terça-feira, 3 de maio de 2011

Como jogarias na segunda mão da Liga Europa?

Depois de mais uma jornada deprimente, num campeonato já há muito decidido e onde as forças estão concentradas na Liga Europa, decidi não só armar-me em treinador de bancada, como convidar alguns amigos a fazer o mesmo. A finalidade é ganhar mais motivação e ter diversas opiniões e diferentes perspectivas. Por isso, quantas mais lermos, melhor.

Começando por mim, se fosse eu a preparar a equipa para o Braga, o esquema táctico seria o seguinte:

A minha preferência pelo 4-2-3-1 tem uma razão de ser. O Benfica tem apresentado algumas lacunas na 4ta fase do seu jogo, ou seja, nas transições ataque defesa, após a perca da bola. Isto porque a equipa, na construção do seu jogo, não está a ter um crescimento sustentado e, quando tem perdido a bola, os jogadores mais perto da mesma não pressionam o adversário, permitindo que este inicie o contra ataque, normalmente através de um passe longo. O Javi, talvez por falta de apoio, tem encostado numa defesa mais recuada no terreno do que é costume, e tem havido um fosso de 30 metros, algo verdadeiramente inacreditável.

Outra situação são as bolas paradas, quer defensivas, quer ofensivas. É que, e debruçando-me nas bolas paradas defensivas, mais do que falar no Roberto, tenho que me relembrar que o Júlio César, o Luisão, o Airton, o Jardel, o Sidnei, enfim, que todos têm falhado. Ora quando o problema é geral, talvez signifique que o trabalho específico nestas situações, não está a ser o melhor.

E, principalmente por estas razões, acredito que a melhor solução, a curto prazo, passe por colocar uma unidade que nos resolva estes problemas rapidamente. Em cima do jogo, não existe tempo para trabalhar estas situações e a escolha recaí no Airton, precisamente pelas bolas paradas, por dar mais força ao meio campo, pelo facto de estarmos em vantagem na eliminatória, por vandinho não jogar e o meio campo deles ficar um pouco mais ofensivo e ganhar um especialista nas bolas paradas (hugo viana) e por causa do Saviola andar num mau momento de forma, podendo ser útil a sua entrada na partida.

Aqui ficam então outras opiniões:

______________________________________________

Phant (Chama Gloriosa)

Sistema de jogo: 4-2-3-1;

Equipa: Roberto; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, César; Gaitán, Martins, Saviola; Cardozo;

Texto opcional: "Eu mantinha a estratégia que o Benfica tem tido nos jogos fora na Europa, bloco médio com atitude bastante pressionante em 2ªfase. Jogava com o César ao lado do Javi, Martins na direita e Nico na esquerda, Saviola e Cardozo na frente, com o argentino a poder baixar de vez em quando fazendo uma espécie de 4x2x3x1. Bloco compacto, arriscar pouco em posse e aproveitar os ataques rápidos. Não precisamos de ir lá jogar à maluca, vamos esperar pela iniciativa do Braga. Não lhes ceder a posse, procurar antes racionalizar a recuperação a partir da 2ª fase e dependendo da situação também na 1ª condicionar sempre muito a posse do Braga."

Redeagle 7

Sistema de jogo: 4-4-2 losango;

Equipa: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, Peixoto, Martins, Nico; Jara, Cardozo;

Texto opcional: "Acho que temos que ter à frente do Javi dois jogadores que saibam ter a posse de bola. Martins e César penso que são ideais. Não os queria em linha com o Javi mas sim mesmo à sua frente. Outro motivo é porque são dois jogadores aguerridos, cada um à sua maneira, temos que fechar bem o meio campo e tentar anular o viana que faz boas aberturas nas costas dos defesas. Nico atrás dos dois avançados com o Jara muitas vezes a recuar para o lado do Nico e os dois poderem aparecer nas costas do Cardozo."

Saviolafication

Sistema de jogo: 4-4-2 clássico;

Equipa: Roberto; Maxi, Luisão, Jardel, Coentrão; Javi, Peixoto, Jara, Gaitán; Saviola, Cardozo;

Texto opcional: "Javi e Peixoto juntos no meio campo, Gaitan e Jara bem abertos nas alas, talvez jogasse com eles trocados para as diagonais. A alternativa era por o Martins em vez do Peixoto, passávamos a jogar com um 10 mas acho muito ofensivo só ficar o Javi a segurar o meio campo."

