domingo, 18 de julho de 2010

Leituras enviesadas

Dois posts: no primeiro evoca-se um enorme guarda-redes, por sinal o maior de todos os tempos na História do nosso clube, e o desejo simultâneo de voltar a ter um Rei das Balizas no plantel. Dá-se opinião: ainda não foi desta. Depois de Enke, Moreira, Quim, Moretto, Butt, e agora Roberto, ainda não foi desta. "Penso eu de que". Quais são as comparações feitas com Roberto? ZERO! Apenas se diz que não está nem de perto nem de longe à altura de Michel Preud'homme, o mesmo que se fez com todos os outros. Fruto de leituras enviezadas, infelizmente, disse-se que estava a comparar Roberto com MPH. Longe disso. Primeiro porque Preud'homme é... incomparável. Actualmente existem, se calhar, um ou dois atletas que podem comparar-se ao "gigante" belga, não mais que isso. Segundo, porque já no ano passado fiz um post semelhante e ainda não havia Roberto para ninguém. O que é interessante verificar é as diferenças nas caixas de comentários de um ano para o outros nestes dois posts: numa, tudo normal, todos de acordo, um ou outro a sugerir que Enke era aproximadamente do mesmo nível, mas tudo de acordo; passado um ano, tudo nervoso. Então esperem: se o Roberto é mesmo muito bom como muita gente diz, qual a razão da nervoseira? Agora não vos percebo. E recorre-se a todos os argumentos possíveis e imaginários, inclusivamente o facto de Preud'homme também falhar! Uau! Que novidade! O único guarda-redes que me lembro de não falhar no Benfica foi o Zach Thorton, porque nunca chegou a jogar. Lembro-me perfeitamente de exibições menos conseguidas de MPH, onde pontifica aquele desastre no Jamor num jogo com o Boavista, final da Taça em 1997, onde MPH é muito mal batido num livre de Sanchez, na primeira parte, e na segunda tem um lapso monumental e derruba Nuno Gomes, ainda de xadrez ao peito, cometendo um penalty patético. Mas se há coisa que não me importo de fazer é reconhecer os erros, aliás, faço-o, temos até uma espécie de crónicas onde reconhecemos os erros aqui no blog. Querem exemplos? Olhem, defendi Quique até ao último minuto, tal como muitas outras figuras do universo benfiquista. Hoje reconheço que errei. Também acerto algumas: disse que Balboa, Zoro, Luís Filipe, Edcarlos não eram jogadores para o Benfica e disse que a dispensa (sim, dispensa, mas depois cada um acredita no que quer) de Petit era um erro monumental. Claro que do outro lado ouvi gente com muita razão que disse que Quique devia sair, mas ouvi outros que afirmaram categoricamente que Yebda e Fellipe Bastos eram superiores a Petit, naquela bipolaridade típica de "quando estão no Benfica são os maiores, quando saem são umas bestas".

No segundo post parte-se de uma afirmação de um dos melhores guarda-redes do futebol espanhol e faz-se o post em torno de uma opinião pessoal com a ajuda do distanciamento da opinião isenta de um especialista. O que li não foi uma crítica a Roberto. O que se constata é que o tal guarda-redes que vinha fazer a diferença não chegou, porque não defendeu nenhuma daquelas 3 bolas do jogo de ontem, como muito provavelmente nenhum dos seus antecessores desta década defenderia. Culpa do Roberto? ZERO! Ou próximo disso. O que se critica é a forma de como foi negociado o jogador, o montante pago por ele. Se eu estiver a dizer alguma barbaridade, que o Papoila Calmante me corrija.

No fundo, dois posts onde não se critica Roberto e onde se faz apenas a constatação daquilo que nos parece já ser um facto: o guarda-redes espanhol, à semelhança de muitos outros que o antecederam, não é um monstro das balizas, não é o jogador que nos prometeram. Que culpa tem ele disso? Nenhuma. Já de quem o contratou, não penso que seja possível dizer o mesmo. Tirar juízos assim pelas primeiras impressões tem os seus riscos, mas ao contrário de alguns, eu quando erro, dou a cara, reconheço-o. Mas o mais curioso no meio disto tudo é a indignação com que muitos de vós estão a reagir, parecem-me nervosos, e isso não é bom sinal, é sinal que a vossa confiança neste guarda-redes não é assim tanta. No que depende de mim, já sabem: o Benfica até podia estar na segunda divisão, recheado de incompetentes em campo e no banco que eu estaria lá a apoia-los durante os 90 minutos. Agora, não me peçam para abanar a cabeça de cima para baixo com tudo o que se faz no clube, porque essas atitudes levaram-nos ao fundo na passagem de século. Felizmente tenho (temos, neste blog) cabeça própria, e é por ela que penso. Em Maio de 2011 voltaremos a falar.

