segunda-feira, 11 de abril de 2011

Revolução total (até no treinador)

Foi um Benfica totalmente transfigurado, a começar em campo com os jogadores, onze caras novas face aos titulares no jogo com o PSV, mas também no banco, com Raúl José a substituir o castigado Jorge Jesus, aquele que se apresentou na Figueira da Foz com o objectivo de cumprir calendário. Não adianta muito escalpelizar uma derrota numa prova que já não interessa há umas boas semanas (desde Braga), o Benfica tem apenas de rodar o plantel e dar minutos no campeonato aos menos utilizados, de modo a descansar os habituais titulares para as três provas que interessam ganhar. Isto é pragmatismo.

O jogo foi um longo bocejo que permitiu continuar a avaliação de alguns jogadores com menos minutos. E o curioso é que no meio de tanta mediocridade, é fácil destacar o melhor e o pior. Num pólo Carole, no outro Menezes. O jovem francês mostra um futebol aguerrido, com ideias, bom pés e uma capacidade de execução bem acima da média. Tacticamente é difícil dizer o que fez dada toda a descoordenação entre os onze amigos que se juntaram na Figueira, mas pareceu sempre, em todos os aspectos do jogo, um dos melhores. Dois anos depois, Menezes ainda é jogador do Benfica. Porquê? Não sei. Não vejo uma única característica no seu futebol que me agrade. Não é rápido, não tem bons pés, não executa, não pensa, é apenas um corpo inerte que ocupa espaço.

As críticas a fazer em relação ao que se passou, e que acabou por ser o espelho de uma época mal preparada, são muitas, mas vou deixar apenas dois pontos. Jesus é culpado. Apesar de tudo, a equipa de ontem entrou em campo com Sidnei, Airton, Peixoto, Martins e Jara, todos eles com qualidade para fazer parte do plantel do Benfica. Foi pena que, durante a época, não tenha havido gestão de esforço e rotação destes elementos com outros do plantel. Exemplos práticos? Jara poderia ter jogado mais minutos quando Saviola esteve em péssima forma no final de 2010, Martins poderia ter alternado mais com Aimar ou Salvio, Airton (nunca foi presença assídua, nem no banco) podia ter rendido Javi mais vezes, por aí fora. Vieira também não está isento de culpas. De forma alguma. Não caiu na tentação de destruir um plantel campeão de alto a baixo (o que seria fácil, dadas as propostas que houve nomeadamente por Cardozo, entre outros), mas não soube substituir convenientemente algumas saídas e manteve algumas posições com lacunas crónicas. Isto a nível de jogadores, falta o resto. Mas isso ainda dará outro post.

13 comentários:

DMC disse...

Confesso que me mete dó..por mais que seja cumprir calendário. O Porto vai fazendo gestão de 14 15 jogadores e nós é o que se vê. É que assim nem se percebe quem é grande coisa.. O Jesus que me desculpe mas isto não é trabalho que se faça.
E por muito que o campeonato esteja entregue (bem antes de Braga) não é assim que se joga, não é assim que se dá bons índices motivacionais à equipa, nem que se integram jogadores.
Que o David Simão mete o Menezes num bolso já eu tinha visto, espero que agora toda a gente saiba.
Curiosamente gostei do jogo do Luis Filipe, não fosse aquele último lance.
Incrível continua a ser a arbitragem, eu contei pelo menos 3 foras de jogo mal tirados ao nosso ataque..

cumps
DMC

PS: Ou o Roderick cresce muito ou eu não vejo o que toda a gente vê ou então não sei onde vêem o bom jogador...Miguel Vitor mt melhor.Até o Fábio Faria..
PPS: Estão a queimar o Sidnei, que é muito bom central
PPS: O Fernandez pode ser muito mau, mas no lugar do Menezes qualquer um entra, porque não ali?Porquê? (não quero saber se Jesus pediu ou não, é um activo do clube)
PPPS: O Menezes é uma nulidade, já o referi?!?Quer raio continua a fazer a oportunidade de negócio na equipa? Fo***e até o Balboa acredito ser melhor do que ele (sim, a equipa do benfica era uma porra quando ele chegou.Ainda me lembro de bons jogos de pré-temporada dede)
PPPPS: Kardec pode ir pastar para outro lado..Weldon e Nuno Gomes bem melhor. Para futuro?Deixem lá estar o Nelson Oliveira..

Anónimo disse...

(PENAJ) Excelente post! Pragmatismo acima de tudo. Alguns apontamentos: Júlio César falha como o Roberto; é pior (para cada jogador) entrar num 11 renovado do que entrar num onze rodado, por isso não se podem tirar grandes conclusões do performance de cada jogador; Filipe Menezes é bom jogador e precisa de jogos; Carole mostrou serviço.

Anónimo disse...

E é assim que tem que ser até ao fim do campeonato.

Na minha opinião a exibição não foi tão fraca como a do Portimonense e mesmo jogando mal, podíamos e deveríamos ter ganho.

Destaco pela positiva: Luís Filipe (apesar de falhar no ultimo minuto, foi o único que não caiu no fora de jogo); Carole (continua a mostrar bons pormenores);

Destaco pela negativa: Júlio César; Airton (joga numa posição em que não pode falhar e ontem falho algumas); Jara (continua muito individualista).

