sábado, 1 de maio de 2010

Nuno Gomes mostrou o escudo de campeão

O Benfica não ganhava no terreno do Porto desde 1991, quebrando nessa altura um jejum de 14 anos nas Antas. Foi o ano em que César Brito bisou e lançou o Benfica rumo ao título. Curiosamente 14 anos depois estávamos no início da época de 2005/2006, com Ronald Koeman ao leme, ele que tinha sucedido ao mítico Giovanni Trapattoni. A campanha do Benfica do holandês não tinha começado nada bem apesar da vitória na Supertaça frente ao Vitória de Setúbal: à terceira jornada, o Benfica encontrava-se abaixo da linha de água com apenas um ponto conseguido no empate em Coimbra, tendo averbado derrotas em casa com o Gil Vicente e em Alvalade. Pior que isso, em apenas três jogos, via Sporting e Porto já com oito pontos de vantagem. O cenário era negro, falava-se na demissão do holandês, ele que tinha pegado numa equipa campeã e que poucos jogadores importantes tinha perdido, tendo ainda ganho jogadores de classe inquestionável como Anderson, Léo, Karagounis e Miccoli.

No entanto as exibições começaram a melhorar e os fantasmas do despedimento foram afastados. Nuno Gomes surgiu em grande forma com um hat-trick frente à União de Leiria, seguido de um bis em Penafiel, num jogo em que Simão marcou um dos melhores golos da década benfiquista. Pelo meio houve um célebre encontro para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões onde Fabrizio Miccoli marcou o golo da vitória aos 93 minutos coroando uma exibição fabulosa. O Benfica parecia renascer, mas estaria pronto para, 14 anos depois, ganhar no Dragão?

O treinador portista era o também holandês Co Adriaanse, homem conhecido por perder constantemente com Ronald Koeman. Lembro-me de ler isso em todos os jornais, o que até dava algum alento aos benfiquistas. O jogo foi muito equilibrado especialmente na primeira parte, com boas oportunidades para ambos os lados, nomeadamente um cabeceamento de Simão que na altura me fez levantar da cadeira do restaurante onde estava para gritar "GOLO!". No segundo tempo a história foi muito mais simples: jogo menos interessante com luta a meio campo, sendo que o Benfica rematou por duas vezes à baliza, ambas por Nuno Gomes, e dois golos. Os festejos foram sublimes, com o agora capitão benfiquista a apontar para o belo escudo de campeão na manga esquerda do equipamento e a mostra-lo aos adeptos azuis-e-brancos.



(o vídeo é da autoria do Bakerom do blog Memória Gloriosa)

Até final nota ainda para o que o camisola "21" conseguiu, um feito inédito nunca antes visto e que depois deste jogo também não voltou a ser observado: conseguiu sofrer uma falta feia seguida de agressão de Bruno Alves e viu o animal ser expulso. Repito, primeira e única vez que tal aconteceu. Inédito. Com essa vitória o Benfica ultrapassou inclusivamente o Sporting e colocou-se a apenas um ponto do Porto. A época europeia foi brilhante com a equipa a conseguir eliminar Manchester United, Liverpool e quase que fez o mesmo ao Barcelona, mas o clube protegido da UEFA lá teve de passar. Por cá, uma eliminação ridícula na Taça de Portugal e a fraca prestação nacional, ficando atrás dos outros rivais. Koeman conseguiu o que quis, ganhou mais fama e protagonismo como treinador, ele que teve um plantel mais que suficiente para "limpar" o campeonato, mas a sua vaidade não lhe permitiu alcançar tal feito. Auto-promoveu-se, mas esqueceu que o clube que representava era bem maior que ele.

Foi assim a última vitória do Benfica na cidade do Porto frente a este clube. Esperemos que este domingo haja novo herói para recordarmos por muitos e bons anos.

2 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas! Foi do caraças... Andei eu, fartei-me eu de procurar no YouTube, sei que já lá vi a patada do animal, mas realmente, só agora é que vi isso compilado. Já tinha visto os golos, que já muita imprensa aí os lança, mas só agora tudo junto (que é curioso, «tudo junto» escreve-se separado, e «separado» escreve-se tudo junto").

Obrigado pela colocação e possibilidade de mostrarmos aos restantes animais que não sabem perder, nem ganhar, o que é que eles fizeram!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Disse-me, um amigo do porto clube e cidade, que os super, alugaram 5 quartos no hotel do Benfica. Também falou em qualquer coisa de cocktaisl molotof na granja. Não sei se acredite, mas nada me espanta. Inda por cima, depois de ver o k se passou hoje com o autocarro.

Impressionante é q ocorre sempre no mesmo local, à saída das portagens da A1, mas mesmo assim, a PSP do norte nunca chegou a essa brilhante conclusão.

Só espero que ninguém se magoe, e claro, ser campeão no dragão.

Abraço benfiquista.