quarta-feira, 2 de março de 2011

Não há Carnaval sem cabeçudos

Tenho visto muito pouco futebol nacional este ano, por falta de tempo. Se me dizem que esta exibição do Sporting foi a melhor da época, então tenho de admitir que este ano ainda não tinha visto futebol. Sou pragmático ao ponto de admitir que uma equipa que joga 90 minutos à defesa e ganha o jogo, merece se o fizer bem, mas não se pode considerar uma grande exibição. Se estacionar o autocarro com 11 jogadores atrás da linha de meio-campo e jogar boccia com Postiga lá na frente é uma grande exibição, então eu tenho os padrõezinhos de exigência muito lá em cima.

O Benfica que se apresentou na Luz foi o mesmo que se apresentou em Alvalade há semana e meia. O mesmo onze, com Martins a iniciar a partida e Aimar no banco de suplentes. Frente a um Sporting mudado não só dentro de campo, com os regressos de Carriço e Evaldo, mas com a importante perda de Pedro Mendes, e também diferente fora de campo, com a entrada de Couceiro, os leões sabiam que o jogo era de vida ou morte, era a última oportunidade de se agarrarem a uma competição e tentarem salvar a época. Sabendo da diferença de qualidade que os separa dos rivais, montaram a estratégia que as equipas ditas pequenas adoptam sempre que se deslocam à Luz: defender com onze jogadores atrás da linha da bola, no seu meio-campo defensivo, e lançar o ataque através de passes longos para a velocidade dos avançados. E o Sporting conseguiu mesmo chegar à vantagem, num lance duplamente irregular, pois não há falta sobre o médio leonino que se estende no relvado e há fora-de-jogo de Postiga no momento em que o livre é cobrado. De qualquer das formas, mais um golo sofrido de bola parada fruto de desentendimentos entre o guarda-redes (principal culpado) e a defesa (que não fica isenta de culpas). Pelo terceiro jogo consecutivo na Luz, o Benfica começava a perder.

Claramente sem a frescura física que gostaríamos de ver, o Benfica apresentou-se, ainda assim, a um nível muito bom para esta fase da época atendendo à quantidade de jogos já efectuados. Conseguiu carregar sobre o rival e criou oportunidades que permitiram chegar ao golo. Polga colaborou e fez questão de abraçar Javi Garcia na área já depois de ter sido avisado por duas vezes. Burro, hein? Só de pensar que esteve para vir para o Benfica... medo! E se Cardozo fez o que tem feito com frequência este ano no que toca a marcar penalties (falhar), de seguida redimiu-se e apontou, de cabeça, o primeiro golo encarnado, com a colaboração de Evaldo (ao qual se aplica o mesmo que disse sobre Polga). Com a igualdade, o Benfica carregou e arrancou mais bons lances e boas oportunidades, mas sem sucesso. O resultado era justo ao intervalo, mas se tivesse de haver alguém em vantagem, seria o Benfica.

A segunda parte foi de altos e baixos. Se é verdade que o Benfica não conseguiu imprimir o ritmo pedido pelo treinador, o Sporting também não fez muito pela vida, com apenas um par de ocasões perigosas, a começar e a terminar estes 45 minutos. Postiga foi a maior (única?) ameaça do lado leonino, enquanto que o Benfica viu Gaitán e Cardozo diminuírem de produção, ao contrário de Coentrão, que apareceu muito mais em jogo no segundo tempo. E foi precisamente pela lateral esquerda que surgiram os ataques benfiquistas, especialmente com a inclusão de Jara em campo. Fruto do balanceamento ofensivo do Benfica, nomeadamente no final da partida, seria de esperar um golo. O Sporting teve a sua oportunidade de ouro num lance que Matías desperdiça na cara de Roberto. O Benfica teve a sua na bota de Javi garcia, que na área, à ponta-de-lança, teve o sangue frio que faltou ao chileno do Sporting e bateu Patrício. O nosso destino é mesmo o de vencer.

