quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Um precedente grave. Ou não?

Na véspera da recepção à Naval, um grupo de adeptos benfiquistas, presumivelmente afecto aos No Name Boys, deslocou-se ao Caixa Futebol Campus para falar com Jorge Jesus sobre o que se estava e está a passar no clube, nomeadamente no que aos resultados e atitudes do treinador diz respeito. Compreendo o ponto de vista dos adeptos, querem sempre mais e melhor para o clube e acham que o rumo que estamos a tomar não é o correcto, daí a tentativa de dialogar com o treinador. Jesus acedeu e abriu as portas do CFC. Esteve bem o treinador? É uma faca de dois (le)gumes: por um lado quis deixar a imagem de que não é um déspota num pedestal e que aceita e compreende as críticas, aqui tiro o chapéu a Jesus; por outro lado abriu um precedente que pode ser grave se os adeptos não se voltarem a comportar da forma ordeira e correcta como fizeram desta vez.

Acho que os adeptos estiveram bem. Acho que Jesus fez bem. E acho que, em caso de os resultados voltarem a ser negativos, dificilmente ambas as partes poderão estar em bom plano.

15 comentários:

Éter disse...

Se interromperam a sessão de trabalho acho mal e é um precedente grave. Caso contrário, tudo bem.

JNF disse...

Acho que não interromperam nada. Acho.

Mas a questão não era essa (apesar de essa ser pertinente). Perguntava se não haveria maior predisposição dos adeptos para tirarem satisfações de Jesus de uma forma menos pacífica e se Jesus acederia ou não.

Éter disse...

De certeza que se o Jesus visse que podia levar na tromba não os deixava entrar, acho que qualquer pessoa faria o mesmo.

Vermelhusco disse...

Acho mais grave o precedente de levar 5 do Porto como levamos com os erros tácticos demonstrados e a falta de atitude dos jogadores no jogo mais importante da época.
Se isso não se repetir duvido muito que esta situação também se repita.

moondog disse...

Apesar de ultimamente andar longe das "notícias na hora", vi a abertura da página de desporto do Telejornal da RTP 1, no dia em que isso "aconteceu". Começou com qualquer coisa assim (depois de já ter passado variadas vezes em rodapé):

"Adeptos invadem treino do Benfica"

Com o decorrer da notícia, José Rodrigues dos Santos balbucia qualquer coisa como

"o Benfica confirma que esteve presente um grupo de adeptos e que lhes foram abertas as portas do treino"

Há muitos e muitos anos que ando a tentar alertar para a manipulação e distorção da realidade feita pelos nossos "queridos" jornalistas, desportivos e não só. A visão deles prevalece sempre sobre aquilo que quem lá estava - e o viveu - diz que aconteceu.

Acreditem no que quiserem.

Anónimo disse...

que todos temos direito á contestação, é um facto. que ninguém gosta de ser goleado por um rival, é outro.
Mas existem timings mais oportunos de demonstrar tal desagrado. Aparecer na véspera dum jogo quando se estuda e prepara discretamente (á porta fechada) o próximo jogo é errado e só prejudica o clube.

Miguel A. disse...

Para aqueles que continuam a falar que foram os erros tácticos que justificaram aquela humilhação no Estádio do Ladrão limitando-se a uma espécie de relação causa/efeito só queria relembrar que há duas épocas no mesmo estádio era Quique Flores o treinador, num ano em que jogávamos um futebol miserável,e com os mesmos erros tácticos (David Luiz a defesa esquerdo e Aimar a 2.º avançado)só não ganhámos porque aconteceu aquilo que todos nós sabemos...não me venham com cenas mesmo com aquele 11 tinhamos obrigaçao de fazer muito melhor e até discutir a vitória.

Em relação ao sucedido, fico contente pois resolveu-se a questão de uma forma ordeira e que honra a nossa história.

Anónimo disse...

Não acho mal falar com os adeptos! Desde que os adeptos sejam correctos na hora de falar com o treinador!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/que-diferenca-da-agua-para-o-vinho.html

Carlos Alberto disse...

Tens razão JNF estiveram todos bem pois pararam mesmo em cima da linha que divide o 'normal' do 'inaceitável' por isso não pode haver mais nenhum episódio senão a linha é ultrapassada.

JD disse...

Concordo por inteiro.

E mais, e agora vai-me cair tudo em cima, os adeptos NÃO TÊM O DIREITO DE INTERPRELAR OS JOGADORES NEM O TREINADOR.

É a mesma coisa que eu estar a trabalhar numa grande empresa, e por exemplo, um primo meu q tem 200 acções interprelar-me e criticar-me pela minha performance profissional.

Os jogadores são profissionais com contrato com o CLube/SAD, não têm um contrato connosco (sócios).

Querem interprelar alguem? Existem as Assembleias Gerais (dia 29 há uma...) onde TODOS podem colocar questões ao Presidente. Ele foi a votos, foi eleito, ele é q está mandatado pelos sócios, ele é quem deve ser questionado.

Mais a mais é um péssimo precedente. Com que legitimidade invadem um espaço onde se trabalha e se "questiona" as pessoas? Imaginem o equivalente no vosso trabalho...faz sentido? E qdo as coisas correram tão mal q os ânimos estarão exaltados? Chama-se a policia? Vamos ter o clube a pedir uma carga policial sobre os seus adeptos?

