segunda-feira, 10 de maio de 2010

Haverá algo mais bonito que o Benfica campeão?

Sim, talvez, mas serão poucas coisas. Mais que um país, um credo, uma religião, Benfica é uma forma de estar na vida. Pode parecer frase-feita, até é, mas não deixa de ser verdade. Ser Benfiquista é meter milhões de pessoas nas ruas a festejar o título. É sair de casa e ir à Luz ou ficar em frente à TV, roer as unhas, praguejar, sofrer e festejar, gritar "Golo!", cantar o hino "Ser Benfiquista" e sair às ruas, nos Restauradores, no Marquês, na Boavista, em Coimbra, Braga, Faro, mas também nas antigas colónias, Paris, Suíça, Bruxelas, Newark, por todo o mundo. E isto é o que me chama mais à atenção: tanta gente que sofreu nos seus países com a guerra e mesmo assim mantêm um elo de ligação fortíssimo a um clube do país com o qual estiveram em guerra. Nem os milhares de quilómetros e os anos de residência fora de Portugal levam ao esmorecer do amor pelo Sport Lisboa e Benfica. Por isso, a pergunta impõe-se: haverá algo mais bonito que o Benfica campeão?

Talvez haja. Benfica bi-campeão, Benfica campeão europeu, etc. No que ao jogo diz respeito, os adeptos criaram um ambiente fabuloso e nem o falhanço da águia Vitória serviu para desmoralizar quem se encontrava no Estádio da Luz. É engraçado como os benfiquistas vivem o clube: eu estava em pulgas para o jogo com o Porto, estava aceleradíssimo, depois do encontro na Invicta tive uma semana difícil de dúvidas em relação ao que poderíamos encontrar na Luz, mas em todo o fim-de-semana fui "assaltado" por uma tranquilidade surpreendente, como se a vitória estivesse assegurada. Curioso, não é? De qualquer das formas o ambiente foi simplesmente à campeão, fumo, barulho, e aquilo que eu tanto queria ver: 65 mil cachecóis ao alto no hino Ser Benfiquista. Foi sem dúvida um dos momentos mais bonitos que vi no novo estádio.

O Benfica entrou em jogo com a corda toda, muito por culpa de César Peixoto, que regressou numa forma invejável para quem esteve tanto tempo afastado por lesão. Os ataques sucediam-se, a equipa parecia extremamente confiante (apesar do que Luisão e Jesus disseram no pós-jogo) e o golo apareceu com naturalidade pelo homem-golo Óscar "Tacuara" Cardozo, após insistência de Saviola, um dos jogadores mais perspicazes do campeonato. Com o primeiro golo e com um público vibrante, os jogadores do Rio Ave passaram um mau bocado, tendo o descontrolo emocional apoderado-se de Wires, que agrediu propositadamente e com maldade Ramires, acabando por lesiona-lo, sendo que foi expulso. E aqui não interessa se jogámos um terço da época contra dez, pois se um jogador agride, deve ser, obviamente, expulso. E quando esta crítica é feita por um indivíduo cuja equipa jogou maioritariamente com 14, aí saímos do campo da crítica ridícula e entramos no campo da palhaçada. Quem sabe se ele não tivesse "baixado as calças" quando foi ao Dragão, até poderia ter ganho isto.

No entanto, o resto da primeira parte foi tudo menos tranquilo. Apesar de o Rio Ave não ter criado uma ocasião digna de golo, o Benfica demonstrou grande nervosismo no último terço do relvado, falhando sempre o último passe, fruto da velocidade excessiva de jogo e da alguma impaciência. Por isso, o intervalo chegou com 1-0 no marcador, resultado merecido mas que deixava os benfiquistas ainda intranquilos.

O segundo tempo começou com excelentes notícias vindas da Madeira. Nesse momento estava precisamente a ouvir o relato na Renascença e eis que surge o tão esperado "Goooooooolo Nacionaaaaaal!". O estádio salta e festeja, a vitória no campeonato estava praticamente garantida. Os jogadores aperceberam-se naturalmente do sucedido, mas não diminuíram o ritmo do jogo, que já de si era fraco, diga-se. Mesmo assim deu tempo para Airton mostrar-se, ele que fez um jogo muito bom, mais um, enviando uma bola à barra da baliza de Carlos, sendo que na recarga Saviola acabou por introduzir a bola na baliza vila-condense, mas estava fora-de-jogo.

"Nós só queremos o Benfica campeão", "Ninguém pára o Benfica", "Campeões, campeões, nós somos campeões", cantava-se de tudo no estádio, e eis que num livre aparentemente inofensivo à entrada do meio-campo encarnado, a nossa equipa, já em festa, ficou a dormir na marcação do lance. Resultado? Mais um golo sofrido num lance de bola parada, mostrando que a marcação à zona é tudo menos eficaz, aliás, revelou-se um autêntico desastre ao longo da época. O Braga já tinha empatado e renascia a esperança na Madeira, enquanto que na Luz crescia a incerteza.

