domingo, 23 de janeiro de 2011

Sofrimento desnecessário

Devo salientar a boa vontade e alguma inocência de algumas pessoas que ainda acreditam no título. Um Benfica quase bipolar, com uma primeira parte de altíssimo nível e uma ponta final de jogo que ia deitando tudo a perder, derrotou o Nacional da Madeira num bom jogo de futebol. Algures entre Aveiro, o crónico candidato foi "cronicamente" beneficiado, sendo atribuído um penalty inexistente que permitiu a vitória por 1-0 pela terceira vez esta época, depois de Naval e Setúbal. Na Luz mora agora uma equipa bastante mais tranquila que aquela que iniciou a época, tendo já conquistado seis pontos na segunda volta, contra os zero alcançados nos jogos respectivos da primeira volta. São já 7, as vitórias consecutivas do Benfica na prova.

Início de jogo a todo o gás com o Benfica, a fazer uns primeiros 20 minutos de grande nível, nos quais marcou por duas vezes, primeiro por Gaitán na sequência de um lance de Salvio e Saviola, no qual o camisola "8" sofreu penalty não assinalado, depois, na sequência de um canto cobrado por Aimar, foi Sidnei quem saltou mais alto e em antecipação ao defesa marcou o seu primeiro golo este ano, dando uma boa vantagem ao Benfica. Apesar de o Nacional também ter criado algumas situações complicadas para Roberto, no início do jogo, a vantagem encarnada era inquestionável dada a diferença de qualidade de futebol produzido. Com o resultado em 2-0, a equipa soltou-se, muito graças à boa exibição de Pablo Aimar, que comandou o meio-campo encarnado, mas sem criar grandes aflições para Bracalli. Era um domínio territorial evidente por parte do Benfica. O Nacional só voltaria a criar perigo perto do intervalo com um cabeceamento às malhas laterais na sequência de um livre lateral, uma situação defensiva que continua por resolver no futebol encarnado.

O segundo tempo começou praticamente com o golo do Benfica fruto de um lance em que Luisão faz uma assistência cheia de classe e Cardozo finaliza com alguma sorte também, ao conseguir passar a bola por entre as pernas de Bracalli e chegar-lhe antes do guarda-redes o conseguir fazer também. 3-0, tudo resolvido. Ou então não. O jogo foi decorrendo e Jesus retirou Cardozo, o Nacional sentiu-se mais confiante e nos últimos 15 minutos instalou-se a incerteza do resultado na Luz: o Nacional fez o 3-1 na sequência de uma bola parada, teve um lance em que o avançado esteve cara-a-cara com Roberto com uma monstruosa intervenção do espanhol e fez de seguida o 3-2 num lance em que Coentrão perdeu no duelo aéreo à semelhança do que tinha acontecido no primeiro golo. Com a confiança no máximo, o Nacional atirou-se de cabeça ao jogo e foi num lance de contra-ataque, já em cima do minuto 90, que Jara marcou de cabeça após assistência de Saviola na esquerda, tranquilizando definitivamente os mais de 30.000 benfiquistas que tiveram a coragem de se deslocar ao Estádio da Luz, com apenas 5 graus, vento para de lá saírem apenas às 23 horas.

Vitória justa com cerca de 75 minutos de inspiração e 15 minutos de aflição. O Benfica alcançou a sétima vitória consecutiva no campeonato mas mantém-se a oito pontos do líder e alargou para onze a vantagem que detém sobre o Sporting, que jogará apenas hoje à noite nos Barreiros (e onde não deverá conseguir passar, arrisco eu).

10 comentários:

Anónimo disse...

A vergonha do penalti do porto conjugada com a não atribuição do penalti sobre Coentrão no final do jogo.
Segue a lei que foi posta em execução desde o inicio da época que o clubeseco tem de ter o penalti da ordem para ajudar as festividades e que é proibido haver penaltis a favor do benfica.
Muito honestamente, já estou pouco preocupado em nos assinalarem os penaltis correctos ou não. A equipa que ganhe juizo e não descanse à sombra dos 3-0. Agora uma equipa que tem 9 pontos dados que deveriam no limite ser 3 é muitas coisa. E estou a atirar contas por alto.
E isto é ridiculo. E enche a paciencia. Porque por muito que eu já não acredite no benfica campeão, devem ser equipas em campo e não factores externos a determinar isso.
Como eu gosto da liga inglesa....

