sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Uma questão de centímetros

Dizem que no futebol moderno os lances de bola parada assumiram uma importância capital no desenrolar da partida. É verdade. Um penalty, um canto, um livre à entrada da área, em posição frontal ou descaído, é sempre um pretexto para golo. Ainda para mais num derby, onde as defesas estarão extremamente concentradas e o espaço será mínimo.

Por isso, e antevendo o que poderá passar-se no sábado, deixo uma estatística curiosa acerca dos lances de bola parada favoráveis ao Benfica perto da área adversária:

observando vídeos de quatro jogos diferentes (Guimarães, Naval, Leixões e Nacional) para este campeonato realizados pelo Sport Lisboa e Benfica, verifiquei que, quando a equipa se encontra em situação de empate, Jorge Jesus manda colocar 5 a 6 jogadores na área. Por norma, são os dois centrais, o trinco, os dois pontas-de-lança e um "sexto elemento", ou seja, David Luiz, Luisão, Javi Garcia, Saviola, Cardozo e Aimar ou Rúben Amorim se o for o número 10 argentino a bater o lance de bola parada (porque pode ser Di Maria a faze-lo).

Como Luisão não jogará, em princípio, em Alvalade, e como Saviola estará, ao que tudo indica, presente no clássico, será de esperar que o Benfica em lances de bola parada (cantos ou livres descaídos) perto da área leonina, faça subir os 5/6 jogadores que referi há pouco, entrando Sidnei para a vez de Luisão.

Ora, segundo dados do Zero Zero (eu até gostava de consultar os dados oficiais da LPFP, mas não têm!), David Luiz tem 1,88 m, Sidnei 1,85 m, Javi Garcia 1,87 m, Cardozo 1,92 m, e Saviola, que fica sempre ao segundo poste para receber as "sobras", algo que já lhe valeu golos este ano (Athletic, Poltava, entre outros), mede 1,69 m. Já o Sporting, que deverá marcar homem-a-homem no derby, deverá apresentar como jogadores mais altos em campo, exceptuando o guarda-redes, Carriço (1,82 m), Polga (1,82 m), Miguel Veloso (1,80 m), Vuckevic (1,79 m) e Abel (1,79 m). No total, neste 5 para 5, o Benfica leva clara vantagem. Aconteça o que acontecer, em 5 jogadores, 4 serão bem mais altos que o seu marcador directo. Apenas Saviola será mais baixo. Aqui pode residir a diferença.

3 comentários:

dezazucr disse...

A questão da altura por vezes é uma falácia. Não é preciso ser alto para ser bom nos lances aéreos. Vê o caso do liedson que ganha sempre nas alturas ao Luisão, ou do Fábio Canavarro que copm a sua pequena estatura chegou a ser coroado melhor jogador do mundo sendo central (raramente perde um lance). Depende da abordagem que os jogadores fazem aos lances. Por exemplo, o jogador vimaranense que nos marcou o golo é mais baixo que o Javi Garcia, mas foi mais agressivo a atacar a bola.
Felizmente para nós, os nossos jogadores, além da estatura têm qualidade nas suas abordagens. Estejam eles concentrados, a 100% e mal não virá por aí. Uma desconcentração e liedson faz farinha.

Mas estou com fé. Ganhamos e por muitos!

JS disse...

Se o Sporting fizer marcação directa, acho que nos vamos safar bem...

Anónimo disse...

muito bem visto... é pena é que não se medem aos palmos. O Liedson tem 1,75 e bate todos esses!!!