(Carlos Martins a imitar Anderson Polga)

Queria deixar a pergunta aos nossos rivais que não se entendem: como está o Benfica? Uns dizem que está de rastos, que não consegue pressionar alto. Outros dizem que chega ao final dos jogos em alta rotação e que tal só é possível graças ao doping. Vá lá, entendam-se. O que eu vejo é que a equipa está forte e que vai em 18 vitórias consecutivas para todas as competições. Os temíveis meses de Janeiro e Fevereiro foram passados sem empatar ou perder. E para desvalorizar o indesvalorizável, lá vem o choradinho da arbitragem. Sintomático de quem não é grande.

30 comentários:

Galaad disse...

O sporting não foi cabeçudo. Dadas as limitações que possuem a todos os niveis, comparado com a equipa do Benfica, considero até que foram bastante dignos. Um clube grande regenera-se rapidamente (nós recuperamos do Vale e do Artur Jorge, não foi)!! O zbórdem também pode recuperar tendo uma liderança forte e determinada como nós tivémos.

Mostrassem eles esta atitude em todos os jogos da presente época e não estariam a lutar pelo terceiro lugar.

Quanto ao resto, o Benfica é, e foi, melhor, e a justiça no marcador final só perca por tardia.

Neste momento ainda estou rouco de gritar de tanta felicidade...

E AGORA, PODEM PREPARAS AS GRANADAS, CANHÕES E CAÇADEIRAS DE CANOS SERRADOS: o Benfica devia negligenciar o Campeonato e concentra-se nas Taças!!! De que me serve lutar até á exaustão numa competição praticamente perdida e hipotecar as nossas hipotese na UEFA?

Já sei que poderei ser apelidado de mau benfiquista porque não acredito na revalidação do titulo, mas sejamos honestos: acham mesmo que o vitor pereira vai impedir qwue o porto seja campeão???

Quanto a mim era meter o carole, o fernandez, o luis filipe, o peixoto, o menezes, etc etc no campeonato para ver se aprendiam alguma coisa, e deixar os pesos pesados para as demais competições que ainda temos reais possibilidades de ganhar.

Por dois motivos:
. o 2º lugar está praticamente assegurado, e nem temos de ganhar mais nenhum jogo porque o zbórdem não vai ganhar todos...
.Um Clube faz-se de vitorias e eu iria adorar limpar a Taça da liga, Taça de Portugal e UEFA League. Tudo no mesmo ano. E a conjuntura nunca foi tão favorável!!!!

Ped Zimmerman disse...

Galaad, sim senhor, muito bem dito. Tenho dito que o Jesus é abrutalhado por querer ganhar tudo, a todos e por muitos e se assim continuam arriscam-se a só ganhar mesmo a taça da liga e a taça de Portugal. Com um melhor gestão aumentam em agrande margem a probabilidade de ganharem a UEFA. Muito bem dito.

Não esperes é que o Jesus te ouça!

E que nos encontremos na final da UEFA e que ganhe o meu Porto ;)

Unknown disse...

Podias, neste momento de vitória, ser justo com o adversário vencido. Que foi digno e acabou por valorizar a vitória do teu Benfica.

É uma pena que não consigas compreender que quanto melhor for o adversário maior será a vitória do teu clube.

Preferes o insulto gratuito. Também está bem.

Anónimo disse...

(PENAJ) http://dl.dropbox.com/u/2716993/foradejogo.png

CAP CRÉUS disse...

Tenho de concordar ali com o Galaad.
Talvez não tanto, mas deixar descansar aquela malta.
Deixava o Cardozo em casa e metia o Nuno a jogar. O Kardec no banco.
Acho que só não tirava o Roberto. Esse precisa de jogar.
O resto era sempre dentro e fora.
Não podemos relaxar na Taça de Portugal. Muito importante não levar na ripa em casa dos FDP!

