quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

15 jogadores interessantes na Liga ZON Sagres

A Liga está nivelada por baixo, a qualidade é pouca, mas felizmente há excepções. Pontualmente vemos algumas equipas a praticar bom futebol e com alguns jogadores interessantes. O foco do mercado encarnado está claramente na América do Sul, onde há muitos jogadores jovens e com algum potencial a baixo preço. E na nossa Liga? Não haverá? Também há. Ocasionalmente encontra-se um Paneira no Vizela ou um Vata no Varzim e daí se fazem bons ou grandes jogadores. Que atletas se destacaram nesta primeira volta da Liga? Eis uma lista de 15 jogadores que me pareceram interessantes:

Adrien Silva (Académica) - o jovem médio pertencente ao Sporting tem-se destacado neste início de temporada. É o "cérebro" da Académica. Numa equipa que pauta o seu jogo pelo físico, Adrien sobressai pela leveza com que trata a bola e como consegue criar perigo. Já apontou 8 golos desde o início da época, o que para um jovem da sua posição é extraordinário. Nunca pensei que pudesse chegar a este nível.

Babá (Marítimo) - Já dispensa apresentações. Rápido, com remate fácil, Babá tem atraído o interesse de vários clubes por essa Europa fora, mas permanece na pérola do Atlântico. Até quando? Ninguém sabe. Por agora vai fazendo golos atrás de golos, sendo o melhor marcador da Liga. Ora aqui está um jogador que o Benfica podia ter em atenção, fruto das boas relações que tem com o Marítimo.

Caiçara (Gil Vicente) - Este lateral esquerdo pode parecer frágil pela sua fisionomia, mas a atitude agressiva com que espalha o seu futebol compensa as possíveis carências físicas. Forte na antecipação, gosta de subir no terreno e tem um bom remate de pé direito (o seu melhor pé), algo invulgar num lateral.

Candeias (Nacional) - Não está a corresponder este ano, mas o jovem Candeias já deu mostras de ser um jogador com qualidade acima da média. Não tem medo de atacar a defesa contrária com a bola em posse, sempre junto ao pé. Não precisa de grande ajuda de um defesa lateral pois partindo de fora para dentro, à esquerda ou à direita, acaba por rematar ou cruzar com alguma facilidade. Adivinho um grande futuro para este jogador.

Cauê (Olhanense) - Benfica, Porto, ingleses, alemães. Mercado não parece faltar a Cauê. Percebe-se: fisicamente possante, forte no um-contra-um defensivo, corta a bola e entrega-a a outro médio. Faz o "jogo sujo" que poucos gostam de fazer. Muito inteligente e, sobretudo, sereno, fruto de um posicionamento invulgarmente bom para um jovem jogador de uma equipa do meio da tabela. Este não engana mesmo.

Danilo Dias (Marítimo) - Deixou de ser o número 10 da equipa e passou a jogar sobre a ala, esquerda ou direita, alternando com Sami. Danilo Dias é rápido e dotado tecnicamente, sendo o rei das assistências no Marítimo. Parece mais talhado para jogar em contra-ataque, onde pode fazer uso da sua velocidade e aproveitar a mesma característica dos companheiros.

Djaniny (U. Leiria) - Não me pareceu um velocista apesar de fisicamente poder indicar isso mesmo. Djaniny sabe ter a bola, sabe progredir e entregá-la, não sendo excessivamente individualista. Tem sentido de baliza e remata forte tanto com o pé direito como com o esquerdo, mas sem grande pontaria. Se for bem explorado, tem potencial para se tornar num jogador muito interessante.

Éder (Académica) - É um ponta-de-lança intrigante. Parece rápido mas não é assim tão veloz. É alto mas não é um cabeceador nato. Parece um goleador... mas não é. Oito golos em 74 jogos nas últimas duas épocas e meia deixam muito a desejar. Este ano já facturou por 7 vezes em 18 jogos tendo estado em bom plano. Mas será mesmo um jogador com capacidade para um grande? Duvido muito. Imenso. Mas nunca se sabe.

