terça-feira, 28 de julho de 2009

Os Comentadores da SIC



Este é o vídeo da polémica: um vídeo em que José Augusto Marques e Jorge Baptista demonstram que se prepararam mal para a transmissão televisiva do SL Benfica x Atlético de Madrid, tecendo comentários menos próprios a alguns benfiquistas. Vamos por partes:

1 - Em primeiro lugar, salientar o que isto foi: uma cilada. Tal como o próprio Jorge Baptista fez questão de referir, alguém muito simpático da SIC fez questão de que os microfones ficassem ligados para que tudo se ouvisse. Logo aí, começa a baixaria da estação de Carnaxide.

2 - A falta de preparação de Jorge Baptista é condenável. "Como é que este gajo se chama? O gajo é de onde?". Quem não conhece o capitão da República Checa, ex-jogador do Hamburgo e da Fiorentina, não pode estar a comentar jogos. Reparem: Ujfalusi jogou contra o FC Porto por duas vezes na última edição da Liga do Campeões, competição que Jorge Baptista certamente acompanhou. Além disso, o mesmo jogador defrontou Portugal na fase de grupos do Euro-2008.

3 - Os comentários de José Augusto Marques e, nomeadamente, Jorge Baptista sobre João Malheiro foram tecidos, julgavam eles, em off. Afinal de contas, a liberdade chegou em '74 e pode dizer-se o que quer, em privado. E do muito que Jorge Baptista e José Augusto Marques disseram, eu concordo totalmente. E não me interessa se o Malheiro toma banho ou não. Não é isso que conta, para mim. O problema é que continua a haver gente que utiliza o Benfica como trampolim social. E João Malheiro, bem como muita gente que ali estava (as loiraças), são bom exemplo disso. E quem diz isso mesmo é precisamente Jorge Bapitsta: "Notáveis?! Mas o que é isto?! Isto está tudo de cabeça perdida!". Concordo. Os Anjos, António Ribeiro dos UHF, Carlos Alberto Moniz, Da Weasel, António Feio e Pedro Ribeiro, gosto muito deles todos, não usam o Benfica como trampolim social, mas não eram eles que deviam estar ali. Por muito benfiquistas que sejam, por muitos anos com quotas pagas (também eu tenho de as pagar, pudera!), não foram eles que ajudaram a construir o Glorioso Benfica. "O que vale é que eu 'tou a ver o Toni e mais uns gajos, senão até ficava mal disposto!". Exactamente. Homens como o Toni, Carlos Lisboa (ambos presentes), Eusébio, Mário Coluna, João Pinto, Magnusson, Izaías, Michel Preud'homme, Humberto Coelho, José Augusto e António Veloso, se bem que estes dois últimos estejam semi-proscritos, um dia explico-vos porquê, deveriam estar na apresentação do clube.

4 - A SIC, apesar dos blazers janotas com que envia os seus repórteres para o estrangeiro, tem um equipamento miserável. José Augusto Marques di-lo com todas as letras.

10 comentários:

Anónimo disse...

PIOR DO QUE OS PASQUINS MENTIROSOS É ESSE BLOGUE GERAÇÃO BENFICA DE UM PORTISTA DISFARÇADO. FAZ ECO DE TUDO O QUE ESCREVEM OS JORNAIS E AINDA USA AS MENTIRAS PARA LANÇAR A DISCÓRDIA ENTRE OS BENFIQUISTAS! PROPONHO UM BOICOTE A ESSE PORTISTA CORRUPTO E MENTIROSO!!! NINGUÉM VISITA O GERAÇÃO BENFICA! SÓ FAZ FRETES AOS PASQUINS!!!

Hattori Hanzo disse...

Concordo contigo. Neste caso o que é grave não as piadas de mau gosto que eles dizem entre si. Muito mais grave é isto ter saído cá para fora, uma ve que aquilo deveria ser privado. E de facto estranho se não condenável é um comentador desportivo não saber quem é Ujfalusi, isso sim é que se pode dizer que é no minimo de mau profissional. Quanto ao resto são as suas opiniões e só se tem de as respeitar, até porque vendo seriamente não há qualquer ataque ao Benfica como muitos bloggers benfiquistas têm vindo a apregoar.

JD disse...

1. não sei se foi cilada...o jogo ainda nao estava a ser transmitido.

2. Pode ter tido uma branca. Hoje em dia um comentador tem saber e conhecer centenas de jogadores e às vezes não é fácil.

