segunda-feira, 12 de julho de 2010

Roberto - o caso que não é caso

Quando vi os dois golos que Roberto sofreu ontem, a minha reacção foi exactamente a mesma do senhor do post em baixo. Todos os guarda-redes dão "frangos", uns mais que outros, e Roberto não será excepção, naturalmente. Nem sequer é pelos "frangos" que se vê se um guarda-redes é bom ou mau.

Quem conhece minimamente bem Roberto tem uma opinião sobre ele. Não o conheço profundamente, o que sei é do que vi num ou dois jogos antes de chegar ao Benfica, alguns vídeos do Youtube e opiniões em jornais desportivos espanhóis e fóruns de alguns clubes por onde passou. Sei o que se pensa de Roberto em Espanha: não um mau portero, tem tempo para evoluir e poderá eventualmente vir a ser um guarda-redes de topo. É o que os espanhóis pensam dele.

Deu dois "frangos". Ponto. Disse-o aqui e expressei o meu desapontamento por este seu mau jogo. Como fiquei desapontado com as terríveis exibições de Quim e Yebda no ano passado frente ao mesmo Sion. Roberto esteve mal e há que dize-lo. Aliás, não tenho a mais pequena dúvida que Jorge Jesus fez questão de corrigi-lo, à sua maneira, no balneário. O que não percebo é a falta de exigência e brio de alguns adeptos que não toleram que se diga que Roberto esteve mal, isso é incompreensível. Esteve mal sim senhor, sem qualquer discussão possível!

No entanto não é preciso (nem se deve!) fazer uma perseguição e caça às bruxas por uma exibição menos feliz. Foi um jogo mau, já passou, não vamos voltar aquela cena macaca de assobiar o guarda-redes e gritar "Moreira, Moreira, Moreira" enquanto Roberto estiver a jogar, isso é que não! Se está ali tem de ser apoiado, gostemos ou não dele defende as nossas cores.

A competência dos jogadores é avaliada diariamente por Jorge Jesus. Ele decidirá se Roberto é ou não o melhor guarda-redes, embora todos saibamos que veio para ser titular indiscutível em todas as frentes, até pelo que custou (mas atenção, o preço não deve servir de forma de pressão para que a exigência dispare e que os erros não sejam tolerados!). Se não servir, jogará outro. Por agora, este caso de Roberto é "um caso que não é caso", é um fait-diver, um passatempo para entreter. Siga a marcha, continuamos em pré-época.

P.S. Desengane-se quem achar que Roberto não vai começar a época a titular. Vai. Quim também fez uma pré-época muito fraca e começou.

20 comentários:

Jotas disse...

Por um mísero jogo de treino, onde é óbvio que Roberto foi infeliz, andar já a questionar o valor de um jogador, parece-me prematuro e apesar das dificuldades que já lhe vão ser criadas pelos jornalistas e mesmo por alguns adeptos, cuja fronteira do 8 e do 80 é extremamente ténue, acredito firmemente, que Roberto vai ser muito aplaudido na Luz e aqueles que se apressaram a passar-lhe já!!! uma certidão de óbito, serão os mesmos que vão engolir essas palavras no decorrer da temporada.
De facto, a primeira página do Record foi nojenta, ignorando que ontem houve uma final de um mundial, para tentar criar já um caso no Benfica, onde ele não existe.

Apanhados disse...

Lembro-me que o melhor GR da história do futebol mundial, o Preud'Homme,
quando chegou ao Benfica sofreu um golo contra o Esportem em que sai da
baliza e chuta mal a bola que vai parar ao Krasimir Balakov que marca de
chapéu...

JNF disse...

Como disse, todos os GR falham:

MPH teve uma final de Taça em 97 simplesmente vergonhosa. Foi provavelmente o pior jogo da vida dele.

Mas há quem tenha uma opinião negativa sobre Roberto e que não se resume apenas ao jogo de hoje. Vamos aguardar para ver.

Brito disse...

Sinceramente, não vi os "adeptos que não toleram que se diga que Roberto esteve mal". Acho que é unânime que o Roberto esteve mal, a diferença é que uns assumem logo que ele é mau, outros avaliam apenas o mau jogo. E isso é que não pode acontecer!

DarthVader disse...

nem mais JNF, é uma crítica particular a este jogo k se deve fazer, nao ao jogador num todo, isso so se poderá fazer apos muitos jogos OFICIAIS

como mostrou um colega noutro blog, o bento quando jogava no barreirense levou 8 do benfica, nao foi por isso k nao o foram buscar e k foi um grande guarda redes...

chi dura vince disse...

Eu vi a bola entrar da forma que entrou, mas será que mais ninguém viu que a descompensação começa com o grande D.Luiz a ficar lá à frente?

Pedro Veloso disse...

