terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Franco Jara - quando gostamos de estar enganados

Quando o jovem argentino chegou ao Benfica, as suas qualidades futebolísticas eram, para mim, uma incógnita. Nunca o tinha visto jogar e o que sabia dele é que era fisicamente parecido com Carlos Tévez. Nos amigáveis de pré-época, o pouco tempo jogado não permitiu retirar grandes ilações, mas mostrou duas realidades opostas: técnica e vontade de um lado, atrapalhação e péssimas decisões do outro.

Devido à muita concorrência que tem para o lugar que ocupa, Franco Jara foi utilizado a conta-gotas. Foi tendo direito a apenas alguns minutos e nas primeiras oportunidades, desiludiu. Entrou quase sempre mal e evidenciou todos os tiques característicos do futebol sul-americano, nomeadamente o individualismo e as péssimas decisões. Não marcou, não deu a marcar e foram mais as jogadas ofensivas do Benfica que ajudou a destruir que a construir. Foi prematuramente apelidado de Bergessio, uma vez que, e apesar da vontade evidente que tinha, eram notórias as deficiências do seu futebol.

Mas Jara soube dar a volta por cima. Com trabalho e tempo, algo que geralmente falta a alguns sul-americanos no primeiro ano de futebol europeu, as suas qualidades começaram a vir ao de cima. Ao contrário de outros, conseguiu impor-se e apesar de continuar a ser o terceiro avançado do plantel já transmite muito mais confiança e está notoriamente mais forte, mais capaz de desequilibrar. Hoje vejo em Jara um reforço de pode assegurar a manutenção da qualidade do jogo ofensivo no Benfica quando provado de, por exemplo, Saviola, algo impensável há dois meses.

Jara surpreendeu-me pela positiva. Pensei mesmo que seria o novo Bergessio do Benfica, um jogador com alguma qualidade mas sem capacidade para se impor num clube como o nosso. O primeiro passo para se poder jogar na Europa é compreender que, mais do que o indivíduo, há uma equipa. Jara já percebeu isso, já entendeu que isto não é o Arsenal de Sarandí, onde era "obrigado" a fazer tudo sozinho. Ultrapassada esta questão, podemos esperar muito deste jovem.

19 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Grande post. Adoro o Jara,

Ainda não é perfeito, apesar de ter melhorado muito. Nota-se que define ainda sem o máximo critério exigível numa equipa como Benfica. Quer na definição do passe, como no remate, conseguimos ainda perceber que ele se precipita de vez em quando, acabando por não definir da melhor maneira. Jara tem que crescer mais e tem tudo para o fazer, assim ele saiba perceber que o seu dia irá chegar, sem ser preciso ele forçar de cada vez que entra. Jesus, melhor do que eu e do que ninguém, deve saber o que falta a Jara e vai trabalhá-lo. A qualidade, físico e vontade estão lá, basta lapidar. Acredito nele e vejo-o como o natural sucessor de Saviola que, aos 29 anos e apesar de ainda jogar algumas épocas, não dura para sempre.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

DMC disse...

Muito bom post JNF.
Só gostava que houvesse um lugar onde toda a gente se pudesse retratar com a mesma relevância com que atira postas de pescada para a rua...
O bom trabalho vem sempre ao de cima, e com Jesus isso está garantido... saibam os jogadores adaptarem-se ao feitio do chefe.. Mas do Sir Manchester conta-se o mesmo e ninguém se queixa.
cumps,
DMC

Far(away) disse...

Enganou-te a ti amigo, a mim, como sabes, nunca me enganou. Aliás quando se falava sobre o seu empréstimo por alturas do natal, ia dizendo que seria um tremendo erro o Benfica ceder à tentação de o deixar sair. Felizmente que não aconteceu.

Gaitan é outra pérola que explodirá definitivamente quando for deslocado para o centro.

Fernández, esse sim, é um jogador, que apesar de voluntarioso e muita garra, não vejo que tenha a qualidade necessária para o Benfica.

chi dura vince disse...