Sobre o jogo, viram o Maxi? :) Então aquela ultima arrancada foi qualquer coisa.. Sálvio, extraordinária a forma como procura sempre zonas interiores. Gaitan a melhorar e muito processos. Aimar é outro planeta. Sidnei é um jogador que eu particularmente gosto muito desde que chegou. Vai na próxima epoca render sem problemas o grande David. Negócio esse que a ser feito agora pela pressa do Chelsea, nao deveria nunca ser inferior a um mínimo de 25+5+jogador (a pronto+uns15/20jogos+Kakuta(temos lá ordenado para Kalou?)

Jesus devia ser suspenso pela falta de inteligência. Não sei quais são os regulamentos mas uma boa multa e uns jogos na bancada. Não quero para a nossa equipa uma justiça diferente da que exijo para todos os outros.

cumps,
DMC

PS (sobre Jesus e Domingos...)
Agora que a linha defensiva do Braga se foi, com os dois alas para o sporting, vê-se a qualidade do treino do Jesus no aspecto defensivo. Ok que o Elderson e o Garcia não são grande coisa, mas que com o jesus ao leme a coisa seria bem melhor, lá isso seria...
Quanto custará o Silvio?já esta prometido ao Porto não é?:( e o Pizzi?

Anónimo disse...

Caro JNF, penso que o 1º problema (irregularidade) é muito maior que o 2º (arbitros). Como tu sabes, deitar a culpa aos erros dos outros é muito mais facil que olhar para os nossos. Basta ver que na semana passadas "nem viste" o jogo em Coimbra. Alias, nenhum dos colaboradores do blog.

Agora, temos jogadores, como ja foi aqui referido, que nao servem para o Benfica. Caso do Menezes, ter bons pes não chega. E a entrada dele aliada ao relaxamento dos outros fez com que o Nacional chegasse do 3-0 ao 3-2.

Quanto ao jogo de Aveiro, aquilo é de facto penaltie. A tentativa de jogador-lagarto é que podia abrir aqueles olhos pois fez uma falta desnecessaria, assim como o defesa da Naval na 1ª jornada. Agora contra o Setubal ainda estou à espera da imagem que me diga que aquilo era falta.

ATL

Anónimo disse...

eu só sei que já existe uma campanha promovida por alguns órgãos de comunicação social para tramarem o JJ. Não é que ele não mereça apanhar 4 ou 5 jogos de castigo, mas decerto que a dramatização efectuada até agora poderá ter um efeito ainda mais negativo...

JNF disse...

ATL,

não venhas com juízos de valor sobre mim, não tens esse direito. Quando digo "não vi" é porque não vi mesmo, chega de insinuações. Entre doença, trabalho e falta de internet, não tenho visto muito do Benfica nem escrito tanto no blog como gostaria, como podes ver pela média de posts deste mês. Quanto aos outros users, continuam a escrever com a mesma média com que escreviam antes.

Além disso, nunca neste blog utilizei as desculpas de arbitragens para justificar todos os problemas do Benfica, aliás, devo ser das pessoas na blogosfera que mais responsabilizou Vieira e Jesus pelo mau início de época. Essas insinuações tuas caem em saco roto.

Os teus argumentos estão à vista. O Menezes entrou com o resultado em 3-2, não foi por culpa dele que a equipa afrouxou.

O GLORIOSO disse...

