quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Não querem ou não podem?

Não querem. Nem podem. Época terrivelmente mal planeada como foi dito aqui neste blog por diferentes pessoas durante todo o Verão. Erros crassos que só quem tem palas nos olhos é que pode negar. Incompetência a gerir, a ordenar e a executar. Quando olho para a equipa do Benfica não consigo apontar especificamente para um jogador e dizer que ele está efectivamente a "fazer a cama ao treinador". Mas olhando para a equipa como um todo, parece-me amorfa, sem vontade nem capacidade para mais. Vejo diferentes situações no plantel: Luisão é o líder dentro de campo, faz o que melhor sabe e pode, dá tudo e é provavelmente o melhor jogador actualmente; David Luiz é um bom rapaz, é profissional e tem aguentado estoicamente as parvoíces que têm sido escritas sobre ele. Não duvido nem por um minuto do seu empenho. Dá tudo em campo, mas está com a infelicidade de lhe sair quase tudo mal; Coentrão está visivelmente estoirado depois de um ano de 2010 com, até ao momento, 50 jogos oficiais sem pausa para férias; Saviola regressou àquilo que foi nos últimos anos, um jogador acomodado; Cardozo é Cardozo, capaz de um golo e de 85 minutos de ocaso, mas que marca, marca!

Os "objectivos mais altos de sempre", citados em Agosto último pelo nosso presidente, revelaram-se uma patetice épica. Estivemos a dois míseros minutos de ser eliminados não só da Champions League como também da Liga Europa, ou seja, chegaríamos a Janeiro sem a frente europeia por disputar, algo que, desde 2003, se verificou apenas por uma ocasião, quando treinados por Quique Sanchéz Flores. Logo aqui se vê quão miserável está a ser esta época.

Jesus tinha afirmado antes do jogo que as suas previsões estavam correctas: quem perdesse pontos com o Hapoel seria eliminado da fase seguinte da grande prova de clubes. Não esperava ele, certamente, que ao minuto 88 a frase mais correcta seria "quem perdesse mais pontos com o Benfica ficaria de fora". Triste mas verdade.

Perdemos e eis que chega o "escudo humano" do presidente, o senhor Rui Costa, posto na prateleira no momento das vitórias, chamado de urgência nas derrotas, com a vida pessoal vergonhosamente exposta nos jornais e revistas do país. Não sei como te prestas a este serviço, caro Rui. De dia para dia consigo admirar mais as suas capacidades e a sua coragem em detrimento da fuga constante de outros nos momentos difíceis. Se houve alguém que passou naquilo a que chamei de teste de carácter foi o nosso Director Desportivo, porque presidente, treinador, jogadores e adeptos reprovaram. Uns escondem-se nos momentos difíceis, outros aparecem. É esta a diferença entre os Homens e os ratos.

Será Jesus parte do problema? Manuel José, Paulo Autuori, Graeme Souness, Jupp Heynckes, José Mourinho, Toni, Jesualdo Ferreira, José Antonio Camacho, Giovanni Trapattoni, Ronald Koeman, Fernando Santos, Fernando Chalana e Quique Flores também foram. Por isso é que foram corridos a pontapé ou tentaram correr com eles. O problema é a falta de mentalidade. Com esta mentalidade perdedora, nem com Guardiola de manhã e Ferguson à tarde o Benfica ganhava.

Nem chegámos ao final do ano de 2010 e o Benfica já conta com nove derrotas, mais uma que em toda a temporada de Quique e menos uma que em toda a temporada de Santos/Camacho/Chalana. Mais grave que isto é haver benfiquistas a colocarem paninhos quentes e a dizer que "foi só mais uma derrota", "melhores dias virão", "é só uma má fase". O Benfica está nesta situação miserável crónica há já dezasseis anos. São dezasseis anos de derrotas, vexames e humilhações, são dezasseis anos de Benfiquinha, com a complacência de muitos de vós, adeptos.

Os adeptos ficaram contentes, ou pelo menos mais aliviados, com a passagem à Liga Europa. "Do mal o menos", dizem alguns. Percebo perfeitamente, é esse o me sentimento em termos práticos. Mas eis que olho para a lista de possíveis opositores vindos do Pote 1 (porque nem cabeças-de-série vamos ser neste sorteio) e vejo Manchester City, Liverpool, Bayer Leverkusen e PSV Eindhoven. Quatro potenciais Celtas de Vigo. Podem pensar que é a Liga Europa, que em jogos a duas mãos até nos podemos safar, mas a realidade nua e crua é esta: nem com Lyon, nem com Schalke nem mesmo com o Hapoel o Benfica venceu no confronto directo. Mau demais para ser verdade.

17 comentários:

Anónimo disse...

o City e o Liverpool têm que ser evitados a todo o custo... e o Benfica tem que estar bem no mercado de Janeiro. porque se continuarmos a jogar assim, n vamos a lado nenhum.

Carlos Alberto disse...

