minha opinião tão importante quanto o novo estádio. É lá que a equipa se pode sentir em casa e é lá que se podem formar os melhores jogadores portugueses das próximas décadas (assim o espero!). Também foi construída a Clínica do Benfica.

A reabilitação financeira foi continuada com LFV. A situação calamitosa em que o Benfica foi deixado graças a Vale e Azevedo tem vindo a ser contornada ao longo dos últimos anos com grande esforço de LFV. Penso que este poderá ser o seu argumento mais forte nesta campanha.

As modalidades ressurgiram com Vieira. Se hoje temos o pavilhão muitas vezes quase completo, é graças às boas equipas que se foram montando ao longo dos anos, se bem que nesta missão Vieira não esteve sozinho, uma vez que contou com a ajuda do agora "rival" Fernando Tavares e com o ex-craque do Basquetebol, Carlos Lisboa. Nestes anos de Vieira, já tivemos boas equipas de Futsal (Ricardinho, André Lima, Arnaldo, Rogério Vilela, Pedro Costa, Lukaian, entre muitas outras estrelas), Basquetebol (Ben Reed, Élvis Évora, Seth Doliboa, Miguel Minhava), Hóquei (Carlitos, Panchito, Ricardo Barreiros), Andebol (Zaikin, Carlos Carneiro, João Ferreirinho), Voleibol (Dudu, Lukianetz, Carlos Teixeira). Também surgiram as modalidades individuais em força, como o Judo (Telma Monteiro), Atletismo (Nélson Évora), Triatlo (Vanessa Fernandes) e Ciclismo (José Azevedo e Cândido Barbosa). Os títulos são mais que muitos, para o conferirem vão ao Fórum Benfica.

No plano do Futebol, que é aquilo que mais interessa a todos, o Benfica voltou a conquistar a Taça em 2004, que lhe escapava desde 1996, o campeonato em 2005, que já não era ganho desde 1994, a Supertaça em 2005, a primeira desde 1988, e a Taça da Liga, primeira e única no clube. O quadro abaixo mostra as prestações da equipa na Era Vieira. A amarelo estão as conquistas e a laranja os que considero serem maus resultados, de acordo com o contexto.


Deméritos

São também vários, mas para mim é mais difícil falar dos deméritos, uma vez que me encontrei de acordo com LFV na altura em que tomou essas decisões que se revelariam erradas. Para mim, os 7 maiores erros são os seguintes:

1 - Política de Comunicação Errada

2 - Demasiados jogadores contratados

3 - Plantéis com cada vez mais estrangeiros

4 - Saídas e cortes de relações conturbados (Koeman, Veiga, Fernando Santos, Quique Flores)

5 - Despedimento de Fernando Santos

6 - Vendas de Simão, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes, Karagounis, Petit, e perda de Miccoli

7 - Falar demasiado em alturas que não o devia ter feito


P.S. Não nos podemos esquecer do Apito Dourado. Se este processo der em alguma coisa, o mérito é de Luís Filipe Vieira, uma vez que tem sido dos raríssimos dirigentes a preocupar-se com a seriedade do futebol português.

4 comentários:

Anónimo disse...

o companheiro ! PEÇO DESCULPA ,MAS não cncordo !
politica de comunicação falhada ,mas porquê ,ter de andar a desmentir de dez em dez minutos casos ou mentiras ....
temos a BENFICA TV temos o jornal o BENFICA temos o SITE (net) do S.L.BENFICA ...

Moreira Guarda-Redes

Quim Guarda-Redes

Miguel Vítor Defesa Central

Miguel Vítor Defesa Central

Ruben Amorim Médio Defensivo

Carlos Martins Médio Ofensivo

Nuno Gomes Avançado


cuidado que temos mais alguns emprestados( makukula, manu, o outro no maritimo jorge ?, o favio coentrão , e portugueses só que o treinador ! não quer ou não quiz!

ão sei se e assim tão verdade ,temos muitos portugueses na EQUIPA e só ver ! estes são ...





Não nos podemos esquecer do Apito Dourado. Se este processo der em alguma coisa, o mérito é de Luís Filipe Vieira

mas ja deu QUER queiram quer não ! muitos foram já castigados ,outros estão a bica ! portanto !foi uma vitória de 10-0 do VIEIRA ....

na minha opinião!peço desculpa se foi longo ...

FORÇA VIEIRA ... FORÇA BENFICA ..

JNF disse...

Anónimo,

"ter de andar a desmentir de dez em dez minutos casos ou mentiras ...."

errada em vários aspectos:

1º - ausência de política de comunicação nos primeiros 4 anos

2º - contratação daquela ave rara que dá pelo nome de João Gabriel (mas também... coitado, só o faz porque é mandado)

3º - desmentidos de verdades: Ramires, Quique...


Depois, colocaste o Miguel Vítor por duas vezes :-)

e ainda por cima Paulo Jorge e Manu julgo que já não são jogadores do Benfica, nem por empréstimo, mas é uma questão de me informar melhor.

JNF disse...

Esqueceste-te do Ribeiro

Unknown disse...

Sinceramente:

Grande equipa de hoquei será mas o que ganhou?

Grande equipa de futebol?

Eu vi jogos que o benfica ganhou não por mérito próprio mas porque os adversários ficavam deslumbrados quando se aproximavam da baliza do benfica.

E não só campeonato.... lembram-se do penafiel? lembram-se do leixões?

lamento, o pior cego é aquele que não quer ver.

trouxe de volta as modalidades?

porquê não existiam antes?

se falarem em ciclismo...sim, ups

o que ganhámos no ciclismo?

já agora uma funçãso do clube é promover a prática desportiva.

Quantos deficientes motores treinam no benfica?

Alguma ideia?

Lamento mas LFV ou whoever.

So full of shit.