quarta-feira, 7 de julho de 2010

Miguel Vítor

Desde o princípio da época passada se percebia que Miguel Vítor era carta fora do baralho de Jorge Jesus. Nunca convenceu o nosso mister, foram dadas raras oportunidades para jogar (Monsanto, Hertha, Rio Ave e pouco mais) e a saída parecia ser o único destino. Mas eu pergunto: porquê?

Será Miguel Vítor assim tão mau? Do que vi, até hoje, sem ser um craque, é um jogador com uma concentração e vontade enormes, além disso é da formação. Ah! Deve ser esse o mal, "é da formação" e no Benfica, tudo o que vem das camadas jovens não presta.

Parece que foi emprestado (mas atenção, concordo com o clube para o qual foi emprestado, terá como objectivo a subida, jogará num estádio cheio) porque tinha de haver espaço para o "novo brinquedo" de Jorge Jesus, Fábio Faria. Só espero que não venhamos a perder um dos mais promissores jogadores desta geração. Força Miguel Vítor, voltarás.

20 comentários:

gadanhax disse...

Acho uma piada... Vcs aqui pelos blogs criticam tudo o que é decisão da direcção e da equipa técnica. Deviam era estar agradecidos. Parece que têm memória curta relativamente às barbaridade e que se passaram no benfica nos últimos anos.O miguel Vítor é bom jogador sim senhor, mas para evoluir necessita de rodar, e penso que no championship com um treinador português mesmo sendo o paulo traídor só irá ser bom para ele. O Fábio faria é também uma promessa e não um "brinquedo" do Jjesus... Saudações benfiquistas

JNF disse...

Vou-te explicar a ver se percebes: o meu problema é o facto de não se aproveitar os bons valores da formação benfiquista. Miguel Vítor é só um de muitos. Queiras o quê? Bieja-mão à direcção? Pesquisa que encontrarás muito sítio desse. Eu, como muitos bloggers e como muitos adeptos que nem fazem ideia da existência de blogs, acho que MV tinha lugar neste plantel.

Éter disse...

JNF, não achas que somos nós, benfiquistas, que endeusámos excessivamente o Miguel só por ele ser da formação? Acho que andamos um pouco obcecados com a ideia de que temos que ter um mega-craque saído dos júniores à força.

JNF disse...

Em Alvalade sempre houve um endeusamento da formação. Na Luz, o contrário, é o bota-baixismo total. Há aqui jogadores destas duas últimas gerações com um potencial enorme. Enorme! Nélson, Pimenta, David Simão, Yartei, Miguel Vítor. Mas atenção, eu não digo que ele seja um mega-craque, pelo contrário, mas compensa tudo isso com a concentração e com garra. Um pouco à semelhança do Maxi.

Sir disse...

E o Roderick? Segue para estágio?

Éter disse...

Mas os lagartos não têm mais nada onde se agarrar, não podem ser exemplo. Repara que eles têm orgasmos a ver Figo, Quaresma, Ronaldo, etc, brilharem em outros clubes (Simão não porque foi para o Benfica).

Temos que ter calma e saber aguardar, há-de aparecer um craque, não podemos querer um à força. E atenção que eu aprecio imenso as qualidades do Miguel como central.

Mas acho que já deu para perceber que com o Jesus ele não tem hipótese, portanto só lhe vai fazer bem rodar. O próprio Rui Costa já deve saber que com Jesus na Luz o Miguel não joga.

djeiti disse...

Roderick foi emprestado ao Rio Ave, mas entretanto vai estar no europeu sub19.

Nao concordo com a saida do Miguel Vitor. Preferia que tivessem emprestado o Sidnei, pois pelos 10 milhoes que o compraram é preciso valoriza-lo e nao é no banco sem jogar que se faz render esse dinheiro.
Para alem de que sinceramente e sem endeusamento, prefiro a mil o MV do que o Sidnei.
(ja nem falo da vantagem de inscriçao na competiçao europeia por ser da formação)

Anónimo disse...