3 comentários:

Constantino disse...

Juro que é a ultima vez que vou dar para este peditorio mas chega a um ponto em que um tipo se irrita. Andei 5 ou 6 anos a ver o Quim sofrer golos como o que o Roberto sofreu ontem e sempre disse "o jaquim é bom guarda redes, sofre golos sem culpa e tal de vez em quando saca uma grande defesa mas falta-lhe sempre aquele clique, aquela defesa que resolve jogos." Na ultima epoca teve 2 ou 3 que resolveram (naval, nacional, alvalade...). Este ano mandamos o tipo embora porque qeriamos (legitimamente) um guardião que defendesse esses tais "golos sem culpa". Investimos mais do que aquilo que temos num guarda redes inexpriente e no fim o resultado que temos é que é igual ao Quim. Não é mau, defende o que tem a defender, mas ´~ao mais que isso. Dizerem-me que faltam 4 defesas titulares para mim é nada, ´~ao são eles que o vao ensinar a posicionar-se num remate frouxo à entrada da area, não são eles que lhe vão explicar como sair a um cruzamento, ou vão-me dizer que a defesa do Saragoça tem jogadores superiores ao Sidnei, David Luiz e Cesar Peixoto? Se tem vamos mas é la busca-los. Os Enkes e Moreiras da vida fizeram-se homens com Ronaldos e Paulo Madeiras à frente. Os arautos do vieirismo podem querer fazer dele a 3º maravilha do mundo, mas é perder tempo. Roberto não é craque, nem de perto nem de longe. Vale 3 milhões bem puxadinhos e não hã nenhum clube ingles atras dele. Quanto mais depressa se mentalizarem destas coisas mais depressa ele pode começar a crescer.

O GLORIOSO disse...

Caro JNF quem parece nervoso é o carissimo tal a quantidade de post´s que já fez sobre o Roberto. Aliás na Blogosfera Gloriosa certamente o Roberto já é rei de post´s e quase sempre para falar mal.
Pela leitura o problema foi o preço do Roberto pois se vie-se a custo 0 já podia falhar á vontade, ou não?
Enfim, repito esta estupidez de alarme total, de catastrofe total, sei lá que mais que se lê só porque sofremos 6 golos, só porque um GR acabado de chegar ao clube, sem rotinas, abituado a um estilo de jogo defensivo diferente (ter de jogar mais adiantado) sofre golos tendo culpa em 2 é ridicula de mais, é estupida, é ignorante, sei lá. Prontos vamos perder tudo, pois o GR por 3 jogos que fez não presta. Santa paciencia.
Esta paranoia dos GR já matou muitos inclusivé apenas o GR do vice-campeão Europeu que também não prestava. Ninguém gostava do Quim mas hoje já choram por ele. Talvez o Freud pudesse explicar isto.
Sabem o que digo: há benfiquistas que não merecem os titulos ganhos há 2 meses, não merecem ter o nosso Jesus no clube, não merecem o Rui Costa e até o Presidente.
Esta conversa do Roberto é indigna de mais mas se a maioria se sente bem assim... o que fazer. Não há duvida é preciso uma paciencia de santo.

JNF disse...

Eu? Nervoso?! Obviamente que estou! Porque acho que, e em função do que vi dele cá e no futebol espanhol, não vale metade do que pagámos por ele. Daí estar obviamente nervoso. Quem não deveria estar nervoso é quem acha que Roberto é muito bom, pois se é assim tão bom não deveria haver razão para tanto alarido numa caixa de comentários onde não se põe em questão a valia do jogador, simplesmente se diz que não é nem vai ser aquilo que nos quiseram vender durante muito tempo: um rei das balizas.