quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma questão de profundidade

Com a saída de Di Maria, o Benfica perdeu não só o seu jogador mais criativo mas também o único elemento do meio-campo da equipa que conseguia dar grande profundidade ao jogo de ataque encarnado. Contratou, para colmatar a saída do argentino, um jogador do país das pampas de seu nome Gaitán, de qualidade inquestionável, é certo, mas cujo estilo de jogo e os terrenos que procura para as jogadas de ataque são muito mais semelhantes aos de Pablo Aimar do que aos de Di Maria.

O que me parece é que, em 4x3x3 e com Airton, Carlos Martins e Pablo Aimar no meio-campo, o Benfica perde bastante profundidade. Se a isto juntarmos o facto de o preferido para acompanhar Saviola e Cardozo no ataque for Gaitán ou Jara, nota-se cada vez menor capacidade em "esticar" jogo. É certo que há Coentrão, mas o internacional português não basta para, durante 90 minutos, andar a "fazer piscinas" de área a área. Por isso, e dependendo de quem virá (sim, porque além de Rodrigo ainda vem mais um ou dois jogadores até, um deles para o lugar de Ramires), vamos saber se teremos maior profundidade ou não.

14 comentários:

JD disse...

Falta profundida e largura nos metros finais.

Precisamos de quem estique junto à linha.

Não admitir isso agora vai-nos obrigar a no mercado de Inverno a andar a inventar um solução.

Urreta? não podia servir enquanto se bate o mercado?

ALguem consegue explicar a não permanencia no plantel?

Acho q o JJ anda a precisar de um banho de humildade e realidade. É o q sempre considerei, é um bom treinador, mas é perigoso.

JD

Anónimo disse...

Como pra ganhar nao é preciso profundidade, mas golos.. eu tou bastante contente com o 4-3-3... nao se cria oportunidades pela ala cria-se pelo meio.. nao vejo o problema..

JNF disse...

Anónimo, quando vires 11 tipos fechadinhos em redor da área, vais perceber.

Águia Preocupada disse...

Estou plenamente de acordo com JD!
JJ foi sem dúvida a melhor contratação dos últimos anos, mas pelos disparates deste ano, parece que lhe subiu à cabeça a sua ascensão a treinador do Benfica!
INVENTAR, está a tornar-se a actuação preferida do nosso treinador!
ROBERTO - Um menino atarantado que me mete dó, não é, nem poderia ser dada a sua juventude, um guarda redes "feito" como JJ anuciou que queria e precisava! Para mim, não passa dum capricho demasiado perigoso! Ontem, ao ver o jogo pensei: Se estes remates fossem à nossa baliza, davam golo pela certa!!!
RODRIGO - Pode ser um craque, não duvido. Mas e os nossos jovens? JJ já deu provas de saber evoluir os jogadores. Será que só sabe "trabalhar" e evoluir os estrangeiros?
Vejo com alguma preocupação e apreensão o inicio da época e o jogo de sábado pode ser o catapultar para nova campanha de êxitos, mas poderá ser também o inicio de grandes dúvidas e sofrimento!
Oxalá seja a primeira!

JNF disse...

Jesus sempre foi convencido e arrogante. Mas inteligente. Acredito nele, mas não cegamente ao contrário de muitos benfiquistas. E acredito que ele sabe o que faz, ele é que mostrou resultados, não nós. Por isso, há que confiar em Jesus (amén). Isso de a fama subir à cabeça, bom, não sei se é bem assim, ele sempre foi muito "seguro" em relação às suas convicções, por isso... não é de hoje. E na sua carreira tem-lhe dado bons resultados. Como Mourinho, por exemplo.

JD disse...

Tudo pelo meio, defesa subida e um guarde redes habituado a uma defesa baixa...

Basta os adversarios jogarem fechados e com lançamentos longos para um tipo rapido a cair nas costas do Coentrão, por exemplo.

A ver se o JJ põe alguma magia a funcionar para evitar isto...

JD

Gisela Baptista disse...

