sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Criou-se um mito

Há gente que acha que quanto mais alto gritar mais a razão os assiste. Olhem o exemplo do Major Valentim Loureiro. Aquela guincharia, aquele ar de virgem indignada quando lhe falam em Gondomar, Boavista, Liga, electrodomésticos, fruta, café com leite, apitos, árbitros, enfim, corrupção em geral, parece conseguir enganar uns quantos e dizer "bom, realmente o homem é uma vítima".

Na blogosfera passa-se algo semelhante. Quando se emite uma opinião criticando (quem não sabe o significado de "criticar" pode consultar um dicionário) um dado negócio num post com o título "Ramires: nem bom NEM MAU NEGÓCIO", chovem insultos, opiniões inflamadas de algumas vítimas de indignação, dizendo "ah bandido, és um mau benfiquista, não mereces os títulos do clube, devias era ser dos Porcos, sempre a malhar na direcção, só destilas ódio a LFV" e outras idiotices do género. Há, no entanto, uma que me preocupa particularmente: a ideia, ou melhor, o mito que se criou à volta da possibilidade de eu não gostar, pior, de destilar veneno contra o presidente do Benfica. Ah! Esta é fabulosa.

São raros os blogues do Benfica que façam menos posts directamente sobre o presidente que este. Estive aqui a rever, no historial de já mais de quatro anos do Eterno Benfica, quantos artigos foram dedicados, ou directamente sobre Luís Filipe Vieira. Sabem quantos? Vinte e quatro. O que para quatro anos e meio na blogosfera dá cerca de 5 posts por ano. É muito, não é, para quem gosta de dizer tããããããããããããããããooooo mal do presidente, não é? Give me a breake. Mais alguns dados curiosos: desses 24 artigos, 11 são meus, ou seja, menos de metade, o que significa que tenho um rácio (quem não sabe o que significa "rácio" pode novamente consultar um dicionário) equivalente ao dos meus colegas de blog. Continuando pelos números, tendo em conta que levo 791 posts escritos e que em onze deles o tema principal é LFV, significa que cerca de 1,4% dos posts são dedicados ao presidente. De facto, para um maníaco, até me tenho controlado bastante bem.

E há 3 maneiras de falar de Vieira: o Carneirismo, a Crítica e o Bota-Baixismo. Aqui procura-se fazer a segunda, uma vez que não temos quaisquer obrigações contratuais com o Benfica, sendo o nosso objectivo defender o clube e por defende-lo não entendo, por exemplo, elogiar o negócio de Simão ou criticar a construção do Caixa Futebol Campus, talvez o pior e o melhor da década. Haverá, seguramente, outras situações onde uns serão pró e outros serão contra, como o negócio de Di Maria, por exemplo, mas é assim que as coisas são e não é por uma pessoa não apreciar dado negócio que deixa de ser benfiquista. Parece que quem disser "tu não és benfiquista" sobe um ponto na escala de benfiquismo pessoal que construiu. Criancices. É uma pena que não houvesse blogues no tempo de Vale e Azevedo, porque se assim fosse, muitos dos "carneiros" te-lo-iam defendido até aos últimos dias, e assim hoje não poderiam dizer as alarvidades com que gostam de se pavonear.

Termino este post com um excerto de um texto que escrevi há uns meses, mais precisamente em Agosto de 2009, para outro blog. Reflecte aquilo que esperava e espero de Vieira (e que cumpriu, afinal de contas, este é "o mandato desportivo", palavras do próprio: "Nos últimos quinze anos, o clube ganhou apenas um campeonato, duas Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga. É manifestamente pouco. Muito insuficiente para as ambições dos adeptos e para a dimensão do clube. No entanto é preciso entender o porquê deste jejum de títulos. O clube mergulhou numa crise profunda por culpa de más gestões sucessivas, nomeadamente as de Manuel Damásio e João Vale e Azevedo, sendo que começou a tentar recuperar com a eleição de Manuel Vilarinho, no ano 2000. A verdade é que o trabalho feito nos últimos dez anos, a nível de recuperação do clube em termos económico-financeiros e também de infraestruturas (estádio, pavilhões, centro de estágios, piscinas...) foi notável. No entanto, essa recuperação está a chegar ao fim. As bases foram lançadas, agora é altura de ganhar. E é precisamente isso que espero para esta temporada. Sem desculpas, quero que o Benfica vença. Concluíram-se dez anos de trabalho intenso para reabilitar o clube. Mas há que passar para o nível seguinte: ganhar. Com os sucessivos investimentos (a um ritmo de 30 milhões de euros gastos por época), é preciso ganhar. Temos equipa, adeptos e estruturas que são inigualáveis em Portugal, por isso, a minha exigência é a vitória."

