domingo, 2 de janeiro de 2011

Começar com o pé direito

O Benfica começou o ano de 2011 com o pé direito ao derrotar o Marítimo na Luz por 2-0 em jogo a contar para a Taça da Liga. Jorge Jesus optou por fazer a chamada rotatividade da equipa principal e colocou alguns jogadores que habitualmente não são parte dos titulares no onze inicial. Num jogo de baixo ritmo, o Benfica revelou-se mais competente e alcança os três primeiro pontos da fase de grupos, que tem de vencer, obrigatoriamente, se quiser passar às meias-finais da prova.

Foi um bom teste com algumas alterações em que os habituais suplentes mostraram que têm estofo para receber uma nova prova de confiança do treinador: Moreira esteve bem, bastante tranquilo, algo que é difícil num guarda-redes que joga apenas ocasionalmente (vide Hildebrand, Kieszek e outros); Airton mostrou-se uma autêntica muralha, deixando a ideia de que lado a lado com Javi Garcia formariam uma excelente dupla para alguns jogos como Lyon, Schalke, Hapoel ou Porto, fora; Sidnei em crescendo de forma, muito mais tranquilo e concentrado hoje que nas anteriores chamadas; Jara também entrou bem e criou alguns lances de perigo, pese embora as infantilidades que ainda comete, qual criança de dez anos que não passa a bola aos amigos; apenas Kardec, que passou ao lado do jogo, e Fábio Faria, que se apresentou numa forma física miserável, algo que não foi surpresa para quem viu o treino aberto desta semana, mostraram sinais negativos.

Mesmo assim, num jogo de baixo ritmo e fraca intensidade, o Benfica só teve de exercer esforços mínimos para levar de vencida o Marítimo. Salvio, a meio do primeiro tempo num remate cruzado em que dá a impressão que Peçanha poderia ter feito mais, deu vantagem, e Saviola, perto do final do primeiro tempo, fez o resultado final ao aparecer no sítio certo na hora certa para desviar com sucesso a bola para o golo.

A vitória deixa o Benfica com 3 pontos, os mesmo do Aves, que é co-líder do grupo. Na próxima jornada, o Benfica recebe a Olhanense e ganhando assegura praticamente o lugar nas meias-finais desta prova. Seguem-se agora três jogos bastante importantes e também difíceis para o campeonato e Taça de Portugal, com Leiria fora, Olhanense em casa (Taça) e Académica fora. É imperativo ganhar todos se quisermos manter a pressão no Porto e o desejo de conquistar a 25ª Taça de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Kardec para rodar (ou vender). Salvio para comprar e já! Jara é claramente o nº 3 do ataque atrás dos óbvios Cardoso e Saviola! Sidnei dá confiança e Airton também! Peixoto é desgraça total e Faria é meio tosco...