Becken

Sistema de jogo: 4-2-1-3;

Equipa: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, Airton, Martins; Gaitán, Jara, Cardozo;

Texto opcional: "Reforçar o meio campo com o Airton para dar corpo à equipa. É uma presença importante nas bolas paradas, é certeiro no passe e pode fechar bem o meio campo com o Javi. Importante nem que seja para compensar subidas dos laterais."

Sculpture

Sistema de jogo: 4-4-2 diamante;

Equipa: Moreira; Maxi, Luisão, Jardel, Coentrão; Gaitán, Javi, Martins, Peixoto; Jara, Cardozo;

Texto opcional: (Descobri que perguntar coisas ao Sculpture à 00.30 não é algo sensato xD).

Sammer

Sistema de jogo: 4-4-2 diamante;

Equipa: Roberto; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, César, Martins, Nico; Saviola; Cardozo;

Texto opcional: "Quarteto defensivo habitual. Poderia haver uma troca de Jardel por Sidnei, mas Jardel tem estado bem. No meio campo, Javi Garcia com o apoio de César Peixoto. Peixoto terá um papel importante, pois ajudará Javi a fechar espaços centrais e ajudará Fábio nas tarefas defensivas, permitindo uma compensação das subidas de Fábio. Depois, o lado direito e o nº10. Não tenho dúvidas que serão aqueles dois nomes, e que até poderiam trocar de posição, por Martins jogar melhor ao meio. Apenas coloquei o Carlos na direita porque defende mais que Gaitan, ajudará melhor o Maxi Pereira e é melhor recuperador que Gaitán. Poderá perder-se alguma profundidade, mas ganhar-se-à capacidade de recuperação. Quanto ao Gaitan, teria a tarefa de servir tanto Saviola como Cardozo, fazendo o papel de 10. Poderá também ir aparecendo na esquerda, fazendo, a espaços, Saviola o papel de 10. Seria algo que ia mudando com o decorrer do jogo. Cardozo, será importantíssimo na estrutura de ambas as equipas. Porque estica a equipa do Benfica e não permite subir as linhas defensivas do Braga."

Trainmaniac (Chama Gloriosa)

Sistema de jogo: 4-2-3-1;

Equipa: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Airton, César; Martins, Nico; Saviola; Jara;

Texto opcional: "Nos pressupostos em que baseio o meu plano de jogo, consta a suspensão de Aimar para o jogo de Braga, e ainda a iminência de Javi Garcia, Maxi Pereira e Carlos Martins falharem a possível final caso vejam amarelo neste jogo. Acho que esta meia-final tem de ser jogada a pensar já na final em todos os aspectos, e portanto o risco dos dois jogos deve ser repartido entre o jogo das meias-finais e o jogo da final. Considero que não faz muito sentido ir jogar uma final com demasiados elementos indisponíveis, pelo que há que fazer o máximo, dentro dos limites da razoabilidade, para que isso não aconteça."

Joase

Sistema de jogo: 4-4-2 diamante;

Equipa: Roberto; Maxi, Luisão; Jardel, Fábio; Javi; Martins, Peixoto, Nico; Saviola, Cardozo;

Texto opcional: "Tenho pena de não ter Aimar senão jogava com Aimar no lugar de Gaitan. Numa meia-final, na minha opinião, jogava com quem tem mais experiência. Faz muita falta neste tipo de jogos. A táctica é a nossa forma de jogar. É impossível ser de outra forma."

Sirgor

Sistema de jogo: 4-4-2 diamante;

Equipa: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Coentrão; Javi, Gaitán, Peixoto, Martins; Saviola, Cardozo;

Texto opcional: "Trocava o GR, já que Roberto pode não ter a estabilidade psicológica para enfrentar um ambiente onde falhou da última vez. Júlio César parece-me ter uma mente mais forte, não tem o mesmo potencial, mas num ambiente complicado, apostava na sua estabilidade emocional. A táctica não mudava, não é que não ache que o Benfica ficaria melhor servido de outra forma, acho é que é muito arriscado mudar tudo num jogo tão importante. Acho mais prudente e seguro mantermo-nos fiel à nossa forma de jogar habitual.

Hesitei entre colocar Airton ao lado de Javi, e tirar Martins, jogando Gaitán a "10", mas achei que isso poderia ser dizer ao Braga "temos medo de vocês"."