Todos aqui queremos o mesmo: o sucesso do Benfica. E há diferentes caminhos para chegar a esse sucesso. Eu sigo o meu. Mas façam-me um favorzinho: não deturpem o que as pessoas dizem e pensam. Ah! E sigam sempre o vosso caminho. Mais certo ou mais errado, o propósito é o mesmo que o meu. E que o de todos.

12 comentários:

Dores disse...

A onda agora e': Ou és abutre ou "Yes-Man".


Se e' assim, sou abutre com gosto. Mas no estádio nunca assobiei nenhum jogador com o manto vestido. NEM UM !

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

como eu te compreendo JNF....

como eu te compreendo...

ps,

grande post este...

dá-lhes falâncio:)

Constantino disse...

Caro JNF,

Também eu, dentro das minhas limitações e na minha dimensão reduzida em relaçao ao EternoBenfica, luto quase diariamente contra os "arautos do vieirismo" que não admitem sequer que se diga que o homem tem um bocadinho pinta de saloio. Infelizmente chegamos a um ponto que ha pessoas que confundem LFV com SLB e não admitem a mais pequena critica à administração do Glorioso. Neste momento ou és da situação ou es da reacção.

A verdade é que também eu já votei Vieira e continuo a achar que é o melhor homem para o cargo neste momento. Daí a bater palmas e dizer Amén a tudo o que se faz, vai um caminho tão grande como aquele que o Neil Armstrong fez até à Lua. Não ter espirito critico, para mim, é ser acefalo e em Portugal o acefalismo é algo que caracteriza outros clubes não o SLB. Porque agora é fácil dizer que esta tudo bem, porque somos campeoes, querem-me fazer crer que negocios como o de Roberto ou o que se prepara para ser feito com Rodrigo são bons? Claro que ter espirito critico tambem obriga a admitir que Di Maria foi bem vendido e que no caso de Ramires pouco havia a fazer. O que gosto de dizer sempre aerca de LFV é: atenção que ele contruiu o estadio, não construiu o SLB. Porque às vezes fico com a sensação de que se o Pav. Borges Coutinho não tivesse ido já abaixo, já tinham havido pedidos para que se mudasse o nome para Pav. LFV.
Só mais uma coisinha: la atras eu disse que "já votei LFV". Já o fiz mas não o fiz nas ultimas eleiçoes. E não o fiz porque considerei que LFV passou um atestado de incompetencia aos adeptos quando antecipou as eleições. Partiu do principio de que eramos todos uma cambada de idiotas que iria votar no veiga. Não confiou nos socios que o elegeram e teve sorte de não haver nenhum sócio preparado para parar o clube por 2 ou 3 meses apos as eleições pois estas tiveram lugar mesmo apesar de um Tribunal ter decidido pela sua suspensão. Por isso estas eleições ainda me estão encravadas na garganta. Mas lá está, eu sou anti-benfica, inimigo, talibã, asno, etc etc etc

JD disse...

TEns toda a razão JNF. O post do Gwaihir é uma bela posta de lame-botismo.

Não percebo em que é que dizer que deviamos comprar (nem q fosse para ter como reserva estratégica no banco)um extremo constitua um crime de lesa benfiquismo.

Eu só me recordo é q o Vale ganhava com 90% as eleições e aprovava as contas assim. Alguém devia votar nele...às tantas eram os mesmos que dizem q o Benfica é só deles e só eles é q podem festejar o titulo porque acreditaram de forma cega.

EU acreditei pq vi a equipa jogar, a crescer, a massacrar, a improvisar. Não acreditei pq sim.

Eu acredito na competência e na verdade. Não acredito que as camisolas ganhem por si. Isso era antigamente.

