quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aprender a comunicar

O Benfica tem um grave défice de comunicação que é sobejamente conhecido por todos há vários anos. Nos momentos mais difíceis e nos quais se exige o aparecimento de alguém que, pela sua posição no clube, imponha respeito, essa pessoa esconde-se. Ou diz uma coisa qualquer para o ar e lança Rui Costa para a frente de guerra. Falo de Vieira, obviamente. Uma coisa é assumir uma posição de maior low profile, algo que já vinha acontecendo desde o final da época de Quique Flores, com Vieira mais na sombra, mais distante dos microfones, o que até era bom dada a aptidão para deslizar nas declarações. João Gabriel foi o escolhido, à altura, para bater em tudo o que mexia. Não gostando do estilo trauliteiro nem desta maneira de estar no futebol, é a única que nos permite sobreviver neste mesmo futebol, sem recorrer a meios ilícitos, claro. Quando as coisas não nos correm bem, por culpa própria ou por culpa alheia, é preciso saber usar o poder de comunicar, saber usar a comunicação social a nosso favor como por exemplo o Sporting, pela pessoa de Paulo Bento, soube fazer de um modo absolutamente brilhante.

Onde é que isto vai dar? Quanto mais se protesta, tendo ou não razão, quanto mais se tenta intoxicar a opinião pública com uma ideia mesmo que não corresponda totalmente à verdade, mais fácil fica alcançar os objectivos. É assim que Portugal funciona. No futebol e para lá dele. Não é ilegal, é inteligente. E o Benfica deste ano bem que precisava disto. Mas infelizmente o nosso treinador não chega para as encomendas nem tem de falar sobre os jogos dos outros e o presidente, pessoa com mais poder mediático, está calado, incompreensivelmente calado quando deveria estar a queixar-se na comunicação social. Acham isto sem nexo? Então vejam:



É isto, aplicado ao Benfica.

7 comentários:

71460_5/8 disse...

o Benfica tem uma atitude diferente. os Benfiquistas têm uma atitude diferente.

enquanto outros clubes tem presidentes e adeptos que estão sempre a mentir e não têm vergonha disso acho que no Benfica é diferente e tem de ser diferente para se respeitar o passado.

outros não olham a meios para atingir os seus fins. o Benfica não vai por esse caminho.

queres que se faça o que os outros fazem? que são mentirosos. exagerados. que fazem porcaria e incriminam os outros de fazer o mesmo quando sabem que não fazem para se auto desculparem?

acho que é impossível...

PS enquanto as parvoíces do Villas Boas passam sem questões, se fosse o JJ era massacrado!

lawrence disse...

Certamente!
Mas não podemos esperar que JJ que até nem é Benfiquista vá afrontar alguém para além dos árbitros uma vez que tem as portas do dragay abertas.
Já vejo Paulo Bento como um natural futuro treinador do Benfica.
Sério, disciplinador e não precisa de Presidentes para o defender a ele ou à equipa.
Pode não ser grande estratega mas compensa isso com a coerência de discurso e de actuação.
E o Benfica precisa de alguém que mantenha a coerência entre a razão e o coração!
Um Feliz Natal a todos e um 2011 de acordo com os vossos desejos e com vitórias em TODAS as modalidades!

Anónimo disse...

João Malheiro

GNR

JNF disse...

Tiago(1), lawrence(2) e GNR(3):

1 - Acho que não percebeste o texto. A ideia não é assumir as mesmas práticas do Porto, nada disso. Temos de saber usar os poderes da CS em nosso favor. É preciso falar e mostrar descontentamento em público para que quem toma as decisões se sinta pressionado. Isso não é corromper. É populista e não é bonito, mas é a única maneira. Sem recorrer à violência ou à corrupção.

2 - Jesus sempre foi conhecido por falar bastante das arbitragens e desde que chegou ao Benfica... puff, nada. Não acho que tenha que ver com a questão do Porto, mas que tanto ele como o presidente deveriam falar mais, acho que sim.

3 - É uma figura demasiado desgastada, com a vida social toda exposta em revistas, etc. João Gabriel parece-me que continua a ser o homem certo.

MALUCODOFUTEBOL disse...

Sem mais Lawrence. Já disse e repito a muita gente: quem me dera ter ainda om José Veiga no Benfica, assim como o Octávio Machado a adjunto... E o que o Mourino disse, é o que eu peço à direcção do Benfica. NO ano passado, a propósito do Hulk caiu o carmo e a trindade lá para os lados da escumalha corupta, imaginem se as arbitragens errassem para o Benfica, como erram a favor do Porto... Era a guerra civil!

Apanhados disse...

Um Santo e Feliz Natal e que 2011 nos traga saúde e sucesso a todos os níveis!!

São os votos do Blogue Apanhados Quânticos

Manuel Oliveira disse...

OFF TOPIC:
JNF, desejo-te BOAS FESTAS, assim como aos restantes colaboradores deste grande Blog.

Abraço.
Blog do Manuel