sexta-feira, 25 de junho de 2010

Roberto Jiménez

Haja dinheiro. Mas muito sinceramente, pagar 8,5 M € por um guarda-redes que era terceira opção no Atlético de Madrid e que estava emprestado ao Zaragoza, tendo efectuado em toda a sua carreira a magnífica marca de 20 jogos, deixa-me muitas reticências, ainda por cima quando, do que sei e vi, não é guarda-redes para o Benfica. E o que dizer do timing da apresentação do jogador? Magnífico! Poucas horas antes do Portugal x Brasil, quando ninguém se preocupa com o futebol de clubes. Felizmente nadamos em dinheiro, tanto é que a apresentação decorreu poucos dias a seguir à venda parcial do passe de Ramires a uma empresa sem site na Internet. Curioso, não é? Fantástico poder de negociação de Vieira. Ou de Rui Costa? E por que é que Rui Costa é o director desportivo se Vieira é que vai negociar a todo o lado?

Se é para isto, mais valia contratar o Eduardo pelos 4 M que se fala ou até renovar com o Quim. E eu nem sou fã de nenhum deles. De qualquer das formas, bem-vindo, Roberto, espero que saibas do peso da responsabilidade que tens em ombros. E nas mãos.

25 comentários:

O GLORIOSO disse...

JNF também acho muito mas lembro-me o que se disse dos mais de 7 milhões por uma 3ª opcção do Real.
Pois é isto de ser muito ou pouco dinheiro depende muito do jogador. O Javo foi quase de "borla", o Eder Luiz foi se calhar carisimo.

Manuel disse...

Porra!! Também já chateia! Falem depois, não antes. Quem fala antes, sem saber, é burro. Porque está a falar sem saber. Mostrar ignorância não é uma virtude, é um defeito.

Também diziam mal do Javi, do Ramires, disseram mal do Luisão, ao princípio, e do Maxi, há dois anos. E até do Di Maria, o ano passado. Eram todos caros e deviam ser vendidos.

Porra, pá!! Já chega!. Se não têm mais nada para fazer ou dizer, digam mal dos outros, ou do raio que vos parta.

Já é vontade de dizer mal.

Saudações Benfiquistas

Tigo1522 disse...

Por um lado estes timings de apresentação e de noticias faz com que não haja aquela pressão da comunicação social.....antes a comunicação parecia que já sabia tudo e agora não , o que por um lado é bom.
Vamos dar o beneficio da duvida , mas começar a ter cuidado.Apesar de eu achar que se formos campeoes outra vez e fizermos uma boa epoca na liga dos campeões conseguimos combater estes gastos.
Esperemos.
E temos de repara que o Ramires custou salvo erro 8 milhoes , ao vendermos metade do passe dele por 6 já o "pagamos" o resto é lucro... essa da empresa sem site é que dá que pensar.

Anónimo disse...

À primeira vista parece muito. Principalmente pensando nos jogadores do Atlético sobre os quais o Benfica tinha ficado com direitos devido à venda do Simão. Falta saber se não há contornos do negócio que desconhecemos.

Mas prefiro dar 8.5 M por um jogador de fora que 4M por um jogador de um rival que tem feito tudo para sacanear o Benfica.

Mas o que interessa mesmo é que seja bom como os outros que também foram "caros"... como o Ramires, o Javi, o Saviola, o Aimar entre outros.

Há quem fale já mal da compra e venda de metade do passe do Ramires. Mas é melhor ele estar no Benfica ou não é? Se o Ramires não sair do Benfica (que só estará obrigado a vender pela clausula de rescisão) quem é que fica a ganhar? E se ele não tivesse vindo no inicio?

Desde que daqui uns anos o Benfica não seja como o Porto que fez muito dinheiro em vendas e continuou a aumentar o passivo, então sim podemos avaliar se o trabalho está a ser bem desenvolvido.

Sandra Batista disse...

Não faz sentido nenhum!!! Pagar 8.5 milhões de euros por um jogador sem palmares nenhum!!! Quer dizer no ano passado o atlético de madrid pagou 1,8 milhões por ele e depois de estar uma época inteira a suplente já vale 8,5?

Eu apoio sempre o benfica mas isto é um roubo!!!

lj disse...