"No entanto não é preciso (nem se deve!) fazer uma perseguição e caça às bruxas por uma exibição menos feliz. Foi um jogo mau, já passou, não vamos voltar aquela cena macaca de assobiar o guarda-redes e gritar "Moreira, Moreira, Moreira" enquanto Roberto estiver a jogar, isso é que não! Se está ali tem de ser apoiado, gostemos ou não dele defende as nossas cores."

O problema é precisamente este, JNF. Eu sei que o senhor, pelo que leio do seu blog, e tantos outros, apesar de criticarem agora - e quem pode não criticar aquelas falhas? - dar-lhe-ão todo o apoio quando ele jogar na Luz. Porque é, agora, o nosso nº 1. O problema é que há muita gente no Terceiro Anel(ou os emigrantes na Suiça que, pelo que leio, continuam a achar que o Mantorras é um santo e ontem desataram a gritar pelo Moreira) que não percebe isso...e ao ler posts sobre as asneiras do Roberto só vão ficar ainda mais desconfiados e formar uma opinião negativa logo ao primeiro jogo. Porque já nos basta a campanha pública que vamos ter - começou hoje com a capa do Record.

Fabio Monte disse...

Também concordo que esteve mal mas não sou dos que já o começam a criticar só por um mau jogo. Como adeptos deviamos apoiar cada jogador do Benfica,tentar galvanizá-los para que jogo a jogo façam as melhores exibições possiveis. È isso é que é um adepto e não mandar abaixo por cada erro que se dá.

Mas também acho que o Benfica ao pagar 8,5m€ se pôs a jeito para ter pressão,acho que não havia necessidade.

patriarca disse...

EXCELENTE texto, Corroboro totalmente com ele, vamos ter calma e nos próximos jogos, ainda a "BRINCAR" se a situação se mantém e derivado ao seu ELEVADO custo o JJ não insiste em mantê-lo na portaria.
Os Adeptos e Especialmente os SÓCIOS têm também o DEVER de, e se de facto as coisas passarem os limites do razoável, fazerem algo para a situação se colmatar e existem formas diversas, com civismo, claro está.
Mas penso que o JJ já tem plano para tudo isto, vamos ver se não é tardio, no entanto CONFIO nele.

patriarca

lj disse...

Se Roberto for mesmo um GR a altura das exigencias do clube e do preco do seu passe, dara a volta por cima e mostrara em campo o seu valor. Se nao se conseguir adaptar a pressao de um clube grande e se deixar abalar pelas criticas, ao inves de melhorar e se fortalecer, e porque nao esta a altura dessas exigencias e como tal cedera o lugar a outro. Nao me parece complicado, todos estamos a prova diariamente nos nossos trabalhos e dependemos da nossa competencia e trabalho. Roberto tem os olhos em si, o que e uma oportunidade para demonstrar que tem arcaboico. GR ha muitos, grandes GR ha muito poucos; Roberto tem a oportunidade de demonstrar a que categoria pertence. Sem casos ou dramas.

Bimbosfera disse...

A minha palavra aqui "CALMA"! Depois, ainda bem que ele deu os frangos agora, já o disse no blog do Jotas, ou no meu em resposta ao comentário dele, que ainda bem que os deu pois é sinal que Jesus o põe a jogar o dobro. Algum dia com Quique ele teria que jogar assim, a sair? Como líbero, a quase? Claro que não. Com Quique nem jogava sequer, ehehhe.
Jesus quer fazer uma grande equipa, e estes erros, mais do que do Roberto, mostram a ambição de Jesus, o que ele quer fazer com a equipa. Se a equipa pressionar lá em cima, sem os outros saírem a jogar, o Roberto não dá um único frango, não faz uma única defesa. O que acontece, principalmente agora, é que faltam 5 ou 6 potenciais titulares. Para além disso estávamos a jogar contra uma equipa que começa a sério para a semana, e nós com menos de 15 dias de trabalho. O rapaz, pelo que é dito dos treinos, em campo curto, peladinhas pequenas, defende quase tudo, ou seja, se fosse para jogar no Carcavelinhos ou no Unidos da Tapada (estou a inventar já) era o melhor do mundo, e daria nas vistas, mas ter que jogar um-contra-um será mais difícil. Os golos acontecem, há descompensações, há sorte, há sol, pois para mim o segundo faz lembrar um que o Moretto sofreu contra o Paços de Ferreira com o Koeman, contra o sol, às horas que foi, e por isso dou o benefício da dúvida, aliás, como dei a todos, sempre que foram os nossos guarda-redes. Butt jogou as meias-finais e 3º e 4º lugares do Mundial... Era nosso antes.
Ou seja, mais que a imprensa, os adeptos/sócios comem tudo o que a imprensa lhes dá, e isso é que tem que ser combatido.
Espero, piamente, que Jesus o ponha a jogar o dobro, e se não na baliza, que já é bom, pelo menos no resto, para ficar ao nível daquilo que a equipa vai necessitar, e acredito que o vai conseguir pois eu... Acredito em Jesus...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

troza disse...