Edgar Silva (Vitória SC) - Ao contrário de Éder, sobre o qual as dúvidas se adensam, sobre Edgar a minha posição é muito clara: é bom jogador. Serve para um grande? Aí a conversa já é outra. O que é facto é que este avançado que esteve (?) nas cogitações do Benfica há uns 4 ou 5 anos vai marcando golos pelas equipas que vai representando. Esguio, com boa técnica e velocidade, é um atleta interessante.

Fabiano (Olhanense) - Uma das boas surpresas deste campeonato está na baliza do Olhanense. Fabiano tem apenas 23 anos e 1,97 metros. Enche a baliza. É rápido, concentrado, elástico. Sabe sair da baliza e fechar o ângulo aos avançados. Mas não lhe peçam para sair com segurança a bolas aéreas, isso é que não. Falha completamente. Precisa de treinar (muito) essa componente.

Hugo Vieira (Gil Vicente) - Tem tanto de bom jogador quanto de mau profissional. Hugo Vieira é um miúdo com imenso talento, com capacidade para virar jogos e para guiar a sua equipa, mas sem os pés assentes na terra. Aos 22 anos já tem desentendimentos com treinadores e empresários, uma lesão grave e uma passagem frustrante por França para contar. Regressou a Portugal para jogar nas distritais e captou a atenção dos gilistas, com os quais ainda tem vínculo.

João Guilherme (Marítimo) - Dos poucos defesas que conseguiram captar a minha atenção. Não sendo propriamente uma torre, é um central com "caparro" mas rápido e ágil, possui bom sentido posicional e é forte no jogo aéreo. Na minha opinião, seria titular em qualquer equipa da nossa Liga com excepção do Benfica. Fez parte da selecção brasileira que conquistou o campeonato do mundo sub-17 em 2003.

João Silva (Vitória FC) - Da Vila das Aves para Liverpool foi um pequeno passo para este jovem e possante ponta-de-lança português. Emprestado esta época pelo Everton ao Setúbal, já o vi jogar tanto pelos sadinos como pela selecção sub-21 e pareceu ter nível para voos mais altos. Pode e sabe actuar como avançado móvel, apesar da sua constituição física.

Melgarejo (Paços de Ferreira) - Este é nosso e não nos foge. Melgarejo chegou à Europa e impôs-se na capital do móvel com grande facilidade. O jovem paraguaio faz uso da sua velocidade e da técnica que possui para passar por adversários. Tem sentido e faro pelo golo, actua com grande liberdade de movimentos e pode jogar na ala ou como segundo avançado.

Pape Sow (Académica) - Se o registo foi feito a tempo e horas, Pape Sow é um jogador senegalês de 26 anos que ingressou na União de Leiria em 2009. Transferiu-se para a Académica na época passada mas só nesta pegou de estaca na formação de Pedro Emanuel. Fisicamente possante, não se pense que Pape Sow só sabe distribuir fruta pelo meio-campo. Não. Faz muito mais que isso. Os seus passes longos, pelo ar, impressionam. Quem viu a Académica receber o Sporting viu um extraordinário jogo deste atleta. A ter em conta.

23 comentários:

John Wakefield disse...

Bem... JNF, esmeraste-te!!! xD Grande post.

1- O Adrien é uma carta fora do baralho pela rivalidade que temos com o Sporting.

2- O Babá está a caminho do Celtic mas parece que ainda faltam alguns detalhes e acho que o Benfica deveria estar atento porque seria uma excelente opção.

3- Desconheço Caiçara.

4- Candeias (tal como Vieirinha) foi um outro extremo mal aproveitado pelo fcp...

5- Desconheço Cauê.

6- Do Marítimo, gosto mais do Babá e do Rúben Ferreira (defesa esquerdo).

7- Djaniny é uma incógnita. Isto é, pode pegar como não... Do Leiria, acho que fizemos bem em accionar preferência sobre o Rúben Brigido.

8- Éder é interessante mas acho que tem de fazer mais para ter uma oportunidade num grande. Devemos, pois, esperar mas o fcp já anda atento.