Tivesse Bergessio (e o Benfica) a sorte de se cruzar com jj na época, e nesta altura ainda tinha-mo-lo cá a jogar...
Daqui se vê a utilidade de um treinador capaz...que não liga aos comentários e assobiadelas de alguns adeptos
Com outros Jara já tinha ido de volta para as pampas...
sou um lírico, mas cá para mim, o jj ainda vai fazer alguma coisa de jeito com o Menezes...

Jotas disse...

Confesso que tambem eu duvidei imenso das suas qualidades, quer dele, quer do Nico, mas isto também serve de lição para nós, porque aprendemos que o tempo e a paciência com os jogadores, principalmente oriundos da américa do sul, é por vezes necessário e essencial, para que eles possam adaptar-se e mostrarem as suas potencialidades.
Talvez isto nos ajude, perante outros atletas, a pensar antes de julgar.

Carlos Alberto disse...

É por isto que 'nos do contra' o único que me merece respeito e consideração é o caro JNF sendo por isso o único que eu sigo, pois sei que é Benfiquista.

É curioso comparar este post, com os vómitos que se leu nesta Gloriosasfera onde em vez de adoptar uma atitude à Benfica como o JNF fez vêm vomitar Edcarlos, Balboas e cias.

Abraço, cumprimentos!

Anónimo disse...

Foi ele que marcou o 1º golo oficial esta época. Apenas uma coincidência.

GNR

DMC disse...

Confesso que tenho muitas duvidas no caso do F.Menezes..e a ter de investir tanto tempo nele preferia mais uma vez esse tempo e paciência num junior..
Quanto à paciência habitualmente necessária para sul-americanos, até parece que ninguém tem observado os ritmos dos mesmíssimos jogadores no porto..
cumps

aNNóNNimo disse...

Pelas observações que fiz de Fernandez no You Tube, o rapaz defende melhor do que ataca.

Estou convencido que o JJ irá fazer dele um bom DE - um 'novo' Coentrão...

a menos que o Carole seja, como dizem, realmente muito bom.

pbb disse...

AH CENSURA?!
foda-se JNF... um gajo manda um comment e isto não é publicado só porque critico o que escreveste!?
epá... não!! somos o BENFICA, não o Fruta CP ou o record.pt...
por favor.. que desilusão, a sério...

JNF disse...

Qual quê, branco? O teu suposto primeiro comentário nunca chegou à nossa caixa para filtração. Não o enviaste com sucesso. Revê lá isso.

JD disse...

Pois qdo ele chegou..pensei em Lisandro...e em como teve mais de uma época até se impor no fcp.

infelizmente, o nosso futuro, e dos restantes clubes portugueses é ser uma plataforma de salto para jogadores extra comunitários. Para q isso funcione temos TODOS que ter mais paciência.

e acreditem q é a gestão desportiva mais dificil de se fazer. Ou criar um plantel no Chelsea é q é complicado?

Qto ao Gaitan ainda não me convenceu. Falta-lhe mudança de ritmos, verticalidade, atitude defensiva, etc e etc. Mas está a evoluir...

O Menezes acho q ja nao vai a lado nenhum. Simplesmente um puto com 20 anos q não tem alegria a jogar nunca poderá ser um jogador competitivo.

O GLORIOSO disse...

Pois é falar agora é facil, mas no principio da epoca certamente tudo se lembra das criticas a 2 cepos que tinham vindo da Argentina, não era? A razão obviamente era sempre a mesma, foram contratados pelo Presidente por isso não prestavam.
Nunca tive duvidas da qualidade de todos a diga-se o Jara sempre me cativou bastante pois fazia-me lembrar um jogador Corrupto que admirava a também teve 1 ano no banco e foi criticado o Lizandro. Jara será um avançado notável disso não tenho duvidas e chegará á selecção e daqui a uns anos um grande substituto do Conejito Saviola (digo anos porque quero que fique muitos no Benfica).
E já agora Gaitan é mais jogador que Di Maria (ou não se lembram que há 2 anos quase todos o queriam despachar por 10 milhões, que quase "mataram" o Jesus por o preferir ao Reyes), tem mais classe, é mais inteligente e vai ser um génio dentro de alguns anos, vai render mais que os 30 milhões do Di.
Como até o muito "querido" do Roberto, ou não interessa falar disso?
No fundo são jogadores com a chancela JJ, fazem parte a infindável lista de jogadores que o melhor Treinador do Futebol Português "fez" e moldou.