O Benfica reagiu a medo, como seria de esperar. Afinal de contas, para todos os efeitos, o resultado em Lisboa era favorável aos nossos interesses. O Benfica trocou a bola na zona mais recuada no terreno, e face à ausência de pressão dos vila-condenses, o tempo foi passando com o resultado que nos favorecia. Cardozo, esse, via Falcao ficar-lhe com a bola de prata. E eis que num pontapé de canto, após cabeceamento de Airton, a bola sobra para Cardozo que, ironia das ironias, marca de pé direito, o seu pé cego, valendo-lhe o título de melhor marcador e ao Benfica o título de campeão nacional de futebol.

Não havia dúvidas, o Benfica ia mesmo sagrar-se campeão. Cinco anos depois, o título estava por um fio. Quando Jorge Sousa apitou para o final do encontro, Rúben Amorim caiu de joelhos sobre o chão, festejando. Era eu que estava ali. Eram todos os outros que sentem o Benfica a 100%. Ele era o espelho fiel de um adepto. Por fim acabou, o Sport Lisboa e Benfica é campeão nacional de futebol.

17 comentários:

Galaad disse...

Certamente que haverá: Benfica campeão europeu!!!!!!!!!

Gisela Baptista disse...

concordo com Galaad :D
Saudações benfiquistas

Filipe Silva Nunes disse...

OS MAIORES DO MUNDO !

Pedro disse...

"Haverá algo mais bonito que o Benfica campeão? "

Benfica BI-Campeão?
:)

Parabens a todos. Somos os maiores!!!

redjan disse...

Eu diria assim: haverá algo mais belo na vida que ... ser-se BENFIQUISTA ???

Someone disse...

E a VERGONHA da sportv?? ninguem comenta??
Assim que o jogo acabou, depois da festa no relvado, quando se preparava o palco e os jogadores começaram a ser chamados 1 a 1, os avençados deixaram de mostrar as imagens da festa para dar tudo menos a festa do BENFICA!!!
Pago esse canal porque estou na Belgica e tive de mudar para a Sic para poder ver os jogadores em festa, delicadeza da BenficaTv!!!
Mostraram resumos, mostraram os pseudo-comentadores e ali ficou a imagem com a festa a decorrer no relvado, uma VERGONHA!!!

Proximo passo dos Benfiquistas, cancelar toda e qualquer assinatura com a Sportv´s!!!!

Benfiquista da cidado do Porto
mas agora em Antuérpia/Belgica.

p.s- Houve festa, claro, aqui tambem na praça portuguesa!

Pedro Veloso disse...

Parabéns a todos e ao Eterno Benfica pelo 1º título!

Depois no final da época têm que revelar os resultados daquela Liga Eterno Benfica que lançaram no início da época, se bem me lembro das minhas apostas acho que não me saí mal;)

http://sectorofensivo.blogspot.com/

Unknown disse...

Lindo lindo lindo!BENFICA CAMPEÃO é das poucas coisas que me deixa mesmo muito feliz!E ontem,apesar de estar a trabalhar , minuto a minuto eu ia sabendo o desenrolar do jogo.Só acalmei quando o Cardozo(Cardozo,estás perdoado do penalty falhado em Setúbal,adoro-te!) bisou.Aí fiquei tranquilo e sentia que o titulo não ia fugir!OBRIGADO BENFICA! Aos antis de merda com que nós estamos rodeados quatro palvras: puta que vos pariu!Aquele ranhoso em Braga que atirou uma águia embalsamada para uma fonte devia ser pendurado num poste,atarem-lhe as mãos e levar uns fortes murraços!Isso não se faz!FORÇA BENFICA!

DeVante disse...

Não existe...daqui da cidade da Praia, de um cabo-verdiano....UM ENORME ABRAÇO A MAIOR NAÇÃO DO MUNDO!!!!

JNF disse...

Aires Mamedes (1) e Pedro Veloso (2)

1 - Não sei de nada da Sporttv. Como estive na Luz, não vi, nem vejo, aliás, porque não tenho.

2 - Até tenho vergonha de colocar os resultados :) mas vão aparecer lá para final de Junho, quando acabarem as outras modalidades envolvidas. para já estou a actualizar e posso dizer que eu e o Galaad tivemos um desempenho "brilhante".

JD disse...

Somos campeões e nada pode apagar a enorme alegria q vivi por ter ido a todos os jogos em casa em ano. Campeonato, taças, "Euroligas"... em todos, excepto Olhanense...

Foi o meu primeiro ano de cativo. Vou renovar e recomendo a todos a compra de um cativo. É outra maneira de ir à bola, é conehcer os vizinhos de bancada e saber se são pro-moreira ou pro-quim, é despedir com um "É de hoje a quinze, nao é? até!". É brutal.

