quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como destruir tudo de bom em três dias

Pedro Mantorras é, ou era, até há bem pouco tempo, uma espécie de herói entre os benfiquistas. Não tanto pelo que fez de águia ao peito, mas mais pelas condições em que o fez e pelo que poderia ter feito. Lembro-me perfeitamente de um jogo na Luz, ainda ao serviço do Alverca e já com contrato assinado com o Benfica para a época seguinte, em que marcou os dois golos da sua equipa numa derrota encarnada por 0-2. Recordo-me dos noticiários do dia em que assinou, a loucura e a "febre" Mantorras tinham-se instalado. Os primeiros jogos confirmaram aquilo que se esperava, Mantorras era um talento como poucos, um autêntico diamante angolano. Em campo, só havia uma maneira de o parar: à pancada, método infelizmente usado e abusado pelos adversários.

A fasquia dos 18 milhões de... contos, o equivalente a 90 milhões de euros estabelecidos pela direcção do Benfica como valor para a saída do camisola 9, foram rapidamente ridicularizados pelos rivais. É certo que não valia tanto dinheiro à altura, mas hoje, sem lesões, poderia e estaria, muito provavelmente, acima de Eto'o e Drogba, os dois avançados de maior nomeada em África. Acredito veementemente que poderia ser, hoje, o melhor ponta-de-lança do mundo. Tinha tudo: velocidade de ponta, drible e finta magníficos, técnica de remate, posicionamento, jogo aéreo, jogo sem bola, tudo.

Mas vieram as lesões. Lembro-me das entradas bárbaras, lembro-me daquele defesa-central do Varzim chamado Alexandre, lembro-me das 19, sim, 19 faltas que sofreu num Boavista x Benfica, e por fim a lesão que ditou o princípio do fim, salvo erro uma falta gravíssima de Toñito. Depois, um calvário quase interminável com uma ou outra aparição, nomeadamente em 2004/2005, quando decidiu vários jogos com golos decisivos nos minutos finais. As características do grande Mantorras tinham desaparecido todas. Todas? Quase todas. Instinto. O instinto, o faro pelo golo não se alterou nem um bocadinho. E via-se no campo um Mantorras coxo, sim, porque ele coxeia claramente, só não vê quem não quer, mas com um faro pelo golo que era qualquer coisa de transcendente. E foi isso, com a sua aparente humildade, aliada ao seu padinho-quase-pai Luís Filipe Vieira, que o fez ficar no Benfica até hoje.

As declarações que teve para com o Benfica, seus dirigentes, treinadores, colegas e adeptos roçam o vergonhoso. Ultrapassam-no, até. Ao contrário do que o próprio Mantorras pode pensar, o Benfica fez muito mais por ele que ele pelo Benfica. Conhecem alguma clube que tenha aguentado um jogador incapacitado por mais de seis anos? A ganhar 50.000€ por mês?! Tomem como exemplo o caso Real Madrid-De La Red: mal os espanhóis se aperceberam da situação, fecharam a torneira, cortaram-lhe o salário. Mas a ingratidão de Mantorras, a sua falta de humildade, algo que também era característico de outros grandes jogadores do clube, não há que ter medo em dize-lo, chegam a atingir o campo na irracionalidade. Ficou triste por não ter sido convocado por Jorge Jesus para o último jogo? Queria o quê? Ir para o banco num jogo em que ainda não tínhamos ganho? Moreira, Júlio César e Roderick também podiam ter jogado neste campeonato, mas JJ não lhes deu minutos. Fizeram esta birra de um indivíduo de 28 anos com idade mental de 14? Nem pensar, aliás, Moreira foi dos mais efusivos nos festejos! A diferença entre uns e outros é que sabem reconhecer quem está em primeiro lugar, se o atleta ou o clube. E com estas atitudes, Mantorras arrisca a ser recordado não com saudade mas como um mero ex-funcionário. Com pena minha, mas foi o destino que ele escolheu.

16 comentários:

sloml disse...

O Mantorras de repente resolveu armar-se em parvo. No plantel hopuve mais 3 jogadores que não foram campeões (4, se contarmos com o Jorge Ribeiro) e ninguém os ouviu a queixar-se assim. Aliás, estiveram mesmo (menos o Ribeiro) na festa e a receber as suas medalhas. Alguém que meta juízo na cabeça deste homem, que já não é jogador de futebol há muito tempo. O problema dele foi ainda não ter apanhado um treinador tão profissional quando Jesus. Este ano apanhou e acabou-se a brincadeira. Mantorras já não é atleta de alta competição. Convençam o homem disso.

Anónimo disse...

