quinta-feira, 25 de março de 2010

Candonga

É claro que sou benfiquista (surpreendi muitos de vós com esta, hein!) mas há uma coisa que não suporto: a candonga ou mercado negro. Onde é que o benfiquismo e a candonga se cruzam? Já vão perceber.

Conto-vos primeiro uma história: em Abril de 2004, salvo erro, desloquei-me a Madrid por altura da Páscoa. Na altura o Real tinha uma equipa com os famosos galácticos Figo, Ronaldo, Owen, Zidane, Beckham, Cambiasso, Raúl, Roberto Carlos, enfim, uma constelação autêntica. No entanto, e após duas semanas complicadíssimas onde tinham perdido a luta pelo campeonato, a Taça do Rei e ainda a Champions, de Real só sobrava o nome, tal o estado lastimável da equipa (a propósito, quem seria o treinador?). Mesmo assim, Real Madrid é Real Madrid, e a simpatia que tenho pelo clube, simpatia apenas, não apoio nenhum clube além do Benfica, levou-me a tentar comprar bilhetes para assistir no Santiago Bernabéu ao jogo frente a Osasuna. Pois bem, desloquei-me ao estádio para comprar bilhetes mas estes estavam esgotados. Apercebendo-se da situação, eis que chega um espanhol para me tentar vender os bilhetes, por uns míseros... 200 euros! Para um Real que já não lutava pelo título!

E eis que chega o dia de hoje. Para os jogos das competições europeias costumo comprar os bilhetes pelo Multibanco, pois é o método mais fácil e seguro para quem tem Red Pass. Nunca tive nenhum probelma. Mas um jogo contra o Liverpool é especial, e o desejo de ficar com um bilhete que dissesse "Benfica x Liverpool, 1/4 final da Liga Europa" fez com que, na impossibilidade de me deslocar à Luz, mandasse lá um amigo meu, sócio, que também queria comprar o bilhete. Assim foi. Mal chegou, eis que estava um grupo de 7 ou 8 indivíduos que se dirige rapidamente à beira dele, e um deles pergunta-lhe se queria bilhete de não-sócio (não estão à venda, a não ser que se compre como acompanhante). Claro que disse que não. Percebendo do que se estava a passar, lá foi "obrigado" a comprar dois bilhetes de não-sócio para o "amigo" feito na altura.

E assim vai isto. O mercado negro existe, todos sabemos, e não deve ser escondido. A Polícia está careca de saber o que acontece especificamente no futebol, mas ver um polícia tomar uma atitude é quase tão difícil como ver o Jesualdo admitir que foi enxovalhado pelo Benfica na final da Taça da Liga. Um bocadinho de seriedade por parte da Polícia também não fazia mal nenhum.

2 comentários:

Éter disse...

No Benfica-Barça do ano do Koeman cheguei a avisar um polícia de que estavam vários "candongueiros" a vender bilhetes. Não me ligaram nenhuma... E ninguém me tira da cabeça que alguns devem receber qualquer coisa para se manterem quietos.

Já fui ver um jogo ao Bernabéu e depois de muito negociar "só" paguei 50 euros. Não foi mau...

JNF, mandei-te um mail.

Anónimo disse...

Sabem quando os não sócios podem adquirir bilhetes? E se ainda há bilhetes disponíveis?

Aguardo resposta
Obrigado