9- Em relação a Edgar Silva, eu já o tinha sugerido aqui há 1 ou 2 anos... Desde os tempos do Beira Mar que ele não enganava. Rumou ao fcp e quase nunca jogou... Desde que retornou ao futebol português, após curta passagem no Brasil, fez sempre mais do que 10 golos no campeonato, ao serviço de Nacional e de Guimarães (2 últimas épocas). É um bom finalizador com provas dadas em Portugal.

10- Fabiano (Olhanense)- não precisamos de mais nenhum guarda-redes.

11- Hugo Vieira é craque mas não é nenhum goleador.

12- Quantos aos restantes tenho também muitas dúvidas que sirvam o Benfica, excepto Melgarejo que tem um potencial interessante.

13- Poderíamos também falar em Sissoko (Académica), Yazalde (Rio Ave), Caetano (Paços de Ferreira)...

JNF disse...

Atenção, não é uma lista de "potenciais reforços", são apenas alguns jogadores que se destacaram e que, na minha opinião, o Benfica devia ter debaixo de olho.

John, quanto ao Hugo Vieira, ele não é propriamente um ponta-de-lança, joga mais solto no ataque. E destes todos, é daqueles que acho que tem mesmo qualidade para jogar no Benfica.

Anónimo disse...

Claro que entre os emprestados, os Juniores e as futuras transferençias, O benfica pode vir a chegar a criar uma equipa C.
O benfica precisa de alguns reforços: Isso é importante para chegar a campeão, mas: não temoas ja muitos jogadores que ou vão para novos emprestimos, ou vão ser vendidos a saldo?

Agora: Se as saidas de capdevilla, amorim, Enzo, mora, gaitan e outros se concretizarem, então vamos ter uma certa urgençia a entrar no mercado, pelo menos a pençar no curto prazo.


JKL

Anónimo disse...

Cédric; Luisinho; Ruben Ferreira;

GNR

FMH disse...

Potencias jogadores, mas sejamos realistas, o Benfica pouco se importa com o mercado interno, pelo menos nos últimos anos foi assim. Se a política vai mudar ? Pelo discurso de Vieira sim... vamos ver se as coisas vão ser cumpridas.

JNF disse...

GNR,

Cédric entrava se fossem 20. Gostei muito do que vi no Mundial sub-20 mas não há lugar para todos. Mas é bom jogador, inequivocamente.

Rúben Ferreira... ainda não percebi qual o hype todo com este jogador.

Luisinho não. Acho-o banalíssimo.

Miguel Nunes disse...

O Eder já é do FCP. Fui fazer um relatorio sobre ele p um clube da Premier League, mas parece que já chegámos tarde...

Anónimo disse...

Pape Sow=Habib, certo?

Martins disse...

Como é que nesta lista não se encontram jogadores como o Sissoko , Yohan Tavares ou Diego Barcellos?

Qui-GonJinn disse...

Muito bem. Acrescentaria o Salvador Agra e N'Dyiae. Sobretudo, o primeiro. Deveríamos adquirir desde já preferência sobre ele!
Se me permites, posso solicitar troca de links?
http://forumdaluz.blogspot.com/
Este já está no meu!

JNF disse...

PB(1), Anónimo(2), Martins(3):

1 - Não me importo, não acho que vá fazer grande carreira. Posso estar enganado, mas...

Já agora, será que podes publicar esse relatório? Ou excertos dele? Ou pelo menos gostava de saber qual é a tua opinião sobre o Éder.

2 - Sim. O Freitas Lobo refere-se a este jogador como Habib. Mas é o mesmo :)

3 - Do Beira-Mar vi muito pouco e do que vi não gostei de nada em particular. O Diego Barcellos é inconstante, alterna entre o bom e o mau. É um jogador rápido, interessante para uma equipa como o Nacional, mas não mais que isso, a meu ver. O Sissoko... eh pá, sinceramente, não os distingo bem. Sissoko, Habib, Éder, Abdoulaye são muito difíceis de distinguir. A sério. Mas pareceu-me interessante.

