domingo, 11 de outubro de 2009

A reintegração de Jorge Ribeiro e Balboa

Nesta paragem para os jogos de apuramento para o Mundial-2010, o Benfica continua a trabalhar, mas, para surpresa de muitos, entre os quais eu mesmo, com dois renegados agora reintegrados: Javier Balboa e Jorge Ribeiro.

Contratados na época passada, os dois jogadores tiveram percursos diferentes ao longo da época. Jorge Ribeiro foi utilizado intermitentemente. Começou como suplente de Léo, mas rapidamente, à 3ª jornada, ganhou o posto, perdendo-o depois no início do novo ano para David Luiz. O seu rendimento oscilou entre o bom e o muito mau, sendo a falta de velocidade apontada como o principal problema. Já Balboa, contratado por 4 milhões de euros a pedido de Quique Flores, foi mas regular, mas sempre na mediocridade total. Nunca se afirmou. Nos poucos jogos que fez, entrou sempre perto do fim ou, quando jogava a titular, até era substituído na primeira parte devido ao fraco rendimento.

Na minha opinião, Jorge Ribeiro não é inferior a César Peixoto, nem mesmo a Shaffer. Bem trabalhado por Jorge Jesus, poderá vir a ser mesmo uma surpresa. No entanto, o seu passado mais que conhecido e nunca esquecido pelos benfiquistas constituiu o seu principal handicap. Já o disse anteriormente: não aceito que um ex-jogador, ainda por cima benfiquista desde pequenino, insulte os adeptos e, por conseguinte, o clube, daquela forma. Não esqueço, mas quase perdoo. É no "calor do jogo", ainda por cima foi mal-tratado pelo clube. Se voltar a jogar não o assobiarei. Pelo contrário. Jogador que entra em campo com a camisola do Benfica envergada, tem de ser aplaudido, a menos que algo de extremamente grave se tenha passado (como aconteceu há uns anos no hóquei, com o Paulo Alves). Já o valor de Javier Balboa é mais difícil de descodificar. Não é tão mau quanto mostrou no ano passado, mas quem põe as mãos no fogo por ele? Ninguém, certamente. Contudo, "queimado" não por culpa dos adeptos mas por culpa de si mesmo, Balboa não deverá conseguir demonstrar o que vale. Acredito que sabe bem mais que o que já demonstrou, mas não creio que o evidencie na Luz.

Resta agora perceber qual o papel que Jorge Jesus tem reservado para estes jogadores. Podem ser peças influentes, meras opções de recurso, ou simplesmente para fazerem número, para treinarem e nada mais. Quanto a mim, já no próximo sábado, quando jogarmos com o Monsanto, poderemos ter, quem sabe, a resposta.

11 comentários:

sloml disse...

Confesso que discordo da maioria dos adeptos benfiquistas: considero Jorge Ribeiro um bom jogador. Na minha opinião é um excelente médio-interior esquerdo (vejam a época que fez no Boavista há 2 anos, os golos que marcou, jogava e fazia jogar) e um razoável lateral esquerdo. Não o considero melhor lateral que Shaffer (continuo a dizer que o argentino apenas precisa de ganhar confiança e ritmo com a equipa, que se fará um grande lateral), mas melhor que Peixoto, sim, claramente. Portanto, acho que pode ser um jogador útil no plantel (caramba, se Luís Filipe é, porque não o Jorge Ribeiro?). E se fosse utilizado com regularidade e lhe dessem confiança tínhamos nele o titular da selecção.

Balboa é um caso claríssimo de falta de adaptação e consequente desmotivação. No Real Madrid jogava e bem, sabendo nós todos como é difícil um jovem da cantera madridista impor-se na equipa principal. Considero que pode ainda vir a atingir um rendimento positivo, também se lhe derem confiança e o acarinharem. JJ é muito bom nisso. Se não acontecer, é porque ele não soube aproveitar mais uma (talvez a última) oportunidade de singrar aqui.

Espero sinceramente que joguem os 2 com o Monsanto e que façam grandes exibições para ganharem de vez lugar no plantel.

