sábado, 4 de setembro de 2010

A António Pragal Colaço

«"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"

Hodiernamente, um burro vai seis meses á escola e sai de lá um Doutor!

Hodiernamente, os padeiros escrevem sobre física e os físicos sobre pão!

Hodiernamente, só existem direitos, nunca deveres!

Hodiernamente, todos se julgam donos da verdade e do conhecimento!
Os inimigos do Benfica não estão do lado de fora, mas do lado de dentro!
Pinto da Costa falou novamente sobre a minha pessoa e sinceramente, além do trabalho que os seus "capangas" me estão a dar com queixas que fizeram anonimamente à Ordem dos Advogados, à Defesa do Consumidor e à Associação da Panificação, através de simples emails, o que me sugere tal invectiva é apenas e somente um gingar de dedos para afastar a varíola!

O campeonato não começou bem! Pois não! E agora? Saltam os sites da oposição - serbenfiquista.com, a disparar em todas as direcções, quão Rambo zangado!

Saltam os membros da antiga lista - adivinhem quais -, que num email inédito chamam tudo ao Rui Costa, enxovalhando-o, que além de dedicar a sua vida inteira ao Benfica, ainda comete o pecado de existir!

Meus senhores! Democracia significa "Governo do Povo", não é enxovalhamento dos dirigentes!
"Gostava de vos ver aqui" dizia Paulo de Carvalho!

São umas sanguessugas, abutres, sempre à espera da presa, quão figuras frustradas e irracionais à beira de um ataque de nervos!

Leonor Pinhão, no seu último artigo, foi lapidar:"O seu avô, seu inspirador, dizia que - dizer mal de um jogador do Benfica é a mesma coisa que cuspir na sopa!

Benfiquistas! Mal ou bem, não deixem de apoiar o vosso clube! Eu sei, porque vejo, que todos trabalham dia e noite em prol do Benfica! Sim, do Benfica!

O lugar adequado para os abutres se lançarem sobre as suas presas, são as Assembleias e as eleições - o direito de voto é a arma mais sagrada nesta Terra dos Homens!

Os abutres, até dizem mal da Benfica TV, um canal que trabalhando 24 horas por dia, vive do esforço, suor e lágrimas de muitos que lá trabalham e que grandes satisfações têm dado aos Benfiquistas, com um orçamento ínfimo! São rosas, Senhor! São rosas Senhor!

Como é possível? Ter tanta qualidade e funcionar da forma que funciona...e os abutres ainda criticam, lançando postas de pescada como se fossem os donos da verdade, tipo replicantes. Oxalá venha um Blade Runner!

Benfiquistas...não parem de apoiar a equipa e toda a estrutura benfiquista...temos muitos desafios pela frente...basta ver o Schalke 04 e os jogadores com que se apetrechou...com o apoio de Angela Merkel!

Gritem, como eu grito, alto e bom som e de viva voz!

VIVA O BENFICA - sempre!

Postscriptum - O ódio é tão grande e flamejante nessas pessoas, que até inventaram uma empresa nova ao presidente...
Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.»


Caro António Pragal Colaço,

temos formas diferentes de ver o Benfica. O amor é o mesmo, mas as opiniões são totalmente divergentes, não só na forma como no conteúdo. Em primeiro lugar é totalmente descabido dizer que os inimigos do Benfica estão dentro do clube. Não estão. Não estão e, se o senhor assim pensa, posso garantir-lhe que está enganado. O SerBenfiquista.com é um fórum plural que está na internet há mais de 10 anos e onde participam milhares de benfiquistas, condição essencial para marcar presença no fórum. E como fórum que é, há opiniões para todos os gostos, dos mais elogiosos aos mais críticos para com esta actual direcção, nomeadamente no que ao presidente diz respeito. Participo nesse mesmo fórum há já algum tempo e falo por experiência própria, há de todas as opiniões e, apesar de muitas discussões mais acolaradas, o fórum tem bom ambiente. Claro que após um penalty falhado por Cardozo ou um frango de Quim as coisas ficam mais quentes, mas é assim mesmo, é um fórum, um local onde se têm conversas de café, de gente descomprometida com a direcção e de opinião 100% livre. Normalíssimo. Aliás, chamar de "oposição" a um grupo de, na sua maioria, jovens, na casa dos 20 anos, parece-me completamente despropositado.

Nada nem ninguém, no Benfica, está acima da crítica: Vieira, a Benfica TV, Rui Costa, Mantorras, Nuno Gomes, fóruns, blogs, opinion-makers, nem mesmo o senhor, como deve saber (e repare, digo "deve saber" porque tem um tópico em seu nome onde se fala de si e de um colega seu que aparece em todos os programas, aliás, esse seu colega já por lá passou para dizer "Toda a vossa insistência em criticar tudo o que é do Benfica é doentia e porca. Sabujos." Belo nível).