Acho que uma contratacao destas e sempre controversa dada a pouca relacao entre o valor pago e o curriculo parco do jogador envolvido. Pode vir a justificar no futuro, pode nao o justificar, iremos descobrir com o tempo; o seu cv nao justifica este valor pois apenas jogou meia epoca na primeira divisao espanhola. Espero que venha a justificar no futuro.
A presenca de criticas deve ser aceite, ainda mais num negocio de alto risco como este. Nao vejo com bons olhos a talibanizacao do Benfica que tem acontecido nos ultimos anos. Parece que quem faz uma critica esta contra toda a estrutura do clube. Nao estou de maneira nenhuma desagradado com a vinda do jogador, que sera bem recebido, estou sim desagradado com a partide de tanto dinheiro. As reaccoes histrionicas que se tem tornado comum entre os benfiquistas talvez tenham lugar numa parte mentecapta do sul do Afeganistao mas no Benfica acho que nao.
A comunicacao, essa sim, merece uma critica directa. No dia do ultimo Portugal-Coreia saiu um comunicado sobre a venda de parte dos passes de Ramires, Airton e Kardec. Isso acabou por passar ao lado da nossa vitoria por 7-0. Hoje de manha escrevi sobre os comunicados controversos em dia de jogo da seleccao e sai o valor desta contratacao - ha muito tempo se conhece que Roberto foi contratado, ate Jesus ja o admitira, mas foi precisamente hoje de tarde que o comunicado saiu, nao ontem, nao amanha. Nao concordo, como nao concordei quando se votou o novo emprestimo obrigacionista em alturas de titulo no futebol. Nao gosto de cortinas de fumo em coisas que devem ser apresentadas e explicadas aos socios com toda a clareza. Pode ate ser coincidencia mas parece chico-espertice; se for coincidencia, que prestem mais atencao a isso. Esta direccao foi eleita e nao tem que ter medo dos socios.
Sabendo da possibilidade de negocio de Di Maria e dos valores bem diferentes adiantados pela comunicacao social e referidos pelo presidente e pelo director-desportivo, confesso que fico apreensivo em relacao ao(s) proximo(s) jogo(s) do seleccao nacional.

Constantino disse...

1 - Ninguem ate agora colocou em causa o valor de Roberto enquanto jogador
2 - O valor de mercado de qualquer guarda redes de topo anda entre os 5 e os 8 milhoes, e quando digo top falo de top mesmo, excepto Buffon e Casillas.
3 - 8,5 milhoes por uma 3ª opçao do Atletico é morbido.
4 - ha umas semanas falava-se que a compra de Roberto custaria cerca de 3 milhes, portanto ha aqui 5,5 milhoes a mais.
5 - Atletico quer vender Sima, jogador com apenas mais 1 ano de contrato. Valor de mercado é cerca de 5,5 milhoes
4+5= quando Portugal for eliminado do Mundial Simão é apresentado como reforço a "custo zero"
7 - so para terminar: o assumir de que o valor de emrcado do Roberto nã é 8,5 milhoes esta patente na clausula de rescisao. 20 milhoes tem o Nuno Gomes com 34 anos na clausula. 20 milhoes na clausula do Roberto é a mesma coisa de 50 milhoes na do David Luiz: é jogador blindado.

Manuel disse...

Só um pequeno pormenor. Já pensaram que se no valor do passe está uma grande parte dos ordenados futuros do jogador? Como se fez com o Saviola? Que irão, nesse caso, diminuir os custos do Benfica com os impostos directos e indirectos?

Pensem bem. Pensar faz bem à cabeça superior.

FlashGordo disse...

no bnrb está um comment sobre a razão das contratações de jogadores de espanha para portugal sejam tao altas...

antes de começarem dizer mal, pensem um bocado...

Manuel Oliveira disse...

Bom, à partida é muito dinheiro. Falava-se, na imprensa é certo, que Romero, titular da Argentina era caro porque custava 4/5 milhões.
Vamos esperar para ver!

Mojo disse...

O problema é que eu acho que ele não sabe o peso que vai carregar nos ombros...Novo guarda-redes do Benfica e o GR dos 8,5milhões.

Muita tremideira se espera...

JNF disse...

Manuel e Flash,

em vez de virem dizer barbaridades como as que remetem para essa do pagamento aos jogadores, deixem-me dar-vos conta de 3 factos:

1 - Certamente se lembram do caso Saviola. Também se falou que parte dos 5 M eram para abater em salários do jogador. Mentira. Não é. O próprio Saviola esclarece isso no seu livro.