Uma palavra para a exibição do Nico Gaitán, que entrou para o lado direito do ataque e conseguiu ainda assim fazer companhia ao Jorge Jesus na bancada(quem tem Sport TV sabe do que estou a falar);

GNR

71460_5/8 disse...

concordo em absoluto!

Nem Bóbi nem Tareco disse...

O presidente do Setubal insinua que o jogo foi comprado. Ele lá saberá do que gasta em casa quando joga com o clube condenado por corrupção desportiva. Vamos denunciar e repudiar os esquemas. Benfiquistas unidos.

Vascaínos FC disse...

Éder Luis disputado por Vasco e Palmeiras >> http://vascainosfc.blogspot.com/2011/04/eder-luis-disputado-por-vasco-e.html

Está muito próximo de renovar com o Vasco

João Durão disse...

Falou-se aqui em Miguel Vitor e sinceramente não percebo o porquê de não estar ali. Actua como central e lateral direito. Mete Roderick e Luis Filipe nos dois bolsos. Acaba por ser uma comparação estranha, já que o Luis Filipe, qualquer um mete no bolso. Será por ser baixinho? Não venham com histórias. Já vi o Luisão a ser papado em lances aéreos por gajos que ao lado dele eram anões. E mais não digo.

Águia Preocupada disse...

Qual cumprir calendário qual quê? O Benfica tem que jogar sempre para ganhar! É esse o dever de profissionais... Perder nem ao berlinde!
Aliás, por essa ordem de ideias, o clube corrupto, poderia passar a jogar com os juniores... mas não o faz. Aqui se vê a organização, o brio, o profissionalismo e a ambição que devem nortear os campeões! Fomos roubados no inicio do campeonato? FOMOS! Mas com estas atitudes, não merecemos o respeito que um clube centenário justificaria!
É a segunda vez este ano que Jorge Jesus demonstra que só sabe jogar com a equipa base; quando altera mais que dois jogadores baralha-se todo e sai isto! Como profissional, ainda tem muito que aprender...
Se o campeonato está perdido, não há pressão, portanto não se justifica esta razia tão profunda!
Acham digno ficar a 20 pontos do lider?
Eu tenho vergonha e exijo mais, muito mais!

JNF disse...

Não me faz assim tanta confusão ficar a 1 ou 20 pontos do primeiro. Desde que fiquemos em segundo... a verdade é esta, para a história, se ficar alguma coisa, é o facto de o Benfica ter ficado em segundo e o Porto acabar o campeonato sem derrotas, do número de pontos do SLB ninguém se lembrará daqui a dois anos. Pode indicar que algo não está bem, é certo, mas fazer daí segundas leituras numa altura em que o importante é focar atenções na EL e nas duas taças internas, parece-me absurdo. Quero ganhar as 3 taças, só isso.

Anónimo disse...

JNF, peço desculpa mas não é assim que se faz... Isto só serve para relaxar os mais utilizados e desmotivar os que menos jogam. A eliminatória da Liga Europa está ganha, que ninguem me f**a... Não dava para poupar 4/5 ontem e os outros 4/5 quinta-feira?

Isto serve apenas para o Cardozo andar ai à patada aos adversários porque sabe perfeitamente que está na equipa dos bons... A nossa sorte é não pensarem todos como ele, senão nem a Taça da Liga ganhavamos...

RGC

Anónimo disse...

JNF, olha que já andam aí manobras de pressão sobre o árbitro que vier arbitrar a segunda mão da taça de portugal. Como já o referi noutros blogs, espero que alguém dentro do Benfica, não fique indifirente e reaja. Já bastou o que se passou antes do Braga-Benfica...
As pressões, antes dos jogos, sobre os medíocres árbitros portugueses, funcionam, por vezes...

joãoGil disse...

JNF:

"..do número de pontos do SLB ninguém se lembrará daqui a dois anos"

Mas lembrar-se-á concerteza, que o Porto acabou o campeonato com mais 19 pontos (para já!!) que o Benfica e aí o argumento das arbitragens cai por terra!

O Benfica tem de ser profissional, não digo jogar com o onze titular, mas montar uma equipa como se fosse pré-época? Pelo menos um 11 minimamente competitivo..

Fodasse e desde quando pragmatismo é uma virtude?
É esse pragmatismo que tanto defendes que fez com que o SLB tenha sido eliminado, tantas vezes e tão precocemente da taça de Portugal.

E os adeptos que se deslocaram à Figueira da Foz..não merecem o mínimo de respeito?

Lamento que concordes com esta palhaçada..

JNF disse...

RGC(1) e joãoGil(2):

1 - face ao que resta desta época, a gestão a fazer tem de ser esta. O segundo lugar está garantido mas a passagem às meias da LE ainda não, basta lembrar a quantidade ebscena de vezes que levámos 3-0 ou resultado semelhante na Europa nos últimos anos.

2 - Cai por terra? Não, não cai. O mal foi feito em Agosto/Setembro, o resto é lirismo. Dizer que o Benfica devia jogar com alguns habituais titulares é muito bonito, mas depois apresentá-los completamente rotos em Eindhoven é uma irresponsabilidade. O Benfica só tem de se concentrar nas provas onde tem hipóteses, focar a atenção nessas provas, o resto é treta.