terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pragmatismo na Champions é obrigatório

Um dos sete pecados mortais é a Gula, pecado do qual padece o nosso treinador Jorge Jesus. Quer mais, mais, sempre mais e à custa disso até demos 8-1 ao Setúbal, 6-1 ao Nacional, 5-0 ao Leixões, por aí adiante. Mas também perdemos Rúben Amorim contra a Académica no ano passado por uma idiotice que foi insistir em manter o jogador já lesionado em campo nos dez minutos finais quando ganhávamos por 4-0 só para massacrar os estudantes. E já este ano, o Schalke venceu-nos na Alemanha quando poderíamos ter segurado o empate.

Por isso, e numa competição como a Champions, onde cada ponto vale ouro, defendo que o Benfica deve ter uma atitude pragmática frente ao Lyon, esta quarta-feira. O Lyon não atravessa um bom momento na Liga Francesa, mas a Champions é uma competição totalmente diferente, prova disso foi o que aconteceu na Alemanha. Por isso, amanhã, olhando o adversário olhos nos olhos, vamos jogar para ganhar, vamos jogar à Benfica, mas com o respeito que os franceses merecem, pois até são melhores que nós. E se, no segundo tempo, o jogo estiver empatado e muito equilibrado, o Benfica não deve correr riscos desnecessários, ao contrário do que se passou em Gelsenkirchen. O empate fora frente ao Lyon é um óptimo resultado. Repito, pragmatismo.

20 comentários:

sloml disse...

Subscrevo a 200%.

Red INNdiaNN disse...

O SLBenfica só sabe ser grande quando olha nos olhos.
Acho que devemos segurar o jogo com muita raça e coordenação, mas também utilizar a explosão sul americana do meio para a frente. Humildes,mas corajosos! Só não concordo com o facto de considerarem o Lyon superior. Não acredito na sobrevalorização que tem havido no campeonato francês. Um a um, os jogos franceses não são exageradamente melhores que os nossos.

Jaime disse...

"Pois até são melhores que nós" ?!?!?
Não entendo o que te leva a escrever isto, mas enfim... Quanto ao resto, estou de acordo.

JNF disse...

São melhores sim senhor. No papel e no campo, em todos os sectores menos na defesa.

Éter disse...

Também não sei se serão assim tão, tão melhores, quer numa análise individual ou colectiva. Têm é muito mais experiência de Champions e, isso sim, joga claramente a favor deles.

Mas tanto Benfica como Lyon são duas equipas ainda à procura do seu melhor futebol.

Jaime disse...

Não posso mesmo concordar. Já vi alguns jogos completos do Lyon esta época e sim têm jogadores de muita qualidade dos quais destaco essencialmente o Gourcuff, Michel Bastos e Lisandro. E é verdade que muitos deles são muitos experientes. Mas o Benfica não fica nada a dever aos franceses. Sendo certo que a nossa equipa ainda não chegou ao patamar de qualidade e consistência que evidenciou a época passada nada temos de temer, antes pelo contrário. Devemos ir para cima deles sem medo algum de falhar.

Rui Pinho disse...

Fiquei agora a saber que na Alemanha o Benfica correu riscos.
Ora aí está uma visão diferente e original!

Bimbosfera disse...

Concordo! E sem falar do boicote! Porra, falei! Eehehehe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

JNF disse...

É isso mesmo, Rui Pinho, correu riscos ao preferir não segurar o empate a 0 que se verificava aos 70 min. Passa por cá mais vezes, pode ser que continues a aprender qualquer coisa.

Anónimo disse...

Excelente post!

Anónimo disse...

eu aqui estou mais de acordo com o JNF. Também considero que o Lyon pela sua experiencia e pelos seus valores individuais, está um patamar acima do Benfica. Mas também não será uma grande surpresa se o Benfica obtiver um bom resultado.
A grande surpresa que ninguem contava, foi o resultado do modesto Basileia no campo da Roma.
Por isso, tudo é possível. o Benfica não pode arriscar demasiado, mas também tem que manter a bola longe da sua área e evitar contra-ataques.
se jogarmos em aberto, ou corre mto bem ou corre mto mal. não vale a pena arriscar muito, só se estivermos a perder.

Diogo disse...

Concordo com a tua análise, mas acima de tudo não podemos falhar oportunidades como falhámos na Alemanha. Nestes jogos, basta ir uma ou duas vezes à baliza para ganhá-los. Basta de sermos perdulários.