Muito bem dito!

E se ele gastar os frangos todos na pré-época melhor! Antes falhar agora e aprender agora, que é a altura ideal para isso, do que no futuro!

Força Roberto, força Benfica! E se o Roberto acabar por ir para o banco, vem outro redes que irá certamente também ter bons jogos e maus jogos e o meu apoio!

Fabio Monte disse...

Exactamente,ele que asse os frangos que tem a assar na pré-epoca!

Anónimo disse...

Este meu comentário não vem no seguimento da exibição do Roberto. Serve apenas para comentar as declarações que podem ser vistas no seguinte link:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=214035

Mais uma vez os corruptos vão buscar um jogador que o SLB descobriu e mal podem ensaiam-no a dizer alarvidades. Já estamos habituados a vê-los mais preocupados connosco do que com eles próprios (o complexo de inferioridade é endémico). Agora vermos um borradito que ainda mal sabe o que é o futebol vir dizer que escolheu um em vez do outro porque onde ele está é melhor?Não, não podemos deixar passar isto em claro. Se quando eles estavam na Champions e nós não, ainda se admitia ouvir que optavam pela Champions, agora vir dizer o que este gajo diz, não.
Primeiro, ele não escolheu, foi o clube dele que o vendeu a quem fez a maior oferta(5,1 milhões por 90% por um puto de 18 anos).
Segundo, se o bosta não percebe de futebol, temos que lhe ensinar o que isso é. A porcaria do clube para onde ele foi, nem é maior, do que o Glorios, nunca foi e nunca será.
Assim, não nos podemos esquecer destas e doutras declarações do género deste imberbe e de outros que tais e devemos massacrá-los quando eles puserem as patas no nosso Estádio, ou quando tivermos oportunidade(seja onde for, quando encontro um bosta destes, faço-lhes ver-se quiserem um dia destes conto-lhes a minha história com um mercenário croata chamado Sokota).
Não podemos deixar que declarações destas passem impunes.Quem fala mal do Glorioso tem que pagar!!!
Quanto à Bola, dar relevência a estas declarações, sem as enquadrar, demonstra falta de coragem!
Enfim, para concluir, não podemos permitir abusos destes. O Glorioso é demasiado grande para permirtirmos este tipo de falta de respeito.

Saudações Benfiquistas,

Um Benfiquista do Norte

Pedro Veloso disse...

Lol Anónimo que é que fez/disse ao Sokota? Esse "craque" que tivemos o prazer de ver fazer...3 jogos (0 golos, pois claro) entre 2005 e 2007 lá em Palermo.

O que me dá vontade de rir é que vamos ver um dos Rodriguez (o traidor ou o James Bond), ou muito provavelmente os dois, a secar no banco ou na bancada do Dragão. E o Porto a pagar forte e feio por esses devaneios.

Vermelhusco disse...

Hoje o Roberto ja se exibiu a um nivel bem aceitavel e fez duas ou tres intervencoes de bom nivel.

Ainda nao sei como "catou" aquele chapeu ao avancado do Aris. Esteve muito melhor. Agora e comecar a ganhar confianca porque acho que temos GR para o futuro.

O Kardec esteve muito bem. O Cardozo que se ponha esperto que o puto pode muito bem roubar-lhe o lugar. Pelo menos tem mais pinta de jogador.

O Gaitan esteve muito bem, apesar de achar que ele nao e extremo. A defesa esteve pessima mas considerando que dos titulares so o David Luiz estava em campo ate se compreende.

O Aimar e o Saviola estiveram ao seu nivel mas e bom ver que o Gaitan tambem se integra bem no "carrossel" que eles os dois costumam fazer. :)

JNF disse...

Não vi o jogo, mas já li que houve coisas positivas além do resultado. Pelo que percebi, Kardec não foi consensual, houve quem não gostasse, mas Aimar, Saviola e Gaitán estão em excelente forma, bem como Airton.

Li que o Peixoto estava rebentado, Sidnei desconcentrado, Javi ainda à procura da melhor forma.

Vermelhusco disse...

O Kardec esteve um pouco trapalhao na primeira parte mas fez um bom jogo!
Marcou um golo e fez uma assistencia. O que querem mais?

Anónimo disse...

Confio no Roberto...

Fórum Planeta Desporto Rei

http://forumpdr.maisforum.com/

Pedro disse...

Parece demasiado óbvio que é mau/péssimo guarda redes... vi-o ao vivo na supertaça...e todos os adeptos tanto portistas como benfiquistas tremiam... enfim...
sou do SLB... do mal ao menos anseio pelo Moreira...