Kitnoce disse...

Ainda estamos em todas as competições, hà calendàrio para jogarem. Não gostei nada da atitude do Jorge Ribeiro e o facto de ser irmão do Bacoro não ajuda no perdão (lol). Mas pronto, està là, se for necessàrio, mais vale que esteja pronto... o Balboa é outro caso...tenho pena que não consiga se habituar...tenho a certeza que pode vir a sur util, é bom jogador sem duvida. Força Balboa... coragem e vontade.

71460_5/8 disse...

Também acho o Jorge Ribeiro um bom médio ou defesa esquerdo, e acima de tudo acho que já provou que agora sabe respeitar o Benfica!

Anónimo disse...

o jorge ribeiro que jogue com o Monsanto. já o Balboa, eu nao arriscava.

Pedro disse...

Desculpem lá mas nenhum deles tem q jogar contra o Monsanto. Ainda agora foram integrados e já vão jogar? Quem tem q jogar são Shaffer, Sidnei, Coentrão, etc. Jogadores habitualmente convocados mas q não jogam com a frequência desejada. Estes, sejam bons ou não, terão que esperar pela sua vez.

Se Jorge Ribeiro fosse titular contra o Monsanto a lateral esquerdo o q pensaria Shaffer?

Anónimo disse...

Eles não jogam porque simplesmente não mostram ser homens de confiança para o JJ. Até podem ser muito bons mas parece-me a mim que são jogadores com fraca cabeça para enfrentar momentos dificeis, e com dificuldade em ouvir umas assobiadelas e mostrar luta. Por isso é que eu acho que para JJ não contam só os pés... é preciso ter aquele plus de garra, que os jogadores do benfica já há muito tempo não tem. (além do mais o jorge ribeiro ta sempre batido no elefante branco, só quer é rock)

JNF disse...

Pedro,

Não digo que joguem necessariamente a titulares, e também não sei qual a extensão da lesão de Coentrão, logo, Ribeiro até poderia jogar a médio-esquerdo. Já Balboa poderia jogar a médio-direito, até porque não há outro jogador no plantel que faça aquele lugar (de raiz, entenda-se).

Quanto ao que dizes do Shaffer, é verdade, percebo perfeitamente, mas logo a seguir há jogo com o Everton, e JJ pode apostar em Shaffer a titular frente aos ingleses. Não sei, são só suposições.

drazzick disse...

Tenho a dizer que os bons jogadores quando realmente o são, não precisam de adaptações nem tretas do género, isto a respeito do senhor Balboa, que quanto a mim não deve ter a noção do que significam 4 milhões de euros no orçamento do Benfica. Teve suficientes opurtunidades para mostrar algumas coisas, mas nem um pormenor de qualidade deixou. Uma desilusão enorme este moço... Até gostava que lhe dessem uma oportunidade, mas só mais uma porque a paciência para ver mediocridade já se esgotou, e a fé...essa não a gasto com ele. No que toca a Jorge Ribeiro, parece-me que tem mais valor que César Peixoto, mas como já disseram julgo que a questão terá mais a ver com a confiança que o Jorge Jesus deposita nele. Mais, dos poucos falhos que quanto a mim Jorge Jesus comete continuamente é não dar mais vezes o lugar ao Shaffer, é a jogar que ele vai melhorar e esse sim já apresentou bons pormenores, mais concretamente a sua qualidade nos cruzamentos.

saudações benfiquistas

Luis Rosario disse...

Não servem para o SLB, principalmente porque mentalmente não resistirão nunca a uma 2ª oportunidade. A nossa camisola é demasiado pesada e a massa associativa demasiado exigente.

Atenção que estes 2 senhores tinham grandes hipóteses de ser os laterais titulares do clube do meio da tabela que joga no Alvalixo(ainda acredito que o Balboa dava um bom lateral direito...)

Anónimo disse...

jorge ribeiro e maniche foram formados no benfica, carissimos, mas de pequeninos... são do sporting. sempre foram.

JNF disse...

Maniche é sportinguista, mas o Jorge é benfiquista.