Não estou aqui para lhe dar uma lição de benfiquismo, isso não se faz, nem eu nem ninguém o podemos fazer a si ou a qualquer outro adepto (e vice-versa). Não é por o senhor defender Jacinto Paixão (que é seu familiar chegado, penso eu, corrijam-me se estiver enganado) que vou dizer "maldito sejas Pragal Colaço, a defender os que fizeram mal ao Benfica". Nem por ter ponderado avançar numas eleições como cabeça-de-lista de uma lista de oposição a Vieira. Não o critico, obviamente. Mas causa-me estranheza que, tendo ponderado candidatar-se contra Vieira, hoje a sua posição seja de um extremismo para o qual não encontro explicação.

Não se identifica com o fórum e com as críticas? Tudo bem, rebata-as com argumentos e não da forma como o fez, insultando e vilipendiando um fórum. Porque, acredite numa coisa: aquele fórum tem muito mais gente a ver, a ler e a escrever que qualquer blog. Dou-lhe um exemplo prático: à hora a que lhe escrevo, o blog benfiquista com mais visitantes tem, neste momento, 15 pessoas online. O fórum tem 466. Dá para ver a diferença, não dá? E, como deve saber, há muita gente que não gosta do senhor, que não se identifica com o seu estilo de "pegar nas armas", ameaçar instituições, e má educação para com colegas da própria TV.

A crítica faz o Benfica crescer, o bota-baixismo e o carneirismo não. Aqui, neste blog, bem como no fórum, critica-se positiva e negativamente, há elogios e reparos sempre que assim o entendermos. Temos opinião própria por muita comichão que possa causar a alguns. E uma coisa lhe garanto: todos aqui temos o mesmo objectivo do senhor, o melhor para o Benfica. Cada um fa-lo à sua maneira, só não é preciso fazer todo este alarido.

Cumprimentos.

26 comentários:

lawrence disse...

Não percebo como ainda não tem um comentário a este post.
Subscrevo-o totalmente!
Aliás (e não fazendo publicidade) tenho esse tópico "tratado" no blogue onde regularmente colaboro:
"Benfica até debaixo d'água".
A ideia do "por mim ou contra mim" só é utilizada quando não se conseguem rebater as críticas.

JNF disse...

Fiquei a conhecer esse blog hoje. Parabéns.

Anónimo disse...

Um abraço para ti Lawrence que me permitiu ler esta pérola, pelos vistos publicada no jornal «O Benfica».
Quanto ao post assinado pelo JNF, está lá tudo, e está excelente!

P. Calmante

sevla disse...

Parabens pelo post pois os considerandos foram feitos com decencia e elevado Benfiquismo, coisas que esse senhor nao sabe o que sao.

Conseguiu a guarida que ha muito procurava e agora anda armado em taliban do Benfiquismo.

Se mais razoes nao houvesse esta era mais uma das muitas que trazem os Benfiquistas preocupados.

Conheço esta peça ha longa data e fico por aqui, porque acho que nao merece o tempo que se possa perder com ele e o tempo, que nao sera longo, devolve-lo-a ao anonimato dos destrambelhados.

Deixai-o pousar.

Anónimo disse...

Boa noite. Fui e sou um critico de LFV pelo que fez nesta pré-época, costumo vir a este blog e outros ler posts, e, confesso que (mesmo tendo criticado LFV até ao fecho do mercado) já começo a ficar farto de alguns exageros. Tb concordo que existem negócios mal explicados.. Bastava explicar para evitar tudo isto. Sinceramente acho que os Benfiquistas deviam ter respeito pelo Sr. Pragal, pois foi dos poucos Benfiquistas que eu vi e ouvi defender o Benfica À HOMEM como ele deve ser defendido. Foi o único que mostrou uma sincera revolta quando o Benfica foi completamente enxovalhado. A mim parece-me é que muitos notáveis Benfiquistas, por mais preocupados que possam estar com o clube, continuam a "tentar fingir" que nao reparam no enxovalho constante. Para certa gente nao se pode mais ter paninhos quentes, ou continuamos a ser enxovalhados.

lj disse...

Quem e este Antonio Fragata Colaco?

JNF disse...

Pragal Colaço defende o Benfica à maneira dele. Não concordo com os modos como o faz, estou no meu direito, tenho o direito de dize-lo. Olhem, para comparar posições, nada melhor que este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=WMC4-CprFQs

JNF disse...