Mas estou com um mau feeling na ressaca da festa. Achei inadmissivel o Moreira nao ser campeao. E o tipo festejou com os colegas depois de esgotadas as substituições...eu tinha ido para casa qdo entrou o Nuno Gomes. E a outra sombra, é o Mantoras. Ele tinha o direito de ser campeão e de despedir do Estádio da Luz. Faria tão pior do que fez o atrasado mental do Eder Luis?

Jesus na vitória foi pequenino.

JD

JNF disse...

São duas questões que irei abordar hoje ou amanhã num post, JD.

Pedro disse...

Em relação ao Mantorras o Jesus quis, penso eu, deixar claro que não está ali para brincadeiras e q com ele só contam quem estiver mesmo a 100%. Eu gosto muito do Mantorras e gostava q ele tivesse tido os seus 15 minutos e compreendo q seja preciso vir alguem de "fora" para arrumar esta questão.

Em relação ao Moreira...é diferente pois acho q ele podia ser titular deste SLB. Não sou grande apoiante de Quim. Mas ontem o jogo, infelizmente, não proporcionou uma substituição do gr...foi pena.

Não sei se a defesa em linha foi assim um desastre tão grande.

JD disse...

Arrumar a questão Mantoras? Absolutamente! Tinha sido a ocasião para a encerrar de forma airosa e plena de sentimento para todas as partes.

Moreira...os treinadores passam e nenhum confiou nele a 100%. Foram os joelhos q deram cabo dele? É o Luisão que não quer (recordem-se das descascas em pleno jogo q o central dava no miudo...nenhum keeper pode conviver com uma defesa que não confia nele)? De qlqr forma, pelo menos cá para fora, nunca arranjou problemas, e festejou genuinamente o titulo. Eu tinha abandonado o estádio, mas claro, aquele é o grupo dele e... Era tb a altura ideal para encerrar este dossier.

djeiti disse...

OOHHHHHHH!!!!!!! O CAMPEÃO VOLTOU!!!!! OOHHHHHHH!!!!!!! O CAMPEÃO VOLTOU!!!!! OOHHHHHHH!!!!!!! O CAMPEÃO VOLTOU!!!!! OOHHHHHHH!!!!!!! O CAMPEÃO VOLTOU!!!!!

Ruben Amorim é o reflexo de todos nós dentro de campo! David Luiz é a alegria e mística de todos os Benfiquistas!

Carlos Martins é a raça, garra e querer que nos caracteriza e ninguém festeja com tanta vontade um golo como ele!!!

Perfeição da dupla de amigos serenos e sorridentes: Aimar e Saviola.

E a festa foi perfeita com o bis do Cardozo:
Ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta...........TACUARAAAAAA!!!!!

Obrigado capitães Nuno e Luisão!

OBRIGADO JESUS, RUI E LFV!

OBRIGADO A TODOS OS HERÓIS: JOGADORES; TÉCNICOS; ADEPTOS!!!

Anónimo disse...

Meus caros amigos,

Só hoje estou em condições de escrever algumas palavras sobre o dia 9 de Maio..!
Foi, de facto, algo de extraordinário! É daqueles jogos que guardaremos para sempre nas nossas memórias..li um comentário que refere à felicidade de se ser "cativo" e eu reforço essa ideia..época após época tornamo-nos autênticas "familias"!

Felizmente pude partilhar este momento com o principal responsável por ser benfiquista..o meu pai! Veio de Coimbra para assistir ao vivo à tão aguardada conquista do "caneco"!
Confesso que estava nervoso..não por não confiar nos nossos jogadores, mas porque o futebol nacional é rico em "acontecimentos estranhos"..infelizmente!
Quando entrei na catedral as lágrimas vieram-me aos olhos..que ambiente..que adeptos..é um mundo à parte! Só visto!
Quando o Cardozo faz o 1-0 não aguentei..enquanto todos festejavam..eu chorava..agarrado ao meu Pai..como uma criança! Missão quase cumprida..!

Quando o Rio Ave empata voltaram as incertezas...já não havia unhas para roer..mas eis que o "Tacuara" arruma com a questão..! Titulo no bolso e Bola de Prata para o paraguaio! Um pequeno aparte..não imaginam o gozo que me deu..depois de na noite anterior ter assistido à forma ridicula como o Falcão se chega à frente..enfim..são os tais "acontecimentos estranhos"!

A partir daqui foi só festejar...como se não houvesse segunda-feira! Via-se em muitos jogadores o espanto por tão grandiosa moldura humana..! Eu não fiquei espantado..como muitas vezes ouvimos no estádio.."somos os melhores adeptos do mundo!" Não há dúvidas!

Este ano houve garra, mistica, ambição e querer..tudo o que caracteriza um verdadeiro benfiquista! Assim é mais fácil!

SOMOS CAMPEÕES!!

Abraço a todos e parabéns aos autores deste fantástico blog!

Francisco Correia

Anónimo disse...

Very rapidly this website will be famous amid all blogging
viewers, due to it's pleasant articles
my webpage: sky sports transfer news arsenal