Anónimo disse...

Caro Galaad, o Benfica nunca irá ganhar este campeonato. Aliás, está decidido desde a 4ª jornada.

Assim o Benfica devia-se dedicar ás Taças.

Quanto ao Sporting, é ter fé que eles joguem assim no Dragão.

GNR

JNF disse...

Os cabeçudos são os adeptos que não reconhecem a derrota e que falam que são roubados (são sempre, tadinhos), o idiota crónico Couceiro e alguns jogadores que ainda estão a recuperar do melão (vide Postiga, que até é benfiquista, que se cuspiu todo, literalmente, no golo). Esses sim são cabeçudos.

Unknown disse...

@JNF

Lamento que continues no caminho do insulto, acho que tens valor para mais do que isso, como aliás já o disse noutros locais. Este clima de constante arremessar de argumentos com pouca elevação pode não parar, e não vai parar, mas se alguns dos bons bloggers portugueses não derem o mote, nunca vamos sair deste lodo onde cada um inventa uma desculpa qq para ridicularizar o adversário.

Reafirmo, não reconhecer a grandiosidade do adversário faz mingar as nossas vitórias.

Mas claro, tu é que sabes qual o caminho a seguir. Desculpa lá qualquer coisa JNF.

Gisela Baptista disse...

Gostei do jogo no seu geral :-D
Ambas as equipas entraram para ganhar e o Sporting até foi mais Feliz no inicio..mas o BENFICA conseguiu dar a volta ao resultado e julgo que foi um justo vencedor...
E o Sporting foi um digno vencido pois deu tudo o que podia dar para "aguentar" o empate e até surpreender...
GOSTEI particularmente da atitude de TODOS (quase todos) os jogadores em CAMPO que mesmo fazendo algumas faltas durinhas mantiveram sempre um bom relacionamento e isso ajudou ao espectáculo.
Saudações

JNF disse...

Queres começar por comentar as qualidades de Polga e Evaldo? O golo em fora-de-jogo que surgiu de um livre mal assinalado? O anti-jogo do Sporting? As palavras ridículas de Couceiro? Força, segue o teu caminho, que eu sigo o meu.

Jotas disse...

Como disse no meu espaço, foi um derby de expectativa e ilusão, duas palavras parecidas, mas algo diferentes no seu conteúdo, expectativa, porque é um sentimento positivo de pensar que será desta? É hoje que vamos conseguir? e ilusão, porque acreditar que o Sporting poderia ganhar ao Benfica, não passa disso mesmo, uma ilusão, ou seja, o Benfica criou a expectativa, mas Javi matou a ilusão.
Essa do carnaval sem cabeçudos é de morte, com toda a certeza vais permitir que eu acrescente essa frase no meu blogue, eh eh eh.

Unknown disse...

JNF. Queres que comente as qualidades de coxos como o Evaldo, Polga, Abel... Roberto, Sidnei, Jara... Não sei para quê. está á evidência de todos.

O que vai para além da tua compreensão é que, sempre que insultas o teu oponente e o ridicularizas, estás a embaciar a tua própria vitória.

Mas isto tu já sabes. Desculpa lá qq coisa.

troza disse...

Sem querer insultar... eu tenho que partilhar a pergunta que me vai na mente desde que o Couceiro se queixou das arbitragens com o único objectivo de desvalorizar e descredibilizar o Benfica: As lagartixas (aka anti-benfiquistas) e os Sportinguistas (sim, há que distinguir estes dois tipos de adeptos) são coerentes?

E porque faço esta pergunta... então, não é que muitos deles juraram a pés juntos que o golo do Luisão em 2005 foi ilegal, por carga sobre o guarda-redes (que foi pedir mão ao árbitro)? Então não deviam agora estar a dizer que o golo do Postiga foi ilegal por carga ao guarda-redes?

