terça-feira, 20 de setembro de 2011

Emerson? Nos últimos 2 jogos gostei muito!

Foi uma das contratações do Benfica para a nova época, e uma das tais que obteve por parte dos adeptos maior curiosidade. Primeiro porque vinha substituir Coentrão, segundo porque aos olhos do adepto comum, era um jogador relativamente desconhecido, apesar de ter sido campeão francês pelo Lille. Terceiro, porque a polémica com Capdevila, tem indirectamente puxado os holofotes para o jogador brasileiro, tem feito com que os benfiquistas, analisem com mais atenção as suas prestações durante os jogos. Emerson tenho que dizer, até ao jogo com o Manchester não tinha me convencido totalmente ainda da sua qualidade, nem ainda me convenceu. Achava que era um algo irregular nas suas exibições. Mas gostei muito dos jogos que realizou nas útlimas 2 partidas, principalmente do jogo que fez ante o Manchester United, onde demonstrou serenidade para fazer o lugar, não acusando a responsabilidade do jogo em questão.

Nós estávamos habituados a ter um dos melhores laterais esquerdos do mundo, logo qualquer jogador que chegasse depois dele, teria uma tarefa complicada. Mas temos que deixar esse estereotipo de lado e observar meramente o jogador em questão. Não é um lateral que faça da velocidade a sua grande arma, é antes um jogador que tacticamente sabe ocupar os espaços e que pelo seu corredor, defensivamente sabe movimentar-se com propriedade, nas compensações que por vezes tem que fazer. A nível ofensivo, não é um jogador com grande fulgor, embora com o passar dos jogos, tenha se aventurado mais vezes e provado que tem uma coisa que para um lateral que sobe é importante: capacidade de cruzar bem. Ainda é relativamente cedo para tirar muitas conclusões, mas aproxima-se um jogo, mais um, onde as suas qualidades serão testadas ao máximo, pois deverá apanhar com o monstro verde no seu flanco.

Será este jogo que irá definir o que vale Emerson? Sim e não. Sim, porque de facto, é um jogo especial, e naquele palco, nota-se quais são os jogadores com fibra para jogar no Benfica. Não porque, acabado de chegar ao clube tornaria-se injusto, avaliar um jogador apenas pelo que faz frente a um rival directo. Mas será um teste importante, e cabe a Emerson fazer o que sabe fazer melhor: defender com propriedade. Se me perguntassem antes da época iniciar, era o Emerson o lateral esquerdo pelo qual mais ansiavas? Diria claramente que não. Se me perguntarem agora, depois destes jogos realizados com a camisola do Benfica, se Emerson é uma mais valia para a equipa, diria que o Emerson dos últimos 2 jogos, sim, era. E espero dizer o mesmo depois do clássico que se aproxima.

5 comentários:

Jotas disse...

Meu caro, é verdade que Emerson tem estado bem, um jogador calmo, regular e que defende bem.
Contudo, julgo que não é o tipo de lateral que o Benfica precisa, porque na nossa Liga, tens de ter laterias que aliem o defender bem a uma propensão ofensiva, porque a maioria das equipas, quando joga contra o benfica, coloca 11 jogadores atrás da linha da bola e são muitas vezes os laterais que vão desiquilibrar.

Anónimo disse...

A nível ofensivo, não é um jogador com grande fulgor, embora com o passar dos jogos,SE tenha aventurado mais vezes....

Não porque, acabado de chegar ao clube tornar-se-ia injusto, avaliar um jogador apenas pelo que faz frente a um rival directo.

Joao disse...

Terá a sua prova dos nove com o Hulk na Sexta Feira (pelo menos em Portugal)...

John Wakefield disse...

Eu acho que o Emerson é um lateral com qualidade suficiente para o nosso campeonato. Não é nada doutro mundo mas também está longe de ser considerado um mau jogador. Eu acho que ele é regular e tem um posicionamento certeiro. Sabe defender bem, mas no apoio ofensivo deixa muito a desejar.
Não acredito que venha a ser jogador para, algum dia, integrar o plantel de qualquer colosso mundial (MU, Chelsea, Barcelona, Real, AC Milão, Inter, Juventus...), mas já serve para as boas equipas de campeonatos menos exigentes (como o português, o francês, o alemão e o holandês). Na minha perspectia, o Benfica fez uma contratação aceitável.

Anónimo disse...

Para mim, tem sido um dos jogadores que me convenceu desde o início. Espero não me vir a enganar, mas duvido, até pela regularidade que tem demonstrado. E, no último jogo contra a Académica, para além de mostrar segurança a defender já conseguiu fazer mais incursões atacantes. Quando alguns defendiam a entrada no onze do espanhol Capdevila, e até lamentavam que ele fosse suplente, sempre fui a favor da manutenção de Emerson na equipa. As suas exibições comprovam que tem merecido a aposta de Jorge Jesus. Continuo a não perceber tanto cepticismo!
MM