quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sócios, estou concentradíssimo!

Lembram-se dos comunicados das transferências de Di María e David Luiz para o Real Madrid e para o Chelsea, respectivamente? Se não estão recordados, eu avivo-vos a memória: falavam em quantias monetárias (25 milhões para ambos, valores esses que não iriam totalmente para o Benfica, nem perto disso, uma vez que não detínhamos a totalidade dos passes), cláusulas obscuras de 5 milhões pela "performance individual" (o que quer que isso seja, em concreto) e 6 milhões por "resultados colectivos" (esclarecedor, não é?) no caso do argentino e a cedência de Nemanja Matic pelos londrinos no negócio do brasileiro.

Apesar de tudo isto estar bem claro e bem explícito nos comunicados, há benfiquistas que gostam de inventar. Porque, como bons portugueses, gostam de emprenhar pelos ouvidos. E assim se criou o mito de que tanto o Real Madrid como o Chelsea viriam jogar à Luz na pré-época, gerando receitas de bilheteira na ordem dos vários milhões de euros. Ideia esta criada e usada para defender el-muy-nobre presidente Luís Vieira, autor de mais um negócio fabuloso. A forma como se defende o Benfica, por parte de algumas pessoas, consiste apenas e só em defender o Vieira. Esquecem-se é que Vieira não é o Benfica bem o Benfica é Vieira. É pena.

Hoje ficou a saber-se que, para além do Arsenal na Eusébio Cup, receberemos o Toulouse no dia 20 de Julho na apresentação do plantel aos sócios. Nenhum dos adversários se chama Real Madrid ou Chelsea.

11 comentários:

JS disse...

Com a legitimidade que tens para questionar a transparência das transferência, também me parece que estás a empolar boatos sobre a forma de transferência.

Apenas se falou em 6 milhões devido a objectivos com Di Maria e os 5 Milhões que faltavam era um pagamento num outro dado momento (inscrição?). Parece óbvio, caso seja assim, esses 5 M€ nem entraram... quem entrou foi o Rodrigo... mas quem pode jurar?

Também nunca ouvi nem perceberia essa ideia dos vários milhões com um jogo de pré-época.

O Benfica estava milionário se os jogos de pré-época dessem milhões.

JNF disse...

Atenção, são assuntos separados. Um é a falta de transparência (à luz dos sócios, que não sabem as condições em concreto) nas transferências, outro assunto diferente é o facto de se acreditar em falsidades facilmente desmascaradas só porque convém. E neste post é o segundo assunto que critico.

Mr. Shankly disse...

Também ouvi essa dos jogos com Chelsea e RM, mas em blogues. Em relação às cláusulas pela performance individual e colectiva, não são obscuras: nós é que não as conhecemos.

Anónimo disse...

mesmo com essa historia do particulares... nao me lembro de er dito que os particulares era nesta pre-epoca ou qualquer outra data em particular.

seja como for, di maria acabou por render 33 milhões. e só não rendeu mais porque perderam na champions. foi o recorde de transferencias de portugal, em tempos de acentuada crise.

david luiz, esse foi pelos tais 25 + matic. fica por saber o que vale este matic. repito esquecendo os tais jogos.

JNF disse...

Pois, os particulares deverão ser em 2030. Os jogos são imaginação vossa, não existe.

Quanto aos valores, insistem em bater na mesma tecla. Di María não rendeu 33 milhões ao Benfica, nem perto disso. Vendemos por 25 milhões sendo que desse valore só 3/4 foram para nós (o resto pertencia ao fundo). E quanto às cláusulas, ninguém sabe se foram pagas ou quando serão pagas.

JNF disse...

João Couto,

em vez de te comportares como uma criança, certifica-te que escreves bem a palavra na "verificação de palavras" e que carregas no botão "publicar o seu comentário" porque não nos chegou nada. Em vez de insultares, faz isso. A gerência agradece.

João Couto disse...

JNF, até posso ser um pouco criança, e tenho orgulho nisso, mas o comentário que submeti, deu mensagem de recebido e de que seria publicado logo que a moderação se "pronunciasse"!

Mas, seja, não vou por nada em questão até porque gosto de ter certezas e não sou estúpido ao ponto de achar que não possa ter havido algum erro...

Espero que tu tenhas certezas e que elas sejam as correctas...

JNF disse...

Não sei, eu não recebi e nem me passou pelas mãos tal comentário. Queres comentar ou post ou não?

João Couto disse...

OK, acredito que algo se possa ter passado e tu não o tenhas recebido, e nesse caso peço desculpa pelos comentários seguintes, (e até concordo que tenha sido uma atitude um pouco acriançada) que se deveram à minha indignação por me sentir censurado quando apenas dava a minha opinião, critica, é certo, mas sem nenhum insulto!

Não gravei o comentário e seria interessante poder reenvia-lo, agora perdeu-se a oportunidade...

Olho Gordo disse...

Acho utópica a ideia de que jogadores como Di Maria, David Luiz, Ramires ou Coentrão não estão cientes do seu real valor, ou mesmo cujos agentes não procuram forçar aquela venda e assegurar o futuro do atleta e a comissão.

Seria preferível ficar com eles no plantel, quando jogariam certamente contrariados? Será que não teriamos casos "Paulo Assunção" ou "Miguel" a torto e a direito?

Se encaixamos dinheiro e fizemos negócios lucrativos, então o negócio foi bom. Poderia ter sido melhor? Talvez sim, ou talvez não. A verdade é que nunca saberemos.

Mas fazer vendas como fez o Benfica em época de crise, deveria ser considerado benéfico.

Dificilmente consiguiremos competir com os grandes da Europa. Mas se continuarmos a catapultar jogadores e a financiar futuros negócios com isso, melhor ainda.

Sou benfiquista de alma e coração... desde pequenino. Mas também conheço a nossa realidade e as lacunas da nossa estrutura. Por isso, contento-me com o que vamos ganhando. É que ao menos ainda vamos ganhando alguma coisa: títulos, dinheiro... enfim. Outros há que não ganham nada e ainda têm adeptos. Muitos adeptos. Sou menos benfiquista por pensar assim? Não quero tanto o bem do Benfica como aqueles que exigem que ganhemos sempre senão pedem a cabeça deste ou daquele, ou amuam e ficam mal-dispostos? Não acredito que assim seja, mas também não me considero mais benfiquista que os outros.

JNF disse...

Olho Gordo,

vou só citar alguns nomes para veres se percebes onde quero chegar:

Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Maniche, Deco, Derlei, Cissokho, Lucho, Lisandro, Anderson, Bruno Alves, Pepe.

Não incluo o Meireles e o Quaresma.

A mim, isto dói.

Percebeste agora porquê?