O Miguel Vitor é jeitoso, sim senhor!... Mas para jogar no Benfica é preciso ser muito bom, pelo menos! Se ele fosse o Mikelov Vitorenko vocês já diziam que era um tronco com dois pés!, como veio da "formação" já devia ter direitos adquiridos...juízo!

JNF disse...

Já agora, gostava que me respondessem a 2 perguntas:

1 - Se Miguel Vítor se chamasse Mikelov Vitorenko, ou "Migéu" Victor, seria chamado tronco com pés ou jogaria por ser estrangeiro?

2 - Quantos dos jogadores emprestados na última década voltaram ao plantel e se impuseram?

Mr. Shankly disse...

Gosto do Miguel Vitor, mas de facto para não jogar mais vale sair. O Leicester é uma boa aposta, espero que não seja contaminado pelo mau carácter do treinador.
Fábio Faria pode jogar a lateral esquerdo, e por isso fica. Quanto ao Sidnei, desconfio que esta época vai jogar. Aliás, o ano passado defendi a venda do Luisão para o Sidnei poder entrar na equipa, pois tem um potencial enorme. Mas se calhar não tinhamos sido campeões, admito.

Sir disse...

Não percebo como é que se pode defender a saída de um jogador como o Luisão. Acho que é preferível perder o Cardozo, o Di Maria ou até o David. O Luisão é fundamental.

Pedro Veloso disse...

JNF pode achar o que quiser sobre o Miguel Vitor (eu também acho bom central, muito competitivo, embora menos completo do que, por exemplo, o Sidnei, que, sejamos sérios, tem muito mais potencial e acabou de fazer apenas...21 anos), mas fica-lhe muito mal aproveitar para desvalorizar "en passant" um novo reforço e jovem promissor como o Fábio Faria, chamando-lhe "brinquedo de Jesus", ele que a partir de agora é um dos nossos e merece todo o respeito. E já agora só posso concluir que anda muito desatento em relação ao nosso campeonato e nunca viu o Fábio jogar.

Por outro lado, mostra cá um respeito pelo nosso treinador...Enfim...de facto o que o Jesus tem feito mais é trazer "brinquedos" para o Benfica, antes dele é que era bom.

JNF disse...

Criou-se um mito à volta de Fábio Faria: o de que é muito bom. Não é. Quem viu os jogos do início da época do Rio Ave ficou com essa impressão, quem viu a segunda metade do campeonato viu um jogador diferente. E há outro problema: Jesus tem de deixar de trazer camiões de jogadores todos os anos, coisa que sempre fez ao longo da sua carreira. Se dantes não era muito grave, agora é porque está no Benfica e porque há dinheiro, dinheiro esse para gastar em Éder Luís, Felipe Menezes, Fábio Faria, mas que poderia ser utilizado para outras coisas.

E brinquedos entende-se estes 3 que já disse mais Peixoto (acabou por ser Coentrão a jogar, mas eu até gosto do Peixoto, ao contrário de 90% dos benfiquistas), Júlio César (que todos dizem não ser GR para o Benfica). Bom, e se numa época já vamos em 5...

CP disse...

Miguel Vítor podia ter lugar no plantel ,as uma coisa bem diferente é jogar com regularidade. E isso é o que a todos pretendem. Acho que não de pode falar em esbanjamento de talentos da formação porque não se têm "produzido" jogadores com classe acima da média. Depois de Paulo Sousa e Rui Costa pouco mais que jogadores medianos que alguém considerava muito promissores: Rui Bento, Paulo Madeira, João Peixe, Kennedy, Edgar, Pêpa, Bruno Aguiar, João Coimbra, enfim, um rol de nomes que se perderam nas "brumas da memória". Longe vão os tempos (finais da década de 60 e princípios da década de 70) em que da equipa de juniores transitavam jogadores de qualidade e que nos garantiram títulos: Humberto Coelho, Néné, Vítor Martins (o Garoupa), Alberto (defesa-esquerdo, que as lesões arruínaram), Shéu, João Alves, José Luís, António Bastos Lopes, Eurico, Chalana, etc. Mas isso eram outros tempos e "o amor à camisola" também tinha peso.

sloml disse...