Redceltic disse...

candeias é um extremo muito interessante que acredito possa vir a jogar no benfica. Hugo vieira seria o jogador que eu contratava para o lugar de perez se salvio não fosse possivel agora em janeiro... Dos PL referidos penso que o unico com condições para clube grande seria baba, os outros sao razoaveis somente(não esquecer q temos com contrato para a próxima época cardozo, rodrigo, nelson oliveira, mora,jara,eder luis, melgarejo e derlis)só para referir que derlis e melgarejo alem de jogarem como 2os avançados tb fazem de extremos assim como urreta. o que nos falta claramente é um defesa lateral de qualidade extra.

Redceltic disse...

assim na próxima época poderiamos ficar com este excelente plantel: mika, artur e varela; maxi, wass, luisão, roderick, garay, sidnei, emerson, maykon, javi, coelho, matic, witsel, almeida, david simão, aimar, bruno césar, hugo vieira, gaitan, nolito, urreta, melga, oliveira, rodrigo, cardozo e jara. 27 mais 1- o varela. depois uma equipa b com rosa, derlis, os 5 uruguaios dos quais destaco alvarez que me parece ser grande reforço no futuro, o Gr brasileiro e alguns juniores com qualidade alem de luis martins e ruben pinto este ano no plantel principal.

Anónimo disse...

O Éder e o Abdoulaye são iguais. Um joga a central ou outro a ponta de lança. Um é do FC Porco o outro vai ser.

O habib é igual ao Sissoko. Um joga a médio defensivo o outro a extremo.

GNR

JNF disse...

Qui-GonJinn(1) e GNR(2):

1 - Gosto do Agra, ja do defesa do Guimarães nem por isso. Sim, já vou tratar disso.

2 - É por serem todos muito pretos :) era por isso. (posso dizer "pretos"? Alan? Estás aqui?)

Anónimo disse...

Bela lista. Grande trabalho, JNF.

Unknown disse...

Estava a ler o post e a pensar, mas este gajo não vai mesmo falar de Habbib? E não é que o deixaste para último. Foi o jogador que me encheu mais as medidas esta época, e sim, esse jogo contra o Sporting mostrou um grande jogador. Eu acho o Habbib um trinco à Javi. Era um excelente substituto. Matic não é este tipo de jogador.

Pedro disse...

Falta um, tb do Marítimo, o Sami.

JNF disse...

Bettencourt(1) e Pedro(2):

1 - está por ordem alfabética, foi por isso que o deixei para último.

2 - Inicialmente fiz uma lista com mais jogadores, só que não estava para colocá-los todos, eram muitas descrições. Sami fazia parte dessa lista, mas a escolher um extremo do Marítimo, escolheria o Danilo.

Já agora, dessa lista inicial, faziam ainda parte, assim de cabeça, Sami, Sissoko, Rafael Miranda, Abdoulaye, Cédric, Agra, Rafael Lopes e Atsu.

Anónimo disse...

Votem no Alex Sandro para Pimbolim do ano (não deixem o nosso Capdevilla em primeiro lugar):

http://www.maisfutebol.iol.pt/jornal-do-incrivel/pimbolim-2011-pimbolim-maisfutebol/1307771-1473.html

Meira

DeVante disse...

Douglão, Braga. A par de Garay é, para mim, dos melhores defesas do campeonato!

eusoulivre disse...

Sissoko Académica... Yartey de volta...

Anónimo disse...

existem alguns jogadores que acho interessante o benfica ter debaixo de olho:

- neto:bom central. dos melhores a sair a jogar. acho que renderia bem mais num clube grande, onde as qualidades dele sao mais valorizadas.
- hugo vieira: bom jogador, mas tenho ideia que não tem nada de nada na cabeça. mas tem bons pormenores. não sei é se valeria a pena cntratá-lo, uma vez que temos muitas opçoes para a linha atacante.
- agra: bom jogador, mas continuo com algumas duvidas para um grande. mas está a jogar e a evoluir.