sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Figura do Ano 2010

Por tudo. Pelo que nos deu, pelo que ganhou, pelo que ensinou, pelo que aprendeu, pelo que conquistou, pela mística devolvida, pelo bom futebol, pela liderança, pelo Benfica. Jorge Jesus é a Figura do Ano do Benfica de 2010.

2 comentários:

John Wakefield disse...

1-Concordo a 1000%.

2- Não é um treinador fenomenal, mas pertence indiscutivelmente ao leque de bons treinadores.

3- Mas um treinador de apenas boa qualidade é sempre sinónimo de títulos? é uma interrogação que gostaria aqui de colocar para prosseguir com o meu raciocínio.

3.1 - No caso do Benfica, nos últimos tempos, os treinadores até têm sido geralmente bons, mas a maior parte fracassou.

4- Isto leva então a uma segunda questão. Então porque JJ obteve resultados superiores aos seus antecessores?

4.1 - Por um lado, teve um apoio forte dos dirigentes (mais na época das mil maravilhas) e acima de tudo, dos adeptos e sócios, que logo simpatizaram com ele e com o futebol praticado pela equipa. Para além disso, o Benfica tinha um plantel de grande nível, capaz de enfrentar qualquer um.

4.2- No entanto, até os cépticos das suas qualidades, têm que reconhecer que JJ teve o seu mérito pessoal. A sua experiência no mundo do futebol, o seu conhecimento do futebol português (que era superior em relação aos bons treinadores estrangeiros que tivemos anteriormente - camacho, quique, koeman), a sua firmeza e capacidade de lidar com a pressão e acima de tudo, a motivação que trazia consigo e que transmitia aos jogadores (o que se viu pouco na primeira volta deste novo campeonato ao contrário da época passada)... JJ sabia galvanizar a equipa.

5 - Pós-título:
A situação deteriorou-se. Ramires e Di Maria saíram ainda sem as suas vagas serem devidamente colmatadas. Os desejados Leto, James Rodríguez, Wesley e Elias não vieram. JJ teve dedo noutras contratações que não parecem dar respostas imediatas a estas lacunas. Entretanto surgirem vozes entre os dirigentes benfiquistas menos consensuais sobre a sua manutenção... mas também é verdade é que se as arbitragens fosse mais justas, o Benfica estaria a 3/4 pts do Porto.
De qualquer das formas, podemos ganhar mais títulos em 2011. O campeonato foi-se mas as 2 taças internas ainda podem ser ganhas. A Liga Europa é dificílima de conquistas mas acho que podemos mto bem chegar aos quartos desde que a atitude e a qualidade do nosso jogo seja firme e eficaz.

Boas entradas para todos. VIVA O BENFICA

JNF disse...

Subscrevo este comentário em todos os pontos, esta parece-me ser a análise mais ponderada e correcta da situação. Quanto à pergunta do ponto 3, é simples: o Benfica, nos últimos anos, teve melhores treinadores que os rivais. Santos era melhor, Jesus era melhor, Trap era melhor e Quique estava ao nível de Paulo Bento. Neste 4, fomos campeões com 2, não fomos campeões com o espanhol porque o sistema não deixou e não fomos com Santos porque se amedrontou. Ter um treinador melhor que os outros é fundamental, mas sem equipa nem estrutura a apoiar é impossível ganhar algo.