Já agora... eu defende que não há carga sobre o redes em nenhum dos golos. Só vi a repetição do golo com atenção num vídeo de má qualidade na net e, pelo que vejo, o Postiga pode estar uns milimetros adiantado, o que é aceitável (se bem que sabemos que se fosse ao contrário teriamos o fiscal de linha a marcar fora-de-jogo). Quanto à falta não sei...

Mas tirando isto, e indo ao que interessa: um Benfica cheio de garra, de querer e ambição! No início do ano faltou-nos isto e tivemos uns arbitros que nos mandaram para o fundo... Grande vitória e agora acrescento só isto: só vale alguma coisa se ganharmos o troféu. É a taça da liga (o troféu que menos vale no calendário nacional)? É, mas é um troféu e, se estamos na final e é contra um clube que tem um plantel pior que o nosso, teremos obrigação de ganhar.

Anónimo disse...

JNF, foi com o anti-jogo que ganhaste 2-0 no dragão. E não digas que não. Já o penalty e os 4 amarelos em 5 minutos de ontem são para rir.

De resto parabéns ao meu Sporting pela luta.

Parabéns ao Benfica por ter vencido com classe.

E, apesar dos erros, parabéns à equipa de arbitragem que não teve um jogo fácil e acabou por decidir quase tudo bem e quando errou pode dar-se o beneficio da duvida. Não são máquinas a apitar.

Juve76Leo

PS: deves ter uma razão de queixa do Sporting... Fizemos melhor figura que vocês contra o porto nos jogos da liga.

JNF disse...

DUX_XXI(1) e Jotas(2):

1 - O que eu não consigo compreender é como é possível desvalorizar esta vitória do Benfica com "erros de arbitragem". Esses adeptos ou treinadores são cabeçudos.

2 - Claro, à vontade.

Anónimo disse...

roberto, sidnei e jara sao coxos? lol! qualquer deles seria titular do scp. sem esforço.

JNF disse...

Juve76Leo:

E os amarelos aos jogadores do Benfica em Alvalade?

Já disse, mas volto a reforçar: apesar de tudo, os jogadores do Sporting foram dignos, ontem. Já de Couceiro e de alguns adeptos que insistem em falar de arbitragem já não se pode dizer o mesmo. Esses sim são os cabeçudos. Não são todos, obviamente.

Anónimo disse...

Então também deves considerar 90% dos benfiquistas cabeçudos das festas dos andrades, não? É que se há que chore, e chore, e chore, são vocês.

Juve76Leo

JNF disse...

O Benfica foi o cabeçudo do Porto esta época, por duas vezes: na Supertaça, pela basófia com que se encarou o jogo, e no campeonato, por ter levado cinco.

DMC disse...

No meio de tanta confusão não no jogo mas nos comentários, venho concordar com o Galaad. Mais ainda.
No jogo com o Marítimo, quando sofremos o golo, confesso que depois daquele ataque no coração pensei, há males que vem por bem. Com isto o nosso Jesus, que é um guloso de primeira categoria que nem um puto de 5 anos e não resiste aos doces até à hora de jantar, vai acalmar em relação ao campeonato, vamos ter uma gestão de jogadores/exploração de outros elementos e vai claramente apostar na liga europa (sim, eu sou dos tais que acha que as duas taças internas estão ao alcance, o que não quer dizer para descansar à sombra da bananeira). Obviamente que o Sálvio me estragou os planos e a partir daí deixei-me de tretas de encontrar um bom motivo numa derrota..

Aos sportinguistas um apelo. Se querem sair da cepa torta, olhem mais para vocês e menos para os outros. Os meus parabéns por conseguirem disputar o jogo, mas não é nada que me surpreenda. Como é que isso vos surpreende a vocês? Era a última final da época, por amor da santa!Senão fosse nesse jogo com o tempo de preparação que o Couceiro teve, quando seria?
Almejem mais para vós mesmos e deixem-nos sossegados!haja paciência..

cumps,
DMC

Luis disse...