Mais uma vitoria do nosso Rolo Compressor (ontem com alguns engasgos), da indescutivelmente melhor equipa do futebol Português que não vai ser Bi campeã por obra fantástica do sistema que leva ao Colo a equipa do Informático, os Corruptos.
JNF mais do que criticar o nosso mau inicio (com razão, com explicações já dadas pelo nosso Jesus) de epoca é preciso desmarcarar a vergonha que tem sido esta epoca. Não se trata de desculpar com arbitragens mas tudo vai dar a elas. Sejamos serios todos começaram aos soluços mas uns tiveram um penalti salvador com o Naval, um golo irregular com o Rio Aves, mas 2 pelantis perdoados, uma maozinha com Nacional e assim se ganha confiança, outros belas arbitragens com a Academica, sem falar da obra prima de Guimarães. Percebe como se faz um campeão?
Este vai ser com campeonatos mais falsos que alguma vez vi, um campeão fabricado, uma vergonha. Isso sim tem que se repetir até á exaustão.
Já agora Grande Jesus todos estamos contigo. A campanha vai começar para o castigo espero que a direcção o defenda até á "morte", pois nem admito outra coisa.

P.S- A isenta, integra, verdadeira Comunicação Social é brilhante, não há duvida. Uns ganham 1-0 com mais um penalti á FCP e foi um vitoria tranquila, outros dão 4 - 2 chegam aos 3 golos de vantagem mas foi uma vitoria arrancada a ferros e com muito sofrimento. Perante isto dizer o quê?

Anónimo disse...

Continuando... se me for permitido...!
Em primeiro lugar, estimo as melhoras, com sinceridade.
De seguida e falando naquilo que nãop nos beneficia ou prejudica a vida ou a saúde (digo eu...! porque a mim não me afecta)
a pretensa declaração sobre o penaltie de Aveiro vem mesmo a calhar sobre a clareza do golo irregular em Coimbra.
Nem mais... nem menos...
Joguem...! mais e melhor...!
Já por aqui deixei algumas palavras, em anónimo. Expliquei que não estou registado ou coisa parecida.
Mas... também mostrei a minha cor AZUL E BRANCA...
Deve ser essa a razão da "filtragem"...

Anónimo disse...

eheh..
gostei do argumento do Menezes entrar e o benfica sofrer dois.. Bem mandado JNF.
Podendo a conversa cair em saco roto, o que raio faz ali o Menezes?
1º um junior com o tempo que ele tem seria certamente melhor aposta.é mais barato e não anda ás aranhas com o campeonato cá do burgo
2º Temos o Felipe Bastos emprestado que me parece muito melhor jogador, a ter de ser alguem brasileiro a jogar

O Menezes a jogar como joga dificilmente jogará a 10..aliás, gostava que alguem me disesse onde raio o rapaz se puderá desenvolver..

O Yebda é que anda a fazer uns bons jogos.Não é para todos conseguir entrar na Lázio.

Aliás, a política de empréstimos este ano pareceu-me correr um pouco melhor, pelo menos a contar por alguns jogadores como Yebda, Rodrigo, David e Nelson do paços que estão a evoluir. Já casos como o Éder Luiz, é aproveitar para vender porque ele só joga no Vasco como avançado, posição essa que não se vislumbra ser roubada a alguém na luz..

cumps,
DMC

JNF disse...

O GLORIOSO(1) e DMC(2):

1 - É verdade. Este é um dos campeonatos mais ridículos de sempre. Está à vista, não me lembro de uma coisa assim, e este ano salta ainda mais à vista porque o Porto precisa mesmo dos empurrõezinhos. O Porto tem uma grande equipa, tem dominado os jogos que tem disputado (facto) MAS não consegue ganhá-los sem uma mãozinha da arbitragem, não consegue mesmo. E este ano tem sido escandaloso. O Benfica também tem culpas no cartório, nomeadamente na forma como preparou a época, mas de qualquer das formas, num campeonato justo, estaríamos em primeiro.

2 - Menezes pode desenvolver-se no Brasil, na Liga Orangina, onde quiser, infelizmente não tem qualidade para o Benfica. Eu pedia ao Belenenses para o trocar imediatamente pelo Miguel Rosa. Só um reparo, o Yebda está no Napoli.

Anónimo disse...

Mybad..na hora dos azuis celestes lembrei-me da Lázio.. :) podia ser pior
cumps

Anónimo disse...

é inadmissivel um jogo de futebol em pleno inverno a estas horas... uma estupidez tao grande como ser do sporting. ninguem pensa??? um gajo quer levar os putos a bola e é assim que o vai fazer?? uma merda para quem pactua com isto e para quem o exige...