Pois, no dia a seguir ao titulo, fiz aqui um comentário a criticar o Benfica pelo não entrada do Mantorras no ultimo jogo.

Considerava como sendo a oportunidade perfeita para nos despedirmos do jogador.

Mas muita coisa mudou. Estas declarações foram o maior tiro no pé que vi alguém dar. Se tinha razão, e eu considero que Mantorras tinha razão para estar chateado, perdeu-a toda ao falar daquela forma.

Se antes podia ser um exemplo para os jovens jogadores em termos de entrega e paixão, agora pode servir de exemplo ao que acontece a quem vira as costas aos colegas e critica em publico o clube desta forma.

Castigo exemplar já. Perdão daqui a 5 anos, que o SLB aceita os filhos pródigos.

JD

Manuel Oliveira disse...

Concordo plenamente com o teu post, caro JNF.
Mantorras deu um enorme tiro no pé!
Como chegaste aos 90 milhões de euros? Não serão 90 mil?
Abraço.

JNF disse...

Não, a direcção do Benfica, por LFV, na altura, pediu 18 milhões de contos, o equivalente a 90 milhões de euros.

Anónimo disse...

caros benfikistas
Acho que estao a menosprezar o mantorras,sim é verdade.vamos ser realistas, mantorras manqueja,sim ,mas isso nao significa nada,pode até perder um pouco de velocidade,mas em termos tecnicos nao perde nada,uma pessoa se tiver força de vontade consegue tudo ,e para mim ele nao tem muita diferença do cardozo,mantorras é um jogador de area,finaliza,as vezes fico estupefecado com as coisas que dizem ,ah o homem esta coxo e deve abondonar,mas abandonar porque?so porque mankeja?mas lhe doi?se nao doi nao ha problema, sabem kantas pexoas existe em portugal a trabalhar e com hernias, com coluna torta,,,etc,exas pexoas atirem a toalha ao chao?a meu ver ,e se o mantorras ler isso,faz o seguinte,nao sei se ha alguem aki kom poder o suficiente para fazer algo, mas se ha, emprestem o mantorras a um clube portugues,uma ekipa pekema,leiria,leixoes..., e se ele tiver uma portunidade de provar nexa epoca k fizer 90 minutos sem stress volta ao benfica e ai ja nao é alvo de palhaçadas
eu acredito no mantorras, é uma pessoa com muita força de vontade
e kando se tem vontade pekenos defeitos nao interessam,podemos ser coxos, cegos,enfim
aki esta a opiniao dum benfikista

Anónimo disse...

"vamos ser realistas, mantorras manqueja,sim ,mas isso nao significa nada"

hã?! vou fingir que nem percebi, mas isto está ao nível de "senhor X não tem as duas pernas mas nada o impede de ser campeão olímpico dos 200 m".


"pode até perder um pouco de velocidade"

um pouco? Eu prefiro um FIAT novinho a um Ferrari todo destruído.

"em termos tecnicos nao perde nada"

essa é boa, como é possível afirmar isto??!!

"uma pessoa se tiver força de vontade consegue tudo"

eu já tentei voar e fui parar ao hospital, não me apanham nessa outra vez.

"e para mim ele nao tem muita diferença do cardozo"

para mim também não. Aliás a única diferença é uma única palavra: "não". Cardozo joga, Mantorras NÃO joga, Cardozo marca, Mantorras NÃO marca, etc

"as vezes fico estupefecado com as coisas que dizem"

já somos dois

"ah o homem esta coxo e deve abondonar,mas abandonar porque?so porque mankeja?mas lhe doi?se nao doi nao ha problema, sabem kantas pexoas existe em portugal a trabalhar e com hernias, com coluna torta,,,etc,exas pexoas atirem a toalha ao chao?"

ah... espera, não digas, eu sei essa. Hmm... já sei! SE CALHAR A PROFISSÃO DELE ENVOLVE ESFORÇO FÍSICO, NÃO?! O gordo da contabilidade está com uma hérnia? Problema o dele, passa o dia todo sentado! Não tem de sprintar, cair, etc. "Se não dói não há problema", lol, perdoem-me a comparação, mas ao Fehér também não doía nada. Descansa em paz, Miki :(

"a meu ver ,e se o mantorras ler isso,faz o seguinte"

sabe ler, sequer?

"nao sei se ha alguem aki kom poder o suficiente para fazer algo, mas se ha, emprestem o mantorras a um clube portugues,uma ekipa pekema,leiria,leixoes...,"

e passar nos exames médicos, não? Achas que passava?