P.S- Que pena Berguessio não tenha apanhado o nosso Jesus. O que valeria hoje.

Manuel Oliveira disse...

Grande evolução teve o Jara, embora na pré-época já tivesse mostrado um ou outro pormenor interessante que me criava expectativas de poder ser aquilo que é neste momento.

Abraço.

John Wakefield disse...

aNNonimo, tens toda razão. ele é mais lateral esquerdo do que extremo. Aliás, neste momento, continuamos a não ter nenhum extremo esquerdo no plantel.

Quanto ao Jara, vi a pré-época dele e gostei. Sabia que mais tarde ou mais cedo, chegaria o seu momento. Um verdadeiro reforço para a segunda volta tal como salvio e gaitán.

VAMOS SLB rumo aos titulos.

madne0 disse...

Deste, felizmente, posso dizer que nunca me enganei. Desde o inicio que defendi o Jara e via nele grandes qualidades. É alto, forte, rapido, tecnicamente bastante bom e tem um bom remate. Temos avançado! E, ao muito me engane, ou para o ano é titular e mais 2, 3 épocas no maximo vai sair por uns bons milhões.

JNF disse...

O GLORIOSO,

mais uma vez não percebeu, o que sinceramente já não me surpreende, pois não é a 1ª, 2ª ou 3ª vez que acontece. Eu falo e escrevo em português, em que idioma é que está a ler? Que incapacidade gritante em perceber o que se escreve nos blogs.

Um post que é um assumir de culpa e você vem para aqui escrever baboseiras. Fantástico! E lá está, uma vez mais, Vieira. Vieira, Vieira, Vieira, Vieira e Vieira. É tudo Vieira. As escadas da Luz estão sujas? Vieira. Maria, o que é o jantar? Vieiras. Onde vamos de férias? Vieira do Minho. Acorda e adormece a pensar em Vieira? Parece.

"Pois é falar agora é facil, mas no principio da epoca certamente tudo se lembra das criticas a 2 cepos que tinham vindo da Argentina, não era? A razão obviamente era sempre a mesma, foram contratados pelo Presidente por isso não prestavam."

Foda-se pá, que diarreia mental. Comentário idiota.

Gisela Baptista disse...

Concordo que Jara tem vindo a evoluir mas nunca será um Saviola porque tem outra maneira de jogar e de ver o jogo (pelo menos dá-me a entender)! Não quero com isto dizer que é pior ou melhor que Saviola simplesmente que é diferente...porque o "rasgar" de Saviola tem outro encanto mas o Jara pode aprender a fazê-lo!!
Gaitan como tenho afirmado ainda não me convence embora também veja que tem vindo a evoluir...cá estarei também para dar a mão à palmatória assim se concretize a sua "explosão"!!
Saudações

Bimbosfera disse...

Vamos a ver no futuro. Parece-me ainda prematuro para tudo. São nossos, para mim são os melhores do mundo e merecem todo o nosso apoio, todos. Mas ainda falta muito, a todos. E como sabem aqui, sou dos que apoiaram Roberto até ao fim (no início, passe o contra-senso) e mais porque sentia que merecia ser apoiado ao invés de criticado, se bem que as críticas fossem justas muitas vezes, acho que todos ainda têm que crescer. Crescendo, para o ano fazem outra temporada como fizemos no ano passado, quando se afirmarem. Se houver capital para entrar mais um ou dois reforços de «pegar de estaca» então temos plantel para atacar tudo. Creio é que as férias serão mais pequenas, se tivermos que fazer pré-eliminatórias da Champions.
Do Jara, gosto, mas ainda quero ver muito mais, portanto.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com