"(...)jogar boccia com Postiga lá na frente(...)"

LOL

Essa foi de mestre JNF!

LP disse...

Mais numa excelente crónica...sem palavras!!!

Força Benfica

Unknown disse...

Dizia eu: "...coxos como o Evaldo, Polga, Abel... Roberto, Sidnei, Jara... Não sei para quê. está á evidência de todos."

Não sei, anónimo, porque tens dúvidas disto.

DMC: A verdade é que o campeonato do Benfica no último quarto de século tem sido... ficar à frente do Sporting (e vice-versa). E se isso vos satisfaz, parabéns. Campeonato ganho este ano e muitos deste se aproximam...

A piada de "jogar boccia" é de baixo nível. Acho eu. Ainda pior é achar que foi de mestre.

JNF disse...

Por que é que é de baixo nível?

Unknown disse...

Olha a conversa a resvalar.

O JNF sabe muito bem quem são as pessoas que jogam boccia. Eu também sei, na minha actividade profissional lido inúmeras vezes com eles e garanto-lhe que ficaria surpreso com o que eles são capazes de fazer. Mas isso é outra conversa.

Se o JNF quiser continuar a fazer piadas de mau gosto (para mim, porque há aí um tonto que lhe achou imensa piada) tem todo um blog para o fazer.

Assim a sua consciência lho permita.

O que eu gostava era ver aqui discutidos assuntos de bola, mas compreendo que neste momento ainda deve doer um bocadinho.

JNF disse...

Ah, então quem pratica boccia são só pessoas com deficiência motora ou intelectual é? Tem piada, porque já vi esse desporto no Eurosport ser praticado por pessoas sem esse tipo de problemas. Vamos lá ver, no futuro estarei proibido de fazer piadas sobre futebol porque é um desporto que os cegos jogam com um guizo lá dentro?

Unknown disse...

Eu sabia que ias resvalar, até avisei. Este desporto é praticado por atletas com deficiência (BC1, BC2, BC3, BC4). Todos os que aqui leram o texto perceberam que colocaste este desporto para denegrir o adversário.

Não me vou dar ao trabalho de argumentar com alguém que neste post diz "lá vem o choradinho da arbitragem. Sintomático de quem não é grande." E num post mais recente diz que o Benfica perdeu pelas arbitragens.

Já percebi que de JNF é possível esperar tudo até de dizer que o Benfica não é um clube grande. Sintomático :)

JNF disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9y5JL2r3coc

Não me parecem deficientes.

Fica com as tuas interpretações para ti, especialmente quando não correspondem à verdade.

Mas já agora explico o porquê da ideia de referir o boccia. Joguei no fim-de-semana passado um jogo para a PS3 ou Wii, ou lá o que é, que tem boccia. Ou petanca, ou como lhe quiseres chamar. Daí a ideia.

Unknown disse...

No vídeo não estão a practicar boccia.

Aceito o teu mea culpa mas se querias referir-te a petanca porque escreveste boccia?! Como sabes, ou deverias saber, são dois desportos distintos:

http://www.youtube.com/watch?v=-q5X0DFqX14

http://www.apc-coimbra.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=123&Itemid=226

http://alfarrabio.di.uminho.pt/de-braga/mod/cfd/desp_adapt/regras_boccia.htm

Coisas de bola:

Explica lá isto, se conseguires não ser incoerente:

"Não me vou dar ao trabalho de argumentar com alguém que neste post diz "lá vem o choradinho da arbitragem. Sintomático de quem não é grande." E num post mais recente diz que o Benfica perdeu pelas arbitragens."

JNF disse...

Volto a dizer: no jogo da PS3 está lá escrito Boccia. Não sabia que eram coisas distintas, pensei que houvesse boccia olímpico e paraolímpico.

Quanto à frase, respondi-te no post em que colocaste a afirmação.