domingo, 16 de agosto de 2009

Evangelho segundo São Weldon (1 We 1:1)


Sabendo de antemão dos deslizes de Sporting na Madeira e do FC Porto na Mata Real, o Benfica jogava no Estádio da Luz, perante os seus adeptos, frente ao Marítimo, treinado por Carlos Carvalhal.

Após uma pré-época extraordinária, os jogadores do Benfica já deviam estar preparados (e estavam, com certeza) para encontrar um autocarro em frente da baliza de Peçanha, guarda-redes de qualidades inegáveis, mas com propensão ao anti-jogo primário. Fiquei desiludido com o Marítimo, uma vez que considero os insulares como a 4ª equipa mais forte em Portugal, neste momento. Reforçaram-se com Alonso e ainda conseguem deixar no banco de suplentes jogadores que outrora estavam no banco dos 3 grandes: Paulo Jorge e Cláudio Pittbul, por exemplo, ou até mesmo um jogador com a qualidade de Djalma, sem esquecer os lesionados Marcinho e Bruno. Tanta fartura e um futebol tão fraco, tão medíocre, tão desinspirado, com a marca de Carlos Carvalhal.


Do lado do Benfica, nova época, velhos vícios. Dos três defesas-direitos que o treinador dispõe, o melhor está lesionado, outro está sem ritmo (e não é jogador para o Benfica) e o terceiro ainda está muito verde. Poderia (e deveria) ter jogado Miguel Vítor? Sim. Jesus assim não o entendeu, mas acho que com a entrada do internacional sub-21 ficaríamos a ganhar. Acabou por jogar um médio-defensivo adaptado à posição.
Dos três defesas-esquerdos que o treinador dispõe, um não sabe defender, outro acabou de chegar ao clube (e isto já não é o tempo de Souness, em que mal chegavam eram titulares) e o terceiro está com guia de marcha. Jogou David Luiz. Boa opção? Sim, talvez tenha sido um mal menor, mas o brasileiro continua a evidenciar demasiados tiques de vedeta quando joga naquela posição: ataca à maluca e não quer recuperar a posição patra defender.

Mas mesmo face a estes promenores tácticos só houve uma equipa em campo, a do Benfica. Não me lembro de nenhum jogo do campeonato em que a nossa equipa acabasse o jogo com 74% de posse de bola e em que o nosso guarda-redes não tivesse feito uma única defesa. Essa estatística diz tudo. Simplesmente esmagador. Mas insuficiente face ao resultado final.


Quanto aos jogadores do Benfica, há que destacar pela positiva Fábio Coentrão (fiquei muito surpreendido com a sua entrada em jogo), Weldon, pelo golo e pela velocidade que imprimiu ao ataque, e ainda Luisão, pela segurança na defesa. Destaques menos positivos, temos o caso de Cardozo, que terá feito a sua pior exibição de águia ao peito, mas justificável e desculpável pelas longas viagens que fez nos últimos dias e David Luiz pelos desiquilíbrios defensivos que gerou. Saviola também esteve discreto.

Quanto a Artur Soares Dias, enfim, o que esperar do filho de um ex-árbitro que festejou um título do balneário do fcp? Ajuizou bem o lance do penalty de David Luiz, bem como o de Saviola, mas esqueceu-se do lance aos 93 minutos, por mão de Briguel (o que uma vez brindou Miccoli com uma valente bofetada). Quanto à paradinha de Alonso, nada a dizer, uma vez que a lei não proíbe o jogador de a fazer. No entanto, esse penalty, bem o como o falhado por Cardozo, deveriam ter sido ambos repetidos, uma vez que é escandaloso o posicionamento dos jogadores do Marítimo já dentro da área, ainda antes de Alonso chutar a bola. Poderia ser mais discreto ao festejar o empate, uma vez que aquele apito final e aquele gesto de mãos podem ser mal interpretados, especialmente depois de uma arbitragem tão tendenciosa.

P.S. Off-topic, mas ainda assim a propósito das imagens, o novo site de A Bola é magnífico.

P.S. 2 - Alguém já recebeu o Red Pass?

16 comentários:

Vitor disse...

Excelente análise…eu acrescentaria que uma equipa constrói-se na pré – época, e que deveriam entrar como titulares os que mostraram mais serviço…continuo sem perceber porque começou o Quim o campeonato a titular (por defender quatro grandes penalidades contra o AC milan?)…vai continuar a funcionar a influência dos empresários?...Ontem não foi o caso, porque o trabalho foi nulo, mas não vai faltar muito que o paciente e bem comportado (e que não manda calar os benfiquistas)José Moreira salte do banco, para mais uma vez tapar os erros do seu companheiro de posto…uma pré época espectacular (apenas dois golos sofridos),chamado à selecção A, feito internacinal,prémio?banco dos suplentes!!!...desculpem lá a insestência,de que medo terá Jorge Jesus de por o Moreira a jogar na luz? eu relembro que na apresentação do Benfica, foi o terceiro guarda-redes a entrar, jogou cinco minutos (o segundo que entrou,Moretto,foi dispensado)…eu respondo!É que o Moreira é de longe o melhor guarda-redes do Benfica (e de Portugal),e raramente comete erros, e isso deixaria o JJ sem margem de manobra para o tirar da equipa.Solução?Não joga na luz, porque a família benfiquista adora o Moreira, e JJ ficaria em maus lençóis…vou esperar para ver!

