domingo, 15 de agosto de 2010

O Benfica actual, em 7 pontos

1 - Há uns tempos disse num post que o Benfica precisava urgentemente de extremos. Não há capacidade para esticar jogo no actual Benfica, nenhum jogador o consegue fazer a não ser Fábio Coentrão, que continua a jogar a defesa, e não acredito que o "18" vá fazer piscinas durante dez meses sem se cansar. Na sequência desse post, houve insultos que não chegaram a ver a Luz do dia e houve quem dissesse que estava instalado, desnecessariamente, o pânico. O problema é que não se trata de pânico, e estava à vista de todos que a este Benfica faltam extremos como falta limpar as matas no Verão. Passados uns dias, nova derrota e novamente a constatação de que faltam extremos, como referiram e muito bem o Galaad e o Papoila Calmante. Insistentemente foi-se criando a ideia que afinal de contas foi o Porto que fez o jogo de uma vida, o que não é verdade. É lógico e doentiamente óbvio, infelizmente continua a haver quem ache que está tudo bem e que basta jogar assim, porque afinal de contas somos campeões.

2 - Posto isto, o óbvio: é preciso contratar reforços. E quando falo de reforços não falo de Rodrigo e Fábio Faria, que juntos custaram mais de 8 milhões de euros e que, mesmo podendo vir a ser parte importante do Benfica do futuro, não o são para hoje, o que não me dá muito jeito a mim, que não quero ver o Benfica campeão uma vez a cada cinco anos, como aconteceu agora. Jogadores destes precisam do seu tempo para crescer e não me parecem aptos a darem pontos para o Benfica ser campeão este ano. Por isso, para quê contrata-los?! Para quê gastar dinheiro neles quando esse dinheiro poderia ser empregue no Wesley ou no Leto ou no raio que os parta? Ah, já sei, vão dar títulos ao Benfica no futuro! Porra, o futuro é daqui a cinco anos e o Benfica não pode estar cinco anos à espera para voltar a ser campeão! Vejam o caso de Di Maria, chegou, fez duas épocas onde não estava visivelmente com capacidades para liderar uma equipa rumo ao título e depois fez esta temporada magnífica e foi-se embora. Três anos, um campeonato. Com Rodrigos e Farias a história será a mesma. Vamos ficar à espera do dia 31 de Agosto para receber os "Miccolis e Karagounis" e quando dermos por nós já perdemos 3, ou 5 ou 8 pontos para a concorrência, como em 2005/2006, precisamente a seguir a termos sido campeões?! Vieira e Rui, ponham-se a mexer.

3 - Bolas paradas. Outra coisa que me deixa nervoso é a forma completamente primitiva e patética de defender as bolas paradas. Andava por aí um yes man para o qual estava sempre tudo bem (aliás, nunca postou nada de crítica ou sugestão, para ele estava sempre tudo bem), que dizia que esta forma de defender era excelente e tal. Boa, voltou a ver-se isso mesmo. Depois de no ano passado o Benfica ter sofrido vários golos desta forma (assim de repente lembro-me de Rio Ave, Porto, AEK, Leiria, Braga, Liverpool, Olhanense), hoje mais um, de forma totalmente ridícula? Que merda é esta Jesus? Livres a 40 e tal metros da baliza com a defesa toda metida dentro da área, junto ao GR? Isto é um convite a bombear a bola! E claro, basta um desvio e Roberto, sem culpas, fica a fazer o mesmo que os maiores críticos de Quim lhe apontavam: fica a ver a bola passar, impossibilitado de fazer a defesa.

4 - Roberto. Aquilo não é um guarda-redes, é um problema. Hoje não tem culpa em nenhum dos golos, mas é notória e visível a intranquilidade que passeia na baliza e que se alastra ao resto da defesa. Se o Luisão é assim tão mauzão que até consegue por o Moreira fora da baliza porque não gosta dele e porque não se entendem, então este Roberto não dura dois segundos com o Patrão em campo. Espero que haja cojones para se esquecer o preço e meter na baliza quem deve jogar por mérito prórpio, não pelo que foi contratado. Esta história de ir buscar gajos porque há uns vídeos fantásticos no Youtube faz-me uma certa comichão, defesas para a fotografia também o Ricardo Labreca fazia várias e todos sabemos quanto valia. Com Jaaskelainen, Handanovic, Amelia ou Benaglio, como aqui foi referido, estaríamos muito melhor servidos. E até arrisco dizer que com Quim não tínhamos já passado por algumas vergonhas.

5 - Miguel Vítor e Urreta. Parabéns aos génios que acharam que nem um nem outro serviam. O senhor Sidnei está a jogar que é uma loucura, e Urreta deve estar a puxar os cabelos de espanto como não ficou neste plantel. Tanto um como outro teriam sido titulares hoje em condições normais: Sidnei atravessa um momento simplesmente pavoroso e Peixoto não pode jogar a médio quando do outro lado está Amorim, esses dois jogadores velocíssimos que dão uma profundidade abissal.