Isto não é Palermo! É democrático, todos podem falar, mas é nas AG e no estádio com pateadas, assobios ou aplausos.

O problema reside nalguns que acham que o Benfica é mais deles. Estão tão enganados que ainda nem perceberam que o Benfica já não é de NENHUM de nós, nem do TODOS nós. MAs isso é outra conversa.

Abraços sócios

Águia Preocupada disse...

"No mundo do bem viver, faz como vês fazer"
Os sócios só imitaram LFV que também interrompeu o trabalhozito na SIC, lembram-se?
Aqui, ou há moralidade ou comem todos...
Não concordo com atitudes destas, mas num clube onde os sócios não tem voz (quais Assembleias qual carapuça, só fala quem eles querem e deixam...) só resta esta forma de actuação! E já agora, carreguem e exijam profissionalismo e coerência... que foi o que não se viu no campo do crac ou ladrão, como queiram!

TOPO SUL disse...

Caro JD,

O Benfica é dos socios do Benfica... não é do presidente A ou B ou C...

O sr. não sabe 1/3 do que se passa no benfica... mas continue assim.. a perder 5-0 em casa dos nossos rivais é uma coisa muito normal... ir a lyon e fazer aquele jogo é normal... ir a alemanha e fazer aquele jogo é normal... ?????

Foi a Lyon e a Alemanha de CARRO!!! gastei o dinheiro que tinha e não tinha para ir ver o AMOR DA MINHA VIDA... e os jogadores não tem de sentir o que é o BENFICA????


quando eu era um miudo e ia ver os treinos ao velho e mitico estadio da luz e o campo de treinos ficava mesmo ao lado do estadio, o socios na altura quando o BENFICA perdia sabe o que faziam?? não se recorda de certo....

Se aqueles que criticaram os SÓCIOS DO BENFICA E COM CATIVO E QUE NÃO FALHAM UM JOGO FORA de mostra o seu desagrado...

a unica coisa que acho é que da forma que eu respeito os socios do BENFICA que não têm a mesma mentalidade que NNós... voces restantes socios têm de NNós respeitar...

Saudações Benfiquistas VIVA O BENFICA!

JD disse...

Antigamente...antigamente, não havia Lei Bosman, antigamente não havia empresários, antigamente os jogadores não rescindiam contratos com os clubes, antigamente...

Deixe-se lá de histórias do campo 3! eu qdo vinha da natação com o meu avô tb via essa temerosa pressão...era mas é tudo a dar palmadas nas costas! Alguem invadia treinos??? Em grupos de 100 ?!?!?!? Os jogadores tinham era medo de perder o emprego!!

Hoje um jogador é "apertado" e rescinde o clube fica a xuxar. O caso Paulo Assunção diz-lhe alguma coisa?

Antigamente um jogador q se incompatibilizasse com o Benfica ia jogar para o Setubal. Hoje vai para Espanha, UK, Grécia, Turquia, França, Alemanha, Itália, ARgentina, Brasil...dá para perceber?

Antigamente um jogador de topo nacional custava uns patacos, hoje custa milhões e não pode não ser rentabilizado.

Lanço uma pergunta, e qdo lá voltarem e o JJ disser q não quer falar? e outra, e se ele falar e vcs não gostarem do q ouvem? e ainda outra, e se da próxima alguns dos 100 não se portarem tão bem? Vamos andar à tareia dentro de casa???

E já agora meu caro Topo Sul, o Benfica é dos sócios qdo é para vender Redpasses e camisolas, de resto pode escrever q o Benfica já não é dos sócios. O vieira tem tudo preso com garantias pessoais e percentagens de participações em tudo o q é activos.

Percebe q quem quiser ser presidente do Benfica tem q lhe comprar esses activos e pagar aos bancos a substituição das garantias pessoais?

Infelizmente o futebol não é o q queremos nem o q vivêmos na nossa infancia. Mataram-no com a Lei Bosman e desde então é um produto como os outros.

Abraços

JD disse...

Caro Toneca,

É por termos tido a porta da rua demasiado grande durante muito tempo que temos deixado fugir talentos atrás de talentos. Vale a pena citar nomes? O clássico "não serve para nós!" tem-nos custado muito dinheiro.

Sobre a deslocações e do esforço dispendido, não é o tema em causa. Tal como não está em causa os boicotes ou o q foi dito aos jogadores.

O que está em causa é, desta vez correu bem, e da próxima? E se alguem reage mal e temos o caldo entornado em casa?? Temos q chamar a policia para carregar sobre os nosso próprios sócios? Esta é a questão.

TOPO SUL disse...

Caro toneca,

Assino por baixo o que disse-te...


O BENFICA é da sua massa adepta e dos Sócios... o jogadores que não querem honrar a camisola que tanto amo (amamos porque há muitos que têm o mesmo sentimento que eu) que saiam do BENFICA...

Orgulhosamente vou a AVEIRO e vou trabalhar no dia a seguir... vim do dragão e foi trabalhar no dia a seguir após dormir um par de horas....

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE...

TOPO SUL