JNF, o Fábio Faria é um bom jogador. Não sei até que ponto será melhor que o Miguel Vítor neste momento, mas é bom jogador. Algo que vocês não sabem é que provavelmente ele até vai ser emprestado... tal como o Miguel Vítor. É que Jesus, neste momento, está a contar com um quarteto de centrais composto por Luisão, David Luiz, Sidnei e... Roderick. Isso mesmo: Jesus quer mantê-lo no plantel e já pediu o anulamento do empréstimo ao Rio Ave.

Pedro Veloso disse...

O Peixoto é bom jogador (como o próprio JNF acha).

O Éder Luis tem cartel no Brasil (ainda agora se viu a procura que despertou entre os grandes do futebol brasileiro para o seu empréstimo) mas não aguentou a pressão.

O Júlio César tirando o falhanço com o Liverpool esteve mal, para um guarda-redes de 22 ou 23 anos? Não me parece.

Felipe Menezes esteve bem na 1ª parte da época, depois pouco jogou mas tinha Aimar e Martins à frente dele, concordará que era difícil jogar.

Quanto ao Fábio Faria estamos em desacordo, é bom jogador. Mas repare que a minha crítica é menos pela sua opinião e mais pela forma como o tenta desvalorizar para enaltecer o "menino bonito" Miguel Vitor, só porque um vem da formação e o outro de Vila do Conde. É que, perdoe-me a sinceridade, começo a imaginar que à primeira falha do Fábio vai logo levar com uma assobiadela só porque o outro foi emprestado - e depois admiram-se de queimarmos bons jogadores.

Já agora, para completar o seu raciocínio também podia ter falado no maior "brinquedo de Jesus": Weldon. Sempre era uma visão mais equilibrada. Deu 5 pontos directos(Maritimo em casa, Naval e Académica fora) o ano passado e custou...140 mil euros. Mas quando veio se calhar também muitos acharam que era o Jesus a inventar.

JNF disse...

Pedro Veloso,

eu não ponho em causa o valor de FF. Aliás, eu nem disse que ele era mau jogador. O que está aqui em causa são 2 pontos:

1 - O facto de MV ser da casa, da formação e não ser pior que FF.

2 - O facto de FF vir para ser aquilo que MV era, 4º central, sendo que custou 2,1M, o que é uma barbaridade para um jogador que fez uma boa meia-época (a 1ª metade).

Eu não estou a desvalorizar FF, simplesmente não entendo a razão de gastar tanto dinheiro numa obsessão de Jesus quando tem no plantel um jogador muito semelhante, da mesma geração. E quando isso envolve gasto de dinheiro, complica-se.

Quanto a Weldon, foi uma excelente compra, foi um autêntico joker neste campeonato, este muito bem quando foi chamado para resolver.

JNF disse...

Essa de anular o empréstimo de Roderick é uma novidade. Então FF sai para onde? Provavelmente Rio Ave, não? E por que não foi o MV para o Rio Ave?

NSC disse...

O Miguel Vítor pode ser melhor que o Faria. Pode. Mas melhor do que o Sidnei? Nem chega lá perto. Se lhe derem oportunidades o Sidnei é um futuro titular da canarinha. Infelizmente tem à frente dois bons jogadores, mas é jogador a manter e a lanças assim que se decida vender o David ou o Luisão.
Neste ponto acho melhor vender o David porque o Luisão, não saindo este ano, dificilmente sai e ainda faz uns bons 3/4 anos. Se sai o Luisão este ano, para o ano vende-se o David e aí temos de ir ao mercado.

Anónimo disse...

o miguel vitor é bom, sim, mas não é melhor que o Fabio!
e não é nenhum fora de serie como muitos querem fazer crer, apenas por ser da formação!
esperai mais 2, 3 anos no maximo, e aí sim, ides ver o verdade fora-de-serie na formação. Rodrick!