Como alguns sabem não era fã de Di Maria porque ele nem sempre demonstrava o mesmo empenho em campo mas uma coisa é certa dava mais profundidade ao ataque sem duvida :-D!
Quem poderá "usar" o espaço deixado por ele...eu não sei mas Jesus saberá!

Vermelhusco disse...

Eu acho e que o JNF anda a "panicar" cedo demais. E tudo por causa de um jogo 2 dias depois do ultimo e em que apeesar de tudo a equipa ate deu uma boa resposta frente a um adversario bastante forte (so ficou atras de Chelsea, MU e Arsenal).

Entao e o Presidente nao disse ja que ia buscar mais um reforco para substituir o Ramires???

Basta vir alguem que de profundidade ao lado direito e o problema fica mais que resolvido!
Vao ver videos do Wesley Beltrame ao Youtube a ver se nao e mais que bom substituto para o Ramires.

Mr. Shankly disse...

Uma derrota na pré-época e é o pânico.
A típica bipolaridade benfiquista.
Detesto perder, mas acho que este resultado nos vai fazer bem. Aos jogadores, aos adeptos, ao Jesus. Não se pode ganhar sempre, não se pode jogar bem sempre. às vezes perde-se. Uma lição valiosa.

Anónimo disse...

alguem sabe o que se passa com o serbenfiquista ????

Constantino disse...

Mourinho foi 2 vezes campeao Europeu (e isto vai-me custar a escrever mas factos são factos). Em nenhuma dessas equipas ele tinha extremos:
braga B - deco, carlos alberto, derlei e mccarthy era o ataque

Inter - sneijder, etoo, milito, pandev

No braga B eram derlei e c.alberto a fazer de Jara e Saviola e no Inter eram etoo e pandev.

O que conta é a dinâmica da equipa. Assim é que se estica o jogo, com dinamica. por outro lado, não concordo muito com essa regra de que para jogar bem tem-se de flanquear jogo... as balizas estão no meio do campo, não estao junto às bandeirolas de canto.
Dirme-ão que na linha há mais espaço e menos jogadores... bom para 1 lateral e 1 extremo ha 1 lateral e 1 extremo. Aliás no meio as opções de passe ate são maiores.

Por isso e tendo em conta a dinâmica que saviola e jara conseguem incutir na equipa, parece-me que talvez o problema não vá ser as alas. O segredo do futebol do SLB vai ser a zona onde vai recuperar a bola e quanto mais cedo o conseguir (com 3 avançados a equipa tem que pressionar ainda mais alto) mais cedo entrará em zona de finalização, onde estaram 3 avançados.

Mas lá voltamos ao mesmo, ainda é tão cedo para entrar em euforias ou dramatismos....

Homem da Luz disse...

Será sem dúvida esse o maior adversário do Benfica este ano. Agora com a certa saída de ramires, começo a ficar preocupado, e ontem deu para ver porquÊ.
Temos de ir buscar 2 extremos, um p cada lado, senão as equipas que virão jogar em contra-ataque poderão causar problemas.

Mas lá que jogamos bem, ui se jogamos amigos!

Abraços para o 3º anel

Anónimo disse...

Este tipo de conversa e comentário é mais para os lados de alvalade.
Vamos continuar a apoiar e a presenciar bom futebol.
Garantidamente!!

RJNL

JNF disse...

Anónimo(1), Constantino(2) e RJNL(3):

1 - O Ser Benfiquista está temporariamente encerrado para reestruturação do site, acho eu.

2 - É verdade, mas em várias alturas do jogo, alguns jogadores actuavam como extremos puros. Olha o caso do Eto'o, que até defesa direito e esquerdo foi.

3 - Tenho pena que não tenhas percebido, o post é uma opinião de um adepto sobre o actual plantel. Elogio os jogadores mas digo que falta alguém com umas características específicas. Não digo que vamos passar a assistir a derrotas e a maus espectáculos. Não é isso que está lá escrito, volta a ler o post.