Pelo menos uma coisa é certa: Aquela teoria maluca que vocês tinham que o Jesus 'ia-se cagar' para o campeonato porque se queria valorizar na Champions para dar o salto era tão verdadeira como a promessa do Vieira dos 'objectivos mais altos de sempre'.
Preferia sinceramente que vocês tivessem razão.

joaquim pereira disse...

a unica coisa que eu sei e que quando parece que estamos atinar ha sempre algo que estrova, foi assim com camacho quando ganhamos a taça, foi assim com trapatoni quando fomos campeoes e e agora com jesus , o que ha em comum em todos estes casos?

jogar um mes mal depois do que se fez o ano passado seria normal atendendo as circunstancias (mundial, lesoes etc) agora seis meses? eu sou parvo mas nao sou maluco
resta esperar pelo ultimo ano de mandato de virira pois ai convem ser campeao para nao perder o tacho, alias e minha convicçao que so ganhamos o campeonato com trapatoni para o sistema nao levar com outro vale azvedo pois era ano de eleiçois
criticam muito o benfica mas no vieira nao tocam porque?

Miguel Nunes disse...

Estarão a fazer a cama ao Jesus? Se assim for, PUTA QUE OS PARIU!

Águia Preocupada disse...

Infelizmente estamos na Liga Europa para mais vexames e humilhações!
Por mim, teria sido bem melhor se tivessemos ficado por aqui... Para bombos da festa, chegou e sobrou!
Rui Costa deu a cara? Que me interessa a cara de Rui Costa! Quero atitudes, acção! Quero que Rui Costa, Vieira ou lá o raio que os parta a todos, tomem uma atitude, que dêem um murro na mesa e coloquem ordem na casa e na cabeça daquela gente! Eles estão lá dentro sabem quem é ou quem são o problema. Seja quem for, é correr com ele(s)!
Mais enxovalhos a uma instituição centenária e a milhares de sócios, é que não!
De palavras bonitas estamos fartos! Queremos que ajam em defesa do nome do Glorioso!

patriarca disse...

Isto está muito pior que se julga, desde o Desefo passado e desde que o Jorge Jesus andou lá para os lados do PORCO em Festas, arraiais, casamentos com Porco da Bosta NUNCA mais foi o mesmo e isso tem reflexão na Equipa, ele já não parece o mesmo, ele já não tem as ATITUDES de outrora e depois é o que se vê. Os jogadores andam DESMOTIVADOS, ALHEADOS de tudo especialmente de jogar á bola, e ontem viu-se isso mesmo é um DESCALABRO TOTAL, é MAU DEMAIS para ser verdade, fazerem contratações à amigo e não por competência, foi aquilo que o JJ fez e agora vê-se o que está a acontecer e depois como ontem o Jorge Jesus vir á comunicação social afirmar que afinal jogamos bem, que houve azar, que grande parte do jogo fomos superiores al Shalk e outras aleivosias, é demais ou o homem está doente ou então viu outro jogo diferente daquele que TODOS os Benfiquistas viram e assistiram aquela miséria franciscana. Algo vai muito mal no Reino da Águia e esse mal tem que obrigatoriamente ter um nome ou vários nomes, mas que a coisa não está bem não está e quem disser o contrário esta-se a enganar a ele proprio ou quererá enganar e meter os dedos nos olhos alheios ???!!!
Depois também veio o Rui Costa a frasear aquilo que todos sabemos, querer acalmar a Nação Benfiquista é uma coisa, mas com a sua actuação querer fazer TODOS estúpidos isso NÃO, porque por aquilo que disse, certamente que NÃO VIU O JOGO, porque tudo se passou diferente daquilo que afirmou e ELE não deveria e tem ESSA OBRIGAÇÃO de não enganar os SÓCIOS e Simpatizantes deste Glorioso Clube.

vose jeiga disse...

Schalke e Happoel são equipas de uefa cup. Temos saldo negativo contra ambas. Sintomático. Um cska, Man city ou zenit chega e SOBRA para este benfiquinha.

O Benfiquinha é o clube rei de tiros nos pés...depois de uma época que deveria ser o normal, ou seja, sermos campeões nacionais e uma prestação +/- na liga europa eis que volta tudo à estaca zero com uma planificação delirante e feita à sombra da bananeira.

volto a repetir: quando luisão faz o 1-2 não há uma alma que se digne a ir buscar a bola o + rápido possível...SINTOMÁTICO! em aveiro quando marcámos era só abraços e "espírito" de grupo.

Rui Costa: "sai do armário" de uma vez por todas e candidata te à presidência do BENFICA. o escudo humano na hora das derrotas que é posto na prateleira na hora das poucas vitórias.

JediVermelho disse...

JNF, mais uma vez, apoiado a 220%! Para muitos está tudo bem! As péssimas exibições vão acabar deprssa!
Rua com LFV!

Anónimo disse...

Já dizia o outro: O ano passado tinhamos jogadores a jogar o dobro. Este ano temos um treinador a ganhar o dobro.

GNR

João Tomaz disse...

