sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Airton, Éder Luís e Alan Kardec

Ainda não vi sair nenhum comunicado à CMVM, mas o tempo em que os jogadores eram apresentados e depois recambiados para o clube de origem já passou, felizmente. Por isso penso que já podemos considerar que Airton, Éder Luís e Alan Kardec já são jogadores do Benfica. Mas serão reforços no verdadeiro sentido da palavra?

Airton sim, penso ser efectivamente um reforço para a presente. Olhando aos dados do jogador que em 2009 representou o Flamengo, fez a maior parte dos jogos para o Campeonato Estadual e também foi figura importante na conquista do 6º campeonato do "Mengão", tendo participado em 30 das 38 partidas, sempre como titular, acabando substituído por apenas 4 ocasiões. Nesses 30 jogos não marcou nenhum golo, viu 10 cartões amarelos e 1 vermelho. Nunca o vi jogar, mas conheço alguns adeptos do Flamengo que me disseram que o Airton era bom jogador. Acho que o Benfica acertou na compra, apesar de Airton ter de moderar alguma agressividade excessiva que possui.

Éder Luís é um avançado móvel, à semelhança de Saviola, não tanto um extremo como Di Maria. Desconhecia por completo a existência deste jogador, até porque não sigo o campeonato brasileiro. Tem 24 anos, por isso já não é um jovem que deverá rodar por empréstimo noutras equipas. Representou o Atlético Mineiro e o São Paulo antes de chegar ao Benfica. Nesta sua última temporada foi um jogador fundamental para que o Atlético fosse vice-campeão Mineiro e 7º classificado no Brasileirão, tendo efectuado 35 dos 38 jogos para o campeonato principal, sendo que foi titular por 32 vezes, mas apenas jogou os 90 minutos em 13 ocasiões. Jogador bastante disciplinado, viu o cartão amarelo por 3 vezes, marcando um total de 12 golos. Poderão dizer que parece pouco para um avançado, mas Éder Luís foi o 14º melhor marcador do campeonato e o "artilheiro" foi Adriano, do Flamengo, com 19 golos. Não está assim tão longe. Não conheço este avançado nem nunca tinha ouvido falar nele. Deverá ser um reforço para o imediato, pois não é aos 24 anos que um jogador é uma promessa. Compra acertada? Penso que sim.

Alan Kardec é um jovem ponta-de-lança de 20 anos que pertencia aos quadros do Vasco da Gama apesar de ter jogado no Internacional de Porto Alegre na última temporada, por empréstimo. Ao que sei, não teve grande sucesso ao serviço dos seus emblemas, sendo que os adeptos vaiscanos não gostavam muito dele, dizendo que é um jogador que não sabe ainda os fundamentos básicos do futebol, como o passe e o remate. Jogou muito pouco este ano pelo Vasco e pelo Internacional, qualquer coisa como 15 jogos e 2 golos. Muito pouco para um avançado. No entanto vi-o jogar no Mundial sub-20 que decorreu recentemente no Egipto e posso dizer que gostei do que vi. A selecção brasileira estava recheada de bons jogadores, como Alex Tolói, Alex Teixeira (craque!), Giuliano, entre outros, e Alan Kardec foi titular na ausência do habitual ponta-de-lança Walter. Pouco móvel, mesmo assim conseguiu fazer 4 golos, um dos quais frente ao Uruguai de Urreta. Não acho que seja uma contratação para o presente mas sim para o futuro.

3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Concordo com a análise aqui muito bem feita

Penso que o Éder vai entrar no imediato na equipa ainda que como suplente do Saviola ou DI Maria.

Airton vai jogar emmuitos jogos para dar algum descanso ao javi Garcia.

kardec será mais uma aposta de futuro, penso que, para a próxima época. Temos ainda que, contar com o nelson Oliveira que na próxima época vai ser sénior (salvo erro)

Bom Ano
.

Anónimo disse...

~Eder Luid não preciso no benfica... Coentrao, Urreta, Adu, Weldon, nao faltam soluçoes pra aqelas posiçoes

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

eles vão começar a jogar já os 3....

não digo a titulares...

mas vais ver se eles não vão jogar já....