sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Melhor era impossível

O Benfica teve muita sorte no sorteio dos 16-avos e oitavos de final da Liga Europa. Face ao cenário aqui descrito, poder chegar aos quartos-de-final sem defrontar nenhuma daquelas que eram, a meu ver, as 9 equipas mais fortes, é extremamente positivo. Mas pensando a curto-prazo, jogo a jogo, o importante é ver que vamos defrontar uma equipa que está perfeitamente ao nosso alcance, o Stuttgart.
A malapata encarnada na Alemanha é mais que conhecida: 50 anos sem conseguir uma vitória na terra dos Boches. No entanto vejo com alguma esperança que pode ser desta vez que a maldição seja quebrada. A equipa do sudoeste alemão encontra-se num péssimo momento de forma ocupando um incrível 17º lugar na Bundsliga em 18 possíveis, o equivalente ao Nurnberg que defrontámos em 2008 na Taça UEFA. E não sendo o actual Stuttgart tão fraco como o adversário de 2008, também este Benfica é mais forte que o Benfica de 2008. Diria que ambas as equipas estão ainda bem longe do potencial que têm, resta saber qual delas vai conseguir evoluir mais até Fevereiro. Espero e acredito que será o Benfica. Os alemães treinados por Bruno Labbadia, ex-treinador do Hamburg não têm das equipas mais homogéneas da prova. Na baliza estão longe de estarem bem servidos, o titular Ulreich não inspira muita confiança, e esse poderá mesmo ser um ponto fraco a explorar. Na defesa há alguns jogadores conhecidos como o holandês Boulahrouz, Boka, Molinaro, ou um conjunto de jovens alemães de uma nova geração que surgiu para "renovar" o futebol germânico: Trasch, Niedermeier e, o mais conhecido deles todos, Tasci, constituem um trio de qualidade acima do resto dos colegas de sector. Quem segue o futebol internacional também já ouviu alguns dos nomes do meio campo: Camoranesi é o mais sonante de todos, mas o internacional italiano, já com 34 anos, não tem constituído opção regular na equipa inicial; Gebhart, Gentner (campeão pelo Wolfsburg em 2009) e Kuzmanovic, este último de grande qualidade, a meu ver, são outros dos jogadores mais sonantes. No ataque há Cacau, ele que já fazia parte da equipa que derrotou o Benfica na Taça UEFA de 2004/2005 e ainda dois outros atletas com mais dificuldades em assegurar um lugar no onze, casos de Marica, internacional romeno, e Pogrebnyak, o russo que se deu a conhecer ao mundo do futebol em 2008 com vários golos na campanha gloriosa do Zenit nesta prova.


Posto isto, o Benfica parece-me melhor que o Stuttgart. No entanto, a falta de mentalidade europeia, a falta de força física em campo e a desorganização defensiva podem jogar contra nós. Com a primeira mão a ser disputada na Luz, é necessário vencer em casa para, na Alemanha, ter mentalidade e sangue frio para jogar contra os alemães e contra a História.


P.S. Sem bolas quentes ou frias fica mais difícil, não fica? O Porto, sendo cabeça-de-série, teve um sorteio bem mais difícil que o Benfica. O do Sporting não aquece nem arrefece, 50% de hipóteses para cada um. O do Braga é mais difícil do que o que parece, apesar de eu não conhecer nada do Lech a não ser os resultados da fase de grupos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tá no papo

GNR

Carlos Alberto disse...

Melhor só se fosse o Dinamo de kiev ou o Spartak. LOL

Galaad disse...

Concordo inteiramente com o que foi escrito.

Achei engraçado que, durante o dia, nos sucessivos lançamentos da elimninatória nos vários orgãos de comunicação social (rádios e tvs incluidas), parece nem valer a pena irmos a jogo. Baseavam-se eles que, há 5 anos levámos 3-0 deste mesmo Estugarda, e no facto de termos a malapata de nunca termos ganho na Alemanha.

Nenhum desses iluminados, absolutamente nenhum, foi capaz de dizer que este ano o Estugarda é o penultimo classificado da Bundesliga. Enfim, é o jornalismo que temos... estatistica, muita. Actualidade, zero!!!

PS; Segundo esses mesmo entendidos essa equipa do meio da tabela (facto recorrentemente referido...) em Espanha, nem se deveria incomodar com a eliminatória já que as suas hipoteses são nulas!!!! Incrivel!!!

Anónimo disse...

(PENAJ) Acredito que somos o país com proporção maior de blogs devido à fraca imprensa escrita que possuímos. Nesse sentido a análise superficial feita ao embate foi espectável. Mudando de assunto, tivemos sorte no sorteio! Mesmo não sendo cabeça-de-série a sorte sorriu mais do que a FCP e SCP.

Joel disse...

Eles podem estar em penultimo, mas não se esquecam que eles continuam a ter grandes jogadores. Quem pensa que a eliminatoria está ganha, está muito enganado. Eu duvido mesmo que consigamos passar esta elimintaroria. Importante frisar que eles em janeiro vão se reeforçar e vão ficar ainda mais fortes. Oxalá que eu esteja enganado.

Bimbosfera disse...

Penso que de todos os treinadores, agora, por acaso, o Jesus, tão mau sempre a falar, na boca de muitos, foi o que melhor se posicionou. Sem arrogância e dizendo que a eliminatória ainda é muito longe a nível temporal... E eu estou com ele!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

Bimbosfera.blogspot.com