"e se ele tiver uma portunidade de provar nexa epoca k fizer 90 minutos sem stress volta ao benfica e ai ja nao é alvo de palhaçadas"

pobre Mantorras, um injustiçado que agora é alvo de "palhaçadas". Mas algum dia faz 90 minutos?

"eu acredito no mantorras, é uma pessoa com muita força de vontade
e kando se tem vontade pekenos defeitos nao interessam,podemos ser coxos, cegos,enfim"

volto ao mesmo exemplo: da última vez que tentei voar, caí redondinho no chão. Saltei de um 4º andar, mas esse pequeno defeito de não ter asas ainda não consegui ultrapassar.


És tu, Mantorras?

Anónimo disse...

goza goza
deixa ir ele pa outro clube k vas ver.
o ultimo a rir risse melhor

fike bem

Anónimo disse...

http://2.bp.blogspot.com/_BALpMCOY_xo/SdNbsxapN-I/AAAAAAAAAvQ/4o18iCawx-w/s1600/pinto%2Bda%2Bcosta%2Bbandeira%2Bbenfica%2Bslb.jpg

JNF, achas que esta foto é ou não real? sinceramente, até já estou farto de me rir.

BENFICAAA

Gisela Baptista disse...

Apesar de considerar que as declarações não foram felizes tenho que admitir uma coisa - O Mantorras não recuperou bem as lesões que padecia porque meteu o Benfica em primeiro lugar e assim foi adiando as intervenções cirúrgicas que o podiam "salvar" para o futebol e para o Benfica!!Por isso permita-me discordar quando diz que o Mantorras beneficiou mais com o Benfica que o Benfica com o Mantorras!!
saudações gloriosas

Jotas disse...

Já o disse várias vezes que Mantorras estava inapto para a alta competição e qualquer outro clube já o teria dispensado.
Agora com esta atitude miserável, para mim, deixou de ter qualquer tipo de condições para continuar no Benfica, seja em que cargo for.

JNF disse...

Anónimo(1) e Tasmaniapt(2):

1 - não faço ideia se a imagem é real ou se é montagem. Mas se é montagem, está muito bem feita, não encontro nenhum pormenor que diga que é montagem.

2 - O Mantorras foi um burro toda a vida. Goste-se ou não, é verdade. Adiou as operações? Sim, porque foi burro. E até fez uma à revelia do Benfica. Mas o Mantorras não sai "limpo" desta história, podia ter feito mais.

JNF disse...

Só alguém com uma imaginação muito fértil pode acreditar que o Mantorras tem futuro no futebol. Clinicamente é impossível.

Gisela Baptista disse...

Concordo podia fazer mais e o Benfica também....
De qualquer maneira nada desculpa as declarações dele!!

Anónimo disse...

boas
clinicamente impossivel?
vou vos contar um caso que aconteceu a muitos anos atras nos estados unidos,nao sei se alguem aqui ve wrestling,inclusive havia um lutador professional de wrestling chamado ric flair, que nos anos 70 teve um acidente de aviao e quebrou varios pontos na coluna,FOI LHE DIAGNOTASDO QUE ELE NAO PODIA FAZER MAIS WRESTLING,CLINICAMENTE IMPOSSIVEL.
Isso é um caso de muitos atletas no mundo que teem força de vontade
e ric flair tem kase 60 anos e faz wrestling,
A unica pessoa que pode dizer que se acha bem é o mantorras,e a meu ver se ele quer jogar é porque quer mostrar serviço e mostrar que é capaz.
fikem bem

JNF disse...

Sim, clinicamente impossível. E pára com as comparações totalmente descabidas sff. Se a única pessoa que pode dizer que pode jogar é o próprio Mantorras, então o que o Benfica tem de fazer é dispensar os médicos que lá estão. A sério, tanto disparate junto, sinceramente.

O GLORIOSO disse...

Grande post o que concordo inteiramente.
Gosto muito do Mantorras mas sinceramente estou mais que farto e pelos cabelos com esta loucura incrivel e irracional. Já chega.
Mantorras há 7 anos que não tem condições de ser jogador profissional de futebol. Esta é a unica verdade. Como não há outro clube do mundo que tenha integrado estes anos todos um jogador sem condições para ser profissional de futebol. O reste é conversa parva e de café.
Para mim só há uma solução: Ou o Mantorras cai na real e aceita talvez ser embaixador do clube principalmente para Angola e quem sabe um olheiro, ou quer viver como um miudo na ilusão rescinde o contrato e procura um clube que o queira (vá ao WC que parece gostam de aleijados e idosos).

P.S- Parece-me que escreveu aqui um Anónimo que também vive num mundo de fantasia, da ilusão em que o Mantorras de repente fica melhor que o Messi. Caro acorde já vai sendo tempo.