sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Roberto

Há um momento para percebermos quando uma solução se pode tornar num problema. Roberto, no entanto, não pode sequer ser chamado de solução uma vez que não tem, nem nunca teve, qualidade para isso, infelizmente para ele mesmo e, mais importante, para o próprio Sport Lisboa e Benfica, que não pode continuar a tentar "salvar" um guarda-redes e "afundar" o clube simultaneamente. Todos sabemos isto, há é que entender que há uma altura em que se deve dizer "basta".

Disse, no dia em que Roberto chegou ao Benfica, que não tinha qualidade para ser titular. É normal que se duvide de uma afirmação destas, até porque o jogador nem tinha tantos jogos assim para ser avaliado, mas há coisas que distinguem se um jogador é competente ou não, e na posição de guarda-redes, onde a especificidade é tão grande, isso é mais fácil de avaliar.

Não serve, não serve, não serve. Um dos problemas, neste momento, chama-se Roberto. E há que corrigi-lo rapidamente. No entanto, não estou convencido que Jorge Jesus, homem de ideias fortes, trabalhador, mas vaidoso e teimoso, dê o braço a torcer em relação ao espanhol. Não acredito que, neste momento, seja o preço que Roberto custou que o mantenha preso à baliza. Penso sim que Jorge Jesus quer mostrar à força que tem razão sobre este guarda-redes e que fez bem em contrata-lo. E é aqui que a boa vontade de Jesus e de Roberto podem chocar com aquilo que acho que é benéfico para o Benfica.

Para mim, a situação é muito simples: Roberto não é jogador para o Benfica, nem hoje nem amanhã nem nunca. Houve um erro em contrata-lo. Por isso, sem histerias, sem alarmismos, vamos corrigir a situação, até porque, caso não saibam, o guarda-redes tem um enorme capital de confiança em Espanha, onde é admirado pelos adeptos de todos os clubes, desde o Atlético ao Real e ao Barça, passando pelo Zaragoza. Por isso, pelo bem do Benfica, vamos lá reconhecer que se errou e que temos de emendar a situação. E o primeiro passo não pode nem deve ser dado por Rui Costa ou por Luís Filipe Vieira. Cabe a Jorge Jesus.

11 comentários:

patriarca disse...

O Pior é que Jorge Jesus mesmo vendo e sabendo que não existe solução com o Roberto vai insistir em colocá-lo na Baliza em prejuízo para o Benfica, para os Benfiquistas e para o proprio Roberto que sabe que não tem condições para jogar na baliza do Benfica e quando já tudo estiver SEM RETROCESSO é que o JJ não TEM OUTRA SOLUÇÃO, em retirá-lo e aí se calhar até para ele ela não existe.

patriarca

Anónimo disse...

Quando penso neste jogador, fico sem saber muito bem como agir. Custou muito ver os erros que cometeu, alguns demasiado caricatos, outros consequência da tremedeira que dá representar o Benfica.
Mas aquilo que me faz espécie, é a forma lúcida como abordou Jesus e o Benfica, o empréstimo do Éder Luís.
Prova neste momento no Brasil, com golos e exibições que é um óptimo jogador, mas falhava mentalmente, quando vivia o Benfica.

Porque não o mesmo modo de agir com Roberto?

Quem já desceu ao relvado como eu fiz, quem viu o Inferno com as bancadas cheias a ferver, compreende como é fácil vacilar num primeiro momento, errar num segundo e colapsar sem explicação para sempre.
Roberto deveria ter sido abordado com mais calma.

Mas já Júlio César também fora largado às feras na Liga Europa.
No Benfica é assim, não há muito tempo para os guarda-redes, sempre foi assim, mesmo com os notáveis.
Também acho que ou se senta e aguarda e lá para Novembro começa a jogar, um jogo da Taça, ou da Taça da Liga ... ou então tirem-no deste filme já, se ele quiser, mas não arrisquem amanhã.

Espero sinceramente e sinto que as coisas vão mudar. Vamos nos reerguer e começar a jogar o futebol cativante porque sabemos fazê-lo, temos jogadores para fazê-lo e uma plateia inteira para ajudá-los a conseguir.

Quero uma vitória amanhã. Queremos todos logicamente, e vamos tê-la.

Abraço do Papoila Calmante

Pedro Simões disse...

"or isso, sem histerias, sem alarmismos, vamos corrigir a situação, até porque, caso não saibam, o guarda-redes tem um enorme capital de confiança em Espanha, onde é admirado pelos adeptos de todos os clubes, desde o Atlético ao Real e ao Barça, passando pelo Zaragoza."

Mas tem confiança e é admirado porquê? Porque é um gajo giro?

Abraço!!!

Anónimo disse...

Jesus arrisca-se a hipotecar o campeonato já contra o setúbal!

pedro disse...

boas
outra vez a historia do roberto.epa isso ja se esta se tornando numa palhaçada,o problema de roberto é psicologico,sao coisas que acontecem,agora crucificar o homem?epa o mal do benfica é a defesa,e jorge jesus sabe isso,quer seja moreira ou julio cesar se a defesa estiver mal cai tudo no guarda redes,e é isso qu esta aocntecendo com roberto,o primeiro a lixar o roberto foi o sidnei,em vez de criticarem apoiem o homem,no outro dia vi no youtube defesas dele,e devo dixer k sao defesas muito boas,e no jogo so setubal roberto sera titular e ira fazer um grande jogo,nao vamos cometer os erros dos tais decos e maniches que nao prestavam para o benfica
obg

JNF disse...

pjsimoes (1) e pedro (2):

1 - Parece incrível mas é verdade, quem anda por Espanha pode confirmar isto. Estive lá há umas duas semanas e os espanhóis admiram muito o Roberto, gostam muito dele, sinceramente nem sei porquê, "salvou o Zaragoza e tal", bom, se isto fosse argumento decente... eu já vi o Zaragoza descer com Roberto Atala, Pablo Aimar e Diego Milito. Se nuestros hermanos gostam dele, melhor para nós.

2 - Que queres que te diga? Que o Roberto é muito bom quando TODA A GENTE, mesmo os seus defensores, já se aperceberam que é um barrete?!

Sim, sou eu disse...

Eu tenho exactamente a mesma opinião de ti. E isso, noutros blogs, já fez com que dissessem que sou o típico bota-abaixo, e só estou bem a criticar. Mas será que os outros não veêm que este gajo está a afundar o campeão nacional? Pode não ser o único, mas é o principal..

Éter disse...

JNF, já me estava a habituar aos teus textos sem acentos, e de repente voltas a pô-los... Assim não, pá!

Não conheço é nenhum Roberto "Atala"... lololol

JNF disse...

Não conheces o Atala?

http://www.zerozero.pt/jogador/herman_atala/actual/ficha/0/default/128945

Também há o Ayala, se calhar era esse. Era mesmo.

JNF disse...

Já agora, sobre os acentos, o teclado até os tinha, mas não percebi como se usavam... lololol. Bem tentei, mas sem resultado.

Anónimo disse...

JJ disse que o SLB iria jogar o dobro do SLB de Quique em 09/10...apenas não disse que em 10/11 iria jogar METADE do SLB de Quique!...e a culpa é do Roberto!... (ANTILX)