António Pragal Colaço, advogado, presença assídua em programas da Benfica TV.

Anónimo disse...

Sou o mesmo anónimo de há pouco. Tudo bem, todos sabemos que houve exageros, mas o que podemos ver nesse e noutros vídeos, é apenas um orgulho de águia verdadeira ferida, temos que perceber. Realço umas uma frase que o Sr. disse.. "Nao podemos ser os diferentes eternamente", e é verdade. Somos sempre enxovalhados, sempre. Alguém que nos defenda. Nao estou com este comentário a apoiar este tipo de discurso, até porque tenho miúdos com que me preocupar, mas consigo perceber bem o seu Benfiquismo ferido. Boas noites.

Anónimo disse...

Eu reitero a opinião do Dr. Colaço. É certo que a democraticidade é indissociável do Sport Lisboa e Benfica e é certo que a pluralidade é um direito que assiste a todos os benfiquistas, contudo, se perguntarem aos profissionais do Sport Lisboa e Benfica se preferem ser aplaudidos ou vaiados, parece-me que a resposta é óbvia. Não se trata de estar acima ou abaixo da crítica, trata-se de saber criticar, porque não por carta, porque não numa AG, porque não pessoalmente? Devemos recorrer a blogs e fóruns para ajudar a difundir um mau planeamento do defeso? Para criticar Roberto? Não me parece que seja a forma de melhor servir o clube, sei da minha responsabilidade e esta passa por transmitir positividade aos mais jovens e cumulativamente recordar-lhes onde o Benfica estava antes de Vilarinho tomar posse. Criticar o presente é fazer o jogo dos adversários e ajudar à desestabilização. Saudações benfiquistas.

lj disse...

Obrigado, desculpem a minha ignorancia. Vivo em Inglaterra ha alguns anos e nao conheco estas figuras perifericas que gravitam a volta do clube, pelo menos as que apareceram desde 2004, quando me mudei para ca.

abidos disse...

Concordo a 100% com esta coluna do Pragal Colaço(isso não quer dizer que concordo sempre com ele, por acaso até discordo em muitas ocasiões).
Agora tenho alguma dificuldade em compreender as 'virgens ofendidas'!!!
A liberdade de opinião, e a histórica democracia interna do Benfica, que vocês alegam para criticar o LVF, a Direcção, o Pragal Colaço, o Pedro Guerra, e os 'carneiroa'(que nível?!!!), depois quando alguém vos critica ficam todos melindrados, deve ser amenésia. Se os vossos alvos contantes (e são constantes) tivessem o tupete de responder a todas as vossas criticas, usando um conteudo semelhante, então qual seria a vossa reacção?!!!

Abraços

José Vieira disse...

Caro JNF, se me permites, dois reparos.
Trazer à liça a defesa - enquanto advogado, julgo eu - que Pragal Colaço fez a JP num blog onde constantemente se critica até à exaustão o facto de não se separarem as esferas pessoais e profissionais...
Devo entender que tal máxima só se aplica a LFV e não a Pragal Colaço?

Trazer à liça o facto de Pragal Colaço ter PONDERADO avançar para eleições numa lista diferente da apresentada por LFV é um argumento peregrino quando se pretende demonstrar "estranheza" pelo alinhamento de Pragal Colaço em relação a LFV.
Devo inferir que por teres defendido a manutenção de Quique Flores estás impedido de defender acaloradamente a manutenção de J.J. no Benfica?

JNF disse...

abidos(1) e José Vieira(2):

1 - Mas quais alvos? Mas achas que um blog do Benfica tem alvos nas testas de pessoas ligadas ao Benfica. Ridículo. Olha, lê isto: http://eternobenfica.blogspot.com/2010/08/criou-se-um-mito.html

Criticar o que achamos que não está bem NÃO É atacar o Benfica, é fazer crítica construtiva.

2 - Neste post não estou a falar do alinhamento de Pragal Colaço com LFV, mas sim da má convivência do primeiro com a crítica. Não entendo isso. Tirem LFV das vossas cabeças, não é dele que estamos a falar. (já agora, quando Pragal Colaço está na Benfica TV a defender o Benfica está a faze-lo enquanto profissional. Quando está a defender Jacinto Paixão está também, fruto da sua profissão, a faze-lo enquanto profissional).

José Vieira disse...

"Tirem LFV das vossas cabeças (...)".

Caro JNF, (mais) dois reparos:
Não compreende o porquê da conjugação verbal no plural, se o comentário me é dirigido. A minha opinião só a mim vincula;

Se me é dirigido, trata-se de uma sugestão inútil porque impossível de concretizar pois não se consegue despejar alguém que nunca chegamos a alojar.
É claro que a conjujação verbal pode estar correcta e, afinal, o comentário ter sido dirigido a um universo mais vasto e desconhecido, quem sabe ao próprio interior do blog.