6 - Jorge Jesus. Temo, sincera e infelizmente, que a fama e o desejo de sucesso lhe tenham subido de tal forma à cabeça que isso acabe por lhe toldar o discernimento nomeadamente em entender que ele mesmo também comete erros. Espero estar enganado, mas este início de época mostra isso mesmo.

7 - Makukula, Yebda, Halliche... três jogadores que até podiam fazer parte deste plantel e que não custavam dinheiro absolutamente nenhum. Um para a vaga do Rodrigo, outro para a do Fábio Faria e outro porque falta um médio box-to-box. É assim tão difícil entender? Claro que não são titulares, mas têm qualidade e não andavam a rodar por outro lado até terminarem os seus contratos. Nenhum deles está colocado.

9 comentários:

Anónimo disse...

I couldn´t agree more. Come on You Reds!

Águia Preocupada disse...

Totalmente de acordo com o que foi escrito!

Apenas alguns pequenos comentários aos pontos:

4 - ROBERTO não teve culpa nos golos? Não sei pois no estádio a visão não tem repetições! Mas no segundo golo, acho inconcebível que um calmeirão daqueles nem tire os pés do chão para tentar chegar à bola! Talvez não chegasse, mas nem o gesto fez!
Não temos guarda redes. Temos uma estátua, um mono, que não sei como foi possível tam contratação!

5 - Miguel Vitor e Urreta. Se entendo (mal) o empréstimo de MV, já a cedência de Urretasó pode ser motivo de preocupação. Porquê? Porque é a prova de que a época foi preparada e programada em cima do joelho. Se já se sabia que era mais que certo que os alas Di Maria e Ramires iriam sair, porque se dispensou um ala rápido e que deu boas indicações?
LFV, RC e JJ não tiveram reuniões, não tiveram tempo e capacidade de análise?! Mais uma vez estamos perante amadores e acima de tudo incompetentes!

6 - JJ é, a meu ver, um bom treinador, mas um mau condutor psicológico de homens. E é também muito deficiente a escolher jogadores. Não se aproveita um dos escolhidos por ele!
É casmurro, teimoso e arrogante! E é claro que o ser treinador do Benfica e campeão lhe subiu à cabeça!

E Rui Costa, qual o seu papel nisto tudo? É apenas verbo de encher? É apenas a muleta de LFV? É apenas uma figura decorativa? Se assim for, só tem um caminho: O da demissão, isto se quiser ser e parecer um HOMENZINHO!

João Cabinda disse...

Não podia estar mais de acordo contigo. Estes 7 pontos são exactamente as minhas preocupações.

Força Benfica.

Chefe disse...

Grande post.

JD disse...

O melhor post da época.

Só tirava Rc da historia. LVP disse q ligava ao JJ às 3,00 para falar de jogadores...e q RC estava
em "crescimento"... agora pague o q disse!!!

Ja se sabia q Ramires e Di Maria iam sair há um ano! Falta de planeamento!!

JD

Miguel A. disse...

Concordo com tudo...com o dinheiro que já gastámos é muito dificil fazer pior...fábio faria???felipe menezes???roberto???urreta fora do plantel???ridiculo...é gritante a falta de dinamica nas alas do benfica(não há velocidade...o ruben e o cesar são como o JJ diz "dois carros a gasóleo".
Que haja uma voz de comando na estrutura (profissional) do Benfica e que se pare com esta mania de andar a contratar jogadores pelo PFC e pela Sporttv....amadores pah

lj disse...

Aos jogadores dados como dispensaveis referidos por si, acrescento que no que ao futebol diz respeito (do resto pouco sei, por isso nao me pronuncio), Jorge Ribeiro tinha lugar no meio campo. E alem destes, Zoro, Mantorras e Adu deviam estar no plantel. Nao entendo como se contratam jogadores (eles nao apareceram na Luz de arma em punho a exigir a sua contratacao), se lhes paga um ordenado para os ter a brincar as corridas a parte do resto do plantel.

SC disse...

É uma vergonha apenas e só o trabalho que o presidente LFV está a fazer, porque não acredito que o Jorge Jesus não lhe tivesse pedido ainda reforços para colmatar as perdas do Maria e do Ramires... O que mais me deixa triste no meio disto tudo é que aqui se vê a falta de dinâmica de vitória que o Benfica tem... Só pensam em investir quando há eleições, e quando o lugar no poleiro está em perigo! No meio disto tudo só tenho pena do Rui Costa e do Jorge Jesus...

Um abraço JNF, é sempre um prazer ler o que escreves!

Ceifeiro disse...

Eu gostaria de saber que golos o quim defendia na supertaça e ontem, exactamente o mesmo nº que o roberto sofreu. A culpa de aparecer um jogador na area em 2 jogos seguidos isolado em frente ao gr tambem deve ser culpa do roberto.
Quanto ao resto totalmente de acordo.
Planeamento no Benfica é algo imaginario.