Excelente post. Também não consigo apontar o dedo a um jogador específico mas parece-me que a equipa, no seu todo, está a fazer a cama ao Jorge Jesus. Como não se tratará, certamente, de uma conspiração, isto significa que a mensagem não passa.
As pessoas não têm memória ou desconhecem mas não é a primeira vez que, a seguir a uma época brilhante, ocorre uma temporada nefasta. Aconteceu, por exemplo, com o Barotti. Aconteceu com o Tim Shea.
O problema é que agora estamos agarrados a uma indemnização de não sei quantos milhões de euros e sem alternativa. E o Rui Costa, que tem mais cultura desportiva a dormir que o nosso presidente acordado, sabe qual é o único caminho possível neste momento. União!

Fabio Monte disse...

vose jeiga também estranhei o facto de depois do 1-2, os jogadores não irem buscar a bola para recomeçar o jogo rapidamente.

Será que os jogadores são mesmo fieis ao clube e viram que o JJ ao apareçer ao lado do Porco no Jamor e depois disso ter feito chantagem para um aumento, que acharam-no um dos "outros"?

John Wakefield disse...

se os jogadores andam de facto a fazer a cama ao JJ, rua com esses determinados jogadores (vendam-nos em janeiro ou no final de época) Porque senão os próximos treinadores vão sofrer na pele as birrinhas destes jogadores.

apesar de tudo, JJ é para manter. é um bom treinador. já provou isso e mudar agora de treinador, é suícidio. todos sabem isso.


Realmente, o vose veiga tem toda a razão. o Benfica ao reduzir o marcador, não houve sequer uma alma caridosa (que é paga a peso de ouro) que fosse buscar a bola ao fundo da baliza para reatar mais depressa o encontro. E já não falo da passividade, da tristeza e da lentidão do futebol do BENFICA.

isto não é o Benfica...

Anónimo disse...

Tenho de felicitá-lo, não por boas razões...
O Eterno Benfica, lembra-me um pouco o Dr. Medina Carreira... Avisou, avisou, avisou e todos achamos que ele exagerava... Agora, se virmos os antigos comentários do Dr Carreira, se formos reler os seus antigos Post's, meu caro, felicito-o por ter percebido a tempo...Fazem falta em Portugal, na Politica, no Desporto, na Educação, na JUSTIÇA, na Economia, Homens que vejam para lá do imediato, que sintam a vida tal como ela decorre, e não como gostariamos.
Não o conheço pessoalmente, mas aceite um abraço...
Um abraço igualmente para o Rui Costa, sentido...

Miguel Nunes disse...

Vejam la´se me podem ajudar.
Não encontro mail para contactar o Benfica. Serviço de sócios. Reparei hoje que me cobraram 24eur de cotas, qd deveria ser apenas 12. Tenho mais 2 socios em casa, mas são menores e não pagam!

Miguel Nunes disse...

já encontrei! obg na mm. abraços p voces

Águia Preocupada disse...

Oh Caro PB! Então não sabe que em Dezembro para o 13º mês para os meninos irem passear e visitar os seus ente queridos no Natal? Ah! Pois é! Em Dezembro é a dobrar... tal como as derrotas...

Anónimo disse...

A grande verdade que li na net de
Pedro Figueiredo (que não conheço, mas elogio a lucidez)
AOS VERDADEIROS BENFIQUISTAS! Já chega!Será que não há nenhum benfiquista que escreve neste forum e que vai aos orgãos de comunicação social que perceba no que se tornou o SLB?Qual o futuro do clube?Tem alguma estratégia definida?Qual o seu real património?Quais os seus reais activos?Qual é a percentagem dos passes do seus melhores jogadores que lhe pertencem?Qual o seu real passivo?500 milhões?400 Milhões?Para além de tudo isso o SLB é um clube sem prestígio internacional,que vive do passado tal como o Ajax ou o Anderlech.Isto são factos,basta olhar a última vez que conquistamos algo a nível internacional.Ganhamos 1 campeonato de 5 em 5 anos e fazemos uma festa como se tivesse acabado a fome no mundo.Vivemos escondidos atrás de sistemas,de apitos dourados,obcecados com o Pinto da Costa,quando na realidade sonhamos todos os dias para ter um Presidente que defenda realmente os interesses do Benfica como o Pinto da Costa defende os do FCP.Ninguém gosta de nós a nível interno,somos insultados em todos os estádios onde vamos jogar e não só no Dragão ou em Alvalade.Certamente não é por aquilo que ganhamos,visto não ganharmos quase nada á muitos anos,mas sim pelas atitudes patéticas e sem nexo que tem tido esta e outras direcções do clube,assim como alguns comentários de adeptos que já roçam a senilidade que vão á TV ou que escrevem nestes foruns,comentários esses completamente estúpidos tipo somos tão bons como o Barça ou o Jesus é um treinador de top ou ainda que o David Luiz vale 50 milhões ou o Cardozo 25 milhões.Temos que voltar a ser realmente grandes dentro e fora do campo,e para isso temos que mudar de atitude,encarar os nossos problemas de frente e deixar de pensar no FCP e no SCP.Ainda somos uma grande marca que pode ser recuperada,não com estes dirigentes nem com este tipo de adeptos,mas sim por verdadeiros benfiquistas tipo Fernando Martins ou Toni. Temos que fazer um reset e começar do zero.Restruturar o clube e po-lo novamente com identidade.