domingo, 6 de março de 2011

Xistra resolve

Xistra era o único disponível. Claro. Todos os colegas estavam de caganeira, certamente. Ou então o Padrinho falou com Xistra e Vítor Pereira e resolveu-se assim a situação. Et volià. Em Braga gostavam de Xistra. Em Braga ainda gostam de Xistra. A nós resta-nos apoiar Fernandos Gomes, convidá-los para as Galas, participar nos beija-mão, etc. Acção exige-se. Que alguém no Benfica tenha coragem para vir a público e dar a cara, chamando os bois pelos nomes. Parem de viver neste mundo da fantasia. E que, já agora, deixem um esclarecimento bem claro ao poder político, que insiste em "empatar" o estado de (in)justiça em Portugal no que a alguns processos diz respeito: apressem-se, porque com seis milhões de pessoas descontentes em Portugal com o estado de tudo, se algum louco se lembra de transferir responsabilidades do que se passa no futebol para a política, então a classe está bem lixada. Com "F" grande. 12 de Março é já amanhã.

Jesus fez o que devia. As poupanças eram inevitáveis a pensar naquele que tem de ser o grande objectivo do Benfica, a Liga Europa. E, como sabem, não é com hipocrisia que eu ou o Galaad, neste blog, dizemos isto. Já o tínhamos afirmado há muito: com o campeonato perdido desde a nascença do mesmo, o foco tinham de ser as três taças. Neste momento, na prova europeia, com o sorteio benéfico que tivemos, a nossa obrigação é chegar aos quartos-de-final. Ponto final. E se isso implicar poupar alguns jogadores, não há que temer.

Com Gaitán e Salvio de fora, Menezes e Jara foram os eleitos para o onze titular. Sem Aimar, ainda a contas com uma lesão, Martins foi o terceiro "elemento estranho" no meio-campo. Mas, surpreendentemente, não foi por esta mistura de caras menos conhecidas que o Benfica não teve sucesso em Braga. Pelo contrário. O jogo começou a bom ritmo, com o Braga a tentar tomar a iniciativa, mas cedo se percebeu que o Benfica estava mais forte, e a primeira meia hora de jogo foi nossa. Tanto em ataque organizado como nas saídas rápidas de Saviola, Jara e Cardozo, o Benfica criou sempre mais perigo, e foi sem surpresa que se viu o clube da Luz adiantar no marcador. Surpreendente foi o descaramento com que certas coisas foram feitas, às claras, a seguir.

Num lance em que Alan vai apenas para tentar acertar no adversário, acaba por simular uma agressão e provoca assim o segundo (o primeiro fora o golo mal anulado a Jara) grande e grave erro de Xistra: a expulsão do trinco espanhol do Benfica. Como é que Xistra viu? Não sei. Como é que o fiscal viu? Não sei. Alguém viu alguma coisa? Acho que não. O que me leva a pensar que a expulsão foi por má fé, foi intencional, encomendada, o que quiserem. E de uma falta inexistente se criou um livre que permitiu a Roberto mostrar, uma vez mais, quão inconstante é. Depois de já ter protagonizado uma grande defesa à meia hora, voltou a mostrar todas as suas fragilidades. Demasiado inconstante para ser titular num Benfica que se quer constante e regular pela positiva.

Cambalhota psicológica à beira do intervalo, Benfica com menos um e Jesus a viver uma situação semelhante à de Alvalade. Sem Javi, apostou em Airton poupando Saviola. Numa segunda parte mal jogada, com pouca inspiração e muitas faltas de ambos os lados (é de louvar que Kaká tenha acabado o jogo, fantástico trabalho, Xistra), o Braga começou por criar mais perigo e o Benfica, a espaços, com menos um, foi dando resposta. E foi já com Mossoró em campo que o Braga chegou à vitória, uma vez mais num lance irregular, fruto de uma falta favorável ao Benfica que foi transformada em lançamento para os bracarenses. Deu para perceber por que é que, nas palavras de Jesus, em Braga se gosta tanto de Xistra.

O Benfica perdeu não por falta de competência própria mas por erros alheios, uma vez mais. Os jogadores com menor frescura física foram poupados para o jogo com o PSG, e os que estiveram em campo a defender as nossas cores revelaram atitude, garra e qualidade que permitiriam, em condições normais, a vitória. Não deixaram.

9 comentários:

Jotas disse...

Que palhaçada, vale tudo, estou envergonhado com o nosso futebol, é uma mentira pegada.
Quanto ao jogo em si, não tem grande história, um Benfica dominador, a vencer com 11 contra 11, com a superioridade e classe que vem demonstrando, até surgir Carlos Xistra.
Força Benfica, eu acredito em muitas vitórias até ao final da época, estou certo que conquistaremos troféus e hoje, depois deste roubo não só sou ainda mais benfiquista, como estarei ainda com mais força no nosso estádio contra o Paris Saint Germain.

John Wakefield disse...