2 - Se assim fosse feito, estaríamos perante um crime, algo que, sinceramente, não me agrada.

3 - Sabem de onde foi retirado esse texto a explicar essa teoria tonta? De um jornal? Não! De um especialista em economia? Não! De um blog? Não! De um fórum! Eu li isso lá em primeira mão. Algo que foi desmentido prontamente por alguns especialistas que lá há.

Acho imensa piada virem aqui dizer que não tenho conhecimento da situação e para justificar isso baseiam-se em opiniões expressas em fóruns. Magnífico.

JNF disse...

Perceberam agora por que era urgente vender meio-Ramires?! Para se fechar negócios que se arrastam há semanas é preciso dinheiro.

Já agora, a cláusula de rescisão para sair para o Zaragoza era de 1,5 M €.

E aproveito para esclarecer outra situação: lembram-se dos dois jogadores do Atlético a que tínhamos direito? Onde é que isso estava escrito? Em que comunicado? Ou foi só nos jornais.

JNF disse...

E já agora mais uma:

o autor desse texto ridículo em que se fala do pseudo-real-custo do Roberto, tem a seguinte tirada poucos minutos depois:

"Eu excrevi que ia explicar o meu ponto de vista. Onde está que era a verdade absoluta?"

Anónimo disse...

Parece-me que o desabafo foi extemporâneo! Soa a "velho do restelo"...afinal o Benfica FOI CAMPEÃO...ou não foi?! É à custa destes desabafos que a imprensa vive e o Benfica morre...

Manuel disse...

JNF, tu tens razão em algumas coisas que dizes, mas essa do Ramires, sinceramente. Veio em todos os jornais a descrição dos contornos do negócio que foi decidido há mais de um ano, quando foi contratado. Portanto, o Ramires não foi vendido à pressa como afirmas.

Eu não sei se no caso do Saviola foi ou não assim. O que sei é que se ele tivesse recebido luvas do Real Madrid para baixar o salário mensal no BEnfica é claro como água que não viria dizer que era verdade. Teria sempre de o negar. E os impostos dessas luvas teriam sempre de ser pagos mas, nesse caso, em Espanha.

Enfim, podemos continuar a especular até ao infinito que não chegamos a lado nenhum. O melhor é esperar calmamente para o Roberto mostrar aquilo que verdadeiramente vale no sítio certo: em campo.

CP disse...

Em contratações há uma relação causa-efeito. Se o Roberto, numa época apenas. fizer defesas que nos garantam títulos, o custo reduz-se substancialmente. Poderá ser "um tiro no escuro". Mas pior tiro foram os 4 milhões por Makukula, jogador que foi o melhor marcador do campeonao turco e nem foi ao Mundial. E outros tantos tiros no escuro que tem havido.

Constantino disse...

Acima de tudo acho que o pessoal não pode esquecer uma coisa: o clube que acaba de enfiar 8,5 milhoes de euros num guarda redes tem um passivo astronomico e pasmem-se.... continua a crescer!!!
La porque fomos campeoes não podemos dizer a tudo "amem, sim sr LFV aleluia és o salvador in excelsis deo". É preciso parar para pensar e ver, de uma vez por todas, que o valor que o SLB acaba de dar é uma das 5 maiores transferencias de sempre para a posiçao de guarda redes!!! O que eu pergunto é: temos capacidade para uma coisa destas? Para ver a valorização de um guarda redes basta olhar para a clausula de rescisao dele, 20 milhoes. Ate a do Roderick deve ser mais alta e podem ter a certeza que mesmo que ele faça uma epoca estonteante ninguem, repito,ninguem vai dar 10 milhoes de euros por ele!!! E volto a repetir, não esta em causa o valor dele, esta em causa a posiçao em que ele joga e o valor de mercado para jogadores desta posição. Virem comparar com Javi Garcia e o camamndro é andar a espetar dedos nos olhos das pessoas e escarafunchar-lhes o cérebro.
De uma vez por todas: o valor pago por um guarda redes foi mórbido, infelizmente nós não temos nenhum poço de petroleo e o passivo não pára de aumentar. Este ano ja enfardamos mais 25 milhoes em contrataçoes e ainda nao fechamos o plantel.
So um aparte: neste momento e so porque somos campeoes, criticar uma decisao da direcção do SLB é arriscar ficar com o rotulo de mau benfiquista ou de velho do restelo colado na testa. Acho graça ate a alguns blogs e bloggers que encontram sempre desculpa para algumas barbaridades vieiristas, não sei se com a intençao de arranjar um programa na BenficaTV ou de manter o que têm. Agora, não tenho duvidas em dizer, mais de 70% dos que assinam por baixo tudo o que o vieira faz, assinaram pro baixo tudo o que o vale e azevedo fez e o que o damasio fez etc etc. Apoiar um presidente não pode ser fechar os olhos e ir com a maré. Pode-se ir com a mare, mas de olhos abertos.

