sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fernando Riera

Faleceu Fernando Riera, brilhante treinador chileno do Sport Lisboa e Benfica na década de 60. El Tata, como era carinhosamente conhecido no seu país natal, foi um bom jogador tendo participado no Mundial do Brasil em 1950 e foi o primeiro futebolista chileno a actuar na Europa, curiosamente no Stade Reims, que viria a ser o primeiro finalista vencido da Taça dos Campeões Europeus.

No entanto foi enquanto treinador que mais se notabilizou, estreando-se precisamente em Portugal, no Belenenses, em 1954/55, perdendo o título de campeão nacional (que seria o segundo do clube da Cruz de Cristo) a quatro minutos do fim do último jogo, quando o Sporting empatou na Salésias, oferecendo assim o título ao Benfica. De Belém para o Chile, onde liderou a selecção nacional chilena no Mundial 62, onde conseguiu o melhor desempenho de sempre destes sul-americanos, alcançando o terceiro lugar na prova.

Aí atraíu a atenção do Benfica, bicampeão europeu em título, onde esteve por duas ocasiões distintas: 62/63, ano em que foi campeão nacional e ainda atingiu a final da Taça dos Campeões Europeus, perdida para o AC Milan em Wembley, e 66/67, novamente campeão.

Fernando Riera treinou ainda Sporting, Porto, Deportivo Coruña, Espanyol, Olympique Marseille, Boca Juniors, Universidad Católica (Chile), Nacional (Uruguai) e Monterrey (México). Que descanse em paz.

2 comentários:

Anónimo disse...

O campeonato de 55 não teria sido o primeiro do Belém. Eles já tinham sido campeões em 45-46.

Bimbosfera disse...

É uma pena, mas mais um «imortal» que se vai!
Que descanse em Paz, e condolências à família enlutada.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com