______________________________________________

Como pudemos verificar, a verdade é que não podemos ter todos a mesma opinião. Ainda gostaria de ler mais perspectivas, por isso convido o leitor e restantes colegas do nosso blog, a deixarem também a sua, sendo que aquilo que realmente importa é que o Jesus acerte com a táctica. Ele lá saberá melhor que todos nós.

Rumo a Dublin, Benfica!

19 comentários:

JNF disse...

Eu apostava exactamente no onze do Redeagle 7, com a pequena diferença de que o Gaitán jogaria sobre a direita e o Martins pelo meio. Excelente post, Edu.

FSG disse...

O gaitan não se torna o dobro do jogador quando joga no centro, sobretudo atrás do ponta-de-lança? Onde a capacidade de passe é potenciada, a actual falta de velocidade disfarçada e a enervante falta de disponibilidade defensiva demonstrada menos custos tem para a equipa?

Edu disse...

Eu a mudar de ideias, apostava no do Becken :P Mas percebo a vossa ideia, perfeitamente. Ganhar em posse, aumentar a qualidade na troca de bola e também gostava de ver o Nico aí. Deveria ser um quebra-cabeças para a equipa adversária.

Por acaso, estou desejoso para ver mais perspectivas. Ainda nós batemos nos treinadores mas, como se vê, é muito difícil de partilharmos as mesmas ideias... e depois dizemos que os treinadores são casmurros. Não são, simplesmente têm outras perspectivas e, por vezes, outro tipo de informação que nós não dispomos. :)

DMC disse...

É um facto que cada treinador/adepto tem a sua equipa e posts como estes só nos mostram que afinal as escolhas não são assim tão óbivas.
Muito bom post.

Indo ao assunto, a minha equipa seroa a do Becken, porque temos de reforçar o meio campo, precisamos de presença física e o Aírton iria apoiar muito bem o Javi. Mais. Com o Javi a jogar sozinho, é quase certo ter de fazer uma falta e levar o amarelo que o deixaria de fora, coisa que não pode acontecer. Imaginando eu que o resultado se mantém a nosso favor o que faria com o tempo era entrar o César para o lugar do Javi (baixando o Aírton) e colocar o Saviola que mais fresco poderia fazer outra diferença. Não concordo é com a baliza, e não querendo bater no ceguinho, o Roberto é bom guarda-redes e não irá tremer.
cumps
DMC

Far(away) disse...

4-2-3-1

JC,Maxi,Luisão,Jardel,Coentrão,Javi,Peixoto,Gaitan,Martins,Jara,Cardozo

Miguel Nunes disse...

Roberto, Maxi, Luisao, Jardel, Peixoto; Javi, Airton, Martins; Coentrão, Cardozo, Saviola.

4:3:3 (Trinco, 2 médios interiores. Airton na esq, para aproximar de Peixoto e Martins na dta)

Olho Gordo disse...

Sistema de jogo: 4-3-3;
Equipa: Roberto; Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, Peixoto, Martins, Nico; Jara, Cardozo;

Como já tenho dito, sou defensor do Roberto e não volto atrás com a minha palavra (pelo menos até à pré-época...). Não faria alterações ao quarteto defensivo e punha o Javi a jogar na posição 6, sem preocupações de maior com o eixo defensivo. Se jogar Mossoró, não podemos dar espaço naquele sector. Privilegiava a posse e recuperação de bola com Martins e César Peixoto a fechar o meio-campo. No ataque, jogo aberto nas alas com Nico do lado esquerdo, Jara no direito (a virem mais atrás buscar jogo quando necessário, ou combinar com Coentrão e Maxi, e Cardozo a ponta-de-lança. Admito que existe alguma semelhança com a táctica do Porto, mas acho que neste momento, aumentaria as nossas hipoteses de superar a eliminatória.

Anónimo disse...

O Jardel tem dois tamancos no lugar dos pés. Não consegue sair a jogar com a bola, a única coisa segura que faz é mandar para fora. Só serve se formos lá para defender em desespero.

O Sidnei é muito melhor a colocar a bola, sobretudo em situações que podem potenciar o contra-ataque.

Anónimo disse...

Boas,

4-3-3

Roberto, Maxi, Luisão, Jardel, Coentrão, Javi, Peixoto, Martins, Gaitan, Jara, Cardozo.