P.S. De APG pouco ou nada conheço, a não ser a desastrada e tristemente célebre intervenção na Benfica TV, que atempadamente repudiei.

JNF disse...

Não, a intervenção não é directamente a si, José Vieira. É como diz "É claro que a conjujação verbal pode estar correcta e, afinal, o comentário ter sido dirigido a um universo mais vasto". É isto. Para o bem e para mal.

Anónimo disse...

No que te foste meter JNF, ainda nao percebeste onde estamos todos metidos?

JNF disse...

Se quiseres ser um bocadinho mais específico sff...

Anónimo disse...

O Dr. Colaço é um grande benfiquista e não vamos agora crucificá-lo - benfiquistas - porque num momento de impotência perante a vergonha que se passou no FCPorto - Benfica da penúltima jornada, ele disse o que disse. É certo que o denominador comum é o Benfica e, quando assim é, tudo tem uma projecção além fronteiras, Dr. Colaço, «incentivos à violência», Benfica TV, olha que conveniente.. tão conveniente foi que se deu mais mediatismo a essas declarações do que às isqueiradas, pedradas e bolas de golfe que objectivamente essas sim, não foram fruto da minha imaginação. Importa não fazer o jogo do adversário, é certo que Dr. Colaço possa pisar terrenos perigosos e com os quais não nos identificamos, contudo tudo o que faz e diz é em prol do Sport Lisboa e Benfica. É nesse sentido que este artigo deve ser inserido, e é nesse sentido que as declarações a quente na Benfica TV devem ser contextualizadas. A forma de melhor servir o Benfica actual - fustigado por um defeso que não correu bem como sabemos mas que só teve o impacto negativo que teve porque o Benfica desportivamente começou mal a época - será de não criar mais desestabilização, e é isso essencialmente que apreendo das declarações do Dr. Colaço, 1º o Benfica, depois o ego de cada um de nós que nos apaixonamos porque escrevemos sem olhar as consequências. Abraço a todos.

JNF disse...

Ninguém o crucifica, aliás, lendo o que eu escrevi e o que ele escreveu, se há um crucificador...

Isto não são egos, são opiniões. Não gosto da maneira como ele "defende" o Benfica. É perfeitamente possível fazer o mesmo trabalho sem aquelas atitudes com as quais eu não concordo. E na Benfica TV há quem o faça, felizmente.

Anónimo disse...

JNF, sejamos coerentes, ninguém está acima da crítica mas vulgarmente censuram comentários apenas e só porque não gostam do que escrevemos. Mas então essa democraticidade só tem um sentido? O Eterno Benfica é uma referência do mundo benfiquista mas ultimamente faz da calúnia a principal arma, e isso é inadmissível. Elegemos democraticamente LFV e agora alimentamos focos de oposição que paralelamente beliscam o trabalho de LFV e acrescema celeuma entre os benfiquistas? Sejam responsáveis, na AG todos dizem sim, sim, sim, está tudo bem. Sejam benfiquistas, protagonismo é para os jogadores.

JNF disse...

"JNF, sejamos coerentes, ninguém está acima da crítica mas vulgarmente censuram comentários apenas e só porque não gostam do que escrevemos."

MENTIRA.

Isso é mentira. Os comentários que visam os autores ou leitores com insultos, ameaças pessoais ou outro tipo de ameaças não passam, obviamente. Obviamente que comentários que já nos apareceram na caixa como "(...) agora censurem lá isto ó filhos da puta" não passam, ou esperavas o quê?

Anónimo disse...

Certo é que a invenção da dita "empresa" é da responsabilidade do Papoila Calmante, mas é "benfiquista", no fundo é "benfiquista.

Anónimo disse...

Não é mentira não, insultos ou ameaças pessoais não fazem parte do meu vocabulário, apenas digo que neste blog há Papoilas Calmantes sedentas de protagonismo, é assim tão ofensivo que seja censurado JNF?

David disse...

Pode o profissional defender o Benfica e ao mesmo tempo defender Jacinto Paixão?!
Como Benfiquista que se arvorou, como pode defender um árbitro acusado de ter prejudicado o Benfica?!
Gostei muito (mesmo) do post, JNF.

JNF disse...

É mentira sim senhor. Achas que eu ia publicar comentários onde ofereciam pancada a um blogger e onde publicavam os dados pessoais dele? Cobardia é vir ameaçar sob a capa do anonimato, olha, por exemplo, como alguns casos que por aqui se vê.