E sinceramente, estamos na frente para ser campeoes este ano outra vez, mas não ver q este modelo de jogo incorre em riscos perante equipas super defensivas...

Já agora, nunca assobiei um jogador. Mas nunca fingi que bastava vestirem a camisola para se transformarem num Ronaldinho, num Redondo, num Baresi ou num Coluna.

Os que destruiram o Abel Xavier com os assobios qdo a bola ia na sua direcção, são os mesmos q deliram com Nuno "Tabelinhas" Gomes ou com o Pedro "sem Rotulas" Mantorras.

Olha JNF, continua com os excelentes posts e manda-os à merda.

JNF disse...

O Gwaihir é um excelente blogger, acompanho os textos dele desde O Ninho das Águias. Cada um pensa como quer, criticando positiva ou negativamente e ele escolheu fazer aquele post porque pensa assim, pronto. Não entendo aquilo como uma crítica ao que se escreveu aqui, até porque a Tertúlia sabe perfeitamente que praticamente todos os escribas do Eterno Benfica (eu incluído) admiramos o trabalho deles, ele escreveu aquilo com base em comentários que se verificaram no blogue deles. Da mesma forma que não gosto nem admito alguns comentários que desta vez até deixei passar, o Gwaihir está no direito de fazer aquele post. Quem gosta, lê, quem não gosta, passa à frente. Posso não concordar, mas não é por isso que deixo de gostar.

david disse...

JD, pela simples razão de o treinador do Sport Lisboa e Benfica ser o JJ e não o JD ou o JNF ou quem quiser... JD, pela simples razão de haver quem saiba de bola e não quem fale de bola.

Quantos extremos/médios para a esquerda e direita querem?

Coentrão, Peixoto, Rodrigo, Weldon, Gaitan, Amorim, Maxi... "Ah, mas esses não são extremos"... não? para quem, para vocês? mas o que sabem realmente de futebol? sabem debitar umas palavras e nada mais, gosto de ler opiniões, ler "insultos" ou querer meter o bedelho onde não se tem conhecimento já não sou apreciador... querem ir passar uma semana ao Seixal para dar os treinos? Para preparar um jogo? Ou querem passar uma semana no lugar do Rui Costa para negociar a vinda de um jogador?

Letras também eu sei escrever muitas, o problema é que sei falar de bola mas não percebo nada de bola, depois de ver sei dizer que o Toni ou o Manel entrou mal e devia ter jogado mais encostado ou assim ou assado, mas isso é falar de bola e não perceber, porque para perceber temos de prever as coisas antes delas acontecerem.

Querem mais Carlitos e mais Leonidas, Tauments, Porfirios???

Tenham lá juízo.

O GLORIOSO disse...

JNF o post até está bem feito mas classificar Benfiquistas de "Carneirismo", ou "Bota-Baixismo" é demais.
Obviamente que o Presidente qualquer que ele seja é sempre alvo de critica, de alguma polémica que acho natural e boa para o proprio clube. Outros é que há 30 anos não podem falar mal, felizmente no nosso Benfica a opinião é saudavel.
Por isso é normal que se analise o presidente, que se critice o que se acha mal feito e se procure dar outras saídas. Por exemplo o Blog "Geração Benfica" é um bom exemplo disso pois criticando muitas vezes o presidente, dá ideias e outras formas de gerir o clube. Isso é saudavel e mesmo como é o caso não concordando com muito o que escreve acho um Blog exemplar como se deve viver o nosso Glorioso.
Em relação ao nosso Presidente o que custa a muitos socios e adeptos é a forma como se fala e escreve de um homem que apenas salvou o clube. Cometeu erros? claro que sim, muitos até principalmente no futebol e eu proprio fui um grande critico mas mais do que tudo reconheço o trabalho fantástico que fez no clube, a forma como o reergeu, como fez a obra que está á vista, como nos permitiu voltar a ter orgulho no nosso clube. Será mesmo quer muitos não queiram um dos melhores Presidentes da nossa história. Pode não saber falar, ter a 4ª classe, mas digo tenho um orgulho tremendo em que seja nosso Presidente. Por isso sou "Carneireista"? Por gostar e ter orgulho no nosso Presidente?
É incrivel que nos negocios que fez nesta epoca seja criticado. Nos dias de hoje vejam, acham que por e bem dizer que o Di Maria só saía pela clausula, para dar uma mensagem ao mercado, para fazer "render o peixe" e depois sair por menos mas por uma verba fantástica de 1 jogador que só teve 1 ano brilhante em 3, é um mau negócio? E o Ramires um dos melhores negocios e operações de sempre no futebol Português ainda se pergunta se foi ou não um bom negocio, é de facto incrivel. Por isso é que acho que muitos não merecem os titulos ganhos, por apenas não gostarem do presidente falam mal de tudo, de transferencias qualquer que seja. Mas gostaram de em Maio irem para a rua festejar, ou não?
Uma coisa é a critica saudavel, outra é a estupidez e mesquinhez.