O Benfica não sabe jogar em contenção por isso acho melhor reforçar o meio campo para pressioná-los. Se estivermos a ganhar ao intervalo e depois começarmos a poupar os amerelados.

Cumprimentos
João Rei

Anónimo disse...

Eu jogava assim:

___________Roberto________
Maxi_Luisao___Jardel_Fabio
Gaitan__Peixoto__Javi__Jara
________Saviola___________
_________________Cardozo__

Anónimo disse...

4-4-2

Roberto, Maxi, Luisão, Jardel, Fábio; Javi, Gaitán (esq), Jara (direita), C. Martins (centro); Cardozo, Saviola... Caso o Benfica se encontre a ganhar e para manter o jogo a seu favor, retira-se o Saviola e mete-se o Airton... Tá feito!

Nramos disse...

Roberto; Maxi, Luisão, Sidnei, Coentrão; Javi, Peixoto, Martins, Gaitan; Jara e Cardozo.

Sistema habitual, com apoio a Javi feito por Peixoto+Martins e Gaitan a fazer de Aimar. Jara no lugar de Saviola na frente.

Pedro Veloso disse...

Gostei muito desta ideia, de facto tal como o Edu diz ser treinador é lixado...

Eu jogava com a defesa tradicional, javi, gaitán à direita, martins no meio e peixoto à esquerda, saviola e cardozo na frente. Acho que o Gaitán no meio é muito arriscado, ele às vezes arrisca demais no um para um, perde a bola e sai contra-ataque só com o Javi e a defesa pela frente (houve um lance destes na parte final do jogo na Luz, em que o Javi depois até deu uma bronca no Nico por causa disso). Se jogar no lado direito pode arriscar mais - e desiquilibrar.

Carlos Alberto disse...

4-4-2 losango

Roberto, Airton, Luisão, Jardel, Coentrão, Javi, Peixoto, Jara, Gaitan, Saviola e Cardozo.

Sem Maxi e Martins por causa dos amarelos porque é óbvio que eles vão tentar fazer o favor à sede e sacar cartões a esses (e ao Javi).

John Wakefield disse...

O Carlos Alberto tem razão. Eu não acredito que teremos, pelo menos, uma baixa na final. Mesmo que resolvamos depressa a questão, o mau perder e a pressão do público será determinante para que os árbitros marquem faltas e vão na cantiga do teatro de alguns jogadores bracarenses...

Mentiroso disse...

Júlio César ou Moreira
Maxi
Luisão
Jardel
Coentrão
Javi
Gaitán, do lado direito de início
C. Martins
C. Peixoto
Saviola ou Jara
Cardozo

Anónimo disse...

concordo com a equipa do becken, acho que povoar o meio campo neste jogo é fulcral. Mas para mim o mais importante neste jogo é a nossa atitude. Se eles entrarem com medo do braga, epá sei lá o que faço rasgo o cartao de socio ou qq coisa do genero. Eu acho que este jogadores ainda n pereceberam a magnitude deste clube a o que lhes é exigido (mesmo tendo ganho bem o ano passado). Eles têm de suar a camisola e dar tudo por tudo mas principalemten n ter medo do braga, QUEM É O BRAGA??!!?? nos somos o BENFICA fodasse temos é de ir a procura do resultado com cabeça e nao escondermo-nos a defender o resultado!! rumo a dublin! saudaçoes benfiquistas a todos e especialmente aos participantes deste blog, é muito bom e já o visito váris vezes ao dia :)

Vasco disse...

Eu apostaria exactamente igual ao teu mas em vez de Tacuara punha o Saviola, precisamos de muita força no meio-campo como referiste e, um ataque muito movel


Vasco, rumo a dublin!

dezazucr disse...

_ _ _ _ _ _ Roberto _ _ _ _ _ _ _
Maxi - Luisão - Jardel - Coentrão
_ _ _ _ _ _ _ Javi _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ Martins - Peixoto _ _ _ _ _
_ Jara _ _ _ _ _ _ _ _ _ Gaitan
_ _ _ _ _ _ Cardoso _ _ _ _ _ _

Que me desculpe o Saviola, mas ele este ano não tem conseguido fazer o seu trabalho de forma eficaz, mais a mais quando não está Aimar em campo.
Fica Airton e Saviola para lançar como opções, o que me deixa apreensivo se necessitarmos de dar velocidade ao jogo.

O que vale é que será um árbitro estrangeiro, muito diferente para melhor, como se viu quinta-feira passada.