sábado, 23 de janeiro de 2010

Nélson Oliveira, ponta-de-lança puro

Se há alguma posição em que, ao longo dos anos, tem sido extremamente difícil encontrar jogadores portugueses de qualidade nas formações mais jovens, essa é a de ponta-de-lança. Mesmo até para defesa-esquerdo surgem sempre algumas esperanças que depois se perdem rapidamente, como Paulo Torres, Kenedy, ou mais recentemente, quem sabe, Antunes. Sol de pouca dura, é certo, mas para ponta-de-lança, nem um para amostra. Portugal foi campeão mundial sub-20 em 1991 e o ponta-de-lança titular era Toni, que acabou por [não] fazer carreira no Porto, Braga, Salgueiros, Marítimo, sendo o suplente natural Gil, que também não teve sucesso no Benfica, Ovarense, Braga e Estrela.

No entanto acredito que num futuro mais ou menos próximo possamos assistir a um inverter de situação, muito devido a um rapaz disciplinado e empenhado de seu nome Nélson Oliveira, um ponta-de-lança puro, de remate fácil, forte e colocado, sem medo do um-para-um, com faro de golo. O Benfica resolveu empresta-lo ao Rio Ave, numa altura em que parece algo esquisita, a meio da época.

Por um lado, a liga de juniores é demasiado pequena para um jogador como Nélson Oliveira, e este empréstimo, especialmente nesta altura, e se for bem sucedido, como desejo, deverá ser a lança de rampamento para o plantel principal encarnado já em 2010/2011. Seria a altura ideal para incorporar um júnior numa equipa que desejamos que envergue aí as quinas e que seja possível fazer uma transição de gerações entre Nuno Gomes, símbolo do ataque benfiquista por mais de 10 anos, e Nélson Oliveira, aquele que se quer como ponta-de-lança de futuro.

Estranho também é o facto de haver uma equipa portuguesa interessada num jogador tão jovem, português, e sem experiência no futebol sénior. Quantos minutos poderá jogar pelos vila-condenses? Boa pergunta. Com o experiente João Tomás no ataque, eu diria que 100 minutos já seriam razoáveis. Por outro lado, foi o Rio Ave que pediu o jogador por empréstimo, o que de si nota de imediato um interesse pelo jogador, o que parece ser um aspecto favorável à sua evolução. Só o tempo dirá o que vai acontecer neste fim de época a Nélson.

3 comentários:

João Davim disse...

A mim preocupa-me mais o Carlos Brito portista assumido, vai de certeza por o Nélson Oliveira como última opção... emprestar jogadores a clubes alinhados com o FCP não é boa ideia.

PS: Se vão emprestar o Nélson Oliveira, para quê o Kardec e o Éder Luís?

JNF disse...

Não sei de onde é que sabem que o Carlos Brito é portista assumido, já não é a primeira vez que vejo isso escrito até aqui no blog, mas não me parece que faça uma coisa dessas, acho-o bom profissional.

Éter disse...

Também espero que o Carlos Brito não seja cabrãozinho e tape o miúdo, agora que também já lá tem o Bruno Moraes por empréstimo do foculporto.