Saudações benfiquistas

ReYeS disse...

voltaram as "ladroagens" a que estamos habituados qiando jogamos com arbitros estrangeiros imparciais tudo correu bem agora chegam estes artures tá o caldo en tornado..

penso que o shaffer devesse ter sido titular porque e um lateral muito ofensivo e que cruza melhor que grande parte dos colegas mas de resto n tnh nd a apontar

cardozo e saviola mais discretos o penalti aos 93 é claro...

Gonçalo Teixeira disse...

Se a lei não proibe porque é q o simão teve um penalty desses anulado à uns anos atrás??? alguém me sabe explicar ???

Anónimo disse...

1-o árbitro esteve bem. apenas o censuro por permitir o anti-jogo do maritimo e os minutos de compensação deveriam ser 10 minutos.

2-o Benfica na primeira parte jogou á Quique, na segunda jogou á Jorge Jesus. Como é óbvio, os dois penalties deveriam ser repetidos, visto que aquando da cobrança os jogadores do maritimo já estavam na área nos dois penalties.

3- o golo chegaria por intermédio de Weldon (por este andar o saviola ainda fica sem lugar). Será o novo Élber? Movimenta-se facilmente, desmarca-se bem, bom de remate e de cabeça. é sem duvida neste momento pelo menos uma opçao importante dentro do Benfica. após o golo aos 86 min, o Benfica ainda teve mais 3 grandes oportunidades, o que demonstra o sofrimento do Maritimo para conseguir 1 pt.
a sorte do jogo esteve do lado do maritimo, mas caso esta fosse repartida pelas 2 equipas, o maritimo seria indiscutivelmente derrotado.
Sabe-se lá se este ponto ainda pode ser decisivo a nosso favor nos fim das contas.

VIVA O GRANDE BENFICA

Pedro Veloso disse...

"Quanto a Artur Soares Dias, enfim, o que esperar do filho de um ex-árbitro que festejou um título do balneário do fcp?"

Não conheço essa história, pode contá-la?

Boa análise. Discordo apenas num ponto, admito interpretações diferentes, mas para mim o lance do briguel não é penalty (ele vai de carrinho com o braço para se apoiar na relva e a bola vai-lhe ao braço, bola na mão e não o contrário). No do David ele de facto mexe o braço - ainda que sem querer, ele estava a olhar para outro lado - e desvia a bola. Onde o Soares Dias esteve mal - mas isso é o típico na Luz - foi em pactuar com este anti-jogo e em arbitrar à portuguesa, sempre com faltinhas irritantes para matar o ritmo do Benfica

Pedro Veloso disse...

JNF, quanto ao Red Pass ainda ninguém recebeu, dizem que só chega no fim do mês ou mesmo em Setembro...está tudo atrasado por causa dos cachecóis que vêm com o pass

dezazucr disse...

Em relação à arbitragem já estamos habituados e não nos iludamos, será sempre assim no campeonato. Daí que seja inadmissível pormo-nos a jeito dando 30m ao adversário. Depois é o costume, correr atrás do prejuízo. Jogámos bem, a posse de bola foi essa porque o adversário abdicou completamente de atacar. Agora espero eu que não seja um ano de vitórias morais. As arbitragens e o constante anti-jogo existiram e irão existir o ano inteiro, pelo que se fôr assim vamos estar todas as semanas a lamuriar-nos pelas mesmas razões terminando o final de semana sempre com vitórias morais. Espero que não se repita. Espero que na próxima jornada entrem ao minuto 1 a todo o gáz. Espero que não voltem a pôr-se a jeito.

JNF disse...

A história do Soares Dias pai veio uma vez numa página (aliás, a imagem andou a circular pela net há uns tempos) d'A Bola ou do Record. Já não me lembro de todos os pormenores, mas que a câmara o apanhou lá, apanhou.

Quanto ao penalty, faz-me lembrar aquele isto:

http://futebol.videos.sapo.pt/LF19HWPQrEaQzAqCm8zD

balentone disse...

Em relação ao redpass, ontem na loja do sócio disseram-me que chegava em meados do Setembro.

joao disse...

Só te faltou o Di Maria..Simplesmente nulo...

Anónimo disse...

hoje cheguei a uma conclusao, vou deixar de ver programas de debate sobre futebol.
e acho que os benfiquistas deveriam deixar de ver e boicotar, e até deixar de haver comentador benfiquista neste tipo de programas.os nossos adeptos sao achincalhados, gozados, ultrajados...por esses pseudo-comentadores, que so la estao ao serviço dos seus clubes e nao para darem opiniao sobre futebol.
estao a gozar com o nosso clube...

Z Zé disse...

Coitado do Reyes está tão desanimado o rapazito, vai sver contra os ucranianos como elas te mordem. J.Jesus=Quique

Depressões Benfiquistas

ReYeS disse...

oh Zé abocanha-mo e desaparece daqui lagartixa

JNF disse...

Não achei que o Di Maria tenha estado mal.

Quanto ao que o anónimo das 01:09 disse, subscrevo. Ontem, Silvio Cervan deveria ter abandonado o programa. Especialmente quando Dias Ferreira e, especialmente, Guilherme Aguiar se riram quando o vice-presidente falou de democracia.

JNF disse...

Repito o que disse aqui na crónica:

"No entanto, esse penalty, bem o como o falhado por Cardozo, deveriam ter sido ambos repetidos, uma vez que é escandaloso o posicionamento dos jogadores do Marítimo já dentro da área, ainda antes de Alonso chutar a bola."

Agora vão lá ver A Bola online.

Carlos disse...

Concordo com quase tudo, so acho o post um pouco parcial...

Faltam ai mencionar 2 jogadas onde era legitimo o maritimo pedir penalty, ja que referes o penalti a nosso favor nos descontos...

de resto concordo