3. concordo inteiramente. O Malheiro é hoje em dia um conhecido proxeneta e estava a publicitar as suas mancebas. Foi repugnante! Agora atenção, que nem todos antigos atletas do clube são como o Toni, que não utiliza o clube, como nem todos os artistas q lá estavam precisavam daquilo para se promover...António Feio e os Da Weasel não precisam e não acredito que se estivessem a servir do clube.

4. Não percebo de equipamento de transmissão, mas ri-me que nem um indio com o que o JAMArques disse do equipamento.

E volto à carga, foi repugnante ver meninas da vida a pisar o relvado acompanhadas pelo proxeneta.

JNF disse...

Atenção, JD

eu nunca disse que António Feio ou os Da Weasel se estivessem a aproveitar do clube:

"Os Anjos, António Ribeiro dos UHF, Carlos Alberto Moniz, Da Weasel, António Feio e Pedro Ribeiro, gosto muito deles todos, não usam o Benfica como trampolim social, mas não eram eles que deviam estar ali."

Cristina disse...

Mas está tudo louco????? Não sabia da existência deste video, mas é simplesmente lamentável. Ainda que tenha sido uma cilada (o que duvido muito), pessoas respeitáveis não falam assim de outras nem se expressam de forma tão baixa quando estão a ver outros. Se eu mandasse, iam os dois para a rua e, sobretudo, não punham mais os pés no Estádio da Luz.

Anónimo disse...

Pois eu discordo quase inteiramente deste post e dos comentários que li depois aqui.

1º - acho inadmissível que um comentador que eu tinha como um excelente profissional, o sr Jorge Baptista, não perceba patavina de futebol internacional. E o próprio JAMarques também anda ali a patinar com os nomes e tudo mais.

2º - mesmo sendo em off, a linguagem utilizada pelos 2 é inadmissível em qualquer parte do mundo porque eles sabem que estão a preparar-se para entrar no ar, com milhões de pessoas a escutá-los, e por vezes imprevistos como estes podem acontecer (se foi cilada ou não, não sei nem me interessa mas serviu para mostrar o carácter (?) destes senhores). Tenho toda a propriedade para falar porque acabo de me licenciar em jornalismo e sei muito bem que imprevistos com os equipamentos podem sempre acontecer, e como eu o sei, eles também o deviam saber. É perfeitamente inadmissível aquela linguagem (oiço várias vezes caralhos, foda-ses e merda vindo da boca dos 2).

3º - Quem é o Jorge Baptista para insultar daquela forma o Malheiro, seja em off ou em on? O Malheiro, goste-se ou não do seu estilo, foi director de comunicação do Benfica (e, na minha opinião, fez um excelente trabalho), já lançou livros sobre o Benfica, é uma pessoa que promove o Benfica mesmo que seja nos meios da socialite, portanto merece respeito e não ser insultado daquela forma. "O homem nem toma banho"? Mas que é isto? Estamos em que país?

4º - Não considero que haja ali qualquer ataque ao Benfica. Apenas uma demonstração clara de dois seres que eu julgava serem bons profissionais e afinal são repugnantes, mal educados (a linguagem utilizada mesmo em ambiente informal é absolutamente grosseira, quanto mais no local de trabalho) e muito maus profissionais. Eu que sou um adepto de futebol há muito menos anos que esses senhores, de certeza, e que não vivo do futebol (neste caso de comentar jogos ou analisá-los), conheço uma quantidade enorme de jogadores que jogam e já jogaram futebol aqui e no estrangeiro. E ele não saber quem era o Ujfalusi não é branca nenhuma. É de quem não percebe nada de futebol e que nem o seu trabalho faz dignamente, porque aqui percebeu-se que nem prepara os jogos antes. Que fique bem claro que isto foi um atentado ao jornalismo e ao profissionalismo. O comportamento destes dois senhores foi uma vergonha e, pessoalmente, nunca mais conseguirei olhar para eles ou ouvi-los.

Unknown disse...

Mas ninguem ainda percebeu que é tudo maquinado para que não se comente a rídicula derrota de Jesus? Não é do Benfica, só de Jesus.

Anónimo disse...

Irei enviar um mail para a SIC para que estes senhores não façam mais comentários referentes ao Benfica

NM. disse...

o gajo dos UHF convida o malheiro para cantar , o que é que isso tem de notavel para o benfica ?

que triste comentario.

Anónimo disse...

Mais uma prova da imcompetencia da telivisao em Portugal.

Isto e mais uma prova que a telivisao ta perdida e homens que so sabem dizer mentiras atraz de mentiras...

Ass: Lol