Anónimo disse...

Era de facto melhor comprar o Eduardo (tipo Quim parte II) e entregar 4M a equipas satélites para depois poderem pagar empréstimos.

Ricardo Rodrigues disse...

Aind não acredito que o Benfica comprou um GR por 8Milhoes... et mas porque é que ele pôs o Júlio César no na Liga Europa na epoca passada? pensei que fosse para esta epoca ser o titular... agora compra um Guarda Redes tao caro... aind la temos o Moreia... nao percebo....

JNF disse...

Eu vejo as coisas por outro prisma: se pagarmos a uma equipa satélite para que esta pague a jogadores do nosso rival de modo a que este fique sem possibilidades de jogar a Champions, tanto melhor!

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Não gosto qdo falam em passivos a aumentar, quando nem percebem que é estratégia muitas vezes dos clubes, manter esses passivos elevados. Quem fala em clubes, fala em outras empresas. E é fácil perceber o porquê. Desde que não se entre em falência técnica.

Obviamente tb considero um exagero o preço deste redes, mas como o javi garcia, o melhor é esperar para ver.

Vermelhusco disse...

Tendo em conta que se falava em dois milhoes de euros por este GR e que nao se avancou para outros como o Marco Amelia, Vitor ou mesmo o Eduardo por serem caros obviamente que 8,5M de euros e um abuso ridiculo!!

Por um GR sem nenhum curriculo!!!!!!
Este ano tem sido so asneirada da grossa muito francamente. Entao e os "dois jogadores" que vinham pelo Simao???
Para mim isto so se justifica se o Atletico voltar a dar o Simao ao Benfica.

No entanto, temos que distinguir o jogador do que se pagou por ele e nao o crucificar ao primeiro erro. Porque como qualquer jogador/GR vai cometer erros. Temos que ter paciencia com ele e nao "queimar" psicologicamente um investimento tao pesado.

Anónimo disse...

Desculpe Manuel mas a especular está o senhor que afirma coisas que não constam da comunicação à CMVM. Ali diz-se que o Benfica pagou pelos direitos económicos e desportivos, leia-se passe do jogador.

Anónimo disse...

É certo que o Javi Garcia era 3ª opção no Real Madrid e que foi contratado por cerca de 7 ou 8 milhões de euros, e na altura também não era conhecido por muita gente como é o caso do Roberto, mas também não podemos comparar uma 3ª opção do Real Madrid com uma 3ª opção do Atlético de Madrid, e que estava emprestado ao Zaragoça, eu pessoalmente acho que foi um exagero dar 8,5 milhões de euros pelo Roberto, que para além disso não era conhecido por quase ninguém (como foi o caso do Javi). A verdade é que as responsabilidades do Roberto são muito maiores do que as de qualquer outro jogador, e se ele não se meter fino o JJ tem que o castigar como o Quique fez ao Quim quando ele sofreu um grande frango. Eu pessoalmente estou contra a transferência deste jogador, mas não nos podemos esquecer que ele ainda tem muito para aprender, mas eu acho que não e na liga que ele vai aprender, porque se ele sofre golos na Liga estão muito sujeitos a perder os jogos. O JJ devia de meter o Moreira ou o Júlio, ou pelo menos a direcção do Benfica devia de ter renovado com o Quim antes de ele ir para o Braga. E mais ainda que quando o Roberto sofre um AVESTRUZ os jogadores ficam desmotivados (se estiverem a perder).


Um abraço a todos os jogadores do Benfica e espero que o Roberto se ponha na linha e que faça os adeptos sorrirem