P.S- O Carlos da Tertulia é um grande benfiquista que defende como ninguém o nosso Glorioso. Tomára aqueles que aqui escrevem defender e glorificar o nosso Benfica como o Carlos faz no blog e na Benfica TV

JNF disse...

david(1) e O GLORIOSO(2):

1 - Quando sou eu que digo que ACHO que o Benfica precisa de extremos, sou uma besta e um abutre porque não confio no plantel e outras barbaridades. Quando é JJ a dizer que precisa de um extremo, JJ é que sabe e é que tem razão, mas eu continuo a ser uma besta. Gosto.

2 - O GLORIOSO, eu não te chamei "carneiro", nem a ti nem a ninguém em particular na blogosfera, muito menos à Tertúlia (encontro lá posts de crítica a LFV facilmente) que PENSA o Benfica. Claro que Vieira tem os seus méritos e os seus defeitos, sendo que os méritos ultrapassam os defeitos, mas não posso apontar os erros da mesma forma que faço elogios (como nos posts que copiei em cima)?? A mim não me interessa rigorosamente para nada a escolaridade do nosso presidente, até porque ele já demonstrou que tem muito mais classe, trato e olho para os negócios que o idiota que mora a 3 km de nós e que deve ter um curso com MBA feito em NY, pós-graduação em Harvard e mais o raio que o parta em Berlim. Digo-te: não encontro, na Liga, um presidente que tenha feito melhor que o nosso nos últimos anos. E sei perfeitamente que Vieira age de boa fé. Era? Todos nós erramos? E o que acontece quando erramos? Somos corrigidos, apontam-nos os erros. É isto que se faz no blogue. A todos. Desde Vieira, ao senhor das limpezas do Estádio passando pelo meu ídolo Rui Costa. E não é por critica-los que deixo de gostar deles. Tu sabes isso, só quero é deixa-lo bem claro.

david disse...

JNF,

1. mas ouviste o JJ dizer que precisa de um extremo ou será que foste um dos que diz não ligar aos pasquins e depois aproveitares uma noticia sem palavras do proprio para dizer isso?

2- Por norma não classifico ninguém de bestas ou de abutres ou de carneiros, como disse antes sou a favor de opiniões mas não de invenções quando não se conhece a causa.

3. Qualquer treinador quer os melhores jogadores, de certeza que se perguntassem ao Jesus se ele queria o Robben ele ia dizer que sim, ou o Pique, Messi, Cristiano Ronaldo etc etc... mas como não é possível não vale nem a pena perguntar, a mim incomoda-me ler os socios/adeptos do Benfica falarem de adquirir jogadores por dá cá aquela palha, devem pensar que o Benfica se pode dar ao luxo de estalar os dedos e ter os jogadores que quer... é isso que me faz confusão, pois julgam que a vida real é um jogo de computador.

JNF disse...

david,

1 - A Bola não é um pasquim, é um jornal. O Record sim, é um pasquim. Mas nas próximas semanas veremos se vem ou não um extremo.

2 - A classificação não é minha, só a referi porque é frequente ouvir essas expressões.

3 - Não percebi esse último ponto. Era para mim?

Cumprimentos

teufel disse...

JNF és o maior,pá...deixemos de cegueira e sejamos construtivos....Benfica Sempre

JNF disse...

É isso que aqui se tenta fazer.