sábado, 17 de dezembro de 2011

Fim de um ano que [ainda] não devia ter acabado

Antes de entrar para umas férias de Natal que não deviam ser tão longas, os jogadores do Benfica fizeram as pazes com os adeptos e ofereceram uma goleada de Natal. 5-1 num jogo que foi bem mais difícil do que aquilo que o resultado deixa parecer à primeira vista.

Não entrámos bem na partida e mostrámos algumas dificuldades na construção de jogo ofensivo sendo bastante cerimoniosos na altura de rematar à baliza. Onde estão os remates de meia distância, mister? É mesmo preciso entrar com a bola pela baliza adentro? Não se percebe. Eu pelo menos não percebo. Até ao golo dos vila-condenses, o Benfica tinha tido mais bola mas não conseguia ser mais forte e dominador. Só depois do susto provocado por Atsu perto da meia-hora é que reagimos à Benfica, com uns quinze minutos finais de muito bom nível. Cardozo provoca e converte um penalty bem assinalado, Nolito faz magia e marca um grande golo e Aimar, com toda a simplicidade do mundo, serve Saviola com um toque mágico para o 30 facturar no regresso às boas exibições.

No início do segundo tempo o Benfica matou o jogo com o cabeceamento certeiro de Garay e a partir daí só teve de gerir o encontro. Caiu o ritmo de jogo e o interesse do mesmo. O Rio Ave tentou mostrar-se a espaços e criou perigo sempre que a bola chegava aos extremos Atsu, Yazalde ou Kelvin, mas os laterais do Benfica, com mais ou menos ajuda, conseguiram resolver a maioria das situações. Deu tempo ainda para Nolito, o melhor em campo, facturar o seu segundo e quinto da equipa.

Os melhores foram, como já disse, Nolito, muito interventivo, rápido, pressionante e imprevisível, mas também Aimar na sua habitual simplicidade e capacidade de descomplicar tudo o que parece mais difícil e por fim Saviola, a quem o funeral já foi feito mas que ainda vai jogando pontualmente mas sem a regularidade que se exige a um Saviola.

Como mágoa, neste fim de ano, só mesmo o facto de dia 21 de Dezembro não podermos ir fazer a festa da Taça a Alvalade. Seria bonito acabar o ano com mais uma vitória frente aos do Campo Grande.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a generalidade do que foi escrito neste post.

Deixo aqui algumas notas soltas:

1. Estava uma noite espectacular para esta época do ano. Não obstante ter chovido um pouco uma ou duas horas antes do jogo, quando seguia para o estádio, durante o jogo e depois não houve uma pinga chuva. E, como disse, a temperatura estava óptima para esta altura do ano. Admira-me, por isso, que só tenham estado no estádio cerca de 33 mil espectadores (não me recordo do número certo).

2. O Rio Ave marcou o seu golo totalmente contra a corrente do jogo. Com efeito, nessa altura, aguardava-se que, a qualquer momento, o Benfica marcasse, tal era o seu domínio. Isto, apesar de o Rio Ave ter revelado bom futebol e de estar a subir de rendimento. Na minha opinião, a manter este registo, futuramente, vai ser muito difícil jogar contra esta equipa.

3. Julgo que Aimar começa a revelar algum cansaço. É um jogador que raramente joga mal, mas neste jogo com o Rio Ave, assim como fez grandes passes, dois deles deram golo, também teve falhas, tendo perdido bolas em zonas perigosas do campo. Se fosse com outro jogador, essas falhas não seriam perdoadas.

4. Nelson Oliveira deveria ter entrado mais cedo na equipa, porque é um dos jogadores que precisa de quilómetros nas pernas para poder atingir um bom rendimento e para ser uma alternativa a Cardozo.

5. A grande penalidade foi, mais uma vez, mal marcada por Cardozo. Felizmente, o guarda-redes saiu da frente. Caso contrário, a bola ia direito a ele. O que podia acontecer era ser empurrado para dentro da baliza com a força que a bola levava! Foi um remate com muita força, mas sem qualquer colocação.

6. Gaitán entrou mal em jogo, sem qualquer ritmo, depois da lesão que o afectou. Não teria sido preferível dar oportunidades a outros jogadores?

7. Como já disse noutro comentário, Saviola sobe de forma a jogar ao lado de Cardozo, servidos por Aimar e por 2 extremos.

8. Relativamente à falta de remates de fora da área, é algo que venho reclamando há muito. Temos de melhorar nesse aspecto.

9. Jardel é um jogador que precisa de melhorar muito, principalmente com a bola nos pés. Não sei se conseguirá. Mas de cabeça, raramente tem falhado.

PS: Estas duas semanas sem campeonato não são positivas. Espero que o Benfica retome o campeonato em forma, porque os nossos adversários vão perder pontos. E quem ficar para trás, será afectado psicologicamente. Espero que o Sporting perca hoje pontos com a Académica. No jogo seguinte, entre Sporting e Porto, algum deles ou os dois irá perder também pontos. Portanto, vamos entrar numa altura determinante para o campeonato.
MM