DarthVader disse...

podem não ser muito melhores e a campanha caseira deixa-los nervosos, mas têm algo k conta muito, a grande experiencia na champions onde já têm praticamente lugar cativo a 10 anos, isso é um argumento de peso para termos muitas cautelas e axar um empate muito positivo.

SLBruno disse...

Discurso amedrontado...
Jogar consciente e no erro do Lyon através da pressão é uma coisa... Agora "canganços"??? Não...
Se tens medo compra um cão e não vás a jogo...
Gula e histerismos são uma coisa, borrar a cuequinha é outra... Nem 8 nem 80!
Respeito acima de tudo, porque como muito bem disse o DarthVader, experiência existe muito mais que a nossa!!
E perdeste na Alemanha por arriscares??? Não, perdeste por não marcares lances claros de golo e por 2 falhas individuais (Peixoto e David Beckenbauer)... E mais uma vez falta de experiência contra jogadores frios e experientes, jogar à maluca e depois no fim estavam todos rotos!!

HugoRasta disse...

Caro JNF,

Já lhe disse isto uma vez. Criticar é tão fácil. Fazer melhor é que é mais difícil.
Que acharia o meu caro se o JJ, nesse jogo em Gelsenkirchen e aos 70 minutos como refere, resolvesse defender o resultado... e mesmo assim perdesse?
Que devia ter apostado no ataque pois era claramente jogo que estava ao nosso alcance?

JNF disse...

SLBruno(1) e Hugo Rasta(2):

1 - O meu mal é ser pragmático, como o sr. da fotografia. Infelizmente ele não ganhou assim muitos títulos na carreira graças a esse pragmatismo, nem nada que se pareça. Ninguém falou em medo ou coisa parecida, fala-se em "olhando o adversário olhos nos olhos, vamos jogar para ganhar, vamos jogar à Benfica, mas com o respeito que os franceses merecem, pois até são melhores que nós". Admiro a capacidade das pessoas em "ler coisas" que não existem. E o teu comentário é um poço de contradições.

2 - É verdade, criticar é fácil e fazer melhor até pode ser mais difícil. Mas a minha função enquanto benfiquista e escritor neste blog é a de ver onde errámos em Gelsenkirchen e não treinar a equipa, para isso está lá JJ. Respondendo às questões, a minha opinião é a de que o Benfica devia ter passado a jogar à defesa, disse-o claramente. O que viesse a partir daí seria positivo desde que não perdessemos, pois afirmei que era muito importante conseguir conquistar um ponto, apenas um, não pedia mais que isso, nos total dos 6 possíveis nos dois jogos fora com S04 e OL. Se perdessemos? Teria pena, mas saberia que tínhamos tomado a decisão mais correcta.

Jaime disse...

O sr. da fotografia, que MUITO admiro, foi à alemanha levar 3 na pá a jogar à defesa...
São apenas opiniões, mas não concordo com a tua visão nem em relação ao jogo de hoje nem ao jogo da Alemanha.
Quanto ao jogo de hoje quem tiver paciência que leia o que escrevi no Tudo Por Ti Benfica...
Quanto ao jogo da Alemanha, a opção mais correcta teria sido carregar ainda mais e se perdessemos (como perdemos) caíamos de pé, caso contrário sairiamos frustrados por termos optado por defender e ainda assim falhar... Mas cada um tem a sua maneira de ver as coisas.
Abraço Benfiquista

JNF disse...

Trap tinha um plantel formado por 14 jogadores, os restantes eram lixo. E nesse ano o Estugarda tinha Hildebrandt, Benaglio, Hinkel, Babbel, Meira, Lahm, Meissner, Hleb, Soldo, Mario Gomez, Kuranyi e Cacau entre muitas outras estrelas. Levou 3, mas se tivesse 0-0 aos 70 min provavelmente teria ficado 0-0. Pragmatismo.

JNF disse...

Já agora, para que fiquem bem esclarecidos, é óbvio que quero que o Benfica ganhe, mas há que ter a atitude inteligente que não tivemos na Alemanha. Acredito na vitória, porque acredito nas probabilidades, por mais pequenas que sejam. E não dou mais de 20% de hipóteses de sair do Gerland com a vitória.

pangaio disse...

Benfiquistas, não levem a mal, mas a jogarmos assim não há cú que aguente!