Não vamos fazer nada? A direcção não toma uma posição de força contra o árbitro (?) de hoje? Temos que nos queixar.

Lances do Carlos Xistra

1- Saviola recupera a bola sem falta e quase fica na cara do gr do Braga. Lance mal assinalado por suposta falta de Saviola quando este nem sequer toca no adversário.

2- Jara faz golo (o árbitro apita antes é verdade, mas o lance era de golo eminente) por fora de jogo mal assinalado.

3- Javi Garcia é expulso por uma falta que sofreu. De facto, o Pedro salienta e bem que ele fez um movimento, mas não chega em nenhum momento a tocar no pescoço do actor Alan. Deve ter sido o FANTASMA DO APITO DOURADO que o sufocou. o BELLUSCHI pode dar peitadas a quem quiser que só leva amarelo.

4- Kaká tinha já amarelo mas continuou a jogar a bola com a mão. Tem uma entrada em que pisa em cheio os pés do Cardozo. Mas o segundo amarelo era impossivel, senão o Xistrema podia ser derrotado de novo.

NÃO ACHAM QUE ISTO ULTRAPASSOU OS LIMITES ESCANDALOSOS. Temos que aproveitar a liberdade da Internet para nos queixar-mo-nos.


ESTAMOS FARTOS DO XISTRA, FARTOS FARTOS FARTOS. aquilo é tudo menos árbitro de futebol.

Acham bem os PENALTIES que já ficaram por marcar a nosso favor no campeonato (10 ou 11?)?

Acham bem que neste ano nas 2 deslocaçoes ao Dragão (Luisão e Coentrão), na deslocação a Braga
(Javi) e na deslocação a Alvalade (Sidnei), acabamos sempre com jogadores EXPULSOS?

Agora vão certamente suspender o nosso treinador para que nao vá á segunda meia-final da taça de portugal?!

NÃO PODEMOS FICAR CALADOS.

Vermelhusco disse...

12 de Marco vou para a rua. Por uma Justica que funcione e contra um Pais que funciona explorando as pessoas da minha geracao.

vose jeiga disse...

Depois do guimaraes-SLB pensei que fosse difícil a roubalheira ser pior...

golo mal anulado ao Jara.

expulsão ridícula do Javi.

kaka fica 90 minutos em campo depois de "n" faltas e bolas cortadas com a mão.

Xistra lagarto fdp...mais um filiado dos andrades nojentos...~

ATÉ QUANDO CRLH? ATÉ QUANDO VAMOS COMER E CALAR? REVOLTA FDX!

CP disse...

A primeira coisa que se me oferece escrever é que tenho vergonha de ser oriundo do mesmo concelho desse "boi preto" chamado Xistra, antigo júnior do Sporting da Covilhã, clube onde o pai, também Carlos Xistra, foi presidente. Uma nulidade como jogador, foi encaminhado para a arbitragem onde mantém o mesmo estatuto. É certo que o Roberto não fica isento de culpa no 1º golo sofrido, mas a verdade é que nasceu de uma falta que não existiu e com a agravante de o Javi ter sido expulso aos 40 minutos. O sistema continua a funcionar e perante a incompetência de certos "bois pretos", um tal Pereira não se coíbe de fazer ameaças. Considero que o campeonato está perdido. Por isso, e para colocar alguma justiça nesta bagunça e vigarice em que está transformado o futebol português, é a vez de o SLB fazer descansar algumas das suas principais unidades - Coentrão, Gaitam, Sálvio, Luisão, Javi Garcia, Maxi - no jogo com o Paços de Ferreira, concedendo aos pacenses a possibilidade de poderem ganhar o jogo e tentarem alcançar o 3º lugar. O desgaste tem sido enorme e contra o Benfica qualquer "mija na escada" se esfarrapa, facto que não acontece contra o clube do "Papa do Norte". Porque será? Carrega Benfica.

Anónimo disse...

(PENAJ) É claro que o futebol é acessório e não devemos colocar nele o nosso desagrado com o estado de injustiça que há no mundo!...que seria da fome, da miséria, da doença... contudo, se falamos de futebol e o vivemos diariamente termos que parar e refletir se temos paciência para mais. Desculpem mas acho que tem que haver sangue!

Anónimo disse...

Já a semana passada tinha avisado que as arbitragens das 4 primeiras jornadas estavam a voltar.

Então o gajo mostra cartão amarelo ao Luisão por uma "não" falta aos 10M e no meio campo e deixa o KAKA em branco na falta sobre o Cardozo que deu o golo??? E este KAKA passou o jogo a fazer falta e a jogar com a mão e nada???

Uma falta a nosso favor transforma contra nós e expulsa o Javi Garcia???

O Hugo Viana depois de ter amarelo, joga a bola com a mão e corta vários contra ataques e nada???

GNR

Unknown disse...

Pensei, JNF, que "...o choradinho da arbitragem. Sintomático de quem não é grande."

JNF disse...

Choradinho de quem não tem razão é diferente de queixas quando há razão para acreditar que há corrupção.