domingo, 28 de março de 2010

Comam poeira

Lá vai o Benfica. Lançado, lançadíssimo, rumo ao trigésimo segundo. Quem não acredita? Contra tudo e contra todos, contra a agressividade bracarense, contra as palhaçadas de Domingos, contra os assistentes e o árbitro, que teve o desplante de dar as insígnias da FIFA a Domingos Paciência em pleno relvado, enfim, a palhaçada esta instalada, mas o Benfica foge isolado em direcção ao título Comam poeira.

Palco belíssimo para uma noite de futebol que poderia ser decisiva: estádio praticamente lotado, uma moldura humana ruidosa e fervorosamente apoiante da sua equipa, o Benfica entrava com onze em campo mas com 60.000 bem próximos sempre a apoiar. A magnífica tarja que vi pela primeira vez a 14 de Maio de 2005, no Benfica - Sporting, foi reexibida pela claque do topo sul, e expressava bem o nosso desejo: "Nós só queremos o Benfica Campeão".

Num jogo nem sempre bem jogado e com muitos "tempos mortos", o Benfica não teve a "felicidade" de marcar num lance "fortuito", ao contrário do que diz o palhaço choramingas. O Benfica foi superior durante os 90 minutos, sendo que o Braga teve apenas um lance de perigo em todo o jogo, num remate que saiu ao lado. Quim foi mero espectador, não teve nenhuma intervenção minimamente complicada.

A primeira parte começou quezilenta, sempre com os jogadores, quer de um lado quer do outro, a tentarem provocar o adversário: Di Maria exagerou claramente; sempre que havia um lance junto ao banco do Braga, lá vinham os suplentes e equipa técnica para cima dos jogadores do Benfica, numa atitude lamentável e nojenta; em lances junto à linha, e após a saída da bola, vi por várias vezes os jogadores do Benfica serem desnecessariamente empurrados e pontapeados. De futebol jogado pouco há que dizer: o Braga só criou perigo em lances de bola parada, muitos deles mal assinalados quer pelo árbitro (actuação desequilibrada, quase sempre em prejuízo do Benfica), quer pelo primeiro assistente, claramente tendencioso e mal intencionado. Os lances de maior perigo foram mesmo os do Benfica, com Saviola a falhar um golo de uma forma quase inexplicável, Cardozo também num cabeceamento que passou ao lado, após saída em falso de Eduardo, e novamente Saviola, num cabeceamento que passou a poucos centímetros do poste da baliza bracarense. Felizmente, sobre o cair do pano da primeira parte, Luisão aproveita o cabeceamento de Javi Garcia para rematar de pé esquerdo, em força, para o fundo das redes. Golo justo, legal, limpíssimo, mesmo que outros o tentem desvalorizar ou considerar como ilegal.

Ao intervalo, e pela primeira vez desde os acontecimentos do túnel com o Porto, o Benfica voltou a encontrar problemas. Curioso, não é? Os problemas com túneis foram com Braga e Porto. Fantástico. A azia apoderou-se dos bracarenses, foi visível a maneira de não saberem estar no futebol, e ainda mais notória nas declarações pós-jogo. Gente desta, não obrigado.

O segundo tempo teve pouco futebol, mas deu para ver alguns momentos interessantes: a polícia de choque a intervir para acalmar os animais daquele sector, os falhanços de Cardozo mas também o bom futebol do paraguaio, que fez correrias e fintas nunca antes vistas, o penalty claro não assinalado por mão de Rodriguez, e ainda um lance em que Moisés ficou a poucos centímetros do golo, num lance onde Quim andou aos papéis, como na maioria dos cruzamentos. Pouco mais houve. E nota ainda para o ridículo cirtério disciplinar de Pedro Proença, tudo o que vestiu de vermelho era rapidamente admoestado. Não há mesmo maneira de ser expulso de sócio?!

O que interessa, mais que a justiça óbvia da vitória, são os seis pontos de vantagem que o Benfica tem sobre o Braga. A luta faz-se a dois, e com seis pontos de vantagem para gerir em seis jogos, o cenário parece muito favorável, não obstante a dificuldade do nosso calendário. O pensamento só poderá ser Benfica vencer, vencer, em todas as provas, em casa e fora. Porque nós só queremos o Benfica Campeão!

8 comentários:

sloml disse...

JNF, e já só faltam 4 vitórias e um empate para sermos campeões. Agora é limpar o Liverpool.

Anónimo disse...

É preciso manter a humildade até ao fim.
Grande Benfica

Éter disse...

Como é que o Saviola me falha aquela?! Ia tendo uma síncope em pleno Estádio!

Natálio Santos disse...

Mais uma bela e importante vitória do nosso amado Benfica, e o terrível mês de Março no qual os nossos adversários e inimigos vaticinavam que seria a queda do nosso Benfica, afinal foi brilhantemente ultrapassado, para nosso orgulho, e de grande frustração e desespero para os nossos adversários e inimigos...!!! VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

troza disse...

O campeonato ainda não está resolvido porque...:

a) ... o golo do luisão na primeira volta foi mal anulado?

b) ... foi tirado um fora de jogo rídiculo ao Saviola pouco antes do golo do Benfica?

c) ... perdoaram um vermelho ao Braga no segundo jogo e 3 no primeiro?

d) ... roubaram um penalty claro ao Benfica?

f) ... Cardozo foi expulso no primeiro jogo e ainda não se sabe bem porquê

Ora, isto só nos jogos com o Braga. Vantagem no confronto directo ou igualdade era campeonato resolvido pois 6 pontos são exactamente Sporting e Porto que, apesar de não terem a qualidade do Benfica, vão comer a relva e fazer o jogo da época no dia em que jogarem contra o Glorioso.

No entanto "5" pontos é muito bom (eu também não gosto de usar este termo mas acaba por ser verdade) e agora a pressão está do nosso lado: não ganhar este campeonato é muito mau, mesmo com arbitragens rídiculas (Jorge Sousa frente ao Sporting e Olegário fente ao Porto são as minhas apostas, mas não ser se o Pedro Henriques ou o Duarte Gomes não apitam um dos nossos jogos...).

Faltam 4 vitórias e 1 empate. Acho que seremos campeões antes disso porque o Braga não deve passar o teste em Guimarães e deve dar o 2º lugar ao Porto... vamos lá ver! Mesmo assim, ir ao Dragão ganhar o título seria muitissimo bom, mas será o nosso jogo mais dificil.

Mas a jogar assim... é caso para achar que "ninguém para o Benfica"!

Anónimo disse...

Grande Pedro Sousa a cantar o Golo do BENFICA. Vejam... é brutal o inferno da Luz.

http://www.youtube.com/watch?v=kBSdlBx2Ak0

dezazucr disse...

4 vitórias e somos campeões!

Gisela Baptista disse...

e os "falhanços" do Cardozo?!?