quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Borrego alemão

Depois de mais de 50 anos a jogar em provas europeias, chega hoje o dia em que o Benfica tem tudo para vencer os alemães. A verdade é que hoje em dia o futebol alemão, especialmente a nível de clubes, não faz jus à mítica frase proferida por Gary Lineker. Vai fazer dez anos que nenhuma equipa alemã chega à final (ou às meias-finais, se preferirem) da Liga dos Campeões. No entanto, a perda de qualidade do futebol germânico, muito à custa da perda de capacidade de manter jogadores mais interessantes nos seus campeonatos devido aos salários exigidos, não se tem feito sentir na Liga Europa, antes denominada Taça UEFA. Nos últimos 5 anos tivemos 4 equipas diferentes a atingir as meias-finais: Schalke 04, Bayern Munique, Werder Bremen, Hamburg, logo, temos uma noção da importância que os próprios germânicos dão a esta prova.

Por isso, e por muito mal classificado que esteja este Hertha Berlin, há que ter em atenção duas coisas: a primeira, como já referi, é a motivação para esta prova; a segunda, menos óbvia, mas recorrendo ao argumento das carpideiras do Lumiar sem as imitar, é a de que este Hertha jogará com 8 jogadores diferentes daqueles que iniciaram os jogos com o Sporting. Porque entretanto houve uns que recuperaram de lesões, outros foram contratados, algumas coisas mudaram.

Depois de nas duas últimas épocas o Benfica ter sido meio-feliz em solo alemão, com empates frente a este mesmo Hertha e em Nuremberga, dia em que fomos poupados ao julgamento, hoje é dia de vitória, o borrego será morto. Sirva-se mit kartoffeln.

2 comentários:

Éter disse...

Eu detesto borrego, portanto vou ter que passar... Mas se me servires uma iguaria alemã chamada Heidi Klum fico-te muito agradecido.

Viriato de Viseu disse...

Também não gosto de borrego. Logo eu que ando pelos Montes Hermínios.

A HEIDI não terá uma mana, ou prima???