terça-feira, 10 de maio de 2011

O Desleixo

Depois de um empate em Anfield em Janeiro de 1994, o campeão inglês Manchester United caminhava para mais um triunfo na Premier League. Em Merseyside, os reds de Graeme Souness iam para o quarto ano consecutivo sem vencer o título, mas nada beliscava nem diminuia o prestígio do maior clube de Inglaterra, à altura, como mostra a frase acima, exibida precisamente no dia desse empate a 3 entre reds e red devils.

Dezassete anos volvidos, eis o Manchester United sentado no trono do futebol inglês. Quem diria que, passado tão pouco tempo, os mancunianos conseguiriam ultrapassar o histórico Liverpool em número de ligas inglesas? A verdade é esta: se o Manchester United vencer a EPL deste ano, alcança a 19ª vitória.

Precisamente em 1994, o Porto estava a uns inalcançáveis 17 títulos do Benfica. Hoje já só está a 7. A hegemonia do Benfica enquanto maior clube português, a nível de títulos, está a acabar. Nos 10 anos em que Damásio, Vale e Azevedo e Vilarinho foram presidentes, o Porto venceu 6 campeonatos. Nos 8 anos que Vieira leva como presidente, o Porto venceu 6 títulos. Se acham que está tudo bem, força, continuem.

19 comentários:

Anónimo disse...

Claro que está tudo bem ainda ontem o presidente assumiu as culpas pelo insucesso deste ano. Será que só ao fim de 8 anos ganhou consciência que não tem vida para dirigir o futebol?

Saudações Benfiquistas

FS

BBVA disse...

Fodass que medo... Só de pensar no FCP ultrapassar-nos em campeonatos... até fico parvo.

E estando as coisas como estão, em 10 anos o FCP vai alcançar-nos, queiramos ou não. Se nada mudar, estamos f*didos.

Saudações benfiquistas

Pedro disse...

E um pequeno pormenor...foi no reinado do "demo" q o fcp esteve no seu maior jejum de títulos dos últimos 20 (?) anos?

Anónimo disse...

Custa-me dizer isto, mas é verdade:
O Pinto da Costa venceu a Taça dos Campeões 5 anos depois de chegar a presidente. O Vieira está lá há 10 e até agora é o que se viu!

Saudações Benfiquistas

Mr. Shankly disse...

O teu problema é o Porto, portanto? Não que o Benfica perca, mas que o Porto ganhe?

É que se não me falha a memória, nos 10 anos de Damásio, JVA e Vilarinho ganhámos um campeonato, e nos 8 de lFV ganhámos dois.

JNF disse...

É isso, Shankly, é isso.

Se nem assim conseguem perceber quão rápido o Benfica se está a afundar, não sei que mais posso fazer.

Nuno@ disse...

Eu até compreendo a insatisfação face a LFV, eu também não concordo com muita coisa. Mas dizer que no reinado do "demo" o fcp passou o maior jejum de títulos dos últimos 20 anos, é faltar à verdade.

JNF disse...

Pedro,

Vale e Azevedo foi o presidente que concluiu as épocas de 98, 99 e 2000, onde o Porto ganhou 2 campeonatos. Ou seja, o "demo" tem uma média igual à de Vieira. Dois terços.

Mr. Shankly disse...

JNF, comparas dois períodos e dizes que aquele em que o Benfica ganhou mais é pior que o outro. Quem não sabe o que dizer mais sou eu.

Berrante De Encarnado disse...

Bom post,

Man. United? Alex Ferguson? Há já sei, é aquele treinador que afirma à boca cheia que os corruptos compram títulos no super-mercado. Estivessem eles na Liga Inglesa, e onde é que já (não) iam...

Cumprimentos benfiquistas.

Pedro disse...

Sim...foi no reinado do demo que o fcp deixou de vencer.A luta do demo fez com q o fcp não tivesse pedalada para continuar a lutar contra o SLB e a conquistar títulos.

Anónimo disse...

Caro JNF, cá me parece que a sua doutrina foge para o extremo... Tem toda a razão o Mrs. Shankly na chamada de atenção que fez.

JNF disse...

Nos 10 anos em que Damásio, Vale e Azevedo e Vilarinho foram presidentes, o Porto venceu 6 campeonatos. Nos 8 anos que Vieira leva como presidente, o Porto venceu 6 títulos. Se acham que está tudo bem, força, continuem.

Desafio qualquer um a conseguir encontrar, neste excerto ou no texto, onde é que digo que o período de Vieira é pior. As vossas interpretações são abusivas, isso nem sequer está implícito, quanto mais escrito. O que está lá é "se acham que está tudo bem, força, continuem", ou seja, se acham que o Benfica de Vieira é o Benfica que querem e que merecemos, óptimo, porque não é.

Anónimo disse...

Abusiva é também a interpetração da frase do Ferguson.

O que ele quis dizer foi que eles ganham os campeonatos com demasiada naturalidade.

isto não devia ser motivo de vergonha para eles, mas sim para nós. Principalmente para os que acham que tudo está bem.

RGC

Pedro disse...

Não não...o Fergunson quis mesmo dizer q eles são corruptos. É q o Fergunson sentiu isso várias vezes na pele qd os defrontou!!!

Mr. Shankly disse...

JNF, se não é uma comparação, parece.
É óbvio que não está tudo bem, há 20 anos que não está tudo bem.

Carlos Alberto disse...

Apenas por curiosidade:

Nos primeiros 10 anos do consulado de Pinto da Costa quantos títulos ganhou o Benfica?
6!!! oh caraças... que pena os andruptos não terem malta assim lá naquele tempo...

Anónimo disse...

'tá bem Pedro, fica lá com a bicicleta.

RGC

Anónimo disse...

Um belo aviso.

Quer queiram quer não se isto continua a levar este rumo o Benfica será alcançado pelo porto num piscar de olhos. Mas pelos vistos o vieira é um grande presidente pq sem ele o Benfica estava morto... Aliás mesmo depois do "discurso" programado houve quem tenha dito que ele esteve muito bem.